AD SENSE

terça-feira, 9 de junho de 2020

O entrelaçamento dos sentidos



Que tolice - dirá o crítico leitor! Entrelaçar sabedoria, como é possível tal absurdo, haja dito que o supremo estágio da sabedoria seja o próprio silêncio? No entanto, estou disposto a discordar, isso, respeitosamente, haja vista que a discordância com conteúdo é o bom fermento da sabedoria pela retórica. Pois é certo então que havia um homem disposto a tal negócio, e a esta conclusão chegou justamente pelo sábio costume de exaltar todos os cinco sentidos, e todos sabem que quando os cinco sentidos agem em concordância e uníssono, ativam o sexto dos sentidos, que é a intuição. Que maravilha! falemos disso, para melhor compreensão do leitor ou da leitora (embora diga-se que a leitora tem naturalmente inserido entre seus sentidos, a intuição, como se natural o fosse. o que sabemos, por carga própria de conteúdo, não sê-lo. Intuição só é manifesta quando todos os demais sentidos estiverem completos: Audição, Paladar, Tato, Olfato, e Visão. Explico, para melhor ser entendido, então.

A visão, pode ser nossa melhor amiga, mas é traiçoeira como ela só. Pode-se dizer que ainda que frágil, ela é mentirosa por excelência, pois aquilo que é reto, ela se vale da curvatura dos olhos, para descrever ao cérebro o que vê. Vê nuvens e descreve como rostos e formas abstratas pela pareidolia, e o pobre cérebro, encaixotado numa caixa sem janelas, tem como única janela, o olhar. Os olhos mentem e mentem muito, quando olham em um espelho e criam fantasiosa imagem, ou indesejável repulsa com o que veem. Assim, jamais confieis na visão, quando relata sozinha sua percepção sobre as coisas.
A audição também não é lá essas coisas, quando se trata de cumprir sua tarefa, pois ela ouve algo que não compreende bem, e precisa do auxilio dos olhos para assegurar-se de que aquilo que vê esteja de acordo com os padrões que tem registrado. Já em outras situações, ela tem completo domínio da situação, pois jamais um olhar poderá descrevem a sonoridade de uma valsa, ou uma sonata. jamais! A não ser que uma deliciosa sobremesa esteja sendo servida no preciso momento em que a sonata é tocada, à visão de uma bela flor, ou uma pessoa agradável. Sim, nesse caso, há um somatório que dá credibilidade ao que a audição descreve ao cérebro. Mas isso ainda é incompleto, ou seria, se não fosse o sabor da sobremesa, que registra o equilíbrio entre o que se vê, o que se aspira, e o que se ouve. Assim, o paladar foi aceito ao grupo. Mas ainda não está completo o quadro. Falta algo. Falta alguém.

O tato havia ficado de fora, e desta forma, não se percebeu a consistência da pétala da rosa que estava à frente, exalando perfume, ao som da sinfonia, temperada pelo sabor, oferecendo sua aveludada vestimenta, para que respeitosamente fosse tocada. Com cuidado, com sentimento, com pudenda afeição, haja vista também que se descer  com abrupto movimento seu caule, serão os espinhos quem dedicarão o melhor da dor que sabem causar, às mãos que não souberam permanecer no território permitido.

Veja pois, leitora e leitora, que quando unidos, os cinco sentidos, são capazes de descrever o conjunto de possibilidades advindas de seu sincronismo, e quem sabe até disso venha a sair um belo enlace, com direito á bodas, e mais rosas, sobremesas, sinfonias, e perfumes, se multipliquem sobremodo. Quem sabe?

Pacard - (A Rosa e a Canção)

Nenhum comentário:

O erro da Inteligência Artificial (IA) - Um diálogo quase absurdo com uma IA

Pergunta -  IA! a IA poderá criar outra inteligencia artificial mais evoluida que a atual, a partir do conhecimento e da capacidade que já p...