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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Marlene Kaiut - O Brasil Rural Feminino do Século 21





1 - Você conta a sua história pessoal, a partir da origem deste empreendedorismo, onde seu esposo desanimou do negócio de família, e foi a partir disso que você despertou para o desafio. Porém, você deve ter acompanhado os motivos que o levaram a desistir e buscar outro rumo profissional.
Por que você achou que pela cultura geral, se com um "homem" não deu certo, daria com você, que não entendia nada daquele trabalho?

2 - Você conta, em sua biografia, que a "única pessoa que aceitou receber ordens de uma mulher" foi um empregado, e que com ele, você redesenhou o negócio. O que você fez de diferente do que fazia seu esposo, anteriormente?

3 - Você teve algum tipo de discriminação de seus clientes, depois que tomaram conhecimento de que agora era você quem estava no comando da empresa?

4 -Quantas vacas produzindo leite havia na empresa, quando começou, e quantas tem hoje?

5 - Quanto tempo levou para que você pudesse perceber reação de produtividade e lucros?

6 - Sua cidade, Carambeí, no PR, uma pequena cidade com enorme potencial de turismo, além da atividade pecuária. Você tem algum projeto ligado ao turismo rural?

7 - Você tem proferido palestras em muitos lugares no Brasil. Já foi convidada à levar seu conhecimento ao exterior?

8 - Você acentua seu trabalho como uma Mulher Empreendedora, ou como um Ser Humano empreendedor? Nesta leitura,suas palestras são direcionadas a quem? Mulheres ou homens também?

9 - Seu trabalho, mais que um negócio, tornou-se uma instituição, um modelo de ousadia empreendedora, e você recebe estagiários. Você tem algum convênio com escolas, governo?

10 -Sua empresa produz leite apenas, ou também beneficia o leite e produz derivados?

11 - Quantas pessoas são necessárias para manter o funcionamento do lugar?

12 - Quais foram os principais desafios que você encontrou quando começou, e quais ainda tiram o seu sono, quando aparecem?

13 - Andes de ser pecuarista, você foi modelo fotográfico, não? Fale sobre isso.

14 - Como é sua relação com D-s (Deus) no dia a dia de seu trabalho?

15 - Já caiu sua ficha da dimensão que tomou sua vida depois que você se tornou uma celebridade, não pela sua beleza apenas, mas por sua maneira inteligente e audaciosa de encarar uma causa perdida?

16 - Se você tivesse que recomeçar do zero, o que mudaria, diante do que já fez?

17 - Você tem a notoriedade e a popularidade suficientes para se engajar na política, pleitear uma candidatura. pensa nisso?

18 - Cite três mulheres que te influenciaram, e d~e as razões destas influências.

19 - para não sermos injustos, também três homens que justificam seu tempo a refletir sobre o que fizeram e como pode ampliar seus exemplos, quando fala aos jovens.

20 - Imagino que seu público seja acentuadamente feminino. Mas em uma palestra exclusivamente à homens, o que diria a empreendedores do mundo masculino?

21 - Um dos males do século, talvez o maior, seja a Depressão, mas há certo desânimo nos jovens do interior, do meio rural, que abandonam a terra e passam o resto da vida no concreto, lamentando a saudade. Que conselho daria á quem deseja abandonar o campo, e mais, a quem deseja voltar ao campo, mas não tem mais o preparo necessário?

22 - Fale sobre suas palestras. Quem é seu público,e como fazer para contratá-la para eventos?


Novidades e excelente público marcam início do VI Gramado In Concert


Fotos de Rafael Cavalli


VI Gramado in Concert inicia com
ótimo público e novidades
Teatro e turnê internacional da Orquestra foram anunciados

A sexta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música iniciou em grande estilo nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, lotando o auditório do Expogramado. O público superior a 800 pessoas, que formava uma longa fila no saguão para a entrada, foi devidamente recepcionado e entretido pelo Maestro Cosminho e o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará. Trata-se do novo mascote do evento e grupo que realizarão os Concertos Itinerantes em locais variados da cidade, às 16h, sempre de surpresa.  Interpretado pelo ator Diogo Grulke, o nome do maestro é alusivo ao Troféu Cosmos que premia o vencedor do Concurso de Composição.
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Na sequência, a Orquestra Sinfônica de Gramado, regida pelo Maestro Linus Lerner, apresentou um repertório variado de obras sinfônicas com destaque para os solistas professores do festival. Entre eles, Daniel Wolff ao violão no Concerto de Aranjuez, Edwin Soo Kim ao violino em Czardas, a soprano Liliana del Conde em dois momentos, na ária da rainha da Noite, da Ópera A Flauta Mágica, de Mozart, e em Granada de Agustín Lara, além do trompetista Henrique Weege, vencedor do Concurso Jovens Solistas do ano passado, no Concerto para Trompete em Mi maior, de Johann Nepomuk Hummel.  Menção honrosa para participação dos músicos Ivo e Lachezar Stankov, da Bulgária, em duas obras de Mendelssohn. A dupla da Bulgária, formada por piano e violino, acompanhou o maestro na gravação de um CD com a London Royal Philharmonic Orchestra e que foi lançado oficialmente no Concerto de Abertura.  Vale lembrar que o gaúcho Linus Lerner é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres. No final do concerto foram apresentadas Seleções de West Side Story, de Leonard Bernstein. Em meio aos aplausos do auditório lotado, o maestro Linus Lerner comemorou: “dizem que música erudita não tem público. É só dar oportunidade que o povo aparece”, ressaltou.
A programação do primeiro final de semana contou ainda com diversas apresentações em diversos locais de Gramado. No sábado, a programação iniciou com Laerte Hugentobler e seu violão às margens do Lago Negro, seguido da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará na Praça das Etnias, a Orquestra Antunes Câmara, de São Paulo, na Rua Coberta e as participações especiais da Orquestra Sinfónica Nacional Juvenil Bicentenario del Peru, na Escola Senado Salgado Filho e a Tallinn Old Town Music Orchestra, da Estôniam no Serrazul Hotel. No domingo, o Concerto de Música Antiga – Barroco Vivo, na Igreja do Relógio, o Trio Haylli, do Peru, na Rua Coberta, além da Seoul Metropolitan Youth Orchestra, da Coreia do Sul, no Serrazul Hotel.

Cabe destacar que a tradicional Sala da Lareira do Serrazul recepcionou na noite de sábado um encontro para jornalistas e formadores de opinião. O Secretário da Cultura, Allan John Lino e os maestros Linus Lerner e Leandro Serafim proporcionaram um bate papo descontraído sobre o evento e, entre diversos, assuntos tratados, duas informações importantes concentraram as atenções. A confirmação da primeira turnê internacional da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), já anunciada pelo maestro Linus no Concerto de Abertura. Agendada para junho, 44 músicos e duas solistas sob o comando do maestro desembarcam em Portugal onde farão duas apresentações seguindo para roteiro que inclui Espanha, França e Itália. A OSG também prepara agenda de shows pelo interior do Rio Grande do Sul e cidades de Santa Catarina e Paraná.
E ao ser indagado sobre as perspectivas e possibilidades de Gramado ter um teatro, atendendo aos apelos de músicos, atores, produtores e, obviamente, de turistas e da comunidade, o Secretário da Cultura fez uma revelação histórica. Com capacidade de 1,5 mil lugares, a construção do primeiro teatro de Gramado deve iniciar ainda neste ano através de uma Parceria Público-Privada. Será um moderno espaço com salas de aula, biblioteca e cafeteria e que deve ser erguido em terreno doado pela prefeitura no ExpoGramado.  Segundo Allan, o fundador da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG),  com a economia com a montagem de estruturas temporárias o teatro se pagaria em se pagaria em cerca de dez anos, sem considerar o valor que pode agregar abrigando peças e espetáculo que hoje a cidade não tem como receber. O Secretário da Cultura destaca ainda o apoio da Universidade Feeevale que ofereceu seus profissionais para elaborar o projeto, que teria custo de cerca de R$ 2,5 milhões caso o município fosse bancá-lo.  O Maestro Linus Lerner complementou, exaltando a possibilidade de poder contar com espaço para apresentar em Gramado, peças como O Quebra- Nozes, o famoso balé de Tchaikovski, para citar apenas um exemplo. Linus garante que “teremos interessados em trazer esse e outros espetáculos para cá". Allan ressaltou que “não é um projeto simples, porque além de todas as questões arquitetônicas próprias de um teatro, como tamanho de palco e altura, acústica, e outros, há questões estruturais da obra, como solo, plano diretor da cidade e infraestrutura".
A programação do evento continua até o próximo sábado, 15 de fevereiro. Cabe enfatizar a concepção pedagógica do Gramado in Concert e a realização de suas 22 oficinas, a cargo de 33 professores brasileiros e internacionais, para cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina. Lembrando que nesta terça-feira, 11 de fevereiro, acontece no Serrazul Hotel, às 17h30, a Final do Concurso Jovens Solistas.
O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado e tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural. 

Confira a programação final do evento até o encerramento no próximo sábado.

Programação 10/02/2020 (Segunda-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Trío Haylli (Perú) – 10h30 – Lar de Idosos Maria Nazaré
Seus componentes são estudantes da Universidade Nacional de Música do Peru. O grupo surgiu em 2017 e tem por objetivo apresentar obras compostas para piano, trompete e canto, de compositores como Scarlatti, Händel, Bach, Purcell, assim como, difundir a música acadêmica e popular do Peru e da América Latina.


Conhecendo o Festival – 14h- FAURGS
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.
Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Trío Haylli (Perú) - Cia.sax (SP) - Quinteto Lorenzo Fernandez (RJ) – 17H30- Hotel Serra Azul
Os três grupos selecionados no edital de Grupos de Câmara do VI Gramado in Concert, dividirão um concerto em um dos principais palcos do festival.

Professores in Concert – 20h – Hotel Serra Azul
Este recital é um dos momentos mais aguardados por alunos e o público do festival, pois é hora de ouvir e ver os professores executando obras solo, duos e trios em seus específicos instrumentos.

Programação 11/02/2020 (Terça-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Tallinn Old Town Music School String Orchestra (Estônia) – 11h- Rua Coberta
Sob a regência do Maestro Rasmus Puur, 26 jovens com idade entre 13 e 19 anos, estudantes da Old Town Educational College de Tallinn, Estônia, apresentarão um repertório de músicas eruditas e folclóricas de seu país.

Conhecendo o Festival – 14h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Quinteto Lorenzo Fernandez (RJ)- 16h- Instituto Santíssima Trindade
O quinteto foi criado em 2011 na cidade de Rio de Janeiro e é composto pelo oboísta Juliana Bravim, pelo flautista Rômulo Barbosa, pelo fagotista Jeferson Souza, pelo clarinetista Cesar Ribeiro e pelo trompista Alessandro do Rosário Jeremias. Tem como principal missão apresentar músicas contemporâneas para quinteto de sopros. O grupo acumula diversos prêmios importantes e um CD lançado em 2015.

Final do Concurso Jovens Solistas- 17h30- Hotel Serra Azul
Apresentação dos 07 finalistas do concurso. (10mim por candidato). A Comissão de avalição escolhera os 03 primeiros colocados que ganharão prêmios. Além disso, haverá um premiado escolhido pelo público. O resultado será divulgado no final do concerto das 20:00hrs.

Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil Bicentenário del Perú- 20h- Hotel Serra Azul
Sob a regência do Maestro Jorge Eduardo Ahumada Angulo, 12 jovens entre 14 e 29 anos, integrantes da orquestra principal, estarão apresentando, em formato de camerata de cordas, repertório erudito tradicional e obras de compositores peruanos.

Programação 12/02/2020 (Quarta-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Seoul Metropolitan Youth Orchestra (Coréia do Sul) – 11h- Rua Coberta
Sob a regência do Maestro Kyung Young Chung, 12 jovens selecionados dentre 120 que compõem a orquestra fundada em 1984 na cidade de Seoul, Coréia do Sul, estarão se apresentado no festival em formato de camerata de cordas.

Conhecendo o Festival – 14h- FAURGS
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Recital de Alunos- 17h30- Hotel Serra Azul
O recital de alunos é um momento importante que oportuniza os estudantes a execução de obras solos, duos e trios, com ou sem acompanhado.
Professores in Concert- 20h- Hotel Serra Azul
Comemorando os 250 anos de nascimento de Ludwig Van Beethoven os professores do festival interpretarão obras de diferentes momentos da vida deste grande compositor.

Programação 13/02/2020 (Quinta-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Orquestra Antunes Câmara (SP)- 11h- Rua Coberta
Sob a regência do Maestro Ênio Antunes, 15 jovens estudantes do Projeto Arte do Som e do Projeto Musicando, do Programa Fábricas de Cultura da Zona Leste, apresentarão repertório composto por obras eruditas que vão do período Barroco aos nossos dias, incluindo obras de compositores brasileiros.

Conhecendo o Festival – 14h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.


Recital de Alunos- 17h30- Hotel Serra Azul
O recital de alunos é um momento importante que oportuniza os estudantes a execução de obras solos, duos e trios, com ou sem acompanhado.

Banda Sinfônica do Festival- 20h- Expogramado
Sob a regência do Maestro gramadense Leandro L. Serafim, Coordenador Artístico do festival, a banda formada por cerca de 90 alunos do festival apresentará obras eruditas e populares compostas ou adaptadas para esta formação e terá ainda a participação de professores do festival como solistas.

Programação 14/02/2020 (Sexta-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Como Vem Dueto- 11h- Rua Coberta
O pianista e compositor Roger Coicev, juntamente com o violoncelista Kainã Valentim apresentarão obras de compositores eruditos como J.S. Bach e ainda composições próprias do duo.

Conhecendo o Festival – 14h- Expogramado
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Recital de Canto Lírico- 17h30- Hotel Serra Azul
Neste recital, alunos da classe de canto solista, orientados pelos professores Inácio de Nono e Liliana del Conde, apresentarão diversas árias e canções acompanhados pelos pianistas do evento.

Orquestra Sinfônica B do Festival- 20h- Expogramado
Alunos da classe de regência orquestral, orientados pelo maestro Linus Lerner, apresentam obras sinfônicas de importantes compositores do cenário erudito a frente da Orquestra Sinfônica B do festival, composta por aproximadamente 100 músicos. Teremos ainda, a participação de alguns professores como solistas.

Programação 15/02/2020 (Sábado)

Recital de alunos- 10h- Centro Municipal de Cultura
O recital de alunos é um momento importante que oportuniza os estudantes a execução de obras solos, duos e trios, com ou sem acompanhado.

Camerata de Violões do Festival- 11h- Igreja do Relógio
Sob a coordenação do professor Daniel Wolff, a camerata formada por cerca de 15 alunos de violão do festival, apresentará obras compostas e arranjadas especificamente para esta formação.

Recital das Classes de Sopro e Percussão- 14h- Rua Coberta
Neste recital serão apresentadas obras ensaiadas no decorrer das classes de instrumento sob orientação dos professores de sopros e percussão do festival.

Cia.Sax (SP)- 16h- Hospital São Miguel
Criado em 2016 na EMESP Tom Jobim sob orientação do professor Milton Vito, o grupo vem realizando diversas apresentações, tendo inclusive, recebido prêmio em concurso de jovens solistas. Fazem parte do grupo os saxofonistas Gabriel Fanzeres, Samuel Alves, Gustavo Andrade e Khaleb Gonzaga.

Orquestra Sinfônica A do Festival- 19h- Expogramado
Sob a regência do Maestro Linus Lerner, diretor artístico do festival, a orquestra apresenta o Concerto de Enceramento. Comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento do compositor Ludwig Van Beethoven o festival encera com a grandiosa 9º Sinfonia acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.

Festa de Encerramento com a Big Band do Festival- 23h- à definir
Sob a coordenação de Willams Costa, a Big Band formada por cerca de 20 alunos do festival apresentará clássicos do jazz e da música brasileira de forma descontraída na festa de encerramento do evento.


Mais informações: www.gramadoinconcert.com

Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.

Festival de música erudita gratuita acontece de 7 a 15 de fevereiro

Liliana del Conde, Soprano - Foto: Divulgação

Inicia o VI Gramado in Concert
Festival de música erudita gratuita acontece de 7 a 15 de fevereiro

A serra gaúcha será palco de 7 a 15 de fevereiro do VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música.  O evento oferece o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.
A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 19h30, no ExpoGramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado - OSG. Devidamente regida pelo maestro Linus Lerner, a OSG apresentará obras sinfônicas que terão como destaque, solistas professores do festival.  O concerto também marca o lançamento oficial do CD gravado pelo Maestro Linus Lerner  com os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov com a London Royal Philharmonic Orchestra. Formado por piano e violino, o Duo Stankov também fará um concerto e ministrará aulas no festival. Cabe destacar que o maestro Linus Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres.
A programação conta com orquestras, grupos de câmara e solistas com a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia. Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público, recebendo as pessoas que tiverem interesse em conhecer os bastidores do evento e que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h.
Entre as novidades, destaque também para os Concertos Itinerantes, às 16h, em diversos bairros e pontos turísticos da cidade com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, sempre acompanhado do novo “mascote” do evento. Trata-se do Maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke e que tem seu nome em alusão ao Troféu Cosmos, criado pela artista plástica Débora Iron e que tradicionalmente premia o vencedor do Concurso de Composição. Os locais não serão divulgados porque a ideia é realizar apresentações de surpresa.
O festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é uma realidade da sexta edição. Além de 20 professores brasileiros, o evento conta com 13 professores internacionais vindos da América Latina, Europa e EUA. Segundo o secretário Allan, é preciso enfatizar “a concepção pedagógica do Gramado in Concert”.  As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina e o evento - que acontece anualmente - tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação de concertos com entrada gratuita durante todo o período do festival. Vale lembrar que são 22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.
O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e têm número crescente de inscritos que buscam esse reconhecimento. Vale lembrar que o V Concurso de Composição recebeu um total de 29 inscrições de nove estados brasileiro e selecionou a obra “Alvorecer - Fantasia Sinfônica” do goiano Emanuel Gomes Ferreira e que será apresentada no Concerto de Encerramento.
O gran finale acontece dia 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia, acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.
Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Sun Tzu, Corsan, e a Água de Gramado, para Nova Petrópolis


Preparar iscas para atrair o inimigo, fingir desorganização e depois esmagá-lo... Quando perto, fazer ele acreditar que estamos longe. Quando longe, vice-versa... Se ele for superior, evite combate. Se ele for temperamental, procure irritá-lo. Finja estar fraco, ele se tornará arrogante. Se ele estiver tranquilo, não lhe dê sossego. Ataque onde e quando ele se mostrar despreparado. Apareça quando não estiver sendo esperado. (Sun Tzu, A Arte da Guerra)

Por que começo citando Sun Tzu, ao elaborar uma linha de reflexão entre o caos anunciado pela má qualidade, gerada pela insuficiência de abastecimento de água potável aos Gramadenses, e que agora se capilariza para a vizinha Nova Petrópolis, e que a solução paliativa emergencial encontrada pela CORSAN, empresa que deveria, por contrato quase centenário, prover o abastecimento de água, e também colocar em razoável assistência, o saneamento do Município?

Começo desta forma, porque estão Gramado, e agora Nova Petrópolis, literalmente em guerra contra o estio contumaz em suas casas e setor econômico dos municípios. Apresentarei argumentos que defendam a ideia que Gramado está sendo tratada com desprezo e abandono, não só agora, mas há várias décadas, e ouso dizer que esta situação começou a ser agravada, na década de 1980, por conta de um embate político local, onde havia forte influência política local no governo do Estado, e por meio deste, na própria CORSAN, e a partir deste confronto, lá atrás, seguido pelo fato desta empresa ser conduzida pelos partidos que governam o Estado, torna-se facilmente explicável a roda viva de incompetência deixada de herança aos gestores atuais, que quero acreditar, sejam bem intencionados para tentar resolver um problema que já não tem mais solução, e que por ser Gramado, quem é, os efeitos do desabastecimento e da incompetência residual fazem ecoar em quem paga a conta em todos os sentidos: os consumidores.

Relatório da ONU revela que 2,1 bilhões não tem água potável em Casa.
Gramado estra nisso dia sim, dia não.

Atribuir ao Prefeito a tarefa de chutar o balde, seria grotesco demais, haja vista que a indenização da rede de distribuição, já paga milhares de vezes, provocaria um rombo titânico nos cofres do Município, e por consequência, da população, e sabendo disso, a CORSAN encontra-se na confortável situação de debochar da boa vontade das pessoas, de forma acintosa, maldosa, escancarada. Querem uma prova disso? Vamos lá.

Primeiro esta empresa anuncia aos quatro ventos que há irregularidades na captação de água em Nova Petrópolis, ou seja, distribui à imprensa sua versão, e joga o problema para que a opinião pública dê respaldo à represália e sanções aos faltosos. Só que isso não é um problema da opinião pública, mas da própria CORSAN, que joga pra baixo do tapete sua ineficiência em fiscalizar e prevenir o problema. Ou será que estas barragens citadas surgiram da noite pro dia? Será que ninguém viu? Não vale a pena investigar de quem eram as máquinas de grande porte para escavação e construção das barragens? Será que só quando faltou água, é que os técnicos foram investigar e descobriram que haviam irregularidades/ Não sei. Estou apenas perguntando, e se perguntar ofende, então eu posso estar errado, mas se eu não estiver errado, não estou ofendendo e sim apontando a causa, e aceito agradecimentos por ser incisivo. Mas ainda não termina aqui, ou melhor, começa aqui a maldade estampada da ordem de retirar água de um mísero reservatório localizado em um bairro, onde nem asfalto tem, para abastecer emergencialmente a cidade vizinha, e por que razão foi escolhido este reservatório, quando a apenas alguns quilômetros a mais, dois ou três litros de óleo diesel nos caminhões, está Canela, com seus razoavelmente grandes tanques de armazenamento de água tratada pela própria CORSAN?

Compreendem meu raciocínio, onde consigo ver maldade explícita em uma ordem que parece ter saído de um departamento de marketing estratégico, que calculou exatamente o tamanho da cortina de fumaça gerado pela adrenalina e fúria de quem vê sua água suprimida, e não vê quem a suprimiu, mas encontra agora um novo inimigo para desabafar a dor: Nova Petrópolis?

Compreendem que há uma estratégia para desestabilizar as forças políticas de Gramado, onde já à beira de uma campanha, vociferarão bravatas, focando na água, e minimizando outros problemas e desafios de natureza estratégica tão importantes quanto isso? E aqui não estou falando de oposição versus Fedoca, ou vice versa, mas de uma mal desenhada governança de décadas, acumulada, e com absoluta falta de visão estratégica, porque bastaria traçar um gráfico do crescimento de Gramado, do consumo de água, ao longo de trinta anos, para vetorizar qual seria a provável demanda na atualidade. Um completa e burra gestão, que cria agora uma cortina de fumaça para sua incompetência, jogando a população e até a imprensa mal informada sobre o histórico, para esconder a total incapacidade de suprir a demanda presente, e muito menos a futura demanda, que cresce em proporção geométrica o consumo, enquanto a oferta cresce numa proporção aritmética, direcionando um caos anunciado ainda nesta geração.

Sun Tzu sorri ao saber que sua estratégia de gerar confusão e engano nas linhas inimigas, teria sido tão precisa, quando examinada em camadas sobrepostas, sendo a última camada, o banho do seu filho, a água do seu chimarrão, a sua roupa que precisa ser lavada. E se sobrar, bebe-se um pouco também.

Gramado tem uma solução: a Barragem dos Pinheiros. Foi pra isso construída. E hoje, virou lugar de passeio acompanhado de privilegiados ecologistas. Isso sim é dinheiro jogado no ralo. O fantasma desta barragem criou uma repulsa política tão grande, que mexer nela virou tabu. Isso merece um estudo com maior profundidade. Levantar o tapete para tirar a sujeira. E limpar a água que falta nas torneiras.

Claro que esta é uma análise hipotética do que aconteceria, se eu estivesse certo. Tomara que não esteja. Julgue o leitor. Julgue a leitora. Julgue a própria CORSAN,  recorrendo aos seus anais, à suas decisões corporativas em anos passados, se não há uma sequencial perseguição à Gramado, desde os anos 80? Julgue a história: A que passou, a presente, e a que virá, e perceba-se para que direção segue a linha deste gráfico. O cálculo é uma simples regra de três. O mesmo que fiz, quando disse, em 1992, que Pedro Bala venceria por 3200 votos contra seu adversário. Venceu por 3170 votos. Errei feio.



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

E falando em gratidão, Rodrigo e Maurício Oppitz




Falar bem é uma arte e uma ciência que deveria ser ensinada nas escolas, pregada nos púlpitos, discursado nas praças, e rezado no recato da oração. Falar mal, é um trato com a língua viperina, com a semente do mal. Por isso, não se fala mal das pessoas,, e sim de suas más ações, do mau comportamento. No máximo, que fique claro.

Falar bem dos amigos é uma prática que deveria ser levada a sério, mas especialmente de quando se fala em tom de gratidão, em suave melodia de lembranças agradáveis. E eu tenho muitas, acreditem em mim. Boas lembranças de bons amigos.

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Falei do André Tissot, em postagem recente, e falei do Prefeito Arno Michaelsen, em outro ensaio, e falei de muitas pessoas já. Continuarem a falar, pois nem sei se gostam de ler, mas faz-me bem externar minha gratidão à quem me fez bem algum dia.

Trabalhei na antiga Sonelli, em Canela, em 1980, ou 81, não recordo direito, mas gerenciei um departamento naquela indústria, e tive dois grandes amigos lá dentro: Rodrigo e Maurício Oppitz.

Neste tempo, tive mais proximidade ao Maurício, com quem inicie (e mantenho) grande amizade. Maurício era diferente dos jovens bem nascidos de sua época. Veio de uma família de posses, mas nunca fez de sua condição financeira, motivo para espezinhar ninguém. Nenhum de seus irmãos fez isso. Eram jovens simpáticos, que sabia, aproveitar a vida, mas o trabalho próximo ao chão de fábrica os tornou humanos, verdadeiros, amigos de verdade, e isso eu pude comprovar muito, mas muitos anos depois. Cerca de trinta anos mais tarde, onde um e outro, eles, e eu, tomamos rumos diferentes na vida. O tempo nos separou por mais de três décadas. No entanto, quando nos aproximamos novamente, as histórias pareciam ter acontecido no dia anterior, tantas eram as lembranças e as prosa para botar em dia todas elas.

Nesse reencontro, eu morava em Florianópolis, e eles também. A velha Sonelli já não exista mais, mas os moços ergueram sua própria empresa, liderando o setor daquilo que produziam, e goravam o Brasil e o Mundo fazendo negócios, sempre bons negócios.
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Um dia, liguei para o Rodrigo, e perguntei se ele se ofenderia se eu oferecesse algum trabalho, na
minha área, de Design, e o fiz, esperando uma negativa, pois pareceu-me por demais ousado, reencontrar amigos de juventude, e à queima-roupa, falar de trabalho. Surpresa minha: Ele concordou, e em pouco tempo, estava eu prestando consultoria e desenvolvendo projetos para o grupo que dirigem. Foram quase dois anos, onde conversávamos quase diariamente, e não só sobre trabalho, mas falávamos de literatura, de religião, de política, contávamos piadas, e falávamos da vida em geral.

O trabalho encerrou, mas a amizade apenas cresceu. E diariamente, desde então, recebo uma mensagem diária de saudação, louvor à D-s, e gestos de amizade, do Rodrigo, independente da condição econômica minha e dele serem absurdamente diferentes. Rodrigo não faz de seu status um abismo para tratar bem seus amigos. E eu, na condição de quem desenha e constrói coisas, procuro construir diariamente uma ponte para nossa proximidade afetiva, moral, espiritual, intelectual, e certamente também profissional.

Um dia eu estava escrevendo e ilustrando um livro infantil (Biluca Bimbão - O sapo que queria voar), e comentei com ele, sbore a dificuldade de ser escritor, e correr atrás do sustento ao mesmo tempo.  Perguntou-me sobre o livro, e mostrei a ele o progresso do trabalho, em andamento. Perguntou-se quanto eu necessitaria para concluir o projeto. Expliquei então que como eu fazia toda a parte gráfica, ilustração, edição, seria o trabalho de tres a quatro meses, com dedicação exclusiva, e disse o quanto eu tinha de despesas para isso. Rodrigo apenas pegou o talão de cheque e a caneta, e perguntou-me: Posso parcelar em três vezes?

Assim, pude concluir a edição deste livro, o único infantil que fiz.

Peço sempre à D-s, em minhas orações, que meus amigos sempre tenham em mim alguém em quem continuem a confiar. É só o que me interessa. O resto é a caminhada rumo á eternidade. Um longo caminho, cheio de histórias por lembrar.

Porque ser grato faz a diferença - O Gesto de Generosidade de André Tissot




O início da década de 2000 foi um ano de muitas transformações, muitos acontecimentos, e para mim, especialmente, foi a diferença na minha carreira profissional.

Eu era um típico profissional de interior, que cresceu no interior, cujos amigos, também do interior,  enriqueceram, outros nem tanto, uns até foram à bancarrota, mas ainda assim, tudo o que acontece no interior, fica no interior. É a lei do brejo. Não que Gramado fosse um brejo, mas porque haviam limites aceitáveis de prosperidade para quem trabalhasse vendendo aquilo que as pessoas tem vergonha de dizer que tem: Inteligência.

Eu sei que tenho alguma, mas nunca tirei tempo pra medi-la, porque meu tempo é limitadíssimo, correndo atrás de dinheiro pra pagar as contas, e pisotear nos boletos pra dizer que não haviam chegado á tempo às minhas mãos. Não deu certo. Outro dia pisoteei um boleto e tive um prejuízo enorme: o boleto era digital, e a tela do meu notebook ficou em pandarecos. Nunca mais faço isso. Mas, pelo sim, pelo não, como não tenho estoque mensurável de alguma coisa, vendo aquilo que não se pode pesar nem medir: meu conhecimento sobre determinados assuntos. Design era um destes produtos não mensuráveis. portanto, de pouco valor para alguns também, à época deste relato.
Era uma comédia trágica, ou uma tragédia cômica, do jeito que o leitor preferir, conseguir vender um projeto inovador. Chegava a ser humilhante, às vezes. Encontrava todo tipo de gente no caminho. Certa ocasião, um cliente, a quem eu prestava serviços em Design, disse-me, com claras letras,m enquanto preenchia um cheque de pagamento: "Eu odeio designers! Só contrato porque preciso." Gostei da franqueza, porque assim eu economizo os necessários rapapés e salamaleques para obter meu pagamento por aquilo, cujo autor, ele odiava, isto é. eu!

Outros vinham com a conversa: "Faz um precinho de amigo, porque isso vai te deixar famoso!".  Mas o cu dele, que vou fazer baratinho pra esperar que ele me deixe famoso. Não faço mesmo! Nunca vi ninguém ficar famoso por trabalhar de graça, pagar de otário pra malandro.

Outro ainda, que modificava duas ou trés linhas do projeto, e se declaravam autores intelectuais. Sei de fábrica que já tomou processo no lombo por tentar roubar autoria de projeto de ex - funcionário, e perdeu feio no STJ. Autor é autor. O resto é chupim de ideias.
Mais outro memorável episódio, foi de um desenhista de um polo moveleiro, que, ao mostrar-lhe meu arquivo virtual de projetos, alguns milhares, e exposto em um site antigo, já desativado, disse, com uma franqueza admirável, ao apontar para os produtos expostos: "Estes produtos aí eu copiei para várias indústrias!" (E falou olhando pra mim!!!")

Tudo isso são os espinhos de quem vende ideias. Todos estes e milhares de outros mais, foram os estrepes de sucará fincados nos dedos que tive durante a carreira. Claro, nem tudo é espinho. Teve bons e muitos bons momentos também. Um momento glorioso para um Designer, é quando toma conhecimento que seu produto gera milhares de empregos, assegura salários e mantém famílias.

Jamais ganhei um prêmio por algo que criei, no design. Talvez porque nunca competi, nem deixei que meus trabalhos fossem inscritos em concurso. Não gosto de competição. Gosto de competir comigo mesmo, e apenas comigo mesmo. Gosto de me superar no que faço. Gosto dos desafios.

Fui bem longe, na minha carreira. Atendi mais de setenta empresas, ao longo de 40 anos de carreira, em diversos Estados brasileiros, pólos e indústrias. Fiz coisas grandes e pequenas, mas não lembro de ter feito nada medíocre.

Devo minha carreira à D-s, que não abriu porta pra que eu cursasse alguma faculdade. Sou autodidata. Mas não fiz nada sozinho. Muitas pessoas merecem a minha gratidão, e talvez nunca vou conseguir homenagear à todas, porém o faço à uma delas, porque agradecer é louvável e fortalece a alma.
Certa manhã, entra um elegante cavalheiro, e diz-me que o Sr. André Tissot ofereceu-me um espaço em seu grandioso evento, Compomóvel, para que eu fosse lá vender os meus projetos à moveleiros advindos de todas as partes do país. A resposta foi pronta: "Não tenho café no bule para um evento no então chamado "Sierra Park". O cavalheiro era Telmo de Freitas Gomes, então Diretor do Sierra Park e dos eventos do Sierra Móveis. Telmo retrucou-me: Você é nosso convidado. Daremos à você um estande, do tamanho que precisar, para que você exponha seus trabalhos, e se puder, apresente uma coleção inovadora de produtos, com sua assinatura.

Fiquei pasmo, tenho que dizer, pois nesse tempo, havia certo distanciamento entre o Sierra Móveis, e os demais moveleiros de Gramado, porque no tempo das vacas magras dos proprietários, algumas pessoas mal intencionadas, pisotearam neles, diante das dificuldades pelas quais passavam, e o Ser Humano, não perdoa cheiro de dor, cheiro de sangue. Como eu não tenho o hábito de pisar em quem está com dificuldades, não entrei nessa vala comum da maldade, e sempre tratei o André com respeito, o que continuo  a fazer com quem quer que seja, e quem me conhece, sabe disso muito bem.

Assim, montei meu espaço, um fabricante, Rainundo Tomazzi, fabricou a coleção, a Madeireira Unidos, de Cambará do Sul, forneceu-me os paineis de "finger Joint", uma novidade até então, e no dia da abertura da feira, lá estava eu, com meus desenhos expostos, e os produtos em exibição.

Em média, eu vendia cerca de dois a três bons contratos por ano, mas fora de Gramado, e fazia um "pinga-pinga" em Gramado, vendendo projeto por projeto às fábricas da região.  Para minha surpresa e alegria, das dez horas da manhã, se não estou enganado, hora de abertura para fabricantes, até às duas horas da tarde, eu já havia vendido doze coleções completas, e grande parte para os mesmos clientes, que antes compravam apenas modelos avulso, mas também para fabricantes de outras partes do país. O próprio André, levava jornalistas e editores de revistas especializadas, ao meu estande, e abriu portas para guindar minha carreira, que nenhum outro empresário havia feito antes. E um detalhe curioso: o próprio Sierra Móveis, nunca foi meu cliente, pois tinha sua própria estrutura de Design, mas foi graças à percepção de um empresário, ainda que desinteressado no meu trabalho, abriu portas e elevou-me ao seleto grupo de Designers brasileiros.

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Assim, penso que externar publicamento meu agradecimento ao cidadão, ao amigo, e ao empresário, é uma forma que tenho de testemunhar aos que encontrarem oportunidade de abrir portas, que o façam, e façam no tempo devido, para que não fiquem engavetadas as ideias de tantos talentos em busca de oportunidade.

André fez a diferença para minha carreira. E eu procuro fazer a diferença para outros que buscam seu caminho.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Linus Lerner - Da Royal London Philarmonic Orchestra ao Gramado In Concert (Ou vice-versa)






A Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência e comando de Linus Lerner, será a primeira orquestra gaúcha convidada a fazer um tour por Portugal, França, Alemanha e Itália, ainda em 2020. Vamos falar então de seu regente e Diretor, Linus Lerner. Eis o Homem!


Humildemente falando, ele é apenas um reles primeiro brasileiro a gravar com a Royal Philarmonic Orchestra of London. Coisa pouca.  Um cafezinho na esquina. Todo mundo, diariamente grava com esta orquestra. Nada demais. Só que não!
Lindomar Linos Lerner, ou como passou a ser conhecido após um deslize gráfico publicado em uma entrevista de um jornal brasileiro, Linus Lerner, o Coordenador e um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Gramado, com experiência de canto com o Maestro  Eleazar de Carvalho, carrega na bagagem o amor por Gramado. Carrega o talento de um Maestro cujo sobrenome deveria ser também Brasil.
Vivendo há 22 anos nos Estados Unidos, Linus não esquece Gramado, nem sua amizade com o silencioso Maestro Allan Lino, cuja amizade fez render este maravilhoso espetáculo de musicalidade e sublime inspiração à milhares de jovens musicistas que sonham assentar-se nos palcos ao lado de vozes e sinfonias, banharem-se em melodias, e afinarem alma e talento entre as notas, fusas e para mim confusas semifusas, abraçarem as colcheias, suspirarem em tons e semitons, guiados com frêmito compulsivo por vezes, suave por outras, bailado da batuta de grandes Maestros. Como Linus Lerner. Como outros, muitos mais.
Nascido em Novo Hamburgo, RS, Linus Lerner é diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Sul do Arizona (Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO) em Tucson no estado do Arizona, diretor artistico e maestro titular da Orquestra Sinfonica do Rio Grande do Norte (OSRN), sou diretor artistico e principal maestro da Orquestra Sinfonica de Gramado (OSG) alem de exercer os cargos de diretor artístico e maestro do Festival de Opera de San Luis Potosi e Concurso de Canto Internacional Linus Lerner no Mexico, e também diretor do Festival Internacional de Musica Gramado in Concert que entrará na sua sexta edição este mês de fevereiro entre os dias 7 e 15.
Como já citado, Linus Lerner, nacido em Novo Hamburgo, onde viveu ate os 22 anos quando mudou-se para Porto Alegre para concluir seu bacharelado em regência coral pela UFRGS. Teve grandes experiencias na cidade onde estudou o curso técnico de musica na Escola Senador Alberto Pasqualini (um dos poucos no pais na época). Foi professor e criador do sistema de aulas de violão em grupo (inédito no pais na época) junto a escola Musisinos com os Professores Mauro Harff e Rubin Jacoby (integrantes do grupo Caverá) alem do violonista Paulo Stahl e do grande amigo acordeonista e biologista ja falecido Paulo Saul. Um dos primeiros grupos que montou foi o grupo Vocal Salamaleque e logo em seguida a Camerata Consort de Violões que obteve um grande sucesso por também ser uma das poucas "orquestras" de violões no mundo junto com a cantora e também violonista de Novo Hamburgo Liris Neumann que segue hoje carreira como cantora, regente de coros e musicoterapeuta. Entre outros integrantes da camarata, o que é muito valido ressaltar aqui, estão hoje a cantora de carreira internacional Carla Maffioletti entre outros como o André Brandalise também musico terapeuta estabelecido em Porto Alegre. Em Novo Hamburgo também fui regente dos coros da Sociedade Ginastica onde realizamos o show "Bem Brasil" que viajou pelo pais alem do coral Canarinhos de Novo Hamburgo e do Coral 25 de Julho entre tantos outros grupos.  
Ano passado, 2019, Lerner, o Maestro, comemorou com um concerto com a OSRN os seus 35 anos de carreira. A musica sempre foi o que fez  desde a tenra infância. Como nasceu numa familia pobre nao teria condições de pagar aulas ou ate comprar instrumentos. Na verdade sempre quis estudar piano mas isso era fora de cogitação e acabou tendo suas  primeiras aulas de violão financiadas pelo seu irmão Celio Lerner. 

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Viveu em sua cidade natal ate os 22 anos quando me mudou-se para Porto Alegre para terminar o seu bacharelado em regência coral pela UFRGS. Teve grandes experiencias na cidade onde estudou o curso técnico de musica na Escola Senador Alberto Pasqualini (um dos poucos no pais na época). Foi professor e criador do sistema de aulas de violão em grupo (inédito no pais na época) junto a escola Musisinos com os Professores Mauro Harff e Rubin Jacoby (integrantes do grupo Caverá) alem do violonista Paulo Stahl e do grande amigo acordeonista e biologista ja falecido Paulo Saul. Um dos primeiros grupos que montou foi o grupo Vocal Salamaleque e logo em seguida a Camerata Consort de Violões que obteve um grande sucesso por também ser uma das poucas "orquestras" de violões no mundo junto com a cantora e também violonista de Novo Hamburgo Liris Neumann que segue hoje carreira como cantora, regente de coros e musicoterapeuta. 
Entre outros integrantes da camerata, o que acha muito valido ressaltar aqui, estão hoje a cantora de carreira internacional Carla Maffioletti entre outros como o André Brandalise também musico terapeuta estabelecido em Porto Alegre. 
Em Novo Hamburgo também foi regente dos coros da Sociedade Ginastica onde realizaram o show "Bem Brasil" que viajou pelo pais alem do coral Canarinhos de Novo Hamburgo e do Coral 25 de Julho entre tantos outros grupos. 
Linus guarda muitas lembranças de Novo Hamburgo e  uma grande lembrança foi que regeu em  uma orquestra pela primeira vez no festival de coros dos meninos cantores, foi a "Missa da Coroação", de Mozart, na Catedral com mais de 300 cantores e uma grande orquestra alem de ser um dos solistas na mesma obra na segunda apresentação. 
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Outra grande inspiração veio da virtuose,  Pianista, Olinda Alessandrini (hoje também professora e organizadora da parte de musica de câmara do festival Gramado In Concert). Quando estava na quinta série do primário (ensino fundamental), Linus foi assistir algumas palestras dela, onde explicava a musica clássica para jovens, e assim nasceu a paixão. Isso foi la no teatro Carlos Magno que provavelmente esteja fechado hoje. Linus tem muitas memórias daquele palco, muitos shows realizados por la. Bom lembra que aos 13 anos de idade, o maestro trabalhava para o Banco do Brasil como "office boy" e aos 15, deixou tudo para ser professor de violão junto a Musisinos e teve sua "escola" junto a comunidade de São Jose do Hortêncio, alem de Arroio Veado  (Município de Presidente Lucena, RS)e Linha Nova Baixa, RS,  entre outros. 
Lerner reside 30% nos Estados Unidos na cidade de Tucson, 40% no Brasil entre Natal e Gramado e os outros 30% viajando pelo mundo. Isso oscila um pouco a cada ano mais a media é mais ou menos assim. Na verdade o que o levou a sair do Brasil foi a busca de conhecimento, sede de aprender mais e estudar em outra língua e outro pais, como os Estados Unidos onde a cultura é muito mais valorizada. Seu plano inicial era de ir para a Alemanha mas acabou recebendo bolsa para os Estados Unidos. Estava regendo coros na época, inclusive o coral da Sociedade Ginastica de Novo Hamburgo,  e também estava começando uma carreira como cantor de ópera. Ganhou uma bolsa bolsa foi para as duas coisas, ou seja, foi para estudar canto e ao mesmo tempo foi como regente do coro da Miami University em Oxford, Ohio mas acabou ficando somente um ano nessa universidade pois foi aceito no Conservatório de Musica da Universidade de Cincinnati que é ainda hoje uma dos conservatórios de musica mais respeitados nos Estados Unidos e no mundo. Estudar la para Lerner foi uma experiencia incrível e mudou sua vida totalmente. 

Linus Lerner o único gaúcho a se apresentar no Carnegie Hall, sendo esta uma das melhores experiencias de sua vida. "Ainda hoje tenho aquela impressão sonora nos meus ouvidos...reger naquele teatro e fazer musica naquela perfeição acústica é como estar regendo um CD. Segue sendo o teatro mais fantástico acusticamente que regi ate hoje", dia Linus sobre esta experiência.

Reitero que Linus Lerner  é o primeiro brasileiro a gravar com a Royal Philarmonic Orchestra de Londres, e assim descreve sua emoção: "não tenho palavras para expressar minha gratidão pois a Royal Philharmonic Orchestra é uma das melhores do mundo e que sempre admirei desde muito jovem. Ainda me belisco para saber se não estou sonhando e talvez grave outro CD com eles no proximo ano. O CD ja esta lançado e somente estou esperando o lançamento dele nas plataformas online como Spotify and Apple Music e talvez quando esta matéria seja publicada ele ja estará disponível. Vou receber minhas primeiras copias do CD na abertura do Festival Gramado In Concert onde faremos o lançamento do mesmo no Brasil. O CD ja recebeu duas criticas internacionais e ambas são muito positivas".

Assim Linus descreve seu trabalho no GRAMADO IN CONCERT:
"Eu sou o diretor artístico e um dos fundadores junto com o hoje secretario de cultura de Gramado Allan John Lino e o professor e maestro Leandro Serafim. Sempre sonhei em fazer um festival em Gramado, acho que a cidade esta para a musica clássica como a musica clássica esta para Gramado, se casam muito bem! Desde muito jovem participei do Natal Luz de Gramado, na época ainda quando Eleazar de Carvalho. Como diretor artístico do festival estou muito feliz com o nível que o festival chegou em tao pouco tempo. Nos somos o único festival no Brasil que traz tantas orquestras convidadas, este por exemplo serão 3 orquestras internacionais (Estônia, Peru e Coreia do Sul) e uma orquestra de Sã Paulo alem da orquestra Anfitriã do Festival,  a Orquestra Sinfônica de Gramado e as orquestras e bandas que serão montadas durante o festival. Enfim são mais de 40 apresentações em um período de 9 dias e o mais importante: a qualidade musical. Alem de ser diretor artístico do Festival eu regerei o concerto de abertura com a Orquestra de Gramado apresentando alguns professores como solistas e regerei também o concerto de encerramento do mesmo com duas obras maravilhosas: Abertura 1812 (comemorando 180 anos de nascimento do compositor Tchaikovsky e a grande Sinfonia No. 9 de Beethoven comemorando os 250 anos de compositor que foi o mestre de todos os mestres. Alem do concertos que regerei, também estarei dando aulas de regência e meus alunos regerão o concerto no penúltimo dia com a orquestra B do festival que também apresentara grandes obras e alguns professores como solistas. "



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terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Gramado In Concert 2020 - Vozes, sons e tons na Cidade Jardim das Hortênsias



O burburinho festivo e educado da plateia disfarça o nervosismo atrás das cortinas. Ao fundo, ouvem-se sutis trinados e gorjeios acompanhados de toques em afinação dos violinos, e sublimes dedilhados roucos do piano, para os ajustes de última hora. Um assistente passa apressado com uma toalha branca e uma garrafa d'água em direção aos camarins. As luzes começam a apagar-se, deixando apenas uma última luminária feérica à entrada, para auxiliar à entrada de algum retardatário, que tropeça, envergonhado no primeiro degrau, e silenciosamente, tateando por entre as poltronas, vai procurando o seu lugar. As luzes do palco se acendem devagar, ao meio da cortina, que vai se abrindo como que em passe de mágica, e a orquestra já se encontra devidamente instalada. Homens, com seus sapatos de bico fino, bem polidos, fraques pretos cintilando, e mãos firmes e ao mesmo tempo trêmulas ao deslizar o arco sobre as cordas dos violinos, Violoncelos, e violas. Os oboés e trompetes perfilados ao fundo. Os surdos tímidos marcando o compasso, enquanto a pianista ajusta um último olhar à partitura. As mulheres, com seus longos e elegantes vestidos e cabelos soltos, abraçam seus instrumentos como antes abraçavam os filhos, e entregam-se à música como se amamentasse bebês.
Assim começa a sinfonia no elegante teatro, qualquer teatro que seja elegante, é assim que a sinfonia deve começar.

É certo que m festival de música é um pouquinho menos parnasiano, mas não menos romântico, melancólico, sereno, reflexivo e aprazível. Música erudita se encaixa com perfeição em Gramado. Sei do que estou falando, pois eu mesmo, com minhas parcas condições, já levei belíssimos recitais á Gramado, de modo particular. Hoje é diferente. Há um corpo de orquestras, maestros, músicos, instrumentos, e acima de tudo vontade, que parte de um Maestro, violinista, que por acaso e competência, ocupa o cargo de Secretário de Cultura de Gramado. Eu cobrei muito, e nem foi por minha causa ou cobrança, mas ele respondeu e correspondeu ainda mais. Se nada mais fizesse (mas faz), Allan Lino abraçou com alma sedenta o Gramado In Concert, já na sua sexta edição, e o transformou em uma porta internacional, onde maestros e solistas de brilho trans-oceânico brilhantarão o evento.

Gramado amanhece com alma de serenata e adormece com um berceuse de determinação. Isso não é política. Isso é arte. A mais bela de todas as artes.


Preview de Olinda Alessandrini

Maestro Linus Lerner

Professores de Oboé e Percussão

Alexandre - Contrabaixo


Apresentação de 2017, no III Gramado In Concert, com Maestro Leandro Serafim

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Dona Izartina, suas couves, e o "Grande Reset Mundial"

Imagem: IA Era uma quinta-feira, disso Dona Izartina se alembrava com clareza, pois antecedia a colheita de Marcela, marcada para o amanhece...