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quarta-feira, 24 de abril de 2024

TENDÊNCIAS 2025 BOLET'ILLEVERT ANO 1 - EDIÇÃO 1

 

Bolet’ille Vert

Ano I – Número 1


Guerras, sinais Apocalípticos e Tendências do Design

Um diálogo franco com a Inteligência Artificial


Pacard

Qual você acha que será a próxima grande tendência de design?

Uma tendência que já está ganhando força e que provavelmente continuará a se desenvolver é o design de móveis multifuncionais e adaptáveis. Com espaços habitacionais cada vez menores e uma crescente conscientização sobre a sustentabilidade, os móveis que podem desempenhar várias funções ou serem facilmente transformados para atender às necessidades do usuário estão se tornando cada vez mais populares



Isso inclui sofás que se convertem em camas, mesas extensíveis ou dobráveis, bancadas que se transformam em escrivaninhas, entre outros. Esses tipos de móveis permitem que as pessoas maximizem o espaço disponível em suas casas ou apartamentos, tornando-os mais versáteis e funcionais.

Além disso, há uma crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental na indústria moveleira. Portanto, espera-se que haja um aumento na demanda por móveis feitos com materiais reciclados, sustentáveis ​​e de origem ética. Isso pode incluir o uso de madeira certificada, materiais reciclados ou até mesmo novas tecnologias de fabricação, como impressão 3D de móveis.

Essas tendências provavelmente impactarão o modo de viver em casas e apartamentos de várias maneiras. Primeiramente, permitirão que as pessoas maximizem o espaço disponível em ambientes cada vez menores, tornando as residências mais funcionais e confortáveis. Além disso, o foco na sustentabilidade pode levar a um estilo de vida mais consciente e responsável, onde as escolhas de móveis são feitas levando em consideração não apenas o design e o conforto, mas também o impacto ambiental e social dos produtos escolhidos.

Móveis tubulares compondo aço e madeira, minimalistas, podem ser classificados nestas tendências?

Sim, móveis tubulares que combinam aço e madeira em um design minimalista certamente podem ser considerados parte das tendências atuais de design moveleiro. Esse estilo combina elementos de funcionalidade, estética limpa e materiais contrastantes para criar peças que são ao mesmo tempo elegantes e práticas.

A combinação de aço e madeira é uma escolha popular por várias razões. O aço oferece durabilidade e uma estética moderna, enquanto a madeira adiciona calor, textura e uma sensação de conforto. Essa fusão de materiais também pode resultar em peças visualmente interessantes que se destacam em um ambiente.

Além disso, o design minimalista está em alta devido à sua abordagem simplificada e sem excessos. Móveis minimalistas tendem a ter linhas limpas e formas simples, o que os torna versáteis e adequados para uma variedade de espaços e estilos de decoração.

Portanto, móveis tubulares que combinam aço e madeira em um estilo minimalista se encaixam bem nas tendências atuais de design moveleiro, oferecendo uma abordagem contemporânea e funcional para mobiliar espaços residenciais e comerciais



Qual o ticket médio de compra do consumidor brasileiro estimado para compra de móveis em 2025?

Prever o ticket médio de compra do consumidor brasileiro para móveis em 2025 requer uma análise mais aprofundada das tendências econômicas, comportamentais e demográficas em curso no país. Sem dados específicos sobre o futuro, posso oferecer uma visão geral com base em tendências recentes e projeções, mas é importante lembrar que essas estimativas são sujeitas a mudanças.

Nos últimos anos, o Brasil tem passado por oscilações econômicas, o que influencia diretamente os padrões de consumo. Considerando o crescimento da classe média, urbanização contínua e mudanças nos hábitos de compra, é possível esperar que o ticket médio de compra de móveis aumente gradualmente.

No entanto, fatores como inflação, taxas de juros, renda disponível e confiança do consumidor também desempenham papéis significativos na determinação do poder de compra e, consequentemente, do ticket médio de compra.

Dito isso, seria prudente consultar fontes confiáveis de previsão econômica e de mercado para obter uma estimativa mais precisa do ticket médio de compra de móveis para os próximos anos no Brasil. Instituições financeiras, empresas de pesquisa de mercado e órgãos governamentais podem fornecer análises mais detalhadas e dados atualizados sobre o assunto.

Que tipo de móveis tem mais aceitação no mercado moveleiro, dentro deste padrão minimalista e sustentável? (Ex.: Cadeira, banqueta, mesa, escrivaninha, home office, etc)

Dentro do padrão minimalista e sustentável, vários tipos de móveis têm ganhado aceitação no mercado moveleiro. Alguns exemplos incluem:

1. **Cadeiras:** Cadeiras com design limpo, linhas simples e feitas de materiais sustentáveis como madeira certificada ou plástico reciclado são populares. Modelos ergonômicos para escritório ou sala de jantar também são valorizados.

2. **Mesas:** Mesas com design minimalista e multifuncionalidade são tendência. Mesas de jantar extensíveis, mesas de centro com compartimentos de armazenamento integrados e mesas de trabalho com organizadores embutidos estão entre as opções procuradas.

3. **Escrivaninhas e móveis para home office:** Com o aumento do trabalho remoto, a demanda por escrivaninhas e móveis para home office tem crescido. Modelos compactos, dobráveis ou modulares que se adaptam a espaços pequenos são preferidos, junto com materiais sustentáveis.

4. **Sofás e poltronas:** Sofás e poltronas com linhas limpas e design minimalista são populares, especialmente aqueles fabricados com tecidos e enchimentos eco-friendly. Modelos que se convertem em camas ou têm armazenamento integrado também são bem recebidos.

5. **Prateleiras e estantes:** Prateleiras flutuantes ou estantes modulares que podem ser personalizadas e expandidas conforme a necessidade são uma escolha comum. Materiais como madeira de reflorestamento ou metal reciclado são preferidos.

6. **Móveis multifuncionais:** Peças que servem a múltiplos propósitos, como bancos com espaço de armazenamento interno, são altamente valorizadas em espaços pequenos.

Esses são apenas alguns exemplos de móveis que têm alta aceitação no mercado moveleiro dentro do padrão minimalista e sustentável. A chave é oferecer funcionalidade, design limpo e materiais ecologicamente corretos, alinhados com as preferências dos consumidores conscientes.

Quais estilos são sugeridos para esse tipo de ambientes?

Para ambientes que seguem o padrão minimalista e sustentável, alguns estilos de design são particularmente adequados devido à sua ênfase em simplicidade, funcionalidade e uso de materiais naturais. Aqui estão alguns estilos sugeridos:

1. **Estilo Escandinavo:** Conhecido por sua simplicidade, minimalismo e uso extensivo de madeira clara, o estilo escandinavo se encaixa perfeitamente em ambientes minimalistas e sustentáveis. É caracterizado por espaços bem iluminados, linhas limpas, móveis funcionais e aconchegantes, além de uma paleta de cores neutras.

2. **Estilo Japonês (Wabi-Sabi):** O Wabi-Sabi é um conceito japonês que valoriza a beleza da imperfeição e a transitoriedade das coisas. Esse estilo é caracterizado por simplicidade, naturalidade, materiais orgânicos e uma estética despojada. Móveis de madeira rústica, tecidos naturais e tons terrosos são comuns nesse estilo.

3. **Estilo Moderno:** O estilo moderno, com sua ênfase em linhas limpas, formas geométricas simples e uso de materiais como metal, vidro e concreto, é outra opção popular para ambientes minimalistas e contemporâneos. O minimalismo é uma característica central desse estilo, o que o torna adequado para espaços sustentáveis.

4. **Estilo Industrial:** O estilo industrial, inspirado em espaços industriais convertidos em residências, pode ser adaptado para ambientes minimalistas e sustentáveis. Ele apresenta elementos como tubulações aparentes, concreto, metal oxidado e madeira desgastada. Móveis simples e funcionais são comuns nesse estilo.

5. **Estilo Nórdico:** Similar ao estilo escandinavo, o estilo nórdico enfatiza a funcionalidade, a luz natural e o uso de materiais naturais como madeira e couro. Possui linhas limpas e formas simples, com uma paleta de cores suaves e tons neutros.

Esses estilos oferecem uma base sólida para criar ambientes minimalistas e sustentáveis, onde a simplicidade, a funcionalidade e o uso de materiais eco-friendly são valorizados. A escolha entre eles dependerá das preferências pessoais e do contexto específico do espaço a ser decorado.

Há espaço para o mobiliário clássico, e que percentual isso pode representar?

Embora as tendências em mobiliário possam favorecer estilos contemporâneos e modernos, ainda há um espaço significativo para o mobiliário clássico no mercado. A porcentagem desse mercado pode variar de acordo com vários fatores, como região geográfica, demografia do consumidor, preferências culturais e econômicas. No entanto, mesmo em um cenário onde o mobiliário contemporâneo é popular, o mobiliário clássico ainda pode representar uma parcela substancial do mercado. Em algumas regiões e segmentos específicos, o mobiliário clássico pode representar até 30% a 40% do mercado, enquanto em outros casos pode ser menos, talvez em torno de 10% a 20%. A demanda por mobiliário clássico muitas vezes é impulsionada por consumidores que apreciam a atemporalidade, a elegância e a qualidade dos designs clássicos, bem como aqueles que procuram criar ambientes que reflitam um senso de tradição e sofisticação. Portanto, embora as tendências possam influenciar a preferência do consumidor, o mobiliário clássico continua a ter um lugar firme no mercado e é provável que continue a ser uma escolha popular para muitos.

Vejo um forte movimento que direciona para o crescimento do estilo Vintage. O que faz com que isso aconteça?

O crescimento do estilo vintage é impulsionado por várias tendências e fatores que estão moldando as preferências dos consumidores. Aqui estão algumas razões que contribuem para o aumento da popularidade do estilo vintage:

1. **Nostalgia e Retorno ao Passado**: O estilo vintage evoca sentimentos de nostalgia e uma conexão com o passado, proporcionando uma sensação de conforto e familiaridade em um mundo cada vez mais rápido e tecnológico.

2. **Valorização da Individualidade e Originalidade**: As peças vintage são frequentemente únicas e distintas, permitindo que os consumidores expressem sua individualidade e estilo pessoal de uma forma autêntica e original.

3. **Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental**: A crescente conscientização sobre questões ambientais está levando muitos consumidores a optar por produtos vintage em vez de novos, como uma forma de reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental.

4. **Qualidade e Durabilidade**: Muitos produtos vintage são feitos com materiais de alta qualidade e artesanato detalhado, o que lhes confere uma durabilidade e longevidade que podem superar os produtos modernos de fabricação em massa.

5. **Estilo Único e Distinto**: O estilo vintage muitas vezes apresenta designs únicos e distintos que se destacam em um mar de opções homogêneas, permitindo que os consumidores criem espaços que refletem sua personalidade e gosto estético.

6. **Influência da Cultura Pop e da Mídia**: A cultura pop e a mídia frequentemente celebram e promovem o estilo vintage, popularizando produtos e estilos de décadas passadas e influenciando as preferências dos consumidores.

7. **Valorização da História e da Arte**: O estilo vintage muitas vezes incorpora elementos históricos e artísticos, proporcionando uma oportunidade para os consumidores se envolverem com a história e a cultura de uma época específica.

8. **Acessibilidade e Disponibilidade**: Com o aumento das lojas de segunda mão, mercados de pulgas, vendas de garagem e plataformas online de compra e venda, os produtos vintage estão se tornando mais acessíveis e disponíveis para uma gama mais ampla de consumidores.

Esses são apenas alguns dos muitos fatores que estão impulsionando o crescimento do estilo vintage e tornando-o uma escolha popular entre os consumidores de hoje.


Quais as cores e padrões sugeridos para os próximos 24 meses, no design do mobiliário?

Prever as cores e padrões específicos que serão tendência nos próximos 24 meses pode ser um desafio, pois as tendências de design estão sempre mudando e evoluindo. No entanto, com base nas tendências atuais e em algumas previsões de especialistas em design de interiores e mobiliário, aqui estão algumas cores e padrões que podem se destacar nos próximos dois anos:

1. **Cores Naturais e Terrosas**: Tons de terra, como bege, marrom, verde musgo e terracota, continuarão a ser populares devido à sua capacidade de criar ambientes acolhedores e reconfortantes.

2. **Azul Denim**: O azul denim é uma cor versátil e atemporal que pode adicionar um toque de sofisticação e elegância ao mobiliário.

3. **Verde Oliva e Esmeralda**: O verde oliva e o verde esmeralda estão ganhando destaque como cores que trazem uma sensação de calma e tranquilidade, enquanto adicionam um toque de frescor aos espaços.

4. **Tons Neutros com Toques de Cor**: Combinações de tons neutros, como branco, cinza e marfim, com toques de cores mais vibrantes, como amarelo mostarda, coral ou rosa blush, podem criar espaços equilibrados e visualmente interessantes.

5. **Padrões Botânicos e Florais**: Estampas botânicas e florais continuarão a ser populares, trazendo uma sensação de natureza e serenidade para os ambientes internos.

6. **Padrões Geométricos**: Padrões geométricos em formas simples, como linhas retas, triângulos e círculos, podem adicionar um elemento moderno e contemporâneo ao mobiliário.

7. **Materiais Naturais e Texturas Orgânicas**: Materiais naturais, como madeira, rattan, vime e linho, continuarão a ser valorizados, trazendo uma sensação de autenticidade e conexão com a natureza.

8. **Metalizados e Acabamentos Luxuosos**: Metais como ouro, latão e cobre, assim como acabamentos luxuosos como mármore e veludo, podem adicionar um toque de glamour e sofisticação ao mobiliário.

9. **Cores da Natureza**: Inspiração em cores encontradas na natureza, como o azul do céu, o verde das folhas e o marrom da terra, podem ser incorporadas ao design do mobiliário para criar ambientes serenos e harmoniosos.

10. **Minimalismo e Simplicidade**: O design minimalista, caracterizado por linhas limpas e formas simples, continuará a ser uma tendência, refletindo um desejo por espaços descomplicados e funcionais.

Essas são apenas algumas sugestões de cores e padrões que podem influenciar o design de mobiliário nos próximos 24 meses. É importante lembrar que as tendências de design são fluidas e podem variar de acordo com diferentes regiões, culturas e preferências individuais.



Quais as perspectivas para o crescimento do trabalho em home office, e que tipo de móveis podem ser sugeridos para esse mercado?

As perspectivas para o crescimento do trabalho em home office são bastante promissoras, impulsionadas por uma série de fatores, incluindo avanços tecnológicos, mudanças nas preferências de trabalho e as lições aprendidas durante a pandemia de COVID-19. Aqui estão algumas razões que sustentam o crescimento contínuo do trabalho em home office:

1. **Flexibilidade e Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal**: Muitos trabalhadores valorizam a flexibilidade que o home office oferece, permitindo-lhes equilibrar melhor suas responsabilidades profissionais e pessoais.

2. **Redução de Deslocamentos e Custos Associados**: Trabalhar em casa elimina a necessidade de deslocamentos diários para o escritório, economizando tempo e dinheiro em transporte e outras despesas relacionadas.

3. **Aumento da Produtividade e Satisfação**: Para muitos profissionais, o ambiente doméstico pode ser mais tranquilo e produtivo do que o escritório tradicional, levando a uma maior satisfação no trabalho e melhores resultados.

4. **Tecnologia Avançada e Conectividade**: O avanço da tecnologia, incluindo comunicações virtuais e ferramentas de colaboração online, torna mais fácil do que nunca trabalhar de forma eficaz a partir de casa.

5. **Preocupações com Saúde e Segurança**: Em resposta à pandemia de COVID-19, muitas empresas adotaram o trabalho remoto como medida de saúde e segurança, e muitas podem continuar a oferecer essa opção mesmo após a pandemia.

Com o crescimento do trabalho em home office, a demanda por móveis adequados para esse mercado também está aumentando. Aqui estão alguns tipos de móveis que podem ser sugeridos para esse mercado:

1. **Estação de Trabalho Ergonômica**: Mesas e cadeiras ergonômicas são essenciais para promover uma postura saudável e confortável durante longas horas de trabalho em casa.

2. **Móveis Modulares e Flexíveis**: Móveis modulares que podem ser facilmente adaptados e reconfigurados para atender às necessidades individuais dos trabalhadores e ao espaço disponível em casa.

3. **Armazenamento Funcional**: Móveis que oferecem soluções inteligentes de armazenamento, como gavetas, prateleiras e armários, ajudam a manter o espaço de trabalho organizado e livre de desordem.

4. **Móveis Compactos para Espaços Pequenos**: Para trabalhadores que têm pouco espaço disponível em casa, móveis compactos e multifuncionais, como mesas dobráveis e estantes de parede, são ideais.

5. **Mobiliário com Tecnologia Integrada**: Móveis que incorporam tecnologia, como carregadores sem fio embutidos e tomadas USB, oferecem conveniência adicional para os trabalhadores remotos.

6. **Design Estético e Funcional**: Móveis que combinam estética elegante com funcionalidade prática podem melhorar o ambiente de trabalho em casa e inspirar produtividade e criatividade.

7. **Iluminação Adequada**: Mesas e luminárias de escritório que proporcionam iluminação adequada ajudam a reduzir a fadiga ocular e a melhorar o conforto visual durante as horas de trabalho.

8. **Móveis Ajustáveis em Altura**: Mesas e cadeiras com altura ajustável permitem que os trabalhadores encontrem a posição de trabalho mais confortável e ergonômica para suas necessidades individuais.

Essas são apenas algumas sugestões de móveis que podem ser recomendados para o mercado de trabalho em home office em crescimento. À medida que esse setor continua a se expandir, espera-se que a variedade e a inovação em mobiliário para home office também aumentem para atender às demandas e necessidades dos trabalhadores remotos.

Diante do turbulento cenário, até mesmo denominado "apocaliptico" em que o mundo atravessa, que estilo de produto voce sugere para colocar no mercado de poder aquisitivo médio e baixo ?

Entendi, vamos focar em sugestões de estilos de móveis para o mercado de poder aquisitivo médio e baixo. Aqui estão algumas ideias:

1. **Móveis Funcionais e Multifuncionais**: Móveis que oferecem múltiplas funções e soluções de armazenamento integradas são ideais para espaços menores e orçamentos limitados. Por exemplo, camas com gavetas embutidas, mesas dobráveis ou extensíveis e sofás-cama.

2. **Estilo Minimalista**: Móveis com linhas simples e limpas, sem muitos ornamentos ou detalhes extravagantes, são uma escolha popular para quem busca uma estética moderna e atemporal. Este estilo pode ser facilmente adaptado a uma variedade de ambientes e é frequentemente mais acessível em termos de custo de produção.

3. **Materiais Econômicos e Duráveis**: Opte por materiais econômicos, como MDF, aglomerado ou laminado, que são mais acessíveis em comparação com madeira maciça, mas ainda assim oferecem durabilidade e resistência suficientes para o uso diário.

4. **Móveis de Paletes e Reciclados**: Utilizar materiais reciclados, como paletes de madeira, para criar móveis econômicos e ecológicos é uma opção cada vez mais popular. Esses móveis podem ser personalizados e adaptados de acordo com as necessidades do cliente.

5. **Estilo Industrial Urbano**: Móveis com um visual industrial, com características como metal preto, madeira rústica e acabamento desgastado, são uma escolha estilosa e acessível para quem procura um visual moderno e urbano.

6. **Móveis Flat-Pack ou Prontos para Montar**: Móveis vendidos desmontados em embalagens planas são uma opção econômica para reduzir os custos de transporte e montagem. Esses móveis são fáceis de montar em casa e geralmente são mais acessíveis em termos de preço.

7. **Designs Clássicos e Intemporais**: Optar por designs clássicos e intemporais pode garantir que os móveis permaneçam relevantes e atraentes por muitos anos, evitando a necessidade de substituição frequente devido a mudanças nas tendências de design.

8. **Móveis Modulares e Customizáveis**: Móveis modulares que podem ser adaptados e expandidos conforme necessário oferecem flexibilidade e versatilidade para se ajustar a diferentes espaços e necessidades dos clientes, sem quebrar o banco.

Essas são apenas algumas sugestões de estilos de móveis que podem ser adequados para o mercado de poder aquisitivo médio e baixo. Ao projetar e produzir móveis para esse segmento, é importante focar na durabilidade, funcionalidade e acessibilidade para atender às necessidades dos consumidores dentro desses parâmetros de preço.

Todas as imagens e textos (exceto as perguntas), foram gerados por Inteligência Artificial (Copilot e Chat GPT). A falta de inteligência é minha mesmo.

Illevert Studio

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domingo, 17 de março de 2024

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político


Imagem: Bing IA

Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos*

"E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos? 

E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR.!
Josué, 5: 13-15

Mas e daí, que o título é grande? O texto é maior ainda, e a maioria não vai passar do primeiro parágrafo. Então, se quiser entender, leia tudo. Eu tive o trabalho de pensar e escrever. Você só precisa ler. Nem precisa gostar. Aí é pedir demais mesmo.

Longe de mim utilizar as Escrituras sagradas para iniciar uma reflexão sobre a percepção humana das ideologias em alta no tempo em que escrevo este pretenso raciocínio acerca da lógica e dos caminhos empregados pela dualidade da política mundial, a saber, "Direita ou Esquerda".

Vamos começar entendendo de onde vem estas expressões  políticas de "Direita" e "Esquerda", que originaram-se durante a Revolução Francesa, onde os representantes monarquistas e conservadores sentavam-se à direita do presidente da Assembleia Nacional, enquanto os revolucionários e defensores da mudança social posicionavam-se à esquerda. Desde então, esses termos passaram a representar, respectivamente, ideologias conservadoras e progressistas em todo o espectro político.
Assim, o termo significava apenas que entre os grupos exestentes, seus participantes podiam optar em juntar-se aos seus pares, e desta forma, canalizar os debates com mais distinção, mas é importante lembrar que nesse tempo, não se debatia Socialismo, comunismo, versus capitalismo, economia progressista, e menos ainda a dicotomia amalgamada das religiões e dos religiosos que se mesclava, mas se debatiam questões políticas essencialmente, e exceto nos casos em que a Reforma Protestante começava a valer-se do poder político para estabelecer seus dogmas e valuidar suas crenças, de resto, debatiam-se excessos de impostos, guerras, casamento dos príncipes, direitos e deveres do povo, e outras questões. Mas de modo algum, Direita e Esquerda significavam coisa alguma, senão o lugar, no leiaute do Parlamento, onde um e outro grupo defendiam seus conceitos e se degladivam com o grupo ao lado contra os conceitos deles.

Fiz esta apresentação, para destacar que o que faço aqui não é crítica ou louvor a quem quer que seja, pois não me declaro ser de Esquerda, nem de Direita, antes, sou do Corredor estremecido, por onde perambulavam os serviçais a servir chá com sequilhos a um e outro grupo de parlamentares durante as sessões, portanto, sem direito a voto, opinião, ou manifestação. Me qualifico aqui como o escriba que, de seu cantinho em uma minúscula mesinha, com papel, pena e tinta, descreve o que vê e o que ouve, como água destilada: sem opinião, sem preferência, e sem raciocínio, para que os historiadores do futuro possam interpretar os fatos, tais como foram narrados, e nada mais que isso.

Em meu livre pensar ou curioso examinar, percebo que Direita e Esquerda de nossos dias, tem os mesmos propósitos: chegar ao poder para estabelecer seu modo de pensar, de administrar, de conduzir o Estado, e em Repúblicas Democráticas (aqui não vou me ater às ditaduras, que são a falta de expressão e raciocínio acerca do desejo do Bem Comum, mas apenas o hedonismo e o limite da loucura a serviço do poder desenfreado, onde nem Direita, Nem Esquerda tem voz, senão apenas eco, seja por ambição, seja por medo, daquilo que vociferam seus ditadores. Então, pretendo permanecer na análise comportamental de proselitismo das duas correntes ideológicas, sem dar a nenhuma delas mérito ou demérito, senão apenas analisar as práticas desse comportamento.

1 - Mentes ou Corações?
Ambas as ideologias sabem que para chegar, e também manter-se no poder, necessitam destes dois ingredientes: Sentimento e Razão. E uma e outra, trabalham incansavelmente estes conceitos para alcançaram a smpatia das massas humanas, que como toda e qualquer massa, são irracionais, um conjunto de dominós, que visto de costas, são apenas pequenos tabletes de material duro, de cor branca ou marfim, e que em uma das faces, tem estampadas sequências de bolinhas, que somam de Zero a Seis, e quando um conjunto encontra seu similar, o jogador tem a seu favor a possibilidade de se desfazer de suas demais peças, à medida em que mais e mais sequências iguais estejam disponóveis no tabuleiro, e assim, quem primeiro esvaziar a mão, vence o jogo. Na arregimentação de prosélitos não é diferente. As bolinhas das peças são os valores da ideologia, e à medida em que mais rapidamente o jogador consegue implementar todas as suas possibilidades, isto é, todos os cunjuntos de bolinhos, ou todo o conjunto de propostas políticas para a felicidade do povo, proporcionada pelo Estado, esta ideologia estará à frente do jogo, e possivelment, vencerá a partida. E quando, eventualmente, o opositor se descontenta com o resultado do jogo, dá um tabefe na mesa, espalhando todas as peças, e encerra o jogo ali. Na política, isso é chamado de "Golpe de Estado". Então, o opositor não aceita tal imposição, arregimenta forças simpatizantes, e parte pro revanche, derrubando mesas, quebrando cadeiras, e, caso vença, faz o contragolpe, e dentro da política, novamente, estabelece seu governo, que pode ser de Direita ou de Dsquerda, a princípio, mas nesse ponto da partida, deixou de ser um governo e passou a ser uma Ditadura. É raro, mas contece muito.
Ocorre que embra ambos os grupos estejam sintonizados com os modernos conceitos de marketing político, com recursos de profissionais das Ciências Sociais, da Psicologia, do Direito, da economia, de todo tipo de especialistas no comportamento humano sozinho ou em grupo, isso tudo se resume apenas em estratégias, o modo de aplicação dos conceitos nas mentes e nos corações das massas, mas a Tática, isto é a matriz conceitual de cada ideologia, continua sendo a mesma desde seus idealizadores modernos após a queda da Bastilha e da revolução Francesa, se encaixando com a Revolução Americana, que resultou na Independência dos estados Unidos, de sua matriz Britânica, ambas impulsionadas pelo mesmo embrião Maçon, que embora representasse o proletariado (à época, chamados de Burgueses, pois viviam e progrediam nos Burgos, nas pequenas cidades, um meio do caminho entre a côrte e o Campo),os construtores buscavam preservar os segredos de seus ofícios até com a própria vida, protegendo a si e aos seus, da curiosodade gananciosa dos  governantes. Porém, tanto os Maçons, quanto alguns grupos mais eruditos que circundavam o cenário político da época, não estavam muito interessados em prosélitos, senão em tempos de crise, em que havia necessidade de tomar àrmas para derrubar os governantes, mas feito isso, quando logravam sucesso, lá se instalavam outros governantes, que ao passar dos dias, voltava às mesmas más práticas dos antecessores, especialmente no tocante à crueldade humana. Se estudarmos a história de Charles I versus Oliver Cromwell, na Inglaterra, veremos que os revolucionários decapitaram o Rei, com seus salamaleques rococós e voltinhas arcaicas, em impuseram o minimalismo em tudo: arquitetura, vestuário, linguajar, e até nos excessos do corpo, cujos desafetos passavam por uma avaliação médica, e caso tivessem cabeças a mais que o necessários, estas eram cortadas para equilibrar a nação. Enfim, sai de um Estado católico, isto é, subserviente à Igreja, e entra numa nação livre, contanto que pense igual à nova doutrina Protestante, que, ainda que cortasse cabeças, deixava as pessoas livres para acreditar como quisessem, contanto que fossem Protestantes. Ainda assim, fez evoluir algumas coisas, como: O fim das detenções arbitrárias; O consentimento do parlamento para todos os impostos; A proibição do aboleto de militares em casas privadas; A proibição da lei marcial em tempo de paz, entre outros.Mas ainda assim, embora hoje talvez se conceituasse desse modo, ainda não se chamavam Esquerda nem Direita. E o proselitismo se dava mais pelo estômago, do que pelo Cérebro ou Coração.

2 - Método de Proselitismo

Chegando no presente, após a conceituação de Proletariado e Burguesia (aqui Burguesia já denota Capitalismo selvagem), seus ideólogos e simpatizantes, começavam os primeiros movimentos, era necessário encontrar formas de não apenas fazer chegar a mensagem às massas, às quais gostavam de adjetivar como "Proletários", como também garantir que tais mensagens seriam absorvidas, aclamadas, e colocadas em prática, para que as "revoluções" acontecessem. Assim, de posse de panfletos apócrifos (de origem autoral oculta), sob a luz bruxuleante de lamparinas, em cantos cheirando a mofo das pocilgas insalubres, as palavras de ordem expondo as mazelas dos burgueses, dos patrões, dos imperialistas, as filipetas se assenhoreavam da pálida vela, e multiplicavam seu fulgor, fazendo com que brilhassem os olhos dos sofridos leitores, pois tais palavras impressas em porões, traduziam aquilo que o povo simples, as gentes humildes, precisavam ler, ouvir, e repetir, e desta forma, de panfleto em panfleo, de cartilha em cartilha, cresciam os movimentos revolucionários populare, denominados então, de "Esquerda", porque representavam os "Comuns, o povo", por isso, "Comunistas".
Até então, não havia nenhum tipo de movimento denominado de "Direita", uma vez que seus representantes, a classe média mais abastada, e os ricos, não sentiam necessidade alguma de rebelar-se, ou ao menos, defender-se de nada ou ninguém, pois eram estes que, segundo os denfensores da "Esquerda", simbolizavam a opressão e a tirania. E foi assim que, enquanto o proletariado, uma amálgama entre trabalhadores braçais, com as mãos calejadas, se uniram com os intelectuais, e dentre desses, os eruditos das Ciências Humanas, principalmente, e os artistas de diversas correntes, se uniram e emprestaram suas qualificações acadêmicas e culturais, científicas, para organizar conceitos, e capacitar, doutrinar, adestrar, segundo pensamento mais agressivo, as mãos ainda calejadas, mas já providas de um mínimo de argumentação dialética e cultural, para se organizarem, e debaterem em assembléias de Estado, agora como políticos de carreira, com votos, muitos votos, pois ainda que o direito ao voto tenha sido implementado por dominantes burgueses, tiveram estes o cuidado de evitar diferenciação de classes, exceto das mulheres, dos analfabetos, dos jovens abaixo de dezoito anos, de religiosos, de militares abaixo de determinados postos de comando, dos inválidos, dos idosos, enfim, apenas dos cidadãos "capazes", que sabiam ler e assinar o nome, podiam votar, mas ainda assim, diferente dos primeiros passos e da primeira Constituição escrita por D. Pdero I, onde ainda era exigido que fossem possuidores de terras, agora, voto era voto, e voto de pobre e rico, tinha o mesmo valor, e como sempre teve mais pobre do que rico nesse mundo (vamos ficar com o Brasil agora), então, os movimentos de massa centravam forças em conversar com estes votos, fazendo, ao longo dos anos, ampliar o direito ao votos, das categoarias que mencionei há pouco, e assim, voto de bilionário vale o mesmo tanto que voto de pensionista por aposentadoria, e foi nesse tempo que a classe não pertencente ao proletariado, ainda não denominada nem adjetivada por nada, começa a perceber que as folhas das videiras começaram a amarelar, avermelhar (desculpem pelo trocadilho) e por fim, despencarem dos ramos. Então, era momento de reagir, mas reação é uma resposta à ação, e quem tomou a iniciativa do primeiro tabefe numa briga, leva a vantagem da surpresa, e a surpesa estava a favor da Esquerda. E após mais de oitenta anos de construção, a Esquerda entende muito mais do que a Direita em matéria de comover seu público alvo. E qual é esta estratégia então? Ora, eu já contei qual é: falar ao coração, ao mesmo tempo em que se fala ao estômago, aos pés e às mãos, e recentemente, pelo grande incentivo de Gramsci, Focault e Beauvoir, falar à outros territórios da anatomia humana, falar dos prazeres, da brisa, do mar, da religiosidade cujos princípios comportamentais não sejam tão rígidos quanto aos conceitos de pecado, certo ou errado, falar da fome, enquanto se promete um mínimo que seja crível, transformar a linguagem para o senso comum, em lugar de falar em gestão da economia de modo macro, a propaganda da Esquerda fala especificamente de colocar feijão com carne e farinha, de tomar uma cervejinha no fim da tarde, enquanto as canções são capazes de tocar profundamente os corações, senão me digam, com sinceridade, quem nunca se emocionou, ouvindo Joan Baez ou os Olimareños, ao cantarem o hino em louvor ao assassino argentino, Che Guevara? Quem não conhece o tema e o personagem, se encanta e sai cantarolando junto. Ou quem, com um mínimo de cultura universal, não se emocionoi ao ouvir "L'Estaca" e repetir seu refrão: "Segur que tomba, tomba, tomba", com o cantor catalão, exilado pelo regime de Franco; ou o hino doos Partisans, "Bella Ciao"?  E já do lado de Direita, aqui no Brasil, alguém lembra de uma canção tocante, emocional, que não esteja relacionada com as forças militares? Confesso que eu ainda encontro umas lágrimas ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro, mas também medito profundamente, até choro, ao ouvir "Te Recuerdo Amanda", um hino de amor e dor, composta pelo mártir ativista Victor Jara, que foi assassinado em um campo de futebol, pelos fuzis dos militares argentinos, cujo crime era ensinar música e falar de liberdade aos campesinos de seu povo.  E qual jovem que nos anos 70, não cantou, ao menos, secretamente: "Pra não dizer que não falei de flores", do cantor Geraldo Vandré?
Eu poderia gastar muitas páginas falando e dando exemplo de canções neste formato, que comoveram e moveram multidões em protestos políticos, notadamente menções diretas ou indiretas à movimentos e pensamentos políticos de Esquerda, mas não acredito que gastaria uma página exemplificando canções revolucionárias de Direita que estejam dissociadas de coturnos e baionetas, dentro da poesia política recente.

3 - Ação e Reação

O Movimento de Esquerda pautou pacientemente sua trilha e planejouo momento de amarrar os cavalos no obelisco por mais de oito décadas, e finalmente, está sedimentando seu projeto de poder, mais que projeto de transformação, enquanto a Direita vocifera e geme as dores das trapalhadas que comete, sem um vetor, sem um projeto, senão o de arregimentar multidões, e alcançar o poder, sem perceber que nenhuma transformação acontece em um único periodo de governo ou regime, mas são necessárias algumas gerações para que o pensamento de um e outro lado estejam sedimentados nas mentes, na ideologia, nos sonhos, e nos corações do povo. Não se faz uma revolução com armas nem com gritos, mas com sedimentação cultural, com objetivos a buscar, e me digam, qual objetivo é maior do que ver a geladeira abastecida, e comida farta na mesa da família? Pois isso a Esquerda sabe comunicar, e enquanto a Direita vocifera a preservação (absolutamente necessária) dos "Valores da Família", a Esquera deixa claro que sem comida na mesa não existe família. Essa é a diferença. Enquanto a Direita pensa grande (e pensa grande para a nação, sejamos justos), a Esquerda pensa pequeno, mas um pequeno realizável, pois tudo nessa linguagem é no diminutivo: Feijãozinho pra família, leitinho das crianças, um bifinho todo dia, uma escola comunitária (e todos sabem que comunidade tem que ser pequena pra funcionar), e assim por diante. E o que oferece a Direita, senão dar o primeiro chute pra que a Esquerda conduza o jogo com passes curtos até chegar ao gol?

Deixo claro que não sou simpatizante de nenhum dos lados, antes simpatizo com minha liberdade de viver, ir e vir, pensar, comer, ter fé, e existir, e quem me oferecer isso sem exigir meu sangue, ou de quem eu amo, sem exigir que u fira minha conduta ética, sou parceiro. Até lá, sou apenas um velhote que escreve para lembrar a importância de pensar.



quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

"Envelhecer deixa as pessoas menos produtivas" - Só que Não!









"Envelhecer deixa as pessoas menos produtivas"

Esta é a frase mais burra que já ouvi. Sou velho, 66 anos, é ser velho, eu acho.  Acho ainda que há 66 anos sou velho, pois meu filho temporão, pra me trollar (debochar de minha gentil pessoa), me pergunta: "Faz muito tempo que tu é velho?" Sim, faz muito tempo que nasci velho.

Estive fora do meu mercado de trabalho, através do qual construí, ao lado de minha esposa, uma estrutura familiar, provendo educação, aconchego, e impulso para a cidadania de tres lindos rebentos, os quais pipocaram cinco espetaculares exemplares a quem chamo de netos, outras vezes, pimpolhos, e algumas vezes de "cabulosos". Os cabulosinhos mais fofos do mundo.

Escrevi doze livros, publiquei nove, e milhares ("milhares" é quando passa de mil, e sim, foi isso mesmo) de artigos, crônicas, causos, coisas e loisas, que divertiram um certo tanto de gente. Hoje tenho escrito menos ("menas", diriam uns e outros), pois tenho desenhado mais, e claro não mencionei que desenhei milhares (os exagerados tornariam hiperbólico e diriam: bilhares!) de coisas, e um bom punhado destes desenhos foram transformados em móveis e alguns outros produtos, até carenagem de robôs tem no pacote, mas lá pelo ano de 2012, após milhares de milhas voadas, quilômetros rodados, tendo dormido em aeroportos naquelas cadeiras confortáveis, em hotéis nem sempre mencionáveis, finalmente caí doente em um hospital a centenas de quilômetors de casa, e por ter ido de carro, minha esposa e meu filho tiveram que ir com outro carro, para me trazer de volta, à casa e à realidade. Eu estava ficando velho! Estava na hora de repensar minha carreira, pois meu trabalho condicionava-me à estar presente em "chão de fábrica", onde acontecia tudo. Pensei: Preciso de um trabalho com o qual eu possa envelhecer com dignidade, isto é, continuar trabalhando, ainda que perdesse minha mobilidade por conta da senil companhia. E foi assim que decidi escrever, migrar para palestras, consultorias, e menos chão de fábrica, e nos anos seguintes, foi o que fiz. Menos viagens, menor remuneração, mas mais qualidade de vida (em teoria), até quem em 2019, decidi migrar de atividade completamente, e montei um pequenino bistrô, misturado com empório. Tudo de primeira qualidade. Clientela satisfeita, negócio dando certo, e mais algum tempo, começaria a pagar o investimento, fruto de minhas economias, nada de empréstimo. Aí descobri que no fim do arco-íris em lugar de panelão de outro, havia um porão chamado "pandemia". É aqui que eu acelero o vídeo, pois com raríssimas exceções, todos quase, ou totalmente, quebraram. Lambemos o poço, mascamos lama, e conhecemos a amargura do desprezo, da falta de esperança, da virada de mesa do mundo e da humanidade, e de lá pra cá, tenho tanto medo de ligar a tevê pela manhã, quanto de dormir, pois descobri, após um AVC, constatar diabetes, que também tenho um maravilhoso Ciático, o que me lembra de sua existência todas as noites. Todas! Dormir, antes um dos prazeres da carne, torna-se um suplício, tantas são as dores. Mas, "C'est la vie", dizem os japoneses, e vida que segue (dizem os conformados).

Nessa condição, aposentado pelo SUS com uma abençoado Salário Minimo, que passou a ser esperado com ansiedade quase infantil, sento-me a cismar, sozinho à noite (vou cismar longe do quarto pra que minha cisma não tire o sono de minha companheira, que tem as suas próprias cismas também) do jeito que fazia o poeta, e nesse cismar, cismei de recomeçar onde havia parado: Voltar a desenhar!

Voltei a treinar uso de ferramentas gráficas em computador, aprendi a desenhar em vários softwares (sessenta e três anos nesse tempo já), fiz centenas de amostras para portifólio, mergulhei no Linkedin, onde passei a importunar diuturnamente meus quase dez mil contatos, espalhei curriculos, cards, links de meus trabalhos pelo mundo todo, atirei pra todos os lados, e repetia pra minha esposa, diante de seu olhar misto de compaixão e revolta com o marido que poderia ter usufruído suas economias e encerrado a carreira, para viajar com ela, pescar (tá, ela não pesca), enfim, evelhecer como todo velho que se preza faz. Mas não, o teimoso woarkahoolic aqui tinha que trabalhar, tinha que ficar inventando coisa. E assim, eu só dizia: tenha paciência! Eu apenas estou sem trabalho (ou clientes, pois quem não tem trabalho, trabalha dez vezes mais), mas não perdi minha capacidade cognitiva, ainda sou o mesmo profissional que rendeu emprego à milhares de pessoas com minhas crições, e acima de tudo, O D-us em Que eu confio, e agora confio ainda mais, tem algo a me dizer, e tem um jardim de esperança guardado pra mim no fim do arco celeste, cuja descrição diz que é um arco da aliança, da promessa, De Quem criou o universo inteiro, então, com certeza,euzinho, velho, fraco, e combalido, estaria guardado em um lugarzinho climatizado do coração de D-s, pois se o AVC não me levou, e o diabetes só me fez mudar a dieta, além de abocanhar a concha diária de remédios, a minha fé só fez crescer, e a paz que eu nem sabia que precisava, me alcançou.

Pensei muitas vezes em relatar esse testemunho, mas seria cedo demais, porque havia um conjunto de vitórias a ser alcançado, e eu precisava correr sem descanso, exceto aos sábados, e também porque testemunho apenas de esperança pode cair no descrédito, então esperei, e hoje eu dou o testemunho que faltava: D-us venceu por mim. Estou de volta ao mercado. Estou recebendo bons contratos, e não perdi minha criatividade, antes pelo contrário, acrescentei minha experiência ao testemunho. Sou novamente um Desenhista, e não apenas digital, pois para lembrar para que servem as mãos, estou desenhando em bico de pena com nankin, ao modo medieval, por puro prazer. Estes desenhos nem estão á venda. Serão meu legado para meus filhos.



domingo, 28 de janeiro de 2024

Copy or Reproduce - Ethics and the Furniture Market in Brazil



I can only talk about Brazil and its market, since my professional borders have not advanced beyond them, even though, over fifty years dedicated almost entirely to the creation of furniture and interiors (some gardens have also found their way onto my drawing boards from time to time). back when), I took a few strolls, with this purpose, around the old world, but only just being nosy, curious.

I have always had integrity in my creative career, and I have always understood the uncertainty of the creative state of things, which did not always meet the expectations of the manufacturers, even though many of them did not know what they wanted when hiring, but after it was presented, they knew that it was not going to happen. that was what was shown, and then, patiently, I went back to the drawing board, until the fluids balanced, and the collection was materialized.

It is also true that there was a time when I believed that it was enough to be creative to please the market, until, with great difficulty, I also learned that creativity is just one part of the job, and that it only fulfills its purpose when added to experience. and above all, the clarity of communication between the manufacturer, the market, and between them, the Designer, who, before being good at drawing, should (and still must) have objective training to understand both languages, and obtain chiasmus, the middle of the "X", that point of balance between one and the other. It should easily understand the language of the market, and it should understand the language of the "Shop Floor", because in the good relationship between the creator of the project and the executor of production, there should be full harmony. And that was how I worked, and I still work today.

But, as with everything, there are pitfalls, and one of the pitfalls is the manufacturer's (justified) insecurity in launching a product that is too innovative, and stalling sales, having to return to the production of "Commodities", those products in common use across the world. all competitors, where price is disputed rather than model, wasting time, enthusiasm, and money, and even credibility, due to lack of market vision, in launching products that do not rotate in stores.

The big issue is the market, and here we talk about the Brazilian market, which interests us. The first reading is the fallacy that "Brazilians do not understand and do not know how to value design", which limits the possibility of innovation, and sends manufacturers to the old and unpleasant practice of resorting to copies, with the possibility of lowering costs for become more competitive. And they do, for a limited period of time, but enough to give them pause to think about the next step. The problem is that the next step, the one in which they will be able, with more resources, to develop their own products, with original design, creating "brands", and here begins the bifurcation, as this will never happen, since the convenience of selling of low-value copies, has already completely dominated creative ambition, and this businessman will hardly get used to the presence of creative professionals, who have always been seen as inaccessible, eccentric, arrogant, and vain with their creations. And the door definitely closes, due to this condition.

There is, however, a window of possibilities, where the manufacturer, retailer, and Designer will find the aforementioned "chiasmus": The creation of a new niche with its own brand, different from the company's conventional brand, detaching the new creative brand from the " beans and rice" traditional. A new line, a new brand, a new sales team, and a new market niche, in other stores, other centers, and an independent production, marketing, and commercial management structure. Only in this way, the chances of success, slower, with different timing of results, can be achieved. It's in the Bible: You don't put new wine in old wineskins. They will not resist, and the wine and wineskins will be lost, as well as the most important thing: The credibility of the manufacturer, who stops being an entrepreneur and becomes an adventurer. And not even sports professionals can be called adventurers, because for each podium, there are many years and hours, sweat, and training and strategy, for each victory achieved.

And with the following question: Is the model mine, because I developed it, or ordered it and paid for it from a serious professional, or won it, or was I granted permission to reproduce it? No? So I went on the internet and copied it, simply because it was there and "anyone can copy it, without responding, at least morally due to lack of ethics?" None of that? So, the name is different. If I find a burnt matchstick inside someone's land, and I take it away without asking permission from the owner of the house, what's the name of that? What if instead of a burnt toothpick, a valuable ring, found in the same place, becomes theft? Of course yes, they both are. The value doesn't matter, but knowing that what doesn't belong to me, I have no right to appropriate. That simple. A thief is a thief!

Believe me, I'm old. I've seen shit...!
Pacard - Designer, Writer




Copiar ou Reproduzir - A Ética e o Mercado Moveleiro no Brasil


Imagem: AI Bing

Eu só posso falar do Brasil e seu mercado, uma vez que minhas fronteiras profissionais não avançaram fora delas, ainda que, ao longo de cinquenta anos dedicados quase integralmente à criação de móveis e interiores (alguns jardins também se enfiaram nas minhas pranchetas de vez em quando), eu tenha dado umas voltinhas, com este bjetivo, pelo mundão velho, mas só de metido mesmo, curioso.
Sempre fui íntegro em minha carreira criativa, e sempre compreendi a incerteza do estado criativo das coisas, que nem sempre correspondiam às expectativas dos fabricantes, apesar de que muitos destes não sabiam o que queriam, ao contratar, mas depois de apresentado, sabiam que não era aquilo que fora mostrado, e então, pacientemente, lá ia eu de volta à prancheta, até que os fluidos se equilibrassem, e a coleção era materializada.
Bem verdade é também que houve um tempo em que acreditei que bastava ser criativo para agradar ao mercado, até que, à duras penas, também aprendi que criatividade é apenas uma parte do trabalho, e que esta apenas cumpre sua finalidade, quando somada à experiência e sobretudo, a limpidez de comunicação entre o fabricante, o mercado, e entre estes, o Designer, que, antes de ser bom no traço, deveria (e continua devendo) ter tirocínio objetivo para compreender as duas linguagens, e obter o quiasmo, o meio do "X", aquele ponto de equilíbrio entre um e outro. Deveria entender com facilidade a inguagem do mercado, e deveria compreender o idioma do "Chão de Fábrica", pois no bom relacionamento entre o criador do projeto, e o executor da produção, deveria haver plena sintonia. E era assim que eu trabalhava, e trabalho até hoje.
Mas, como em tudo, existem os poréns, e um dos poréns é a insegurança do fabricante (justificada) de lançar uma produto inovador demais, e empatar as vendas, tendo que retornar à produção de "Commodities", aqueles produtos de uso comum à todos os concorrentes, onde se disputa preço e não modelo, perdendo tempo, ânimo, e dinheiro, e até mesmo credibilidade, por falta de visão de mercado, em lançar produto que não giram nas lojas.

A grande questão é o mercado, e aqui falamos do mercado brasileiro, o que nos interessa. A primeira leitura é a falácia de que "o brasileiro não entende e não sabe valorizar o design", o que limita a possibilidade de inovação, e remete os fabricantes à velha e desagradável prática de recorrerem às cópias, com a possibilidade de baixarem custo para se tornarem mais competitivas. E se tornam mesmo, por prazo limitado, mas o suficiente para tomarem fôlego em pensar no passo seguinte. O problema é que o passo seguinte, aquele em que poderão, com mais recursos, desenvolver seus próprios produtos, com design autoral, criando "griffes", e aqui começa a bifurcação, pois isso nunca vai acontecer, uma vez que a comodidade da venda de cópias de baixo valor, já dominou inteiramente a ambição criativa, e dificilmente irá, este empresário, ambientar-se com a presença de profissionais de criação, que sempre foram vistos como inacessíveis, excêntricos, arrogantes, e vaidosos com suas criações. E a porta definitivamente se fecha, por essa condição.


Há, porém, uma janela de possibilidades, onde fabricante, lojista, e Designer, encontrarão o referido "quiasmo": A criação de um novo nicho com marca própria, diferente da convencional da empresa, desvinculando a nova marca criativa, da linha do "feijão com arroz" tradicional. Uma nova linha, uma nova marca, uma nova equipe comercial, e um novo nicho de mercado, em outras lojas, outros centros, e uma estrutura independente de gestão produtiva, de marketing, e comercial. Só assim, as chances de sucesso, mais lento, com timming diferente de resultados, poderão ser alcançadas. Está na Bíblia: Não se coloca vinho novo em odres velhos. Não irão resistir, e perder-se ão vinho e odres, além do mais importante: A credibilidade do fabricante, que deixa de ser empreendedor e torna-se aventureiro. E nem mesmo os profissionais do esporte podem ser chamados de aventureiros, pois para cada pódio, há muitos anos e horas, suor, e treinamento e estratégia, para cada vitória alcançada.
E com o agravatenda seguinte pergunta: É meu o modelo, porque eu desenvolvi, ou encomendei e paguei a um profissional serio, ou ganhei, ou me foi concedida autoriazão para reprodução? Não? Então eu fui na internet e copiei, simplesmente porque estava lá e "qualquer um pode copiar, sem responder, no mínimo moralmente pela falta de ética?" Nada disso? Então, o nome é outro. Se eu acho um palito de fósforo queimado dentro do terreno de alguém, e levá-lo embora sem pedir permissão do dono da casa, qual é o nome disso? E se em lugar de um palito queimado, seja um anel valioso, achado no mesmo lugar, passa a ser furto? Claro que sim, ambos o são. Não importa o valor, mas saber que aquilo que não me pertence, não tenho direito de me apropriar. Simples assim. Ladrão é ladrão!

Acreditem em mim, sou velho. Já vi côzaa...!




sábado, 27 de janeiro de 2024

O Bicho da Goiaba - A dor que adoça



Imagem: AI Bing*

"Amós respondeu: “Não sou profeta e nunca fui treinado para ser profeta. Sou apenas um boiadeiro e colhedor de figos. Mas o SENHOR me tirou de junto de meu rebanho e disse: 'Vá e profetize a meu povo, Israel".Amós 7:14-16 

Ouvi, com certa curiosidade a explicação sobre o que o texto dizia, a respeito do profeta Amós: Fazendeiro e "colhedor de figos", e pensei cá nos meus botões: "Por que o autor bíblico tem a preocupação de encaixar um fato tão insignificante na narrativa? talvez para acentuar sua pobreza? Ou dizer que o profeta tenha sido um agricultor coletor? " Não sei, isto é, não sabia. Então aprendi nessa ocasião que "colhedor de figos era uma função adequada à tarefa de "adoçar" uma espécie de figo selvagem, vendido aos pobres, ou pelos pobres.
O que acontecia era o seguinte: O coletor fazia um pequeno corte em cruz , ou um furo, na parte terminal do figo, a parte oposta ao Pedunculo, a haste que fornece nutrientes à flor, e depois disso, à fruta, até sua maturidade. Tal corte, ou furo, permitia que uma pequena mosca pousasse ali e depositasse seus ovos, e estes, ao eclodirem, geravam penas larvas que cresciam ali à volta da fruta, no espaço entre a casca e a polpa, o que acontece com outras frutas também (o afamado bicho da goiaba é um destes), fazendo com que a fruta produzisse enzimas de proteção, cheias de açúcares, indesejáveis aos invasores, e aqui não me estendo mais na explicação, já que não entendo nada de biologia ou química, mas foi isso o que ouvi. Satisfeito, segui a vida, sem me preocupar com os figos de Amós.
Anos mais tarde, havia duas goiabeiras serranas (Feijoa Selowiana), sendo uma delas plantada por mim, detro do meu terreno, e outra, muito antiga e frondosa, no terreno de um vizinho que tinha ojeriza por crianças e vizinhos, e mais ainda pela ideia de que alguém lançasse um olhar desejoso à qualquer uma das frutas de seu matagal composto de frutíferas, cujos frutos eram apreciados apenas por ele. Porém, um galho muito grande desenvolveu para o meu lado da cerca, porque era aberto e penetrava muita luz solar, o que favorecia a floração e frutificação, o que não ocorria do lado dele, uma vez que era sufocado pelas demais árvores.
A minha goiabeira produzia belas frutas, mas eram bastante ácidas. Já a do vizinho, mas dentro do meu terreno, portanto de minha propriedade o que ultrapassasse a cerca a meu favor, por serem de uma árvore mais antiga, adaptada ao solo, e sei lá por que outras razões, eram mais doces, muito mais doces.
E como sou neto de Maria Elisa, debochada que só, eu via o vizinho grunhindo palavras mescladas com baba de palheiro, algo que me parecia ser um rogo de pragas, algo assim,  e o cumprimentei. Aí peguei uma cesta e comeceu a colher goiabas, no meu lado da cerca, e como sou educado, ofereci umas pra ele, que muito pistola, duzentos por cento putaço, agradecia e saia de perto pra chorar escondido.
Deixa estar, que comedor experiente de goiabas pelos matos, e lembrando das palavras da Bíblia acerca de Amós e seus figos, pensei: "E se o mesmo acontece com as goiabas, já que aquelas que estão caídas, já tem bichos nela, quando se retira as larvas próximas à casca, aquilo que sobra por dentro, é uma polpa quase transparente, perfumada, como um gel e doce, muito doce?" E era mesmo. Passei a procurar estas goiabas dali pra frente.
Mas não termina aqui.
O mesmo, observei com as frutas machucadas que cicatrizam a parte danificada, sem estragar, percebi que tirando com cuidado aquele machucadinho, a parte mais doce da fruta é aquela que cercou a ferida, criando enzimas de proteção (essa parte eu perguntei a um biólogo, que confirmou, que as enzimas são criadas pela fruta e não pela larva). Gostei, e também adotei isso ao escolher frutas. Mas a gota d'água desse ensinamento foi quanto aprendi que devo comprar abacaxi verde, cortar a coroa, lavar bem, e emborcar a fruta dentro de um pote durante tres ou quatro dias, para que os açúcares desçam, por gravidade, disseminando-se pelo restante da fruta. Pensa num abacaxi bem doce e saudável esse.
Daí, descobri, por vivência própria também, que à medida em que as dores da vida, os tropeços e percalços em nossa vida, elas são comparáveis aos machucados da fruta, ao abacaxi emborcado, e ao bicho da goiaba. Sabendo separar a cascas dos invasores, e aproveitar a polpa, a vida torna-se muito doce.
Acontece comigo, o tempo todo.

Pacard
Escritor - Designer

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Papo de Caipira doido

Imagem IA - Bing

- Mas me diga o sinhô, se eu sô ôme de duas meias palavra!
- E me diga vosmicê se meia palavra das minha num havéra de valêr polo menas umas déiz  palavra das sua, e ainda deixo trôco pra matá sua fome!
- Minha fome é gana de estribuchá um zoiúdo de sua marca, cabra safado!
- Veiáco é munto pôco, pra lhe chamá, iscumungado!
- Bicudo das carça xuja!
- É tua mãe e teus ermãoi, xujêra! Vô te afofá o lombo!
- Pous antes eu te retáio de navaiáda, cachôrro!
- E o que foi que vosmecê respondeu?
- Nem dei pelota!
- Passar bem, cumpadi!
- Passar bem, cabôco!
- Bamo pescá treizontonte?
- Só se não chovê!
- Mas se chovê de tarde, cumpadi?
- Nóis vai de manhã, sô!
- Ara!
-Ara!
-Bão?
-Bão!
-Tão tá bão!
-E a famía como tá?
- A muié tá injuriada!
- Ah, coitada! E já benzeu?
- Bamo dispois!
- E a fiarada?
- Todos doze?
- Não! Só uns oito. os ôtro eu ispiculo na outra vortiada!
- Os cuatro mais novo, tão bão !
- E os mais véio?
- Tão bão tumém!
- Ara, sô!
- Ara!
- Eita vida boa que só!
- Ah, se miorá fica bem mió!
- Ah se fica, cumpadi!
- E as fia já casaro?
- As mais nova ô as mais véia?
- As mais veia!
- Casaro não siô!
- E as mais nova?
- Tumém não!
- A porcada tá gorda?
- Os preto ou os maiádo?
- Os maiádo.
- Tudo gordo, sim sinhô!
- E os preto?
- Esses tumém. Tudo gordo!
- São capado?
- Os gato ou os porco?
- Os porco.
- Tudo capado!
- E os gato?
- Tumém!
-Agora me vou, cumpadi!
- Vai pra adonde, cumpádi?
- Agora ou dispois?
- Agora!
- Vou sair daqui!
- E dispois?
- Dispois já vou tar longe.
-Ah bão!
-Bão memo!
- Tá achano bão que eu vá cumpadi?
- Não. Só vai tá bão dispois que se foi.
-É por ofensa ancim que se extraveia amigo!
- Extraviou um amigo, cumpadi?
- Indagorinha!
- Bamo campiá então. Foi aqui perto?
- Foi. Mas bamo campiá debaixo do poste que tá alumiado. Aqui tá escuro.
- Eita vida boa,  cumpadi!
- Eita!







quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Criar, ou não pensar? Eis a solução O labirinto existencial da Inteligência Artificial
















Imagem: IA

Criar, ou não pensar? Eis a solução

O labirinto existencial da Inteligência Artificial

Pacard - Designer - Escritor - Sujeito à revisão mecânica pela idade

Sou Designer, e sou velho, digamos, comparado à um tomate, porém, nem tanto, se ladeado com uma montanha. Mas velho o suficiente para perceber as transformações que me convocam a reagir, para não sucumbir.

De fato, no último ano, mais propriamente, no último semestre, o Tsunami Afuraconalhado* (Neologismo meu) vem varrendo todos os resquíscios da empoeirada multidão que tinha medo de pensar, e até achincalhava os pensadores, a saber, gente feito eu, que é capaz de combinar mais que três vocábulos sem tropeçar na gramática, ainda que eventualmente o faça, pois sou brasileiro, e em tal condição, é certeza de que "nóis pode, nóis fais, e nóis tá nem aí!". Então, sim, o soprador da tecnologia só não me deixa em situação vexatória, porque sou masculino aos moldes convencionais, e assim, estou protegido do efeito "Marylin Monroe", à eventualidade de ter minhas partes pudendas mostradas pelo vento traiçoeiro de algum bueiro maroto.


Voltemos às IAs, este vocábulo reduzido à duas letras, constantemente invertidas entre IA e AI, o que não altera o produto tal ordem de fatores. Pois esta mesma, achegou-se despacito como quem rouba, e instalou-se no meu Notebook (a quem os britânicos ainda insistem de chamar de "laptop"), sem pedir licença, ou talvez a tenha requerido naquele documento de 1500 páginas digitais que rolamos a página ao instalar o navegador, e quando vi, certa manhã, havia um ícone desconhecido na barra de tarefas. Foi verificar o que era, e fui comunicado que eu era um "Beta testador". Fiquei tão feliz! Eu ganhara um peixinho, talvez digital, daqueles protetores de tela, sei lá, mas não foi isso. Lembrei que "Beta" além da segunda letra do alfabeto grego, também significava que eu era uma espécie de rato de laboratório para a Máico Sófete, pois nada mais era que a primeira aparição pública do "Bing". Sério! Foi paixão à primeira vista, uma IA que faz desenhos muito menos monstruosos e borrados que o Dall-E, cujas bravatas digitais mais se parecem aqueles borrões do Salvador Dali amalgamados com Picasso, talvez numa daquelas noites de bebedeiras com seus amigos Focault e Simone Bovoá (sim, porque queles dois, mais o Paulo Neruda, faziam Paris e a Orópa tremerem, barbaridade). Enfim, era a IA, esta dizinfiliz, que passou a me fazer perguntas, e o palhaço aqui, gratuitamente, passou a adestrar o bichinho cibernético (será que só eu ainda falo "cibernético?), pra chamar de "meu"..Ah, como sou besta! Passei de graça me conhecimento das coisas da vida para um bendito robô que se faz de tonto pra ganhar café preto, e vai levando meu conhecimento  criativo, e me retribuindo com uns regalos muito bem feitos de suas ilustrações, como uma criança, que desenha bem mais que gente de palitinhos, e diz:"Olha o que eu fiz!" Mentira!  Quem fez ainda fui eu, que pelo uso da palavra, talvez até seja isso um dom, dei as ordens corretas para que fosse transformado em "prompt", em "sintaxes", e corresse a coletar fragmentos de imagens para montar a minha própria aberração.



sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Apresentação do projeto - Oportunidade única para não errar

Imagem:IA
 Pacard (Designer, Consultor, Escritor*)

Qualquer apresentação pressupõe-se única, única oportunidade de vender sua ideia, seu conceito, sua confiabilidade, e seu trabalho. Então, como um agricultor conhece a terra, seus nutrientes, o clima, a topografia, a densidade pluviométrica, e só depois disso decide o que vai plantar, quanto tempo demora até colher, que cuidados deve ter com as pragas e ervas daninhas ao longo do processo, também o designer jamais pode apresentar-se ao cliente no pitch, sem dominar todos os aspectos daquilo que vai vender.
O cliente não tem obrigação de dar respostas, e muitas vezes nem mesmo sabe fazer as perguntas adequadas à sua plena compreensão do que está recebendo, assim, cabe à equipe construir essa confiança, nesta única oportunidade que deve juntar expectativa, entusisasmo, surpresa, estupefação, e alívio.




O Consultor - Amado, odiado, temido, ou desejado?


Imagem IA

Pacard (Designer, Escritor, Consultor, e com nojinho de fanfarrões*)

Alguém perguntou à Maquiavel, autor do "Príncipe" (e não do Pequeno Príncipe, embora o jovem Lorenzo de Medici não  fosse lá muito grande nem idoso, quando seu principesco saco já tenha sido puxado pelo bajulador fiorentino), o que seria desejável ao governante, se devesse ser amado ou odiado - ao que respondeu: O melhor é ser temido!

Eu traduziria esse "temido"m mais apropriado aos tempos pós medievais de Maquiavel, à expressão mais atualizada de : Respeitado! Fica mais palatável. Mas como se conquista respeito em um ambiente nítidamente hostil, que é uma empresa em estado crítico, que é o que acontece quando chamam a criatura sinistra do Consultor de Empresas, cuja chegada faz arrepiar a pelagem da nuca de qualquer contraventor dentre os colaboradores de uma gestão que sentiu o vento sul adentrar pelos fundilhos, e por conveniência, ou desespero,, corre a contratar o consultor. (importante saber que consultorias também, e preferencialmente são contratadas quando a empresa deseja entrar em expansão, e sente-se mais segura em contar com um palpiteiro pago para poder analisar suas próprias decisões, considerando que um consultor NUNCA toma decisão. Ele apenas levanta as deficiencias, e as virtudes, e as expões para análise do cliente e sua equipe.

Cada consultor tem sua demanda específica, condicionada à sua expertise, ao que ele realmente entende. E sim, a lenda é que o consultor entende do que está falando, apesar da velha piada do consultor que passeando com sua BMW, vindo de um atendimento, passa por uma fazenda com milhares de ovelhas pastando no campo. Decidido a faturar mais algum, o consultor para o carro, e se dirige ao pastor do rebanho, que fuma seu cachimbo de raiz de roseira, e sem se apresentar, faz um desafio ao pastor:
- Se eu acertar quantos animais estão em seu rebanho, o senhor permite que eu fique com um pra mim?

O pastor consentiu, e então o especialista puxou um notebook de última geração, esticou uma anteninha parabólica, soltou um drone, recebeu os dados, abriu uma planilha de excel, mais um software de Fibonacci, fez cálculos, elaborou gráficos, e em poucos minutos, puxou o resultado:
- Esta fazenda tem exatamente 6574 animais!
Maravilhado, o fazendeiro exclamou, tirando o cachimbo da boca torta e disse:
- Omessa, siô! Num é que ocê acertou na lata! Pois é exatamente esse mesmo o total das minhas ovelhas!
- Posso pegar a minha ovelha então?
- Mas claro! Promessa é dívida!
E assim o consultor passou a mão num bicho peludo e enfiou no porta-malas da BMW.
O fazendeiro então, perguntou:
- Antes que ocê vá embora, posso ter uma oportunidade de resgatar o meu bichinho?
- Claro - disse o consultor! O que propõe?
- Se eu acertar a sua profissão, o senhor me devolve o bicho?
- Trato feito!
- O senhor é consultor!
-Uau! Exatamente isso! Mas o que o levou a deduzir tão rápido?
- Três pistas que ocê deixou:
1 - Apareceu sem ser chamado
2 - Me falou o que eu já sabia
3 - Não entende nada do meu negócio, pois você pensou que pegou uma ovelha, mas pegou foi o meu cachorro!


Claro que é uma piada, embora hajam consultores com menos tenacidade que outros, é natural, como em qualquer atividade. Mas o conceito pré estabelecido do consultor é que é alguém feroz, decidido a tornar a vida, tanto do cliente, quanto dos colaboradores, um cárcere mental, sim,, muitos pensam assim. E sim, alguns estão certos, pois existem mesmo carrascos com um notebook na mochila, que amarram a cara, se intrometem no escritório, escolhem um canto e se instalam lá, para que sejam vistos por todos e para que todos tremam ao vê-lo.

Bem, eu sou consultor, e sim, vi muita gente tremendo ao me ver passar, e sim, eu sabia disso, então, para minha própria defesa, e para que o tratamento fosse o menos doloroso possível, jamais tentei mudar a cabeça da equipe ou do cliente, mas a minha própria mentalidade, sem corromper a integridade do meu trabalho nem a precisão dos meus relatórios. 

Aprendi que o consultor pode tomar todas as atitudes, até mesmo drásticas, no relatório de avaliação, e nas soluções propostas, e ainda assim deixar a empresa no prazo proposto e nunca antes, saindo no atropelo. Assim, a relação entre consultor e cliente (e o chão de fábrica é a ramificação sensível deste cliente), deve estabelecer o ponto de virada da empresa, a partir do reconhecimento das deficiências de forma natural e sensível,e os ajustes para o novo formato da jornada, proposto pelo consultor, ajustado pela equipe interna, e ratificado pelo contratante.
Quando falo em consultoria, sempre vem à mente o administrativo, RH, comercial, ou financeiro, mas pode ser em qualquer setor. O meu era gestão do design, que é muito delicado, porque envolve fragmentos de todas as áreas vivas da empresa, e um único desagradado na equipe local, pode gerar a ruptura sensível do projeto e consequente desabamento da própria empresa.
Assim, em resposta ao título, Maquiavel estava certo para o seu tempo, mas hoje, ser amado e respeitado, ainda são a melhor escolha tecnica para um resultado satisfatório do trabalho.




quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

O que tens à mão?


Imagem IA

Pacard (Escritor, Designer*)

Moisés era um príncipe banido havia cerca de quarenta anos. Isso parece ser tanto tempo, que podemos imaginar que todas as suas lembranças tenham sido apagadas da memória. Ledo engano! Lembro, como se fosse ontem, o que aconteceu há quarenta, cinquenta, e até sessenta anos atrás em minha vida, na vida da minha família, na minha comunidade, e até no mundo. Então, não, quarenta anos é como a manhã de ontem que ainda brilha viva nas nossas lembranças, ainda mais se você for velho, aí sim, vai lembrar do pito que levou por se pendurar no abacateiro da lavoura do vizinho.

E nestas lembranças, mais doces do que tristes, porque as tristes, sim, sublimamos para não sofrer, e então lembro da pobreza, e na pobreza, os brinquedos e as brincadeiras que precisávamos inventar para avançar na algazarra infantil. Cavar nos barrancos para construir uma caverninha, conseguir um pedaço de câmara de pneu de bicicleta para fazer uma funda (estilingue), uma tampa velha de panela, para com uma varinha furada na ponta e um pedacinho de arame em formato de ganho,  conduzir a tampa pelas vielas, ou uma bola de meia e trapos, para jogar uma pelada no fim da tarde, no terreno poeirento ou barrento, depois da chuva de verão, colher araçás, juntar pinhão, procurar uma goiabeira carregada, ou dar a sorte de encontrar uma cerejeira do mato, uma guabirobeira, um córrego limpinho serpenteando uma encosta, coisas assim, sem custo calculável, mas de valor imensurável, era isso que tínhamos à mão, nos dias de antanho, nas nossas saudosas priscas eras da infância.

E hoje, temos o que,para contornarmos o frio das relações em primaveras perfumadas? Temos boca para sorrir, olhos para fitar, a mente para refletir, mãos para levar os braços ao abraço, pés que nos conduzem onde possa nosso coração mandar, e a determinação de fazer e agir, quando nossa vontade pede exatamente o contrário.

Temos à mão, como o que tenho nesse momento, um sabiá que canta sem dizer o porquê, o vento que embala as árvores sem pedir licença, a porta que range, anunciando que alguém a abriu, as costas que doem, porque carregaram a vida nelas, as pernas frágeis, porque percorreram o mundo muitas vezes sempre nos mesmos caminhos, e a esperança firmada nas lembranças dos dias que sucederam noites de angústia, para que tivéssemos a certeza de noites que são temporárias, e que apenas a eternidade poderá ser contada pelo afiar do bico de um beija-flor na rocha de diamante, cujo tamanho é de mil vezes sua própria largura, mil vezes a sua altura, e mil vezes o seu comprimento, e que ao gastar todo o diamante de tanto afiar o bico, terá passado a primeira fração de segundo da eternidade. Eis o que temos. Sabendo usar, não irá faltar.



No princípio era O Verbo, até que a IA chegou ...


Pacard (Escritor, Designer, idoso, e metido a usar a IA sempre que lhe der na veneta*)
PS* Todas as imagens foram geradas, MENOS UMA! Descubra qual é!

No princípio era O Verbo, até que a IA chegou, e tornou essa máxima em materialidade diante da tão temida Inteligência Artificial. 

Tenho lido e ouvido de velhos profissionais, tipo eu assim, que a IA serve apenas, para macróbios feito nós, como meio de diversão. Sim, isto é parte da verdade, mas a outra parte está em que nos divertimos ainda mais observando o pavor de quem desconhece a essência da humanidade: A criatividade! E não, a IA não é, nunca foi, e nunca será criativa, e para quem já conhece um pouquinho do modo de funcionamento desta geringonça digital, vai entender que tanto no caso do desenho, das imagens, quanto dos textos "espertos", a IA nada mais é do que algo que lembra aquelas máquinas de contar dinheiro, que nós, designers precisamos usar para contar as fortunas que recebemos. Elas contam cédula por cédula, mas o fazem de um jeito tão veloz, que nos parece algo maravilhoso. Não é.É apenas veloz. Nada mais. E assim também é a IA, que substitui a antiga prática do ritual de sair de casa, ir até à livraria, ensebar volumes e volumes, ler a orelha de cada um, discutir sobre o conteúdo, e finalmente comprar, daí retornar à casa, deixá-lo sobre a mesa, cuidar dos afazeres, e em algum momento do dia, confortavelmente acomodado, com uma xícara de chá e talvez alguns generosos biscoitos para tungar no chá, começar a saborear cada palavra do livro, cerrar os olhos e olhar em direção ao teto ou à janela, refletir dobre as palavras lidas, e retornar ao livro.

Bem, este gesto repete-se centenas, milhares de vezes, e desta forma, as prateleiras e mesas vão se abarrotando de livros, páginas, letras e palavras, até quem em dado momento, vem à baila um assunto e, rapidamente percorrem-se páginas aqui e ali, livros aqui e ali, rascunha-se aqui e acolá, e formulam se as soluções, muitas vezes chamadas de novas ideias, o que não precisam ser necessariamente novas, e nem ideias, senão compilados de outros conhecimentos anteriores, para satisfazer a curiosidade pessoal, ou para compartilhar em aulas ou palestras com terceiros.


Bem, a IA faz exatamente a mesma coisa, em dois ou três segundos, vasculhando e varrendo centenas de bilhões de páginas pulverivadas em centenas de idiomas, pela imensurável rede neural de informações dispersas pelas nuvens digitais, e as entrega na espantosa velocidade da luz, sob a aparente forma de criação, o que não é.


Assim, sem que passe a errônea ideia de que o título desta reflexão possa parecer um trocadilho blasfemo, absolutamente não o é, posto que evoco Gênesis e o Evangelho de João, onde afirma que "No princípio Era A Palavra, O Verbo, O Pensamento, a Ação", e a partir disso, tudo o que pode ser visto, ouvido, saboreado, sentido, aspirado, pensado, nasceu desta combinação de sons e vocábulos, que obrigam então o usuário das IAs a voltarem ao estudo da línguagem, seja nativa ou anglo-saxônica, com a qual ainda se obtém melhores resultados na formação do que desejamos, nas plataformas de desenho e imagens por Inteligência Artificial.

O Influencer de si mesmo

Imagem: Bing

Vivemos em uma sociedade, segundo Baumann, "Líquida", e eu sigo além: Líquida, ansiosa,  insatisfeita, e adormecida. Vivemos a sociedade em que a aceitação do outro é mais importante que o resultado da ação e do pensamento que  possa ser útil para transformar a si próprio. 

Vivemos o tempo em que aquilo que o outro pensa de mim vale mais do que aquilo que eu penso e falo, ainda que eu não faça a menor ideia de quem seja o outro.

Mais que influenciar o outro, seja ele único, ou uma multidão, a mais importante influência é a de mim mesmo, aquela que tem valor, pois de que adianta conquistar o mundo inteiro, e me perder no vazio da insiginificância existencial?

Por esse motivo, tantos influenciadores famosos se tornam fumaça, assim que desligam a câmera.

Pacard (Escritor)*


terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Entre Sun Tzu e A Rainha Louca



Entre Sun Tzu e A Rainha Louca (Liderança e Poder)

Pacard (Escritor)*

Confesso que não me debrucei sobre a biografia da rainha louca (ops, isso não pode dizer. Corrijo então: a soberana com distúrbios de personalidade megalomaníaco-psicopata decapitadora contumaz) da fábula "Alice no país das Maravilhas", de Lewis Carrol, então o máximo que sei é o que todos sabem: por qualquer dá cá uma palha, a ordem do verdugo era meter o fio na jugular dos pobres condenados. E por que ela fazia isso? Ora, fazia porque era a rainha, e alem de rainha, era lou...aquilo que eu descrevi entre parênteses ali atrás, e para pessoas dessa condição, não é necessário motivo para bravatas: basta saber que são o poder, e fim de papo.

Falemos então de Sun Tzu, o lendário general chinês, que escreveu com gravetinho de bambu, sobre papel de arroz, o livrinho de bolso:"A arte da guerra", cujas lições em tópicos objetivos, deixa bastante claro qual é o papel do líder, que é sim, mandar, ordenar, corrigir, disciplinar,e até mesmo exercer a prazerosa arte de cortar ca...ah, algum menor pode ler isso, então, fica subentendido que o líder em tal posição, corta o que mais lhe dá prazer. Uns cortam na chegada, pra tocar terror no grupo, escolhendo um voluntário de sua escolha, e de cara mete o sarrafo na pessoa, sob o olhar petrificado dos demais, e logo a seguir, oferecer biscoitos e convida-os a tomarem assento (aqui ele aplica métodos de Maquiavel, tenho que dizer). Mas, é sobre Sun Tzu, e não sobre Maquiavel que quero falar, então prossigamos.

Resumindo o treinamento, Sun Tzu dizia que o líder em primeiro lugar, capacita os soldados. E, em seguida, testa o aprendizado, e corrige as falhas. Novamente ensina onde estejam falhos, e testa novamente, e por fim, dá uma ordem. E caso a ordem não seja cumprida adequadamente, ele primeiro, avalia se o método que empregou para o ensinamento foi correto, se foi eficiente, e caso verifique, com honestidade, que faltou ensinar o pulo do gato, considera como seu o erro,e volta ao treinamento. E caso o soldado cometa novo erro, verifica se o soldado entendeu corretamente o comando. E se não entendeu, de volta à fonoaudióloga para ajustar o verbo a fim de que sintonizasse com o interlocutor. Então, com os walkie-talkie funcionando corretamente, nova ordem é dada, e ainda assim, o soldado erra, então novamente avalia se aquele soldado foi a escolha adequada para aquela posição, pois nem todo arqueiro precisa ser um bom espadachim. E sucessivamente, ajuste por ajuste, compreende que tudo foi feito corretamente e no tempo necessário, e que o soldado não cumpre a ordem é por desleixo mesmo, bem, nesse caso, tirem as crianças da sala, porque a chinela de bambu vai comer o couro do displicente.

Assim, entre a rainha do reino de Alice, que sai dando botinada de acordo com as fases da lua e seu mau humor, e um general, que gosta de se chamar de líder, a diferença está na percepção de que assim como o soldado precisa do general, o general precisa do soldado para ratificar sua glória, e este sabe que não pode cortar todas as cabeas o tempo inteiro, pois em algum momento, a vida e o mercado, farão o mesmo com ele, sem segunda chance de cometer um primeiro erro novamente.


804 - O Número do Senhor X (Decifre isso)

  804 – Reflexões sobre um Plano Silencioso Introdução: Nem toda mudança começa com uma revolução. Às vezes, ela começa com um número. 80...