AD SENSE

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fedoca Bertolucci - o Novo Caudilho de Gramado



Comentei rapidamente no Facebook, o que  desmembro aqui um pouco mais, sobre a tranquilidade que terá Fedoca ao assumir logo mais, a Prefeitura de Gramado, pois passadas as bodas, começa a rotina e a troca de adjetivo qualificativo, de Vossa Senhoria, para Vossa Excelência. Isso faz bem pro ego de qualquer um. Até mesmo dele. Mas ser o comandante-em-chefe do orçamento municipal vai além disso. Só que ele entra de sangue doce, pois movimentar a máquina não será esforço dele e sim de sua equipe. Esta sim, está numa camisa de onze varas, pois não terá absolutamente nenhuma desculpa para justificar o menor dos erros, sabem por que? Porque quem entra com uma prefeitura falida e mal falada, entra cheio de razão e com a vantagem de ter desculpa na ponta da língua para eventual fracasso. Mas não terão. Não no aspecto financeiro. pelo menos isso é o que garantiu Nestor em campanha. Disse repetidas vezes, audível, que vai deixar a prefeitura melhor do que aquela que recebeu de Pedro Bala. Então, a não ser que Fedoca queira construir no primeiro semestre um mega empreendimento, não terá que se preocupar com o caixa do erário público.
Há ainda o atenuante que prometeu enxugar os gastos. Faz muito bem. Reduzir os Cargos Comissionados. Controlar as despesas. Excelente. Então, Fedoca entra com tudo garantido para arrebentar a boca do balão e entrar para a historia como o prefeito que pegou uma cidade rica, e além de torná-la ainda mais rica, tornou os seus habitantes felizes.

Vamos falar da equipe. Esta sim, tem um foguete pelo rabo para abraçar, pois sendo a efetiva responsável para bailar de acordo com a melodia do prefeito, terá o desafio de fazer em tudo, melhor do que recebeu, haja vista a veemência com que encheu de defeito tudo que saía da prefeitura. Mais que isso, terá que administrar em cima da corda bamba, pois será cutucada com ira pertinaz cada vacilo que der. Vou mais além: será cobrada por quem sabe o que está cobrando, pois conhece cada palmo do chão que deixou para que a antiga oposição pisasse.

A oposição, que ora é alçada à situação, teve 16 anos para ser oposição, e francamente, não há adrenalina que dure por tanto tempo. Tornou-se uma oposição frouxa, resmungona,  e que terá pela  frente uma nova oposição irada, sequiosa por falhas, e muito, mas muito experiente. Tremam, e pisem firme, porque o fogo será ferrenho. E será cerrada em cima da equipe e não no prefeito. Este sim, terá oportunidade de alçar sua simpatia de várias maneiras, contradizendo Maquiavel, que recomenda uso da força no início, e a prática de pequenos atos de bondade aos poucos, para ser temido e respeitado. Fedoca ganhou um presente que nem mesmo a raposa velha do pai dele pôde sonhar: ganhou a oportunidade de tornar-se o novo grande líder que a política oportuniza. E como será isso? Pensem comigo então. Nestor ganhou esta mesma oportunidade do Pedro bala, mas tudo o que fez foi tornar a cidade um espetáculo para o mundo. Ganhou títulos e mais títulos honoríficos por sua competente administração. Deixa as finanças organizadas. Um patrimônio material invejável para o município. Então, por que não conseguiu os sessenta e dois votos para seu mentor, que poderia ter recebido o caminho alcatifado de louros, caso encontrasse as mesmas circunstâncias que legou ao sucessor?

Fui perguntar aqui e ali, especular acolá, e ouvi quase unânime que Nestor é um grande administrador. Mas um péssimo político. E quem disse isso não foram apenas seus opositores, mas seus companheiros. Seus colaboradores mais próximos. A queixa contra Nestor é a mesma em todas as conversas: homem rude e ditador. Humilhava seus colaboradores a cada reunião, e era temido e quase odiado por grande maioria. E uma pessoa humilhada não bate de frente. Bate de lado. Empurra de fininho. Cerra os  dentes e roga praga. E rogaram praga, materializada em forma de voto. Tomaram os votos que faltaram ao Pedro, não por causa de Pedro


Não estou falando novidade, e muito menos contra o Nestor. Ele sabe de tudo isso, e é seu estilo de administrar. Sua vida continua e daqui a quatro anos, ele volta cheio de gás, e certamente mais amadurecido para o trato com pessoas, para colocar sua foto mais uma vez naquela parede.

Fedoca então, ganha mais este presente: a oportunidade (e o dinheiro) para ser bondoso, generoso, simpático, e caudilho.

Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...