AD SENSE

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Inimigos nossos de cada dia


Os inimigos nossos de cada dia


A coisa que um pensador mais precisa é de tempo, precisa que esteja livre, de afazeres que ocupem a mente e as mãos, para que possa avaliar e reavaliar circunstâncias, valores, encontros e desencontros, necessidades,  para que possa comparar virtudes e defeitos, dissecar infortúnios para formatar o conhecimento, e disso burilar ideias, ideias que contribuam para uma reflexão coletiva, uma vez que o coletivo é sempre o que dissemina o resultado prático destas formulações.


Resumindo: a tarefa de pensar é gerar fundamentos para que o coletivo concorde ou discorde, mas que não passe batido pelas grandes questões, que são tropeços, ou que podem tornar-se soluções no dia a dia, pessoal, ou da sociedade.


O primeiro passo para combater o erro, é reconhecer que há um erro, reconhecer o erro, e combater o erro, porque sem que haja este conceito, é impossível promover qualquer tipo de transformação na sociedade.


É necessário que o médico faça uma anamnese do paciente, para que chegue a um diagnóstico, e será esta recordação dos passos dados na trajetória, tanto do indivíduo, quanto do seu coletivo, que se proporcionarão os meios para que haja o conserto da civilização.


É o concerto, o acordo, entre o erro e suas consequências, com a admissão da insuficiência individual, que a sociedade começa a sublimar-se de seus preconceitos, e consolidar seus conceitos para essa transformação.


Para que se conserte o que esteja torto, é necessário conhecer as forças que contribuem para a torção daquilo que deveria estar em retidão, e desta forma, reconhecendo o território onde se pisa, e os inimigos que enfrentamos, poderemos elaborar as estratégias e vitaminar as forças, para que tais inimigos sejam derrotados. Assim, a questão é: Quem são nossos inimigos de cada dia?


Respondo por autoconhecimento, por experiência, que o primeiro inimigo é o que dorme à espreita de nossos deslizes, mas com um olho sempre aberto, à espera de que acordemos também, para que nos ataque: O desânimo.


Este inimigo é traiçoeiro, e sempre pisa nas nossas feridas quando nos encontra fragilizados, abatidos, e é um inimigo covarde, porque colabora com nossa derrota, até mesmo nas pequeninas coisas.


Outro inimigo traiçoeiro, é a injustiça, nem sempre a que cometem contra nós, mas contra quem está sob a nossa proteção, e percebe que, em muitas circunstâncias, pode nos encontrar de mãos amarradas, e mãos atadas nos impedem que possamos corrigir tais injustiças contra os mais fracos, e por nos impedir de agir, é a nós que atinge mais. A injustiça é um monstro covarde, e em sua covardia, nos torna covardes também.


Embora eu pudesse citar muitos inimigos, resumo neste, que considero o maior de todos: O medo! É o maior, porque ele junta todos os outros inimigos sobre nossos ombros, e seu peso se multiplica contra nós, de tal forma que nos verga a coluna, nos faz curvar por conta própria contra todos os demais, e desta forma, nos cega, prende, dobra, e nos faz tombar como pássaros encantados pelas serpentes. O medo é a serpente que nos abraça, a covardia que nos afoga, a injustiça que nos amarra, e o desânimo, que nos abate.


Mas a história não termina aqui, porque há um antídoto, uma arma invencível para combater todos estes e outros mais, um a um, e aos poucos. Mesmo todos ao mesmo tempo: Este antídoto chama-se determinação, com o tempero da verdade, e sobretudo, a coragem, de saber olhar para nossos próprios erros, descobrirmos nossa submissão, e assumirmos nossa fraqueza, porque é na fraqueza que nos tornamos fortes, é na dor, que buscamos a cura, e é no medo, que encontramos a coragem.


Shalom



Ouça em Podcast  DROPBOX

Ouça em Podcast  SOUNDCLOUD







Nenhum comentário:

O erro da Inteligência Artificial (IA) - Um diálogo quase absurdo com uma IA

Pergunta -  IA! a IA poderá criar outra inteligencia artificial mais evoluida que a atual, a partir do conhecimento e da capacidade que já p...