AD SENSE

domingo, 21 de março de 2021

Os devotos do youtube - A nova doutrina

 
Pacard, NÃO é Rabino, Pastor, Padre, Preletor, Político, ou Xamã. É apenas um Dati (estudioso das Escrituras), e Servo do Altíssimo. Palestrante e Mentor, isso sim*

Acabo de publicar um ensaio sobre a importância do conhecimento, como fortalecimento da razão, como forma de sustentar a emoção, isto é, estabelecer bases sólidas para que a emoção brote de dentro pra fora, e não venha como  enxerto de espécie estranha, nos fazendo de "cavalos", ou melhor, de "burros de carga" da vontade alheia, os que terceirizam a fé.

D-s habita em nós, segundo diz a Bíblia. O corpo é O Templo do Espírito Santo, a Presença do D-s Vivo entre nós. D-s não é um ser alienígena oculto entre as brumas do infinito, de prontidão ao chamado e invocação mágica por ritos e negociações espirituais, mas A própria Vida que nos faz respirar, e sobretudo pensar, raciocinar, exercer o livre arbítrio, nos dá a possibilidade de escolha entre o ser ou não ser, ir ou ficar, tomar ou levantar, viver ou morrer. No entanto, o mercado de ilusões cresce a cada instante, em proporções exponenciais, fazendo proliferar os fiéis cibernéticos, dependentes espirituais de Podcasts, e principalmente videos motivacionais e louvores compartilhados pelo You Tube e pelos grupos de Whatsapp e Telegram.

Este tipo de crente, caminha para uma letargia espiritual, ao ponto em que entra em completo desespero quando cai a internet, e não consegue ouvir seu louvor preferido, como se o fato de ouvir o louvor e os efeitos produzidos dos equipamentos musicais pudesse preencher o vazio que a falta de conhecimento do modo com que D-s trabalha em nossas vidas.

Se D-s está em nós, não tem como acionar um botão de "start", para que Ele acorde e nos dê atenção, mas de uma coisa eu sei: emoção comercial, enlatada, calculada, não faz isso. Quem desperta, não é D-s, somos nós, e será nos momentos da escuridão, do Vale da Sombra e da Morte, que teremos o gatilho para que nós nos abramos aos cuidados e conforto do Eterno em nossas vidas. Yeshua (Jesus) usa a expressão: "Estou à porta, e bato!", mas em que lugar diz que Ele está do lado de fora desta porta?

No idioma grego koinê (grego bíblico), a palavra que traduz "pecado", é "Hamartía". Hamartía significa: Sair da rota, errar o caminho, desviar-se do rumo. Tiago, 5:16, o autor diz para "Confessar os pecados, uns aos outros, para serem curados", e com essa leitura, desprovida de interpretação, criou-se a teologia da "Confissão dos erros morais", em lugar de compreender que "confessar, aqui recebe a função de: Abrir o coração sobre as dores, os problemas, chorar com alguém, buscar consolo, e não repreensão, e ainda que seja de origem imoral, buscar conselhos, dividir a dor. Assim, se D-s habita em nós, Ele, portanto, é participante testemunhal de nossa dor, e no momento em que Ele "bate à porta", está nos despertando da letargia que a dor nos impõe, e nos fazendo despertar, acordar, pensar e mudar o rumo, mudar o comportamento, e reivindicar a cura e o alívio.

Ocorre que, quando somos dependentes espirituais do louvor alheio, no momento em que nos falta, nosso próprio louvor já morreu. É por esta razão, que o mesmo autor bíblico diz, no Vs 13: "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Há alguém encorajado entre vós? Cante louvores." Então, num único capítulo, o autor diz assim: Sofre? Ore; Está feliz? Louve. A carga é pesada? Divida-a com alguém. Infelizmente, o púlpito do  YouTube é uma via de mão só, e até o tempo do louvor está limitado ao tempo da canção ou do sermão. O You Tube não te abraça, não senta contigo à beira de um rio, nem chora contigo num velório. E seu louvor eletrônico está sujeito ao sinal do wifi, ou 4 G.

O conhecimento é aquilo que carrega o arquivo do nosso coração com algoritmos compostos de letras e números, de sons e imagens, de sentimentos e razões, e com um bom sistema operacional, cada momento ou situação, receberá de nós mesmos, o script do código que nos levará a entoar canções que nunca ouvimos, proferir discursos que não treinamos, e sentir perfumes de flores em jardins que não plantamos, porque brota de dentro, e Aquele que Habita corações, conhece bem a livraria de nossa alma, para que nossa voz entoe os louvores que nos fazem bem.

Engana-se que ouvir ou mesmo, cantar um louvor, rezar uma oração, ou discursar belas palavras, possa agradar à D-s, pois D-s não é volúvel, nem insensível. O louvor, a oração, e as palavras, são para nosso próprio conforto, e para o conforto de quem são dirigidas, no momento da necessidade.

Menos YouTube e mais ar no pulmão. Menos "copiar e colar" verbetes bíblicos pré-escolhidos, e mais estudo do significado das palavras. Este é aquilo que Paulo de Tarso chama de "Culto Racional à D-s". A razão sustentando a emoção, e o coração conduzindo a ambos. Fé e obras. Ciência e espiritualidade trabalhando juntas.

Para contato de Palestras e Mentoria: (+55) 48 999 61 1546  Apenas Whatsapp/Telegram

Conheça meus livros - Convide-me para uma palestra. Para comprar um dos livros, clique na imagem abaixo



Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...