AD SENSE

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Linus Lerner - Da Royal London Philarmonic Orchestra ao Gramado In Concert (Ou vice-versa)






A Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência e comando de Linus Lerner, será a primeira orquestra gaúcha convidada a fazer um tour por Portugal, França, Alemanha e Itália, ainda em 2020. Vamos falar então de seu regente e Diretor, Linus Lerner. Eis o Homem!


Humildemente falando, ele é apenas um reles primeiro brasileiro a gravar com a Royal Philarmonic Orchestra of London. Coisa pouca.  Um cafezinho na esquina. Todo mundo, diariamente grava com esta orquestra. Nada demais. Só que não!
Lindomar Linos Lerner, ou como passou a ser conhecido após um deslize gráfico publicado em uma entrevista de um jornal brasileiro, Linus Lerner, o Coordenador e um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Gramado, com experiência de canto com o Maestro  Eleazar de Carvalho, carrega na bagagem o amor por Gramado. Carrega o talento de um Maestro cujo sobrenome deveria ser também Brasil.
Vivendo há 22 anos nos Estados Unidos, Linus não esquece Gramado, nem sua amizade com o silencioso Maestro Allan Lino, cuja amizade fez render este maravilhoso espetáculo de musicalidade e sublime inspiração à milhares de jovens musicistas que sonham assentar-se nos palcos ao lado de vozes e sinfonias, banharem-se em melodias, e afinarem alma e talento entre as notas, fusas e para mim confusas semifusas, abraçarem as colcheias, suspirarem em tons e semitons, guiados com frêmito compulsivo por vezes, suave por outras, bailado da batuta de grandes Maestros. Como Linus Lerner. Como outros, muitos mais.
Nascido em Novo Hamburgo, RS, Linus Lerner é diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Sul do Arizona (Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO) em Tucson no estado do Arizona, diretor artistico e maestro titular da Orquestra Sinfonica do Rio Grande do Norte (OSRN), sou diretor artistico e principal maestro da Orquestra Sinfonica de Gramado (OSG) alem de exercer os cargos de diretor artístico e maestro do Festival de Opera de San Luis Potosi e Concurso de Canto Internacional Linus Lerner no Mexico, e também diretor do Festival Internacional de Musica Gramado in Concert que entrará na sua sexta edição este mês de fevereiro entre os dias 7 e 15.
Como já citado, Linus Lerner, nacido em Novo Hamburgo, onde viveu ate os 22 anos quando mudou-se para Porto Alegre para concluir seu bacharelado em regência coral pela UFRGS. Teve grandes experiencias na cidade onde estudou o curso técnico de musica na Escola Senador Alberto Pasqualini (um dos poucos no pais na época). Foi professor e criador do sistema de aulas de violão em grupo (inédito no pais na época) junto a escola Musisinos com os Professores Mauro Harff e Rubin Jacoby (integrantes do grupo Caverá) alem do violonista Paulo Stahl e do grande amigo acordeonista e biologista ja falecido Paulo Saul. Um dos primeiros grupos que montou foi o grupo Vocal Salamaleque e logo em seguida a Camerata Consort de Violões que obteve um grande sucesso por também ser uma das poucas "orquestras" de violões no mundo junto com a cantora e também violonista de Novo Hamburgo Liris Neumann que segue hoje carreira como cantora, regente de coros e musicoterapeuta. Entre outros integrantes da camarata, o que é muito valido ressaltar aqui, estão hoje a cantora de carreira internacional Carla Maffioletti entre outros como o André Brandalise também musico terapeuta estabelecido em Porto Alegre. Em Novo Hamburgo também fui regente dos coros da Sociedade Ginastica onde realizamos o show "Bem Brasil" que viajou pelo pais alem do coral Canarinhos de Novo Hamburgo e do Coral 25 de Julho entre tantos outros grupos.  
Ano passado, 2019, Lerner, o Maestro, comemorou com um concerto com a OSRN os seus 35 anos de carreira. A musica sempre foi o que fez  desde a tenra infância. Como nasceu numa familia pobre nao teria condições de pagar aulas ou ate comprar instrumentos. Na verdade sempre quis estudar piano mas isso era fora de cogitação e acabou tendo suas  primeiras aulas de violão financiadas pelo seu irmão Celio Lerner. 

Continua após a Publicidade



Viveu em sua cidade natal ate os 22 anos quando me mudou-se para Porto Alegre para terminar o seu bacharelado em regência coral pela UFRGS. Teve grandes experiencias na cidade onde estudou o curso técnico de musica na Escola Senador Alberto Pasqualini (um dos poucos no pais na época). Foi professor e criador do sistema de aulas de violão em grupo (inédito no pais na época) junto a escola Musisinos com os Professores Mauro Harff e Rubin Jacoby (integrantes do grupo Caverá) alem do violonista Paulo Stahl e do grande amigo acordeonista e biologista ja falecido Paulo Saul. Um dos primeiros grupos que montou foi o grupo Vocal Salamaleque e logo em seguida a Camerata Consort de Violões que obteve um grande sucesso por também ser uma das poucas "orquestras" de violões no mundo junto com a cantora e também violonista de Novo Hamburgo Liris Neumann que segue hoje carreira como cantora, regente de coros e musicoterapeuta. 
Entre outros integrantes da camerata, o que acha muito valido ressaltar aqui, estão hoje a cantora de carreira internacional Carla Maffioletti entre outros como o André Brandalise também musico terapeuta estabelecido em Porto Alegre. 
Em Novo Hamburgo também foi regente dos coros da Sociedade Ginastica onde realizaram o show "Bem Brasil" que viajou pelo pais alem do coral Canarinhos de Novo Hamburgo e do Coral 25 de Julho entre tantos outros grupos. 
Linus guarda muitas lembranças de Novo Hamburgo e  uma grande lembrança foi que regeu em  uma orquestra pela primeira vez no festival de coros dos meninos cantores, foi a "Missa da Coroação", de Mozart, na Catedral com mais de 300 cantores e uma grande orquestra alem de ser um dos solistas na mesma obra na segunda apresentação. 
Continua após a Publicidade



Outra grande inspiração veio da virtuose,  Pianista, Olinda Alessandrini (hoje também professora e organizadora da parte de musica de câmara do festival Gramado In Concert). Quando estava na quinta série do primário (ensino fundamental), Linus foi assistir algumas palestras dela, onde explicava a musica clássica para jovens, e assim nasceu a paixão. Isso foi la no teatro Carlos Magno que provavelmente esteja fechado hoje. Linus tem muitas memórias daquele palco, muitos shows realizados por la. Bom lembra que aos 13 anos de idade, o maestro trabalhava para o Banco do Brasil como "office boy" e aos 15, deixou tudo para ser professor de violão junto a Musisinos e teve sua "escola" junto a comunidade de São Jose do Hortêncio, alem de Arroio Veado  (Município de Presidente Lucena, RS)e Linha Nova Baixa, RS,  entre outros. 
Lerner reside 30% nos Estados Unidos na cidade de Tucson, 40% no Brasil entre Natal e Gramado e os outros 30% viajando pelo mundo. Isso oscila um pouco a cada ano mais a media é mais ou menos assim. Na verdade o que o levou a sair do Brasil foi a busca de conhecimento, sede de aprender mais e estudar em outra língua e outro pais, como os Estados Unidos onde a cultura é muito mais valorizada. Seu plano inicial era de ir para a Alemanha mas acabou recebendo bolsa para os Estados Unidos. Estava regendo coros na época, inclusive o coral da Sociedade Ginastica de Novo Hamburgo,  e também estava começando uma carreira como cantor de ópera. Ganhou uma bolsa bolsa foi para as duas coisas, ou seja, foi para estudar canto e ao mesmo tempo foi como regente do coro da Miami University em Oxford, Ohio mas acabou ficando somente um ano nessa universidade pois foi aceito no Conservatório de Musica da Universidade de Cincinnati que é ainda hoje uma dos conservatórios de musica mais respeitados nos Estados Unidos e no mundo. Estudar la para Lerner foi uma experiencia incrível e mudou sua vida totalmente. 

Linus Lerner o único gaúcho a se apresentar no Carnegie Hall, sendo esta uma das melhores experiencias de sua vida. "Ainda hoje tenho aquela impressão sonora nos meus ouvidos...reger naquele teatro e fazer musica naquela perfeição acústica é como estar regendo um CD. Segue sendo o teatro mais fantástico acusticamente que regi ate hoje", dia Linus sobre esta experiência.

Reitero que Linus Lerner  é o primeiro brasileiro a gravar com a Royal Philarmonic Orchestra de Londres, e assim descreve sua emoção: "não tenho palavras para expressar minha gratidão pois a Royal Philharmonic Orchestra é uma das melhores do mundo e que sempre admirei desde muito jovem. Ainda me belisco para saber se não estou sonhando e talvez grave outro CD com eles no proximo ano. O CD ja esta lançado e somente estou esperando o lançamento dele nas plataformas online como Spotify and Apple Music e talvez quando esta matéria seja publicada ele ja estará disponível. Vou receber minhas primeiras copias do CD na abertura do Festival Gramado In Concert onde faremos o lançamento do mesmo no Brasil. O CD ja recebeu duas criticas internacionais e ambas são muito positivas".

Assim Linus descreve seu trabalho no GRAMADO IN CONCERT:
"Eu sou o diretor artístico e um dos fundadores junto com o hoje secretario de cultura de Gramado Allan John Lino e o professor e maestro Leandro Serafim. Sempre sonhei em fazer um festival em Gramado, acho que a cidade esta para a musica clássica como a musica clássica esta para Gramado, se casam muito bem! Desde muito jovem participei do Natal Luz de Gramado, na época ainda quando Eleazar de Carvalho. Como diretor artístico do festival estou muito feliz com o nível que o festival chegou em tao pouco tempo. Nos somos o único festival no Brasil que traz tantas orquestras convidadas, este por exemplo serão 3 orquestras internacionais (Estônia, Peru e Coreia do Sul) e uma orquestra de Sã Paulo alem da orquestra Anfitriã do Festival,  a Orquestra Sinfônica de Gramado e as orquestras e bandas que serão montadas durante o festival. Enfim são mais de 40 apresentações em um período de 9 dias e o mais importante: a qualidade musical. Alem de ser diretor artístico do Festival eu regerei o concerto de abertura com a Orquestra de Gramado apresentando alguns professores como solistas e regerei também o concerto de encerramento do mesmo com duas obras maravilhosas: Abertura 1812 (comemorando 180 anos de nascimento do compositor Tchaikovsky e a grande Sinfonia No. 9 de Beethoven comemorando os 250 anos de compositor que foi o mestre de todos os mestres. Alem do concertos que regerei, também estarei dando aulas de regência e meus alunos regerão o concerto no penúltimo dia com a orquestra B do festival que também apresentara grandes obras e alguns professores como solistas. "



veja os links:"







Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.

Nenhum comentário:

Laodicéia é aqui - A hipocrisia que rasteja pelas igrejas

  "A igreja de Laodicéia é mencionada no livro bíblico do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia Menor. Ela recebe críticas sever...