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quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Apocalipse Baby - Como está o Jardim do Éden em nossos dias?



"Uma total inversão de valores", dizem-me quando publicações diárias aguçam os sentimentos das pessoas, por meio de animais feridos, maltratados, ou fazendo suas gracinhas, enquanto, nesse mesmo tempo, seres humanos sofrem pelas atrocidades da ganância, no meio de guerras declaradas ou não, afinal que diferença faz à quem sofre, se houve um acordo de confronto, ou foi fortuito? Que diferença faz se os genocidas serão ou não julgados por suas atrocidades inteiramente humanas, uma vez que os bichos perseguem e matam suas vítimas, que no seu dicionário, são traduzidos por "desjejum, jantar, ou refeição semanal". Não há ódio. Apenas há forças que se medem, e as que estão sobrando, em números, e pertençam à cadeia alimentar do oponente, põem-se no cardápio dos mesmos. Fim?
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Fim, coisa nenhuma, pois há outras forças que se medem, e nem é por comida ou água: é por controle de território, por poder, por vendas de armas, de narcóticos, ou de influência política. Arsenais se confrontam, e quem perde são os que nem sabem o que é um arsenal. Os que nascem, crescem, e morrem aos poucos anos de vida, sem que saibam a diferença entre o canto de um pássaro, e o estampido de uma bomba. São as vítimas dos anti-heróis, que somente as conhecemos, pela audácia de fotógrafos de guerra.

Algumas destas inocentes chegam à nossa atenção, pela profundidade dos olhares e pelas brutalidade que contrasta o belo da cor dos olhos, pela poeira entre as cicatrizes da face. São tragédias inteiras, de tal magnitude, que fazem calar poetas como Shakespeare ou Fernando Pessoa. São as marcas do nosso poder e querer em saborear o "ter" de vidas fúteis perdidas entre o despertar e o adormecer, separadas pela tela do smartphone, em busca de novos "likes", em busca de tempo que invade outro tempo, o do sono, o do alimento, o da vida.

O atual Iraque (ou o que sobrou dele), é a antiga Babilônia, mencionada na Bíblia, na história antiga, e confirmada pela arqueologia moderna. Foi a opulenta capital do mundo, o maior de todos os impérios mundiais, nos tempos de Nabucodonosor. Sua magnífica beleza teve fim, e sua ruína acontece até os dias atuais.  Para saber mais, leia Daniel capítulo 2.
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O jardim do Éden é uma fato, para os que creem, e um mito para os céticos, mas uma grande realidade de uma utopia que as imagens dos anjos humanos que ainda tem um Éden dentro de seus sonhos, mas que o lado de fora de seus olhos marejados veem apenas um lago de fogo preconizado para os maus, no relato do Apocalipse.

O Apocalipse é a revelação das duas imagens, que é mais que presente para estes pequeninos anjos, cujos sonhos são apenas chegarem ao dia seguinte.

O Apocalipse de cada um de nós, começa onde a libertação de outros acontece. E em muitos casos, como destes anjos, a esperança é ter água para beber, cama para dormir, silencio para escutar, e chegar ao próximo amanhecer. Nosso Apocalipse acontece quando nossos contrastes trocam de valores. Quando nos esquecemos quem somos e passamos a confundir os valores e as prioridades. Pois é, mas as guerras, as crianças das fotos, isso tudo, está longe de nós. Está sim. Por enquanto. Mas e se fosse o contrário? Se fossem nossas crianças expostas nas imagens mostradas do outro lado do mundo? Quem seriamos nós então?

As imagens deste ensaio foram recolhidas na internet. E por estas ironias da vida e da geografia, vieram do Iraque, local onde supostamente estava plantado o "Jardim do Éden".  E D-s, tem culpa disso, afinal é no Seu Livro que estão preditas estas coisas, ou a culpa é do Ser Humano, que mesmo sabendo que tais predições fossem advertências, e não sentenças, segui adiante na sua arrogância, sem pesar consequências, que seriam seus próprios filhos, as vítimas desta falta de visão, de razão, de coração?
















Imagens do Fotógrafo Ali alfahdawi.


Fontes
https://checamos.afp.com/historia-por-tras-da-fotografia-que-viralizou-nas-redes-sociais-como-se-mostrasse-uma-menina-siria

https://www.facebook.com/pg/Alfahdawi75/photos/?tab=album&album_id=182013018648210&ref=page_internal




domingo, 15 de dezembro de 2019

Trutas, legumes, e alimentos Defumados - O empreendedorismo Criativo de Dalva e Menandro e Cintra


Menandro Cintra (E) e Chef Manoel Oliveira (D)

O fato de que meu blog seja direcionado à Gramado, não significa que apenas quem more em Gramado possa figurar nele. Se fosse assim, eu próprio teria que fechar a porta e por ser o último a sair, apagaria a luz. Felizmente, a luz vai continuar brilhando e meus homenageados de hoje são Dalva e Menandro Cintra, que produzem um conjunto das melhores iguarias que o paladar pode provar: Os Defumados.

Sou cliente deles há mais de um ano, e conheço, e testemunho da qualidade de seus produtos, mas principalmente porque tenho acompanhado a trajetória do casal na elaboração e divulgação de produtos de primeira linha, dignos de, e encontrados, nos melhores bistrôs do Sul, inclusive, Gramado.

Menandro, Conte um pouco sobre a Trutteria
A Trutteria asceu com o propósito de fornecer um produto diferenciado e quase único no mercado de charcutaria. O processamento de defumados de alta qualidade e totalmente focado em peixes e frutos do mar, temperos e legumes, auferindo alto valor agregado pela forma como é produzido. A produção de peixes e legumes defumados, totalmente livres de conservantes e estabilizantes ou qualquer outro produto químico, totalmente pronto para consumo, sem necessidade nenhuma de cozimento.

A defumação e o cozimento com calor controlado por elevado tempo e o processo estancado por choque térmico, associados a nenhum tipo de conservantes ou produtos químicos nos peixes garantem resultado com alto valor agregado e qualidade superior.

Por inovar no uso mais racional de sódio a Trutteria trabalha com variações de 1 a 2% no máximo de sal temperado exclusivo, sem uso de nitritos, nitratos, sal de cura, conservantes ou qualquer outro produto conservante.A produção é embalada à vácuo no final do processo, individualmente, tendo um tempo de validade na geladeira muito grande.A missão da Trutteria é resgatar sabores há muito esquecidos, a defumação como formas de conservação dos alimentos, com alta qualidade, em cores e tons cobreados e dourados e com um sabor distinto de tudo quanto é tipo de defumação normal.

A busca pela redução de material particulado no ar, contaminantes e conservantes nos alimentos e baixos níveis de sódio tornam a Trutteria um diferencial no mercado de especiarias. As opções são muito grandes, defumamos todos os tipos de peixes e frutos do mar desde lagostas a camarões, mexilhões, trutas, tainhas, polvos e lulas, ovas, bem como legumes e temperos tais como: berinjela, abobrinha, alho, louro, manjericão, cogumelos, pimentas e pimentões (páprica), açafrão e gengibre, enfim tudo aquilo que a mente permitir e fazer com qualidade e sustentabilidade.

Os conceitos de higiene também são levados com muita consideração, sendo utilizados todos os aspectos adequados na produção industrial e, a cada dia, aperfeiçoar na busca da qualidade contínua.

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A Trutteria está localizada no município de Eldorado do Sul, fronteira com o município de Arroio dos Ratos, na zona rural do Parque Eldorado, conhecido como Guaíba Country Club.

Vocês atendem outros Municípios, como Gramado, que tem um grande potencial de clientes que buscam este padrão?

Sim, inclusive temos clientes em Gramado , e estamos aberto a atender prontamente com uma grande linha de defumados.

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Fico até sem palavras para te agradecer pela divulgação, porque o mercado da defumação é super difícil, assim como o teu mercado, de bebidas (Menandro refere-se às minhas bebidas probióticas), porque está apinhado de concorrentes, inclusive artesanais, e separar o joio do trigo é extremamente difícil, mas tenho clientes, com restaurante vegetariano, que abriram uma exceção, e eles nos compram alho, louro, beringela, e beterraba, e abobrinha,  defumados, em razoável quantidade, e inclusive eles comercializam com seus clientes. A gente vende bem para um restaurante em Canela, e praticamente metade da vitrine deles, são os nossos produtos apenas (Truta, Salmão, Lula).

Agora, Dezembro, a gente completa, documentalmente, 3 anos de empresa, mas fisicamente, dois anos e meio. A gente já foi avaliado por Chef de 7 países, nossos temperos já chegaram a pelo menos, três países, só esse ano, fizemos oito programas de TV, inclusive com "Feijoada Vegana".

O que a gente faz é "Low Smoked", defumação lenta, a quentem devagar.  Hoje a gente fornece Truta e Salmão com seis meses de validade, em geladeira, sem nenhum produto químico ou conservante, ou absolutamente nada. A gente não usa lenha, madeira, ou carvão, porque eles geral compostor orgânicos voláteis (COV). Somente serragem fina e ignição elétrica, com controle computadorizado,e com isso, a gente fornece uma Truta, hoje, considerada uma das melhores do país, porque tenra desse jeito, não tem. Me perdoe, mas ninguém da Serra conseguiu fazer desse jeito. Então, eu tive contato com os pescadores, eu sou pescador de Fly, então a Truta faz parte da minha vida, e sei que peixe defumado é um percado difícil, mas hoje, aí em Gramado, teve um restaurante, que foi inaugurado, na Rua Coberta, que usou nossos produtos, o cara é do Masterchef Brasil. A gente já saiu na Zero Hora, então, de mídia, estamos bem, mas falta a resposta financeira, comercial. Como é difícil para o pequeno empresário sem dinheiro (logo pra quem o Menandro vem falar isso). E te agradeço pela gentileza, pelo carinho. É difícil e difícil pra todo mundo, mas só considera difícil que está lá lutando em prol de algo melhor.

Abaixo, uma sequencia de produtos de da Trutteria






+51 991 994 873 Whatsapp


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Contato com a trutteria. Clique aqui.



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quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Os Shows que não emplacaram em Gramado, e os que foram bem sucedidos


Foto: Página do Gaucho - Internet

Gramado não foi apenas palco de Festivais, Feiras, e Eventos técnicos, mas também grandes nomes da música brasileira já passaram pela cidade, isso falo, referindo-me ao período anterior aos anos 80. Alguns eventos foram exitosos, dentro da dimensão na qual foram projetados. Por exemplo, na década de 1970, havia um programa de apoio à cultura do Rio Grande do Sul, pelo Governo do Estado, durante o governo de Sinval Guazelli, que oferecia gratuitamente aos municípios, espetáculos culturais de música e teatro.

Havia um grupo de artistas cadastrados no DAC-SEC (Departamento de Assuntos Culturais da Secretaria de Educação e Cultura), que recebia cachê e despesas pagas, para apresentarem-se nas cidades onde eram convocadas. Já, na cidade, a Prefeitura era encarregada de organizar o evento, imprimir convites, reservar a sala ou auditório, divulgar pela cidade, preparar o palco em apoio aos artistas, cobrar os ingressos, e por fim, retirar as despesas, e o restante era dado ao artista, como complemento de receita.
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Durante o período em que trabalhei no Turismo, fui o responsável por organizar e promover estes shows, e a tarefa era trabalhosa. Mensalmente, quase, eu obtinha do saudoso amigo Odilon Renato Cardoso, o então Diretor do Cine Embaixador (eu tenho implicância em chamar de "Palácio dos Festivais"), a licença para utilizar o espaço mais nobre da cidade, para promover os espetáculos. Tudo arrumado, um dia antes do evento, eu alugava as cornetas de alto falantes do Décio Broilo, prendia na "Brasília" branca da Prefeitura, e saía por todos os bairros, apregoando os espetáculos. E sempre lotava a casa.

Destes lembro de Paixão Côrtes, com um belíssimo show de cultura e folclore gaúchos, danças, efeitos luminosos, e muita dança e poesia. Outro grupo que levei à Gramado foi "Os Muuripás", um dos maiores e melhores grupos de cultura artística do Rio Grande do Sul. Levamos ainda o grupo de folclore internacional "Os Gaúchos", com um repertório de danças que iam do Rio Grande do Sul à Rússia, um belíssimo espetáculo. Dimas Costa foi outro grande espetáculo que levamos à Gramado, no mesmo período. Todos estes com o cinema lotado.
O último espetáculo promovido, de minha lavra, foi o primeiro show de Gelson Oliveira, já mencionado no ensaio anterior.
Os Muuripás

No início da década de 1980, trilhei solitário, com ajuda de alguns amigos, como Gines Perini, Joel Masotti, João Carlos Caberlon (Gambinha), e outros, onde criei o "Projeto Orpheus de Música erudita", onde levei recitais á Gramado. Um destes, memorável, com o "Trio Porto Alegre", formado pelo Violinista Amílcar carfi, o Violoncelista Jean Jacques Pagnot, Spalla da Sinfônica de Paris, e Neil Fialkow, o virtuose médico-pianista. Não ganhei dinheiro, mas o salão do Hotel Serra Azul ficou lotado. O pitoresco do caso ficou comigo, pois pobre de tal monta, que não tinha um terno, e eu seria o apresentador do concerto. Isso foi resolvido com a generosidade do amigo Joel Masotti, que emprestou-me um elegante smooking, e o valor que faltou para o cachê dos músicos, foi doado pelo Caberlon. Vale dizer que jamais recebi um único centavo de dinheiro público para promover cultura em Gramado. Mas tive sim, apoio de empresários e amigos, e fiz pouco, mas pouco do que fiz, a mim valeu muito.
Neil Fialkow (Trio Porto Alegre)

Antes disso, o fenômeno da música brasileira, Agnaldo Rayol, fez um recital em Gramado, parece-me, no lago do Parque Hotel (hoje Lago Joaquina Rita Bier), e este sim, foi arrasador. As moçoilas afoitas rasgaram as roupas do cantor, e levou muitas delas ao delírio, durante sua estada em Gramado. Isso foi lé pelo fim dos anos 60.
Os Gaúchos

Mas, nem tudo são louros, vamos então ao que saiu errado. lamentavelmente, nenhum destes estava, sob minha responsabilidade. Sorte minha. Ainda em 1977, o produtor teatral Sandro Poloni,  e sua esposa, a atriz Maria Della Costa, gaúcha, de Flores da Cunha, levaram à Gramado, uma peça chamada  "Tome conta da Amelia", com participação dos atores Nestor de Montemar e Leonardo Villar. Lembro que quando foi oferecer a peça ao Esdras, o Secretário, eu estava próximo, e como era Presidente do Grêmio Estudantil a entidade que garantia o sucesso dos meus eventos, ofereci-me para divulgar aos estudantes, mas eles deveriam oferecer um desconto, além da meia entrada, porque o preço estava um pouco elevado.
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Esdras achou bom, mas o Polloni, com um ar extremamente "humilde" disse que "Maria Della Costa não precisava de estudantes para lotar uma casa!". Tá bem, pensei.  Eles não virão então.

Chegado o dia da apresentação, hora marcada para início, haviam precisamente. na plateia: Sandro Polloni, Esdras Rubim, este escriba, e Odilon Cardoso. Os atores estavam no palco aguardando um milagre, mas como eram ateus, acho que não rolou. Desesperado, Polloni virou-se para mim: "Está bem, traga os "seus estudantes!". Bem, os estudantes não eram exatamente "meus", e ainda que fossem, havia um protocolo para liberação das aulas, geralmente programado com semanas de antecedência. E não, eu não faria nenhum esforço para livrar meus colegas, cerca de mil mais ou menos, de suas obrigações estudantis.
Sandro Polloni e Maria Della Costa

Outro fiasco, imerecido, foi a apresentação do cantor Jessé. Não sei de quem foi a produção, pois neste período eu não fazia mais produção cultural. Minha esposa era fã do cantor, e foi assistir. Voltou decepcionada, não pelo cantor, que foi profissional e fez o espetáculo como se houvessem milhares de pessoas, mas eram ao todo, nove pessoas na platéia. Disse-me que um destes era o Prefeito atual, Fedoca. Este moço é um arquivo vivo e testemunhal de Gramado.
Jessé

Cine Embaixador

E para coroar os fracassos, também nesta mesma década, o "Justin Bieber das titias", Roberto Carlos, fez um show no pavilhão da igreja católica. Foram 40 pessoas. Aí a produção liberou a porta e quase dobrou. Ao todo, setenta pessoas recebiam rosas do "rei". Reza a lenda que ele nunca mais pôs os pés em Gramado, até que já no século XXI, um espetáculo, digno de sua realeza foi montado em outro lugar, e desta vez correspondeu ás expectativas do macróbio do Iê Iê Iê.
Emerson, Lake & Palmer

Este próximo show que falo, não era de meu conhecimento, e fui informado pelo amigo Cláudio Caberlon, o "Emerson, Lake, & Palmer", em um Festival de Cinema. Abaixo o Video completo, encontrado no Youtube.

Roberto Carlos, 1972

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segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

As "Bandas" de Gramado, e os Animadores de Bailes dos anos 50/60/70

Foto: Arquivo

Eu sei que não adianta pedir para que identifiquem os garbosos varões da foto, porque eu mesmo precisei recorrer à meus amigos, levemente mais idosos do que eu, a fim de identificar cada uma. Então vamos lá: Começando da esquerda, o galalau do contrabaixo, vasta franja, óculos fundo de garrafa, e bem "dergadinho", é o que hoje atende pelo título de Prefeito de Gramado, mais conhecido pela alcunha familiar dada em priscas eras, Fedoca.
Já, á sua direita, soltando a voz quase visceral, aquela que nasce na pleura, o garboso escritor e historiador, poeta, e filósofo, Gilberto Drechsler, empolando a guitarra até seu mais agudo e esganiçado vibrato.
O Elegante também, guitarrista, ao centro, é o Alvari de Borba, que logo após o fiasco desta apresentação (nem houve fiasco algum, mas cumpro rigorosa tradição de esculachar amigos que vestem cuecas), foi embora para morar nos Estados Unidos e realizar o "Americam Dream! de ficar rico.
A terceira guitarra, torturada pelo magricelo à direita do trio, é destruída pelo, hoje arquiteto, Derson Casagrande, vulgo "Ratinho". E no cantinho a fundo, o saudoso amigo Ênio Grade. A banda era chamada de "Os Primitivos".
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Antes disso, relatou-me o contemporâneo e contador de causos, Altivo Becker (Pekinha), que havia outro conjunto, chamado: "Os Lenheiros", cujos integrantes eram: Fabiano Bertolucci (Irmão de Fedoca), Alexandre Bezzi, Fedoca, Beto Perini, na Bateria, e a Liege Zatti, era a cantora da Banda.

Depois dos Primitivos, surgiu um conjunto denominado "Die Fledermaus" (Os Morcegos), composta por Henrique Adolfo Ehms (Castelo), Gelson Oliveira (Pelé), Benno Raaber, Clarindo Sartori, e  Levino Raaber. Ensaiavam na casa do Clarindo, situada no Morro dos Cabritos, distante cerca de 300 metros, em linha reta, da Avenida Borges de Medeiros. Certo dia, enquanto ensaiavam, adentra um sujeito baixinho, já de certa idade, dirige-se ao guitarrista, toma-lhe a guitarra, afina ela, vira as costas, e vai embora. Era o Maestro Pablo Komlós, que ficou incomodado, ao ouvir o desafino da guitarra, de onde caminhava.

Gelson Oliveira, nesse tempo, desligou-se do Fledermaus, e criou, junto com Márcio Volk, Marco Antero (Bugiu), Kiko Caberlon, e Luis Ewerning (Vassoura), a "Batuka Blue Band", uma banda já mais sofisticada, e que a partir desta, deu a largada para a carreira solo, ou mais tarde, em vários grupos, de Gelson Oliveira.

É bom lembrar ainda das "Bandinhas" mais populares e folclóricas, animadoras de bailes, como "Irmãos Broilo", além de outras bandinhas do gênero no interior de Gramado, que espero, um dia, falar sobre estas também.
Também vale lembrar (e já solicitei material, para fazer uma matéria) da "Banda Tamoyo", liderada pelo querido maestro Egídio Michaelsen.

Não se pode deixar de falar Das duplas "Luar do Sertão" (Elias Moura e Isaías Abraão), ou Elias e Zacarias Moura.
Sou corrigido pelas redes sociais, e venho fazer reparos aqui. O amigo Cláudio sartor, lembra-me com propriedade, da dupla "Sertãozinho e Zé do Sul". Sertãozinho era violeiro, e Zé do Sul, era gaiteiro. Recordo ainda da dupla formada pelo Seu Liberato, com meu primo Elias de Moura.  Não lembro se a dupla tinha nome.

 A Dupla "Luar da Querência" era conceituada animadora de bailes pelo interior de Gramado e região. Lembro que Elias utilizava seu velho rádio com válvulas, como amplificador do violão, para ensaiar. Uma de suas composições, eu lembro apenas do refrão:
"Quando partir
Do sul para o norte
Eu vou levar minha boiada pro sertão
Eu vou tropeando, de oeste para leste
Vou levar gado pra vender, pro meu patrão!"

 Do centro, em sentido horário: Decio Broilo (bateria), Zacarias Moura (Violão), Elias Moura (Violão e voz) Isaías Abraão, à esquerda (Acordeon), e não identifiquei o percussionista.

Zacarias Elias de Moura

Mas haviam mais músicos de ocasião, como o saudoso amigo, Arlindo de Oliveira, que tocava acordeão.
Foto: Áureo de Oliveira (Facebook)

Alguns videos de Gelson Oliveira, o mais conhecido artista gramadense, na MPB


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sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Entre Baionetas e Gravatas - Um Homem, Um Rabino, Um Adeus!


Imagem: internet
Henry Sobel era um sujeito engraçado, pitoresco, exótico, de um sotaque absurdamente arrastado, o qual, confessa o próprio, em seu livro: "Henry Sobel - Um Homem, Um Rabino ", nunca desejou abandoar - Era sua marca registrada. Uma de tantas. "Em suas memórias, Henry Sobel revela episódios decisivos que testemunhou ou protagonizou, expõe suas contradições, dúvidas e temores. E seus deslizes. Mostra-se ao leitor como é: um líder religioso de extraordinário carisma, um homem de fé comprometido com os embates de seu tempo, um ser humano com a grandeza de reconhecer seus erros e acertos" - descreve desta forma o site "Estante Virtual" sobre o autor, não apenas do livro, mas de um dos episódios mais marcantes, e um dos capítulos mais vergonhosos da história política brasileira - A tortura!

Seria suspeito em escrever o que irei escrever aqui, considerando que seria um "judeu falando de outro judeu", porém, considerando que sou judeu de herança, de alma, de prática, de sentimento, mas não sendo reconhecido como tal pelos caminhos tradicionais do judaísmo, senão um apaixonado pela cultura e pelo povo judeu, coloco-me inteiramente à vontade para descrever um pouco sobre a importância que o Rabino Henry Sobel *Z"L, representa, não apenas para o senso de liberdade e exercício pleno do Livre Arbítrio que caracteriza o povo judeu, como para a reviravolta do movimento político dos anos da repressão política, e pelos excessos cometidos por alguns, onde culminou pela tortura e assassinato cruel do jornalista, judeu, Wladimir Herzog, declarado morto em 25 de outubro de 1975, "supostamente por suicídio", em uma cela do DOI-CODI, o braço opressor da Revolução de 1964.
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Aqui faço um breve parêntesis, onde relato os fatos e não minha relação com fato algum, tanto no passado, quanto no presente. Não entro em particularidades se foi golpe, se não foi golpe, quem foi e quem permanece culpado, e quem foi e permanece vítima ou inocente. Meu comentário diz respeito à ousadia de um Homem que ousou enfrentar as baionetas, e chamar de "mentirosas" as afirmações de suicídio do jornalista Herzog. Segue o comentário.

No judaísmo, assim como em qualquer outra cultura e religião, há certos princípios de conduta pessoal e pública, chamados de "Halaká", ou no plural, "Halakot", que determinam certos procedimentos de comportamento da vida religiosa e civil no tocante à este povo.  E uma destas normas, estabelece que os suicidas não podem ser sepultados do modo convencional em um cemitério israelita. E não é apenas o judaísmo que tem estas regras. Diversas religiões cristãs seguem normas semelhantes, no tratamento com suicidas de suas congregações.

Deste modo, como era o Rabino da CIP, Congregação Israelita Paulista, cuja Sinagoga era frequentada, tanto por Wladimir, judeu religioso, quanto por sua mãe, sendo ambos  íntimos amigos do Rabino Sobel, natural que o Rabino deveria providenciar o enterro, e todos os preparativos comunitários para tal. Ao ser informado de que Herzog havia cometido suicídio, a preocupação de Sobel aumentou, pois como trataria do assunto com uma mãe, que acabara de perder o filho, de forma violenta, em um ambiente maldito? 

Ao examinar o corpo, atestou de imediato: "Não foi suicídio! Ele foi torturado e assassinado. Irei sepultá-lo entre os justos!" Qualquer Pastor diz isso, para conforto da família e dos amigos, mas Sobel não ousaria chamar de "Tsadic" (justo), um suicida, diante de fuzis, fardas e baionetas, se não estivesse absolutamente seguro do que afirmava. O caso logo tomou proporções gigantescas, e à ele, aliou-se Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo da Catedral da Sé, onde organizou um manifesto de apoio ao Rabino, cercado com mais de 500 policiais, onde reuniu cerca de cinco mil pessoas em favor do ato, e desta forma, com este aparato (os tempos do ato e sepultamento são distintos, mas destaco a ação em si e os objetivos da mesma no relato) o judeu iugoslavo, Wladimir Herzog, foi sepultado dentro, e não fora do cemitério israelita de São Paulo.

Dali em diante, Henry Sobel tornou-se um destaque mundial, tanto a favor do Sionismo, quanto da volta á Democracia e Anistia no Brasil, país do qual nunca foi cidadão, senão honorário, pois jamais abdicou da cidadania norte-americana (o que o manteve a salvo), como de seu pronunciado sotaque.

Uma frase dita por Sobel, em uma palestra a um grupo de jovens Adventistas, no Rio De janeiro, onde foi o convidado de honra foi: "Não foram os judeus quem protegeram o Sábado, mas foi o Sábado quem protegeu os judeus". Apaixonado por sua religião, pela Democracia, pela cultura judaica e também pela cultura brasileira, Sobel transitou com intimidade entre São Paulo, Jerusalém, e Nova Iorque, onde será sepultado.

Não há, no entanto, como descrever um Ser Humano, sem lembrar seus erros, e o grande erro que descreve Sobel, é como "O Rabino que roubava gravatas". Ele próprio descreve este episódio como uma mancha execrável na sua belíssima e corajosa biografia. Desnuda-se na verdade para vestir-se na honra. Ninguém que conheça uma biografia tão imponente, ousará manchar esta história com algo tão sem significado, cometido por um homem velho, doente, completamente dopado por medicamentos, seria capaz de finalizar uma história desta forma. Mas Sobel não foi perdoado por seus adversário, que encontraram uma brecha para jubilá-lo, retirar suas prerrogativas de Rabino, e defenestrá-lo com "honra". E ele aquiesceu, e sublimou-se em vida, recolhendo-se à significativa vida dos que pouco significado deram para seu legado. 

Sobel perde a luta contra um câncer, mas o que é um câncer, contra todas as baionetas que ele enfrentou? Pois foi o câncer, a baioneta que o venceu. Em paz, na Shalom dos justos que esperam pelo Mashiach (Messias).

Le shana hava virushalayim, Rav Henry.

Gmar Chatima Tová l'Olam Habá!

*Z"L - Zicharon L'Brachá (De abençoada Memória)
Baruch Dayan HaEmet

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Bastidores de Gramado - O Barraco se armou, e Executivo e Oposição se distanciam cada vez mais




Raramente eu assisto a uma sessão inteira da Câmara de Vereadores de Gramado, talvez pelo mesmo motivo (um deles) que eu nunca quis candidatar-me a nada, nem mesmo à vereança. Não assisto, porque acho muito chato, entediante até, aquelas leituras cheias de salamaleques, vírgulas, linguajar decorado, e tricotar de egos. Não estou desmerecendo quem esteja no cenário dos acontecimentos, e até teço rasgados elogios, mesmo com minha obscura e medíocre eloquência, ouso tecer uma ou duas palavras em favor dos notáveis e respeitáveis Edis, desinteressados debatedores das soluções ou desmazelos, de minha amada Gramado. Admiro-os mesmo, por sua incansável retórica, e inegável senso comunitário, posto que tudo dizem e fazem, o seja em benefício da comunidade. Nobre! Nobre demais.

A sessão desta segunda feira, 18 de Novembro, no entanto, pareceu-se dissonante do cotidiano respeitoso e calmo que predomina ao longo das plenárias daquela casa, e isso sei, porque fui perguntar aos Vereadores, se é sempre assim, e a resposta, para meu conforto, foi: "Não! Ontem foi atípico!" Vou descrever um pouco, para firmar meu comentário nos fatos.

Eis que o convidado, naturalmente é pressionado pelos Vereadores Volnei, Ubiratã, e Ronsoni, de forma bastante agressiva, e perde a compostura, partindo para o ataque, primeiro a ex Prefeito, Nestor Tissot, seguido por um vocabulário contido de adrenalina acima da dose habitual de um debatedor. Diante disso, a reação dos Vereadores mencionados, foi a de responderem não apenas no mesmo tom, mas o Próprio Ronsoni, ocupando a tribuna, destravou o verbo, em tom exageradamente agressivo, elevado, e nitidamente raivoso, não apenas contra o Secretário Convidado, como contra todo o Executivo do Município. Sem citar nomes, Ronsoni vociferou acerca do que considerou "incompetência, fracasso, e desleixo" do Governo de Fedoca, e Julio Dornelles, ali representando o Executivo.
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Ao final de sua fala, Ronsoni assumiu a Presidência da mesa, e encerrou os trabalhos, seguindo o protocolo da dia. Foi neste momento, aparteado pelo Vereador Daniel (PT), que solicitou, "Pela Ordem), permissão ao convidado para que fizesse suas considerações finais. Não teve jeito, Ronsoni, usando de suas atribuições e pelo protocolo elaborado pela manhã, não deu oportunidade, e encerrou os trabalhos, não sem antes arguir do Plenário, que prontamente negou o pedido de Daniel. Estes são os fatos aparentes, o vídeo mostra isso. Cheguei a comentar com um Vereador da oposição, que eles haviam pegado pesado com o convidado, e ele respondeu-me que há uma forte animosidade com este Secretário há mais tempo. Mais tarde, esclareceu-me as razões.

Ao que consegui apurar há um ódio visceral entre Ronsoni x Júlio Dornelles, Júlio x Nestor, e soma-se a isso o desentendimento completo acerca de duas matérias em curso:

1 - Projeto do empréstimo de 35 milhões para pavimentação de 30 Km de estradas do Interior.
2 - Projeto de venda de propriedades públicas, para investir os valores arrecadados em benfeitorias e obras sociais.

Vamos à reflexão dos fatos. Projeto do empréstimo de 35 milhões.
Minhas fontes dizem que a oposição fechou questão internamente e não aprovará o projeto, de forma alguma. No entanto, eu mesmo ouvi do vereador Luia Barbacovi, que o projeto passou com facilidade em sua comissão, na qual há mais integrantes do Partido Progressistas, e eu pode deduzir que, se a análise de mérito e outros pormenores de um projeto, é aprovada, nesta etapa, que esta comissão declararia abertamente que não seja um projeto "eivado de vícios" (termo que Fedoca gosta de usar), mas que sua aprovação ou reprovação, deva-se somente á uma questão política, no sentido de "gosto, ou não gosto". Assim, pela lógica, o voto de Luia (e mais alguém da oposição), seja suficiente para aprovação do projeto. isto é:| Seria, se não fosse o temperamento dos debatedores, de um e outro lado, pisando pelos calcanhares, o diálogo civilizado, necessário à negociação de um projeto sensivelmente necessário à comunidade, e ao mesmo tempo político, de um e de outro lados.

Outra leitura que faço de tal projeto é que, se quase todo o asfaltamento, que foi feito, segundo minhas fontes, todo na gestão Nestor e Luia, e isso colocaria Fedoca em condição de inferioridade no tocante aos pavimentos no interior, pois, alega a oposição, que tudo o que tem feito até aqui, sejam apenas reparos. Pois bem! Se Fedoca quer reparar essa lacuna, e para isso necessita de um empréstimo desta envergadura (vale dizer que poucos municípios do porte de Gramado conseguem este valor e nas condições oferecidas, de pagamento em 240 parcelas, o que vale dizer que a conta seria paga pelo próximo Prefeito, que pode ser o próprio Nestor, e que também, segundo análise feita pelo Jornalista Miron Neto, teria oportunidade de inaugurar a maior parte das obras), para avançar as obras que, pelas denúncias feitas aos berros, de Ronsoni, não fez ainda nenhuma.

Eu não seria o Pacard, se não provocasse um pouco de reflexão sobre o que está acontecendo nos dois poderes eletivos de Gramado, e o que está acontecendo é absolutamente desnecessário ao exercício de ambos os poderes: um descompasso total. Se de um lado, o Prefeito precisa de aprovação dos vereadores, para avançar seu planejamento e execução de obras, o que prometeu aos eleitores fazê-lo, se eleito, de outro lado, a população, que optou por dividir estes poderes, fazendo justiça de Salomão, partindo os poderes ao meio e equilibrando as forças, vê um jogo de revanches interminável, levando ao que descrevi, quase como um teatro de horrores, que por muito pouco, não levou os protagonistas às vias de fato. E não pensem que vai parar por aí, porque não vai mesmo.

Vamos entender o que acontece, de acordo com o que ouvi de todos os lados (tem mais que dois envolvidos). É política, e politicagem. Basta saber que se Fedoca não conseguir aprovação para o empréstimo antes do encerramento do ano Legislativo, que tem apenas mais quatro sessões, o interior não terá asfalto. Falo daquelas localidades contempladas na proposta. Fedoca precisa ainda da aprovação para venda de imóveis, tema amplamente debatido já, mas de resultado incerto, mesmo porque a oposição apareceu com uma "carta na manga", o Registro de um dos imóveis listados para venda, que não pertence à Prefeitura, de acordo com a oposição, e corroborado pelo documento do Registro de Imóveis, atualizado.


A explicação de um Vereador é que este terreno foi doado ao "Roupeiro da Criança Pobre", uma instituição que existiu de fato até algum tempo atrás, mas que, ainda que inativa, ainda pertence à esta entidade, e que não existe nenhuma cláusula que diga que tal imóvel volte automaticamente ao Município, em caso de extinção da instituição.

Não vejo como imoral a eventual venda deste imóvel, e nem tampouco a venda de qualquer imóvel pertencente ao Município. Trata-se apenas de questão opinativa, de natureza política, da qual desejo eximir-me, porque minha opinião é o que menos importa nesse momento. Importa é entender a motivação para tal. Então vejo que se Fedoca não conseguir  as obras que prometeu, Nestor volta com forte argumento de campanha que ele realizou tais obras, e que será ele a concluir o que seu (eventual) adversário não fez. O marketing e a propaganda de um e outro durante a campanha, decidirá em quem os eleitores irão aceitar como verdadeira: Se Nestor é de fato o Prefeito capaz de pavimentar o interior e realizar obras da envergadura do parque dos Pinheiros, ou se será Fedoca, que teve boa vontade, mas não teve articulação política para negociar com seus opositores.

Aqui a questão, nesta leitura, não está na capacidade de execução de obras, vomitada às cusparadas por Ronsoni, ou defendida por quem defende a atual administração, onde se diz que Nestor só entende por obra aquilo que se pode empilhar tijolos, ou  espalhar asfalto, sendo que há obras não palpáveis, como qualidade da educação, da saúde, da cultura, da segurança pública, e outras mais.

Não são estas opiniões minhas. São apenas constatações manifestadas por simpatizantes (ou antagonistas) de um e de outro lado. Mas torna-se minha opinião o formato de política que percorre os canais entre um e outro poder. Se de um lado, o Secretário Julio, tem liberdade para seu destempero diante de autoridades que estão, hierarquicamente acima de seu cargo, ainda que sem ingerência direta, por outro lado, a liderança Progressista tem se mostrado sonolenta, ondem, ainda segundo seus opositores, não sabe fazer oposição, pois entendem que oposição se faz à ideias e propostas, mas que esteja a oposição de Fedoca, ainda guardando ranço da eleição perdida, e fazendo oposição à Gramado.

Eu quis entender a origem deste rancor, e fui perguntar diretamente aos personagens deste imbróglio todo, e a resposta que obtive de Dornelles foi que, durante a administração de Nestor, ele, Dornelles, era Diretor Técnico da Corsan, e foi convidado por Nestor, juntamente com a ex-Senadora Ana Amelia Lemos, para filiar-se ao PP. Por ser alinhado com à Esquerda, o PT, Dornelles declinou do convite, e segundo ele próprio, dede então, sentiu o distanciamento de Nestor e seus parceiros políticos.

A mesma pergunta, fiz a Nestor, que optou por não participar do debate, e apenas frisou que o que foi dito na sessão de ontem, na Câmara, traduz seu sentimento e dos Progressistas.

A conclusão é que não há conclusão, e que temos apenas uma pequena amostra do que Gramado irá enfrentar durante a campanha que se aproxima. Que visão terá o meu querido leitor, e minha perfumada leitora, da cidade que tem o oitavo lugar entre os dez municípios com melhor desempenho no índice FIRJAN de Gestão Fiscal de 2019, avaliado por 2018, a cidade que tem o maior e mais belo espetáculo natalino do mundo? A cidade que tem o requinte de uma metrópole de alto nível, desejável de nela morar por oitenta por cento dos brasileiros, e tantas outras maravilhas publicadas todos os dias pelo mundo afora, e que nas suas entranhas abriga dois poderes incapazes de conversarem entre si, sem que ofensas, gritos, menosprezo, seja a tônica destes embates, em lugar de sóbrios debates?

Que triste ter que escrever esse tipo de reflexão. Não gosto disso. Prefiro escrever meus contos, minhas crônicas, meus "causos", mostrar a humanidade que pontua minhas letras, os amigos que ajudaram a construir este patrimônio moral. Que tristeza perceber que a vaidade e a falta de modos no diálogo termine por revanchismo sobre revanchismo, e que aqueles que necessitam das obras, dos recursos, da fiscalização, das boas Leis, das ideias, sejam esquecidos e desprezados a cada encontro entre um e outro poder, ou entre cada sessão da Câmara.

Não foi isso que ouvi durante a campanha. Ouvi ambos os lados prometeram conciliação, paz, harmonia. Isso é conciliação, paz e harmonia? Então o mundo está girando para outro lado e eu perdi a vez de entrar nele.

Quanto à aprovação do projeto dos 35 milhões, a situação fica assim: Os Progressistas não estão dispostos a aprovarem o projeto, e a bancada da situação, e o Líder do Governo, Vereador Professor Daniel, diz que fará de tudo para que o projeto saia aprovado, e para mobilizará todas as comunidades envolvidas na atenção do projeto, para que lotem e superlotem a Câmara no dia da votação, e vê que é muito difícil que a oposição saiba dizer não diante desta pressão. Vamos ver o que acontece.

Fica desde já aberto o espaço desta página para respostas. E tomara que as tenha.



segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Crônicas de Gramado - O Legado e Crime do Zé Tristão PARTE 1



Corria solto, feito traque em bombacha, o "Anno da Graça de Nº.Sr. Jesus Christo" de 1912, penso que lá pelo mês de Março, eu presumo, porque a "edade da creança" era de cerca de oito meses, e considerando que a lactente havia nascido no mês de Julho de 1911, chega-se à março de 1912. Isto dito, sigo o relato.

Estamos no Quinto Distrito de Gramado do Mundo Novo, ou apenas Mundo Novo. o lugar era um rancho, onde durante muitos anos foi o "Motel Balneário", ou "Tênis Clube", como era chamado, por abrigar, por empréstimo, as dependências do clube com o mesmo nome. Ali vivia o próspero "garanhão", cujo nome de "baptismo" era Vítor Pereira Dias, genro do afamado Intendente, Tristão José Francisco de Oliveira, ou como diz a rua que leva seu nome, "Tristão de Oliveira".
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Tristão tinha uma penca de varões e varoas, de sua prole com a Senhora Dona Leonor Gabriel de Souza. Uma de suas filhas, então, era a Dona Francisca de Oliveira, nome dado, possivelmente em honra à Princesa Dona Francisca, Princesa de Bourbon e Bragança, filha de Dom Pedro II. Outro Filho era um tal de José Francisco de Oliveira, mas que em razão do pai, Tristão, era chamado também de José Tristão. Costume judaico, ainda seguido pelos "Cristãos Novos" (judeus convertidos ao cristianismo, para fugirem do duro braço da inquisição), ainda que subjetivos.

José Tristão, ou aqui, na economia de letras, "Zé Tristão", era um moço de singular sapiência, inteligentíssimo, e talentoso em muitas artes e ciências.. Um erudito, para o seu tempo. Notabilizou-se no ofício de "Agrimensor", ou "Topógrafo", como queiram chamar. Homem de bem, e um devoto cristão exemplar.

Já sua elegante "senhôra", ao que declinarei o nome, tinha certa fraqueza no quesito de individualidade do matrimônio, e caiu na lábia do supracitado Vítor, seu concunhado. E foi então, aquele "aqui-te-pego-aqui-te-largo", de tal monta, que a coisa vazou dos pelegos e foi parar nos ouvidos de Zé Tristão. É o que passou a saber-se depois do feito que relatarei com fidelidade ao ocorrido.

Certa hora do dia, que não saberei precisar, mas creio que tenha sido à noitinha, após a dura faina, que Vítor abandona-se ao aconchego sagrado do seu lar, e toma nos braços, a pequenina Maria Elisa, sua caçula, com então, já mencionado, a "edade" de oito meses (aqui trava minha memória imaginativa, pois não consigo ver Maria Elisa como um bebezinho fofo, mas como uma velhinha, debochada que era, envolta em um cueiro, fazendo gracinhas, e pequenina, de colo).

A alegria de Vítor, e da inocente esposa, "Senhôra Dona Francisca" terminava naquele momento, pois um estampido vindo do telhado (de tabuinhas) do rancho, de modo certeiro no crânio de Vítor, cujo anjo da guarda foi de prestimosa ação, protegendo a inocente de um fragmento do tiro. E ali, sem saber o porque, nem quem, chega ao fim a jornada pecaminosa, mas também justa (este paradoxo é o que nos mantém pela vida), do Don Juan, que saboreava voluptuosas curvas, da mulher do cunhado Zé Tristão.

O atirador fugiu rápido como quem mata (desculpem o trocadilho, mas achei ótimo), e o cadáver foi levado para autópsia, em Taquara, sede do Distrito. O tempo passa e as horas correm. A notícia se espalha, e como era de costume, os homens se reuniam no galpão, onde o mate corria solto, e a prosa também. Estre estes, estava Zé Tristão, consternado pela morte do "Ente Querido", e em dado momento comentou:
- A cabeça do morto deve estar cheia de pregos, coitado!"
E estava mesmo. A carga utilizada foi de cabeça de pregos e fragmentos de metais. O problema é que isso não havia sido divulgado ainda, mas quando chegou pelo Delegado, o resultado da autópsia, lá estavam os pregos prenunciados por  Zé Tristão. Ele era o assassino! Foi então condenado, passou alguns anos em uma cela chamada de "17", que pingava água, e quando saiu da cadeia, a família foi recomendada pelo Delegado, que tirassem o rapaz daquele lugar, para evitar vingança. Eram tempos duros. Mas pensa que termina aqui o caso? Pois não termina aqui!

.....Acompanhe nova publicação com a sequência dos fatos.

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...