AD SENSE

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Ser o primeiro, pra que?

Tenho escrito acerca da ânsia coletiva de ser e estar em primeiro lugar, essa pandemia humanista que semeia infelicidade, e abarrota os tesouros dos laboratórios que fabricam psicotrópicos.
Vivemos em um tempo e um mundo em que não basta viver e ser feliz, mas é preciso viver "melhor" e "ser mais feliz que o vizinho". Não basta ter o que comer, antes, é preciso ter mais, abarrotar a geladeira com especiarias, que de tantas, deixam de ser iguarias e se tornam corriqueiras. Claro que isso é uma metáfora, para ilustrar que aquilo que temos demais, e que deveria ser um aditivo de recompensa, torna-se o estoque, e o sabor se perde no escesso dos temperos que adicionamos e guardamos.

Desde o princípio dos tempos, o Ser Humano fabricou infelicidade, enquanto buscava ser melhor, mais forte, mais rico, mais bonito, mais poderoso, do que o vizinho que tinha o mesmo sentimento. OK, mas é a competição que favorece o progresso, certo? Mas o que é "progresso", senão um rio que despeja incessantemente sua água no mar, e não recebe nada de volta, sem que antes a mesma água sublime e caia novamente no rio, e assim, nem o mar fica maior, nem o rio se esvazia, e a Natureza já nos mostrou que quando o rio se enche demais, quando não devolve ao mar seu excesso, é a terra quem paga a conta. Assim somos nós! Viver não basta, viver com conforto e dignidade não é suficiente; viver em paz, não há interesse, enquanto o quintal do vizinho estiver mais verde, não nos preocupamos em cuidar do nosso, mas em destruir o dele. E quando isso não é possivel, erguemos um muro alto, para que, nem ele veja nossa ignomínia e mediocridade, e nem nós sejamos tentados ao ódio, por contemplar seu sucesso.

Na estrada, há dois destinos: Saída e chegada, porém, é a jornada entre eles quem nos faz viver, e tanto a saída quanto a chegada, servem à todos, mas a ânsia por ser o primeiro, faz com que atropele aos que caminham com mais lentidão durante a caminhada. Chegar em primeiro pra que, se a mesma porta serve aos afobados ou aos retardatários? Aceleramos a vida, sem nos darmos contas que o fim da vida nesse mundo, será sempre a morte? 

O único lugar em que não queremos chegar por primeiro, é no próprio enterro, mas é o único que chegaremos, com certeza.

Em Primeiro, apenas D-us. O resto é vaidade.

Quando voce corre atrás da honra (glória), ela foge de você. Quando você foge da honra, é ela quem corre atrás.
Talmude*

Paulo Cardoso - Designer, Escritor, Mentor*

Nenhum comentário:

O que é Cultura no Município?

  O que é Cultura no Município? Paulo Cardoso (Escritor, Designe, Ex-Conselheiro Nacional de Cultura - Ministério da Cultura)* Ano novo, nov...