AD SENSE

domingo, 22 de dezembro de 2019

Netos de Férias na Casa do Vovô - Um Seminário de Sobrevivência e Diversão



Fim de ano, tempo de fazer uma faxina nos armários da vida, e jogar fora aquilo que não serve mais: mágoas, inveja (que todo mundo tem, até eu tenho. Tenho inveja de mim mesmo do tempo que sou feliz), e essas bobajadas todas que escrevem nos cartões de felicitações. Mas a questão não são as festas, nem o tipo de celebração, e sim, o que acontece no intervalo entre elas e o reinício das aulas, que é quando o país retoma à vida: os Netos!

Quando a gente envelhece, paz e quietude são aquilo que desejamos ter. Besteira! Ou temos paz e quietude, ou temos netos com saúde. As duas coisas não coexistem. Ou será que dá pra conciliar? Vejamos o que acontece quando eu recebo netos aqui no estabelecimento.
Segue após a Publicidade

Como vivo sozinho, e não tenho serviçais que todos tem, tipo, "a Tia da Faxina", a "Tia do Cafezinho (este luxo é para a cidade), a "Tia da Cozinha", "A Tia Camareira, etc", as coisas são administradas da seguinte forma (segue o check List):

1 - A comida não vem pronta. Aqui não se come "Fast-food". Então, as cenouras, as batatas, a cebola, a moranga, precisam ser descascadas, e não possuímos descascadores automáticos, portanto, é feito na faca, bem afiada.

1.1 - É proibido cortar os dedinhos. Portanto, é necessário um intenso curso, com direito à palestras minuciosa aliada à exercícios práticos, de como se descasca legumes sem decepar dedinhos.

1.2 - A comida pode ser comida de qualquer jeito, mas alguns alimentos ficam mais palatáveis, se forem cozidos. Talvez seja até uma superstição, mas a experiência me ensinou que feijão, batatas, brócolis, e até o bife, ficam melhores quando passados por temperaturas mais elevadas, adicionadas de sal, temperos, e água. Tentem fazer isso, pra saber como é, e depois me digam.
Continua após a Publicidade


1.3 -A comida não sai voando da panela pro prato, então, há boas práticas em servir a mesa, para que seja mais confortável e divertido o ato desnecessário, mas importante de comer.

1.4 - Nada mais legal que terminar de comer e sair correndo para brincar. Supimpa mesmo, mas, os pratos não se lavam sozinhos, e o velho vovô é um só, meio apatetado, desnorteado com estas rotinas, assim, é necessária a formação de um "Conselho de Higienização", que após, demorado "Brainstorming", decidirá o melhor método para que pratos, talheres e panelas voltem a ser limpos, e repousem em seus respectivos nichos dos armários. Que ótimo. Agora..hmm, agora comer mais um pouco, pois faltou a fruta, afinal, já faz meia hora que comeram aquelas migalhas no prato, e ninguém sobrevive com tão poucas calorias, fibras, e vitaminas. Ninguém!

1.5 - Hora de tirar uma sesta, afinal, velho é velho. Mas, antes disso, certificar-se de checar os itens de segurança e sobrevivência, enquanto dorme:
1.5.1 - Wifi ligado (ok)
1.5.2 - Portão trancado (ok)
1.5.3 - Umas frutas de "estepe", caso bata vontade de mandar alguma coisinha doce pro banduletinho (0k)
1.5.4 - Carregadores de celular à mostra (ok)
1.5.5 - Kalashnikok do lado da cama para emergências, do tipo: Briga entre irmãos, acordarem o vovô por futilidades, etc (ok)

2 - Lazer da tarde
2.1 - Fazer um bolo, juntos ( a receita é a do pacotinho, mas os ingredientes precisam ser adicionados na bacia, e isso tem que ser supervisionado pelo vovô.
2.1 - Sorteio pra quem liga e pra quem desliga a batedeira orbital.
2.1.1 - Mostrar a Kalashnikov pra quem fizer birra por ter sido roubado no sorteio. Quase sempre funciona.
2.2 - Mostrar novamente a Kalashnikov para quem insistir em comer o bolo ainda quente.
2.3 - Servir o bolo com sucos e umas frutinhas para acompanhar. Fazem bem pra pele.
3 - Diversão
3.1 Delimitar o espaço para uso do Skate
3.2 - Proibir de se machucarem
3.2.1 - Mostrar o Kalashnikov pra quem se machucar
3.2 - Fazer pausa pro lanchinho da tarde.
3.3 Aventura pela selva bruta (Na verdade é apenas caminhar uns metros pela estrada, cercada de mato, e caso não resida na Mata Atlântica, feito eu, mostrar um pezinho de capim crescendo na calçada, pode ser considerado território selvagem. Eles são tontinhos e nem entendem muito essa questão de territorialidade.
3.4 - Se teimarem que o capim não é uma floresta, mostrar, na telinha do celular, uma foto bem produzida do kalashnikov.

4 - Hora da janta. E quem diz que a comida se faz sozinha? Pão não nasce  em trepadeira junto á janela. Então, bora fazer um pão. Mas antes lavarem bem as mãozinhas. Se acharem ruim..Kalashinkov atrás da porta.

5 - Hora feliz! Podem brincar dos smartphones. Internet liberada!
6 - Hora do banho. Pra quem não gostar, sabonete em formato de kalashnikov. Funciona.
7 - Lanchinho, leve. Frutas. Uma fatia (no caso, um pedaço imenso) de bolo. Azar se ficou batumado. o gosto é o mesmo (que um sabonete).
8 - Misteriosamente o wifi desaparece. deve ser conspiração, porque o wifi dos vizinhos ainda está aparecendo, mas é protegido com senha. Egoístas! Hora do Plano B
9 - o Plano B
9.1 - Decifrar uns códigos secretos anotados em uns livros de um espião misterioso chamado: "Monteiro Lobato"
9.2 - Se for pronunciado em voz alta o texto misterioso, até dá pra entender o mistério.
10 - Palestra sobre Filosofia. Tema: Oncotô, quemcossô, proncovô?
10.1 - Debate sobre a infinitude do Universo, nosso lugar dentro do Infinito, e nosso destino final.
10.1 - Case, com  empreendedores do passado, tipo Daniel, o Visionário; Davi, o Conquistador das Galáxias, Yeshua, O magnifico,  que defendia as criancinhas do kalashnikov.
10.2 - Sair de fininho, porque já dormiram.

Contrate a Palestra: O sapo que Queria Voar (para adultos)

Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...