AD SENSE

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Progressistas de Gramado começam a juntar os cacos e resgatar os perdidos



Conversei longamente com meu querido amigo Bruno Irion Coletto, brilhante Advogado e Professor de Direito, e naturalmente, por ser ele o Presidente do PP de Gramado, o assunto não poderia ter sido outro senão a política. Eu que nem gosto disso, reuni neste encontro uma série de conclusões sobre o andar da carroça já esgualepada do PP de Gramado ( do Brassil eu nem falo, senão eu choro), e que agora, recomeçados o ano (em parte), volto à baila, trazendo a primeira análise sobre o PP de 2018. O PP que começa a reconstruir os cacos daquilo que sobrou de 2016. 

2016 foi o ano em que o PP, hoje Progressistas, mas com a mesma raiz, implodiu. A brilhante estrela atingiu o ápice do seu brilho e implodiu, transformando-se em um buraco negro, daqueles que sugam energias, planetas, estrelas, e até a própria luz que passar pelas redondezas. Vai tudo pelo ralo cósmico e o que sai de lá, só O Criador tem conhecimento. O PP de Gramado tomou um rumo quase parecido. Brilhou, ofuscou e obscureceu-se na velocidade da luz de seu próprio brilho se esvaindo em gemidos e grunhidos que enternecem qualquer coração sincero. São as dores do crescimento, pois um partido que anda apenas na horizontal e desconhece os picos e hiatos do relacionamento com duas ideologias e com a própria sociedade, se desvanece como vapor ao vento. o PP de Gramado não é um vapor ao vento, mas uma sólida estrutura ideológica firmada no DNA da própria cidade, no próprio modo de ser e viver do gramadense, e permitir que um partido se esvazie em detrimento da ascensão de outro partido, é jogar por terra o esforço de seus correligionários e simpatizantes, ainda que não filiados ou políticos de carreira. A Democracia só pode sobreviver com partidos fortes, e mesmo que nem todas as lideranças correspondam aos anseios e necessidades daquele momento, é no andar da carroça que se ajustam as melancias.  O velho PP de Gramado está, aos poucos, cedendo lugar ao jovem PP que começa a despontar sob a liderança de Bruno e sua equipe.

Não sou de meias palavras, e disse ao Bruno, ao sabor do ultimo gole do cafezinho que tomamos naquela  prosa, que em 2018, "ou ele virava a mesa ou chutava o balde" com o PP, com os ranços do passado e com os erros do presente. Virar a mesa significa impor-se como líder e saber dizer não às duas correntes que disputam quem pisa mais forte no freio do partido, e chutar o balde significa mandar que vão catar-se, e cuidar ele próprio de sua carreira profissional que é com absoluta certeza, muito mais promissora aos seus interesses pessoais do que ficar trocando fraldões enlameados de velhos políticos que não se atualizaram, e ainda tentam viver as glórias de priscas eras como se ainda fossem seus feudos e currais.O mundo girou, os anos se passaram, e o velho PP passou a chamar-se de "Progressista". Eis o desafio de Bruno, Jandira, Mariana, Coracini e todos os que aceitaram a árdua tarefa de reconduzir o partido, primeiro a si próprio, a buscar a que veio, e em seguida, a resgatar o espaço perdido na administração municipal.

A tarefa é titânica e as vezes tirânica também. Bruno vai precisar falar grosso e impor-se como Presidente do partido quando tiver que dar um "para-te-quieto" nos fogachos do estrelismo deste ou daquele correligionário mais afoito, seja este um parlamentar ou um militante, e para isso terá  que valer-se das Leis, as quais conhece bem, e até  ensina sobre elas. Mas Bruno não faz sozinho o andar dos Progressistas. Precisa de todos, ou pelo menos de muitos, ou no mínimo de alguns que o apoiem, pois em ano de eleição, ufanam-se os cabos eleitorais e inflam-se os egos, dificultando ainda mais a administração política do partido.

Um acréscimo importante, o de Luia Barbacovi, à executiva do Partido, traz um alento a Bruno, que soma sua inteligência e juventude, à experiência e traquejo político do velho companheiro de Pedro Bala, Nestor, mas antes disso, do menino que aos vinte anos de idade (ou próximo disso) já era Secretário do Município, e que é capaz de desenhar uma trajetória a largos passos, conhecendo cada militante pelo nome e entendendo as mazelas que o poder,outrora outorgado a quem soube mais aproveitar do que servir, torna-se o esteio fundamental para que os Progressistas sejam mais progressistas e menos pepistas a partir de agora.

Muita água vai rolar, pois se de um lado tinham a esperança que Fedoca fosse um mau governante, o que já provou não ser, apesar das trapalhadas de alguns membros da equipe do caudilho brizolista, de outro, não estavam preparados para reestruturarem-se apenas com pão e água, a dieta dos vencidos. Nem Fedoca desabou, antes pelo contrário, cresceu, e vai crescer ainda mais,pelo que ouvi dele próprio, falando de seus grandes planos, nem o PP era tão inviolável quanto imaginavam seus dirigentes e o próprio eleitor.  Muito debate pela frente. Muita água rolando. Que vença o melhor, e não o menos pior.



Nenhum comentário:

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...