AD SENSE

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Novidades e excelente público marcam início do VI Gramado In Concert


Fotos de Rafael Cavalli


VI Gramado in Concert inicia com
ótimo público e novidades
Teatro e turnê internacional da Orquestra foram anunciados

A sexta edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música iniciou em grande estilo nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, lotando o auditório do Expogramado. O público superior a 800 pessoas, que formava uma longa fila no saguão para a entrada, foi devidamente recepcionado e entretido pelo Maestro Cosminho e o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará. Trata-se do novo mascote do evento e grupo que realizarão os Concertos Itinerantes em locais variados da cidade, às 16h, sempre de surpresa.  Interpretado pelo ator Diogo Grulke, o nome do maestro é alusivo ao Troféu Cosmos que premia o vencedor do Concurso de Composição.
Continua após a Publicidade

Na sequência, a Orquestra Sinfônica de Gramado, regida pelo Maestro Linus Lerner, apresentou um repertório variado de obras sinfônicas com destaque para os solistas professores do festival. Entre eles, Daniel Wolff ao violão no Concerto de Aranjuez, Edwin Soo Kim ao violino em Czardas, a soprano Liliana del Conde em dois momentos, na ária da rainha da Noite, da Ópera A Flauta Mágica, de Mozart, e em Granada de Agustín Lara, além do trompetista Henrique Weege, vencedor do Concurso Jovens Solistas do ano passado, no Concerto para Trompete em Mi maior, de Johann Nepomuk Hummel.  Menção honrosa para participação dos músicos Ivo e Lachezar Stankov, da Bulgária, em duas obras de Mendelssohn. A dupla da Bulgária, formada por piano e violino, acompanhou o maestro na gravação de um CD com a London Royal Philharmonic Orchestra e que foi lançado oficialmente no Concerto de Abertura.  Vale lembrar que o gaúcho Linus Lerner é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres. No final do concerto foram apresentadas Seleções de West Side Story, de Leonard Bernstein. Em meio aos aplausos do auditório lotado, o maestro Linus Lerner comemorou: “dizem que música erudita não tem público. É só dar oportunidade que o povo aparece”, ressaltou.
A programação do primeiro final de semana contou ainda com diversas apresentações em diversos locais de Gramado. No sábado, a programação iniciou com Laerte Hugentobler e seu violão às margens do Lago Negro, seguido da Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará na Praça das Etnias, a Orquestra Antunes Câmara, de São Paulo, na Rua Coberta e as participações especiais da Orquestra Sinfónica Nacional Juvenil Bicentenario del Peru, na Escola Senado Salgado Filho e a Tallinn Old Town Music Orchestra, da Estôniam no Serrazul Hotel. No domingo, o Concerto de Música Antiga – Barroco Vivo, na Igreja do Relógio, o Trio Haylli, do Peru, na Rua Coberta, além da Seoul Metropolitan Youth Orchestra, da Coreia do Sul, no Serrazul Hotel.

Cabe destacar que a tradicional Sala da Lareira do Serrazul recepcionou na noite de sábado um encontro para jornalistas e formadores de opinião. O Secretário da Cultura, Allan John Lino e os maestros Linus Lerner e Leandro Serafim proporcionaram um bate papo descontraído sobre o evento e, entre diversos, assuntos tratados, duas informações importantes concentraram as atenções. A confirmação da primeira turnê internacional da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG), já anunciada pelo maestro Linus no Concerto de Abertura. Agendada para junho, 44 músicos e duas solistas sob o comando do maestro desembarcam em Portugal onde farão duas apresentações seguindo para roteiro que inclui Espanha, França e Itália. A OSG também prepara agenda de shows pelo interior do Rio Grande do Sul e cidades de Santa Catarina e Paraná.
E ao ser indagado sobre as perspectivas e possibilidades de Gramado ter um teatro, atendendo aos apelos de músicos, atores, produtores e, obviamente, de turistas e da comunidade, o Secretário da Cultura fez uma revelação histórica. Com capacidade de 1,5 mil lugares, a construção do primeiro teatro de Gramado deve iniciar ainda neste ano através de uma Parceria Público-Privada. Será um moderno espaço com salas de aula, biblioteca e cafeteria e que deve ser erguido em terreno doado pela prefeitura no ExpoGramado.  Segundo Allan, o fundador da Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG),  com a economia com a montagem de estruturas temporárias o teatro se pagaria em se pagaria em cerca de dez anos, sem considerar o valor que pode agregar abrigando peças e espetáculo que hoje a cidade não tem como receber. O Secretário da Cultura destaca ainda o apoio da Universidade Feeevale que ofereceu seus profissionais para elaborar o projeto, que teria custo de cerca de R$ 2,5 milhões caso o município fosse bancá-lo.  O Maestro Linus Lerner complementou, exaltando a possibilidade de poder contar com espaço para apresentar em Gramado, peças como O Quebra- Nozes, o famoso balé de Tchaikovski, para citar apenas um exemplo. Linus garante que “teremos interessados em trazer esse e outros espetáculos para cá". Allan ressaltou que “não é um projeto simples, porque além de todas as questões arquitetônicas próprias de um teatro, como tamanho de palco e altura, acústica, e outros, há questões estruturais da obra, como solo, plano diretor da cidade e infraestrutura".
A programação do evento continua até o próximo sábado, 15 de fevereiro. Cabe enfatizar a concepção pedagógica do Gramado in Concert e a realização de suas 22 oficinas, a cargo de 33 professores brasileiros e internacionais, para cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina. Lembrando que nesta terça-feira, 11 de fevereiro, acontece no Serrazul Hotel, às 17h30, a Final do Concurso Jovens Solistas.
O VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música é promovido pela Secretaria da Cultura de Gramado e tem a direção artística do Maestro Linus Lerner, coordenação artística do Maestro Leandro Libardi Serafim e Coordenação de Produção, de Viviane Soares da Bis Gestão Cultural. 

Confira a programação final do evento até o encerramento no próximo sábado.

Programação 10/02/2020 (Segunda-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Trío Haylli (Perú) – 10h30 – Lar de Idosos Maria Nazaré
Seus componentes são estudantes da Universidade Nacional de Música do Peru. O grupo surgiu em 2017 e tem por objetivo apresentar obras compostas para piano, trompete e canto, de compositores como Scarlatti, Händel, Bach, Purcell, assim como, difundir a música acadêmica e popular do Peru e da América Latina.


Conhecendo o Festival – 14h- FAURGS
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.
Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Trío Haylli (Perú) - Cia.sax (SP) - Quinteto Lorenzo Fernandez (RJ) – 17H30- Hotel Serra Azul
Os três grupos selecionados no edital de Grupos de Câmara do VI Gramado in Concert, dividirão um concerto em um dos principais palcos do festival.

Professores in Concert – 20h – Hotel Serra Azul
Este recital é um dos momentos mais aguardados por alunos e o público do festival, pois é hora de ouvir e ver os professores executando obras solo, duos e trios em seus específicos instrumentos.

Programação 11/02/2020 (Terça-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Tallinn Old Town Music School String Orchestra (Estônia) – 11h- Rua Coberta
Sob a regência do Maestro Rasmus Puur, 26 jovens com idade entre 13 e 19 anos, estudantes da Old Town Educational College de Tallinn, Estônia, apresentarão um repertório de músicas eruditas e folclóricas de seu país.

Conhecendo o Festival – 14h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Quinteto Lorenzo Fernandez (RJ)- 16h- Instituto Santíssima Trindade
O quinteto foi criado em 2011 na cidade de Rio de Janeiro e é composto pelo oboísta Juliana Bravim, pelo flautista Rômulo Barbosa, pelo fagotista Jeferson Souza, pelo clarinetista Cesar Ribeiro e pelo trompista Alessandro do Rosário Jeremias. Tem como principal missão apresentar músicas contemporâneas para quinteto de sopros. O grupo acumula diversos prêmios importantes e um CD lançado em 2015.

Final do Concurso Jovens Solistas- 17h30- Hotel Serra Azul
Apresentação dos 07 finalistas do concurso. (10mim por candidato). A Comissão de avalição escolhera os 03 primeiros colocados que ganharão prêmios. Além disso, haverá um premiado escolhido pelo público. O resultado será divulgado no final do concerto das 20:00hrs.

Orquestra Sinfônica Nacional Juvenil Bicentenário del Perú- 20h- Hotel Serra Azul
Sob a regência do Maestro Jorge Eduardo Ahumada Angulo, 12 jovens entre 14 e 29 anos, integrantes da orquestra principal, estarão apresentando, em formato de camerata de cordas, repertório erudito tradicional e obras de compositores peruanos.

Programação 12/02/2020 (Quarta-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Seoul Metropolitan Youth Orchestra (Coréia do Sul) – 11h- Rua Coberta
Sob a regência do Maestro Kyung Young Chung, 12 jovens selecionados dentre 120 que compõem a orquestra fundada em 1984 na cidade de Seoul, Coréia do Sul, estarão se apresentado no festival em formato de camerata de cordas.

Conhecendo o Festival – 14h- FAURGS
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Recital de Alunos- 17h30- Hotel Serra Azul
O recital de alunos é um momento importante que oportuniza os estudantes a execução de obras solos, duos e trios, com ou sem acompanhado.
Professores in Concert- 20h- Hotel Serra Azul
Comemorando os 250 anos de nascimento de Ludwig Van Beethoven os professores do festival interpretarão obras de diferentes momentos da vida deste grande compositor.

Programação 13/02/2020 (Quinta-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Orquestra Antunes Câmara (SP)- 11h- Rua Coberta
Sob a regência do Maestro Ênio Antunes, 15 jovens estudantes do Projeto Arte do Som e do Projeto Musicando, do Programa Fábricas de Cultura da Zona Leste, apresentarão repertório composto por obras eruditas que vão do período Barroco aos nossos dias, incluindo obras de compositores brasileiros.

Conhecendo o Festival – 14h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.


Recital de Alunos- 17h30- Hotel Serra Azul
O recital de alunos é um momento importante que oportuniza os estudantes a execução de obras solos, duos e trios, com ou sem acompanhado.

Banda Sinfônica do Festival- 20h- Expogramado
Sob a regência do Maestro gramadense Leandro L. Serafim, Coordenador Artístico do festival, a banda formada por cerca de 90 alunos do festival apresentará obras eruditas e populares compostas ou adaptadas para esta formação e terá ainda a participação de professores do festival como solistas.

Programação 14/02/2020 (Sexta-feira)

Conhecendo o Festival – 10h- Hotel Serra Azul
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Como Vem Dueto- 11h- Rua Coberta
O pianista e compositor Roger Coicev, juntamente com o violoncelista Kainã Valentim apresentarão obras de compositores eruditos como J.S. Bach e ainda composições próprias do duo.

Conhecendo o Festival – 14h- Expogramado
Conheça os bastidores do festival, descubra os detalhes das oficinas de instrumento e das práticas de grupo a partir de uma curta palestra seguida de uma visita aos ensaios das orquestras do festival e veja como, durante poucos dias, alunos advindos de diversos estados e países constroem, sob a orientação do maestro, o melhor da música erudita.

Concertos Itinerantes – 16h – locais diversos
Imagine deparar-se com um quinteto de metais regido pelo excêntrico e divertido Maestro Cosminho enquanto caminha por Gramado. Essa é a proposta do Concerto Itinerante que levará o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará e o mascote do Gramado in Concert, o maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke, aos bairros e pontos turísticos de Gramado.

Recital de Canto Lírico- 17h30- Hotel Serra Azul
Neste recital, alunos da classe de canto solista, orientados pelos professores Inácio de Nono e Liliana del Conde, apresentarão diversas árias e canções acompanhados pelos pianistas do evento.

Orquestra Sinfônica B do Festival- 20h- Expogramado
Alunos da classe de regência orquestral, orientados pelo maestro Linus Lerner, apresentam obras sinfônicas de importantes compositores do cenário erudito a frente da Orquestra Sinfônica B do festival, composta por aproximadamente 100 músicos. Teremos ainda, a participação de alguns professores como solistas.

Programação 15/02/2020 (Sábado)

Recital de alunos- 10h- Centro Municipal de Cultura
O recital de alunos é um momento importante que oportuniza os estudantes a execução de obras solos, duos e trios, com ou sem acompanhado.

Camerata de Violões do Festival- 11h- Igreja do Relógio
Sob a coordenação do professor Daniel Wolff, a camerata formada por cerca de 15 alunos de violão do festival, apresentará obras compostas e arranjadas especificamente para esta formação.

Recital das Classes de Sopro e Percussão- 14h- Rua Coberta
Neste recital serão apresentadas obras ensaiadas no decorrer das classes de instrumento sob orientação dos professores de sopros e percussão do festival.

Cia.Sax (SP)- 16h- Hospital São Miguel
Criado em 2016 na EMESP Tom Jobim sob orientação do professor Milton Vito, o grupo vem realizando diversas apresentações, tendo inclusive, recebido prêmio em concurso de jovens solistas. Fazem parte do grupo os saxofonistas Gabriel Fanzeres, Samuel Alves, Gustavo Andrade e Khaleb Gonzaga.

Orquestra Sinfônica A do Festival- 19h- Expogramado
Sob a regência do Maestro Linus Lerner, diretor artístico do festival, a orquestra apresenta o Concerto de Enceramento. Comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento do compositor Ludwig Van Beethoven o festival encera com a grandiosa 9º Sinfonia acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.

Festa de Encerramento com a Big Band do Festival- 23h- à definir
Sob a coordenação de Willams Costa, a Big Band formada por cerca de 20 alunos do festival apresentará clássicos do jazz e da música brasileira de forma descontraída na festa de encerramento do evento.


Mais informações: www.gramadoinconcert.com

Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.

Festival de música erudita gratuita acontece de 7 a 15 de fevereiro

Liliana del Conde, Soprano - Foto: Divulgação

Inicia o VI Gramado in Concert
Festival de música erudita gratuita acontece de 7 a 15 de fevereiro

A serra gaúcha será palco de 7 a 15 de fevereiro do VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música.  O evento oferece o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas além de oficinas que recebem cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina.
A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 19h30, no ExpoGramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado - OSG. Devidamente regida pelo maestro Linus Lerner, a OSG apresentará obras sinfônicas que terão como destaque, solistas professores do festival.  O concerto também marca o lançamento oficial do CD gravado pelo Maestro Linus Lerner  com os músicos Ivo Stankov e Lachezar Stankov com a London Royal Philharmonic Orchestra. Formado por piano e violino, o Duo Stankov também fará um concerto e ministrará aulas no festival. Cabe destacar que o maestro Linus Lerner, gaúcho de Novo Hamburgo, é o primeiro brasileiro a reger uma gravação da tradicional e renomada orquestra de Londres.
A programação conta com orquestras, grupos de câmara e solistas com a participação de três orquestras jovens internacionais: a Seoul Youth Orchestra, da Coreia do Sul, a Orquestra Sinfônica Nacional Jovem do Peru e a Tallin Old Town String Orchestra, da Estônia. Serão apresentadas em diversos locais de Gramado, 55 atividades, sendo 45 recitais e concertos e dez do “Conhecendo o Festival”, uma ação pedagógica que proporciona visitas guiadas aos ensaios abertos ao público, recebendo as pessoas que tiverem interesse em conhecer os bastidores do evento e que acontece no Expogramado, de segunda à sexta-feira, às 10h e às 14h.
Entre as novidades, destaque também para os Concertos Itinerantes, às 16h, em diversos bairros e pontos turísticos da cidade com o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, sempre acompanhado do novo “mascote” do evento. Trata-se do Maestro Cosminho, interpretado pelo ator Diogo Grulke e que tem seu nome em alusão ao Troféu Cosmos, criado pela artista plástica Débora Iron e que tradicionalmente premia o vencedor do Concurso de Composição. Os locais não serão divulgados porque a ideia é realizar apresentações de surpresa.
O festival vem crescendo a cada ano e a internacionalização já é uma realidade da sexta edição. Além de 20 professores brasileiros, o evento conta com 13 professores internacionais vindos da América Latina, Europa e EUA. Segundo o secretário Allan, é preciso enfatizar “a concepção pedagógica do Gramado in Concert”.  As oficinas receberão cerca de 400 alunos do Brasil e América Latina e o evento - que acontece anualmente - tem dois pilares fundamentais: a promoção da formação e qualificação de músicos através das oficinas e a democratização do acesso à cultura através de uma programação de concertos com entrada gratuita durante todo o período do festival. Vale lembrar que são 22 tipos de oficinas: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, flauta transversal, oboé, fagote, clarinete, saxofone, percussão, regência orquestral, violão, canto solista/erudito, piano, canto coral e ensino coletivo de cordas, sopro e percussão.
O Gramado in Concert ainda promove dois concursos com o objetivo de estímulo à criação, formação e valorização de jovens músicos bem como sua profissionalização. São os concursos de Composição Erudita e Jovens Solistas, que premiam em dinheiro os vencedores e têm número crescente de inscritos que buscam esse reconhecimento. Vale lembrar que o V Concurso de Composição recebeu um total de 29 inscrições de nove estados brasileiro e selecionou a obra “Alvorecer - Fantasia Sinfônica” do goiano Emanuel Gomes Ferreira e que será apresentada no Concerto de Encerramento.
O gran finale acontece dia 15 de fevereiro, às 19h, no Expogramado, sob a regência do Maestro Linus Lerner e comemorando os 250 anos de aniversário de nascimento de Ludwig Van Beethoven, a orquestra encerra a sexta edição do festival com a grandiosa 9ª Sinfonia, acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.
Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

E falando em gratidão, Rodrigo e Maurício Oppitz




Falar bem é uma arte e uma ciência que deveria ser ensinada nas escolas, pregada nos púlpitos, discursado nas praças, e rezado no recato da oração. Falar mal, é um trato com a língua viperina, com a semente do mal. Por isso, não se fala mal das pessoas,, e sim de suas más ações, do mau comportamento. No máximo, que fique claro.

Falar bem dos amigos é uma prática que deveria ser levada a sério, mas especialmente de quando se fala em tom de gratidão, em suave melodia de lembranças agradáveis. E eu tenho muitas, acreditem em mim. Boas lembranças de bons amigos.

Publicidade
Falei do André Tissot, em postagem recente, e falei do Prefeito Arno Michaelsen, em outro ensaio, e falei de muitas pessoas já. Continuarem a falar, pois nem sei se gostam de ler, mas faz-me bem externar minha gratidão à quem me fez bem algum dia.

Trabalhei na antiga Sonelli, em Canela, em 1980, ou 81, não recordo direito, mas gerenciei um departamento naquela indústria, e tive dois grandes amigos lá dentro: Rodrigo e Maurício Oppitz.

Neste tempo, tive mais proximidade ao Maurício, com quem inicie (e mantenho) grande amizade. Maurício era diferente dos jovens bem nascidos de sua época. Veio de uma família de posses, mas nunca fez de sua condição financeira, motivo para espezinhar ninguém. Nenhum de seus irmãos fez isso. Eram jovens simpáticos, que sabia, aproveitar a vida, mas o trabalho próximo ao chão de fábrica os tornou humanos, verdadeiros, amigos de verdade, e isso eu pude comprovar muito, mas muitos anos depois. Cerca de trinta anos mais tarde, onde um e outro, eles, e eu, tomamos rumos diferentes na vida. O tempo nos separou por mais de três décadas. No entanto, quando nos aproximamos novamente, as histórias pareciam ter acontecido no dia anterior, tantas eram as lembranças e as prosa para botar em dia todas elas.

Nesse reencontro, eu morava em Florianópolis, e eles também. A velha Sonelli já não exista mais, mas os moços ergueram sua própria empresa, liderando o setor daquilo que produziam, e goravam o Brasil e o Mundo fazendo negócios, sempre bons negócios.
Publicidade
Um dia, liguei para o Rodrigo, e perguntei se ele se ofenderia se eu oferecesse algum trabalho, na
minha área, de Design, e o fiz, esperando uma negativa, pois pareceu-me por demais ousado, reencontrar amigos de juventude, e à queima-roupa, falar de trabalho. Surpresa minha: Ele concordou, e em pouco tempo, estava eu prestando consultoria e desenvolvendo projetos para o grupo que dirigem. Foram quase dois anos, onde conversávamos quase diariamente, e não só sobre trabalho, mas falávamos de literatura, de religião, de política, contávamos piadas, e falávamos da vida em geral.

O trabalho encerrou, mas a amizade apenas cresceu. E diariamente, desde então, recebo uma mensagem diária de saudação, louvor à D-s, e gestos de amizade, do Rodrigo, independente da condição econômica minha e dele serem absurdamente diferentes. Rodrigo não faz de seu status um abismo para tratar bem seus amigos. E eu, na condição de quem desenha e constrói coisas, procuro construir diariamente uma ponte para nossa proximidade afetiva, moral, espiritual, intelectual, e certamente também profissional.

Um dia eu estava escrevendo e ilustrando um livro infantil (Biluca Bimbão - O sapo que queria voar), e comentei com ele, sbore a dificuldade de ser escritor, e correr atrás do sustento ao mesmo tempo.  Perguntou-me sobre o livro, e mostrei a ele o progresso do trabalho, em andamento. Perguntou-se quanto eu necessitaria para concluir o projeto. Expliquei então que como eu fazia toda a parte gráfica, ilustração, edição, seria o trabalho de tres a quatro meses, com dedicação exclusiva, e disse o quanto eu tinha de despesas para isso. Rodrigo apenas pegou o talão de cheque e a caneta, e perguntou-me: Posso parcelar em três vezes?

Assim, pude concluir a edição deste livro, o único infantil que fiz.

Peço sempre à D-s, em minhas orações, que meus amigos sempre tenham em mim alguém em quem continuem a confiar. É só o que me interessa. O resto é a caminhada rumo á eternidade. Um longo caminho, cheio de histórias por lembrar.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Linus Lerner - Da Royal London Philarmonic Orchestra ao Gramado In Concert (Ou vice-versa)






A Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência e comando de Linus Lerner, será a primeira orquestra gaúcha convidada a fazer um tour por Portugal, França, Alemanha e Itália, ainda em 2020. Vamos falar então de seu regente e Diretor, Linus Lerner. Eis o Homem!


Humildemente falando, ele é apenas um reles primeiro brasileiro a gravar com a Royal Philarmonic Orchestra of London. Coisa pouca.  Um cafezinho na esquina. Todo mundo, diariamente grava com esta orquestra. Nada demais. Só que não!
Lindomar Linos Lerner, ou como passou a ser conhecido após um deslize gráfico publicado em uma entrevista de um jornal brasileiro, Linus Lerner, o Coordenador e um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Gramado, com experiência de canto com o Maestro  Eleazar de Carvalho, carrega na bagagem o amor por Gramado. Carrega o talento de um Maestro cujo sobrenome deveria ser também Brasil.
Vivendo há 22 anos nos Estados Unidos, Linus não esquece Gramado, nem sua amizade com o silencioso Maestro Allan Lino, cuja amizade fez render este maravilhoso espetáculo de musicalidade e sublime inspiração à milhares de jovens musicistas que sonham assentar-se nos palcos ao lado de vozes e sinfonias, banharem-se em melodias, e afinarem alma e talento entre as notas, fusas e para mim confusas semifusas, abraçarem as colcheias, suspirarem em tons e semitons, guiados com frêmito compulsivo por vezes, suave por outras, bailado da batuta de grandes Maestros. Como Linus Lerner. Como outros, muitos mais.
Nascido em Novo Hamburgo, RS, Linus Lerner é diretor artístico e maestro titular da Orquestra do Sul do Arizona (Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO) em Tucson no estado do Arizona, diretor artistico e maestro titular da Orquestra Sinfonica do Rio Grande do Norte (OSRN), sou diretor artistico e principal maestro da Orquestra Sinfonica de Gramado (OSG) alem de exercer os cargos de diretor artístico e maestro do Festival de Opera de San Luis Potosi e Concurso de Canto Internacional Linus Lerner no Mexico, e também diretor do Festival Internacional de Musica Gramado in Concert que entrará na sua sexta edição este mês de fevereiro entre os dias 7 e 15.
Como já citado, Linus Lerner, nacido em Novo Hamburgo, onde viveu ate os 22 anos quando mudou-se para Porto Alegre para concluir seu bacharelado em regência coral pela UFRGS. Teve grandes experiencias na cidade onde estudou o curso técnico de musica na Escola Senador Alberto Pasqualini (um dos poucos no pais na época). Foi professor e criador do sistema de aulas de violão em grupo (inédito no pais na época) junto a escola Musisinos com os Professores Mauro Harff e Rubin Jacoby (integrantes do grupo Caverá) alem do violonista Paulo Stahl e do grande amigo acordeonista e biologista ja falecido Paulo Saul. Um dos primeiros grupos que montou foi o grupo Vocal Salamaleque e logo em seguida a Camerata Consort de Violões que obteve um grande sucesso por também ser uma das poucas "orquestras" de violões no mundo junto com a cantora e também violonista de Novo Hamburgo Liris Neumann que segue hoje carreira como cantora, regente de coros e musicoterapeuta. Entre outros integrantes da camarata, o que é muito valido ressaltar aqui, estão hoje a cantora de carreira internacional Carla Maffioletti entre outros como o André Brandalise também musico terapeuta estabelecido em Porto Alegre. Em Novo Hamburgo também fui regente dos coros da Sociedade Ginastica onde realizamos o show "Bem Brasil" que viajou pelo pais alem do coral Canarinhos de Novo Hamburgo e do Coral 25 de Julho entre tantos outros grupos.  
Ano passado, 2019, Lerner, o Maestro, comemorou com um concerto com a OSRN os seus 35 anos de carreira. A musica sempre foi o que fez  desde a tenra infância. Como nasceu numa familia pobre nao teria condições de pagar aulas ou ate comprar instrumentos. Na verdade sempre quis estudar piano mas isso era fora de cogitação e acabou tendo suas  primeiras aulas de violão financiadas pelo seu irmão Celio Lerner. 

Continua após a Publicidade



Viveu em sua cidade natal ate os 22 anos quando me mudou-se para Porto Alegre para terminar o seu bacharelado em regência coral pela UFRGS. Teve grandes experiencias na cidade onde estudou o curso técnico de musica na Escola Senador Alberto Pasqualini (um dos poucos no pais na época). Foi professor e criador do sistema de aulas de violão em grupo (inédito no pais na época) junto a escola Musisinos com os Professores Mauro Harff e Rubin Jacoby (integrantes do grupo Caverá) alem do violonista Paulo Stahl e do grande amigo acordeonista e biologista ja falecido Paulo Saul. Um dos primeiros grupos que montou foi o grupo Vocal Salamaleque e logo em seguida a Camerata Consort de Violões que obteve um grande sucesso por também ser uma das poucas "orquestras" de violões no mundo junto com a cantora e também violonista de Novo Hamburgo Liris Neumann que segue hoje carreira como cantora, regente de coros e musicoterapeuta. 
Entre outros integrantes da camerata, o que acha muito valido ressaltar aqui, estão hoje a cantora de carreira internacional Carla Maffioletti entre outros como o André Brandalise também musico terapeuta estabelecido em Porto Alegre. 
Em Novo Hamburgo também foi regente dos coros da Sociedade Ginastica onde realizaram o show "Bem Brasil" que viajou pelo pais alem do coral Canarinhos de Novo Hamburgo e do Coral 25 de Julho entre tantos outros grupos. 
Linus guarda muitas lembranças de Novo Hamburgo e  uma grande lembrança foi que regeu em  uma orquestra pela primeira vez no festival de coros dos meninos cantores, foi a "Missa da Coroação", de Mozart, na Catedral com mais de 300 cantores e uma grande orquestra alem de ser um dos solistas na mesma obra na segunda apresentação. 
Continua após a Publicidade



Outra grande inspiração veio da virtuose,  Pianista, Olinda Alessandrini (hoje também professora e organizadora da parte de musica de câmara do festival Gramado In Concert). Quando estava na quinta série do primário (ensino fundamental), Linus foi assistir algumas palestras dela, onde explicava a musica clássica para jovens, e assim nasceu a paixão. Isso foi la no teatro Carlos Magno que provavelmente esteja fechado hoje. Linus tem muitas memórias daquele palco, muitos shows realizados por la. Bom lembra que aos 13 anos de idade, o maestro trabalhava para o Banco do Brasil como "office boy" e aos 15, deixou tudo para ser professor de violão junto a Musisinos e teve sua "escola" junto a comunidade de São Jose do Hortêncio, alem de Arroio Veado  (Município de Presidente Lucena, RS)e Linha Nova Baixa, RS,  entre outros. 
Lerner reside 30% nos Estados Unidos na cidade de Tucson, 40% no Brasil entre Natal e Gramado e os outros 30% viajando pelo mundo. Isso oscila um pouco a cada ano mais a media é mais ou menos assim. Na verdade o que o levou a sair do Brasil foi a busca de conhecimento, sede de aprender mais e estudar em outra língua e outro pais, como os Estados Unidos onde a cultura é muito mais valorizada. Seu plano inicial era de ir para a Alemanha mas acabou recebendo bolsa para os Estados Unidos. Estava regendo coros na época, inclusive o coral da Sociedade Ginastica de Novo Hamburgo,  e também estava começando uma carreira como cantor de ópera. Ganhou uma bolsa bolsa foi para as duas coisas, ou seja, foi para estudar canto e ao mesmo tempo foi como regente do coro da Miami University em Oxford, Ohio mas acabou ficando somente um ano nessa universidade pois foi aceito no Conservatório de Musica da Universidade de Cincinnati que é ainda hoje uma dos conservatórios de musica mais respeitados nos Estados Unidos e no mundo. Estudar la para Lerner foi uma experiencia incrível e mudou sua vida totalmente. 

Linus Lerner o único gaúcho a se apresentar no Carnegie Hall, sendo esta uma das melhores experiencias de sua vida. "Ainda hoje tenho aquela impressão sonora nos meus ouvidos...reger naquele teatro e fazer musica naquela perfeição acústica é como estar regendo um CD. Segue sendo o teatro mais fantástico acusticamente que regi ate hoje", dia Linus sobre esta experiência.

Reitero que Linus Lerner  é o primeiro brasileiro a gravar com a Royal Philarmonic Orchestra de Londres, e assim descreve sua emoção: "não tenho palavras para expressar minha gratidão pois a Royal Philharmonic Orchestra é uma das melhores do mundo e que sempre admirei desde muito jovem. Ainda me belisco para saber se não estou sonhando e talvez grave outro CD com eles no proximo ano. O CD ja esta lançado e somente estou esperando o lançamento dele nas plataformas online como Spotify and Apple Music e talvez quando esta matéria seja publicada ele ja estará disponível. Vou receber minhas primeiras copias do CD na abertura do Festival Gramado In Concert onde faremos o lançamento do mesmo no Brasil. O CD ja recebeu duas criticas internacionais e ambas são muito positivas".

Assim Linus descreve seu trabalho no GRAMADO IN CONCERT:
"Eu sou o diretor artístico e um dos fundadores junto com o hoje secretario de cultura de Gramado Allan John Lino e o professor e maestro Leandro Serafim. Sempre sonhei em fazer um festival em Gramado, acho que a cidade esta para a musica clássica como a musica clássica esta para Gramado, se casam muito bem! Desde muito jovem participei do Natal Luz de Gramado, na época ainda quando Eleazar de Carvalho. Como diretor artístico do festival estou muito feliz com o nível que o festival chegou em tao pouco tempo. Nos somos o único festival no Brasil que traz tantas orquestras convidadas, este por exemplo serão 3 orquestras internacionais (Estônia, Peru e Coreia do Sul) e uma orquestra de Sã Paulo alem da orquestra Anfitriã do Festival,  a Orquestra Sinfônica de Gramado e as orquestras e bandas que serão montadas durante o festival. Enfim são mais de 40 apresentações em um período de 9 dias e o mais importante: a qualidade musical. Alem de ser diretor artístico do Festival eu regerei o concerto de abertura com a Orquestra de Gramado apresentando alguns professores como solistas e regerei também o concerto de encerramento do mesmo com duas obras maravilhosas: Abertura 1812 (comemorando 180 anos de nascimento do compositor Tchaikovsky e a grande Sinfonia No. 9 de Beethoven comemorando os 250 anos de compositor que foi o mestre de todos os mestres. Alem do concertos que regerei, também estarei dando aulas de regência e meus alunos regerão o concerto no penúltimo dia com a orquestra B do festival que também apresentara grandes obras e alguns professores como solistas. "



veja os links:"







Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Gramado In Concert 2020 - Vozes, sons e tons na Cidade Jardim das Hortênsias



O burburinho festivo e educado da plateia disfarça o nervosismo atrás das cortinas. Ao fundo, ouvem-se sutis trinados e gorjeios acompanhados de toques em afinação dos violinos, e sublimes dedilhados roucos do piano, para os ajustes de última hora. Um assistente passa apressado com uma toalha branca e uma garrafa d'água em direção aos camarins. As luzes começam a apagar-se, deixando apenas uma última luminária feérica à entrada, para auxiliar à entrada de algum retardatário, que tropeça, envergonhado no primeiro degrau, e silenciosamente, tateando por entre as poltronas, vai procurando o seu lugar. As luzes do palco se acendem devagar, ao meio da cortina, que vai se abrindo como que em passe de mágica, e a orquestra já se encontra devidamente instalada. Homens, com seus sapatos de bico fino, bem polidos, fraques pretos cintilando, e mãos firmes e ao mesmo tempo trêmulas ao deslizar o arco sobre as cordas dos violinos, Violoncelos, e violas. Os oboés e trompetes perfilados ao fundo. Os surdos tímidos marcando o compasso, enquanto a pianista ajusta um último olhar à partitura. As mulheres, com seus longos e elegantes vestidos e cabelos soltos, abraçam seus instrumentos como antes abraçavam os filhos, e entregam-se à música como se amamentasse bebês.
Assim começa a sinfonia no elegante teatro, qualquer teatro que seja elegante, é assim que a sinfonia deve começar.

É certo que m festival de música é um pouquinho menos parnasiano, mas não menos romântico, melancólico, sereno, reflexivo e aprazível. Música erudita se encaixa com perfeição em Gramado. Sei do que estou falando, pois eu mesmo, com minhas parcas condições, já levei belíssimos recitais á Gramado, de modo particular. Hoje é diferente. Há um corpo de orquestras, maestros, músicos, instrumentos, e acima de tudo vontade, que parte de um Maestro, violinista, que por acaso e competência, ocupa o cargo de Secretário de Cultura de Gramado. Eu cobrei muito, e nem foi por minha causa ou cobrança, mas ele respondeu e correspondeu ainda mais. Se nada mais fizesse (mas faz), Allan Lino abraçou com alma sedenta o Gramado In Concert, já na sua sexta edição, e o transformou em uma porta internacional, onde maestros e solistas de brilho trans-oceânico brilhantarão o evento.

Gramado amanhece com alma de serenata e adormece com um berceuse de determinação. Isso não é política. Isso é arte. A mais bela de todas as artes.


Preview de Olinda Alessandrini

Maestro Linus Lerner

Professores de Oboé e Percussão

Alexandre - Contrabaixo


Apresentação de 2017, no III Gramado In Concert, com Maestro Leandro Serafim

Os artigos aqui publicados sobre o VI Gramado In Concert, tiveram apoio de  Bangalôs da Serra.


Publicidade

Tamerlão, e as cores como arma de ataque na política



Tamerlão, ou Timur (o manco), é meu personagem favorito para estudos, especialmente escatológicos (Escatologia tem dois sentidos: o primeiro, diz respeito á uma coisa extremamente absurda, irracional, idiota. A segunda traduz por: estudos dos últimos acontecimentos, que em síntese, segundo a visão apocalíptica, trata-se realmente de coias fora da leitura usual da humanidade. O fim dos tempes, e o que acontece durante estes fatos).  A razão desta preferência, é pelo simbolismo gráfico, semiótico, que sua estratégia impuna antes das batalhas. Mas antes de falar em Tamerlão, adianto um pouco o assunto, e pulo para o livro de Revelação (Apocalipse), onde iremos encontrar a seguinte citação, no Capítulo 6 do Livro:  

"E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê."

Segue a narração dizendo: 

E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

O segundo cavalo aparece na narrativa: 

E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
O Terceiro cavalo é preto: 

E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão.
E finalmente, o quarto cavalo, amarelo: 

E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.

Vamos entender o simbolismo desta profecia, fazendo aproximação com o encaixe do tempo descrito, a sequência dos fatos, e seu similar na história. E aqui voltamos a Tamerlão.

Antes de promovermos este encontro, vejamos algumas particularidades deste guerreiro:

" Por onde passava, o exército invasor dizimava cidades e massacrava inocentes. "

" Tamerlão passou a desejar fronteiras mais distantes. Em 1383, invadiu a Pérsia (onde hoje fica o Irã). Durante a década seguinte, enquanto estava longe dominando regiões da Rússia e arredores, os persas iniciaram revoltas contra o Império Timúrida. Ele retornou enfurecido: dizimou cidades, assassinou populações inteiras e, para completar, construiu torres com o crânio das vítimas"

Curiosidade: Ele afirmava estar resgatando a grandiosidade do Império Mongol ao construir seu próprio reinado*

Depois da conquista da cidade chefiada por Husayn, chamada Balkh e localizada no Afeganistão, Tamerlão virou um conquistador e apropriou-se de diversas cidades próximas. Hábil comandante e político, ele era capaz de unir soldados de origens diversas sob a mesma bandeira e de manter seu governo com alianças e traições. Ficou conhecido pela inteligência e, claro, pela crueldade.

A partir de 1401, Tamerlão voltou os olhos para o atual Oriente Médio. Destruiu Aleppo e Damasco e dominou Bagdá, no Iraque, matando milhares e demolindo monumentos e mesquitas. O imperador variava nas crueldades: os vencidos podiam ser decapitados, crucificados, cimentados pela cintura em paredes (ainda vivos) ou pisoteados por cavalos. Quem sobrasse era escravizado

Estamos combinados, que o rapaz era uma bela bisca, eu lhes digo. Reza uma lenda, de que, confrontado por um exército carregado por elefantes, invencível, Tamerlão atou fardos de feno às costas de cavalos, ateou fogo, e enxotou-os em direção aso elefantes, causando uma reboldosa medonha, e colocando em retirada os inimigos. A bem da verdade, esta mesma história é contada sobre o mongol Kublai Khan, igualzinha, embora Kublai tivesse vivido cera de um século antes de Timur. Podem ter sido ambas verdadeiras, ou simples cantigas de bardos e menestréis. Quem é que vai saber, né? História é escrita por quem escreve a história, e não por quem a certifica. O mesmo que acontece aqui. Nesse momento, eu escrevo a história e a conto pelo meu ângulo de visão. Se eu não for fiel aos fatos, e à sua interpretação, daqui vinte anos, nem mesmo me vou lembrar como aconteceram. Mas é isso que reza a lenda de tamerlão. Porém, ainda não chegamos ao ponto "G" da questão, o que dá comichão em seguir adiante: O que Tamerlão tem a ver com cores? Já explico.

Ao sitiar uma cidade, Tamerlão alinhava as tropas de forma ostensiva, imponente, fazendo valer o medo, tocando o terror por impacto visual. Assim, primeiro ele montava um magnífico acampamento á volta da cidade sitiada. Deixava a cidade sem água e sem alimento por dias, semanas, meses até. Depois de certo tempo, ele enviava um mensageiro até à porta principal da cidade, com uma bandeira branca. A bandeira era deixada lá, e o cavaleiro voltava. Aquela bandeira dizia o seguinte, em seu significado:
"Quero que sua cidade, todos os seus cidadão,s e seu rei, seus príncipes, e suas autoridades, saiam livremente para fora, dirijam-se ao seu novo imperador (ele, o magnífico Tamerlão), prostrem-se diante dele, beijem sua mão, e tornem-se seus vassalos, tributando, e preservando suas vidas. Nenhuma pessoa será molestada, e nem bem será tocado", era o que dizia a bandeira branca. Ali, não simbolizava uma trégua, mas uma proposta de rendição. A bandeira ali permanecia por cero tempo, e tendo este tempo sido esgotado, um novo aviso era enviado: A bandeira vermelha.

Para entender por que as cores tem tanta participação nos grandes acontecimentos mundiais, devemos primeiro entender a relação entre a cor e o comportamento humano, fato que nem é novo, como estamos vendo neste ensaio. Por exemplo: nesse exato momento, o Brasil tem a sua tendência de cores definidas com todo rigor científico. Veja aqui*. E também aqui, como surgem determinadas "tendências"*. A parte da ciência que estuda o comportamento das cores sobre as pessoas é a Psicologia, através da  Psicologia das Cores, um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Sendo assim, cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, por isso, é fundamental saber como usá-las.

A cor vermelha, segundo a teoria e todos os códigos conhecidos de cores, pode simbolizar muitas coisas. Segundo o site "Portal do Marketing", O vermelho é a cor do fogo e do sangue, por isso está associado à energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, assim como a paixão, ação, desejo e amor.

O vermelho é uma cor muito emocionalmente intensa. Ela aumenta o metabolismo humano, aumenta a taxa de respiração e aumenta a pressão arterial. Ela tem  alta visibilidade, razão pela qual os sinais de parada, sinais de trânsito e equipamentos de incêndio são normalmente pintados de vermelho. Na heráldica, o vermelho é usado para indicar a coragem. É uma cor encontrada em muitas bandeiras nacionais.

É uma cor quente e positiva associada com as nossas necessidades físicas e mais a nossa vontade de sobreviver. Ela emana uma energia masculina forte e poderosa.

Significa um espírito pioneiro e qualidades de liderança, promovendo a ambição e determinação. Também é de temperamento forte e pode dar confiança para aqueles que são tímidos ou falta de força de vontade.

Ele é frequentemente usado para expressar o amor, como no Dia dos Namorados, no entanto, ele se relaciona mais com a sexualidade e desejo, em vez de amor – o amor é expresso com rosa.

O Vermelho traz textos e imagens para o primeiro plano. Vermelho é energizante. Ela excita as emoções e nos motiva a agir. Use-a como uma cor de destaque para estimular as pessoas a tomar decisões rápidas; é uma cor perfeita para ‘Comprar’ ou para os botões de “clique aqui” em banners de internet e websites. Na publicidade, o vermelho é muitas vezes usado para evocar sentimentos eróticos (lábios vermelhos, unhas vermelhas, os distritos da luz vermelha, etc.).
O Vermelho é amplamente utilizado para indicar perigo (sinais de alta tensão, semáforos). Esta cor também é comumente associada com a energia, de modo que você pode usá-lo quando a promoção de bebidas energéticas, jogos, carros, itens relacionados a esportes e alta atividade física.

A cor vermelha pode estimular o apetite, sendo frequentemente usada em restaurantes para esta finalidade. Também aumenta o desejo por alimentos e outros estímulos.

Em algumas culturas orientais, como a China, o vermelho é a cor usada para dar sorte. Embora os tempos estejam mudando e muitas noivas chinesas agora vistam branco, é tradicionalmente a cor para casamentos.

Na cultura indiana simboliza pureza e é, também, frequentemente usado em seus vestidos de casamento.

Voltemos ao Tamerlão, que hasteava então uma bandeira vermelha, que transmitia o seguinte recado:

"A gente não gastou horas no salão fazendo unha, pra vir aqui e voltar sem degolar uns pescocinhos, ah, claro, isso, se vocês continuarem teimando em não se renderem, afinal, que está á sua porta não é nenhum outro, senão, o magnífico Tatá, Tamerlão, o pavor das corrutela, o flagelo das mamães, que manda prender e manda soltar, e se continuarem insistindo em não se renderem, isso não vai ficar barato!

Mas, como o povo é teimoso, os inimigos confiam no taco do "princeso" que ainda pensa que governa, aliado aos  brios patrióticos, juntando-se com a turma do "#naovaiterimpitximo, finca o pé e diz que nem tapado de mutuca eles tiram a bundinha daquele lugar. Tamerlão já começa a limpar os bigodes com seu guardanapo de seda chinesa, que não foi comprado em camelô, mas tomado na mão grande de um rei metido a besta de alguma peleia anterior, e após lauta refeição com coxas de frango fritinhas, bem crocantes, Tamerlão só faz um gesto de mão em direção á cidade sitiada, e o pau começou a comer solto. Lembremos que o gentil senhor, antes enviou bandeiras branca, vermelha, amarela, e por fim preta. Na bandeira preta, a coisa fica preta, sinistras. Não há mais clemência.

Na política o uso subliminar das cores, passa vários recados. Por exemplo: a UPG usou azul e branco, cores do glorioso Grêmio (o Grêmio ainda acrescenta o preto, que não é cor, mas ausência de cor), porque esta combinação de azul com branco, tem o significado de tranquilidade, paz, serenidade. E estava mesmo. O ambiente estava todo favorável a uma vitória esmagadora, pois trouxeram pro ringue o campeão dos campeões, Pedro Bertolucci, o "Bala". Encontraram porém o Laranja, cor de movimentação, de alegria, de esperança, quando associada ao verde ou mesmo vermelho. Se associada ao vermelho, a cor laranja indica que a massa quer mudanças, e se preciso for, fará sacrifícios. Não era, porém vermelha a cor complementar, e sim verde, cor de neutralidade, e de esperança. 

Dá pra dizer que uma troca ou permanência de cor faz vencer uma batalha, ou eleição? De modo algum. Mas favorece o ânimo, eleva ou reduz o moral do eleitor, e principalmente do militante. A cor não é empregada para angariar voto, mas pra manter unida em propósito a militância. 

Notadamente há uma vontade gritante em Fedoca em permanecer no cargo, apesar de dizer que tanto faz como tanto fez, se ele for ou não candidato novamente. Ocorre que suas ações contradizem suas palavras no tocante à isso, e sim, há um serviço de inteligência publicitária ao seu lado, que bem analisa todas estas questões de imagem, e modela o candidato diferente do Prefeito. Assim, tudo o que se pode esperar de um pré-candidato são atitudes de um candidato em campanha, e o que se vê é um candidato em campanha, levando junto (ou comparecendo) um potencial candidato à vice, o Flávio Souza, Este é o cenário. Tamerlão já morreu há uns 600 anos, mas seus ensinamentos perduram até hoje.

Ah, eu esqueci de falar que o mesmo que hasteia a bandeira vermelha, pode, em outro momento, fazer tremular a bandeira branca. Ou se o caldo engrossar, a preta nunca sai de moda.

Estou curioso para saber com que cores a ala Progressista sai para desfilar esse ano. Acho que azul tá meio démodé.

Publicidade
Bebidas á base de GENGIBRE, JABUTICABA, HIBISCO, ABACAXI, MORANGO, ERVA MATE
Termogênicas - Probióticas - Aceleram o metabolismo, - Aumentam a IMUNIDADE

















(Fonte: Superinteressante; wiki, História Universal HG Wells, Portal do Marketing, shutterstock, e outros)





















quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Qual é seu tipo político preferido? - Análise sobre o perfil dos políticos (humor)


Imagem: Freepik internet
Quem não me conhece, pode até dizer que eu odeio políticos, e que talvez eu mesmo seja um político frustrado, porque nunca fui eleito na política convencional Vereador, Prefeito, deputado, Senador, Governador, Assistente de Palco, ou Presidente da república). Mas isso não corresponde à verdade. Eu não odeio os políticos e sou apaixonado pela boa política. O que eu desprezo são os maus políticos, e as más práticas da política para fins escusos.

Minha tarefa aqui neste espaço, escolhida, apresentada, votada e aprovada, é de levar aos leitores alguma reflexão sobre as atitudes dos políticos, sob a bandeira de servirem ao povo. Daí, analiso suas atitudes públicas, e jamais faço de minha literatura, instrumento de intromissão nas vidas privadas dos mesmos, até porque, o que muitos deles fazem na vida pública, deveriam mesmo é manter o feito na privada e dar descarga em seguida.  Então, vamos analisar os perfis destes personagens da civilização. Considerarei a jornada política como um corredor cheio de portas, e dentro de cada porta há  uma sala, que por si, tem também outras portas, que levam a outras salas e assim consecutivamente.

O Honesto
Vou partir da premissa de que todos nascem honestos e nessa vestimenta se lançam na vida pública. Suas intenções sempre são as melhores, e seu coração bate pela moralidade. Este estágio do caráter, pode durar por toda a sua carreira, ou pode poluir-se aos poucos, até que não sobre mais nada que lhes favoreça respeito, e muito menos admiração. Mas destes, falarei mais adiante. Aqui é a galeria dos probos, dos justos e dos dignos. Esta é a primeira porta, branca, com uma maçaneta metálica também branca, discreta, sem brilho.

Em algum momento de sua carreira, caso perdure, alguns destes políticos, sofrerão transformações sutis, paulatinamente, par e passo com sua carreira, até que encontra a segunda porta deste corredor de ambições.

O Vaidoso
Na segunda porta, dourada, com maçaneta dourada e bordas cintilantes, já há espelhos e luzes, e por ela adentram os honestos que além da honestidade, não veem mal algum em desejar o poder. Não o fazem por si mesmos, mas porque uma "força superior incontestável" os conduziu até aquele lugar, e é por sua livre e espontânea vontade que dizem sim à porta dourada e à maçaneta de ouro, com bordas cintilantes. Ali encontrarão ambientes festivos, recepções, inaugurações, tribunas com permanentes convites aos discursos floreados, ao espumante francês, aos queijos do Mediterrâneo, e aos aplausos. Este lugar é a ante-sala do Paraíso cristão, do Shamballa e do Nirvana orientais, de Valhalla nórdica, enfiam, a legítima casa da sogra, mas uma sogra muito generosa, culta, organizada. Vale tudo à pena se o brilho não for pequeno, para manter-se ali naquele lugar, e à medida em que os anos passam, necessita ele, o político vaidoso, acompanhar o sucesso da carreira em si próprio, e é nesse momento em que começa a entender de Lifting, esticamento facial, pilates, implante capilar e dentário, criogenia para tratamento de manchas da idade, fitness, Nike para o tênis que pisca, neoprene para surfar no raso, enfim, é um político dentro de seu tempo. Pelo menos no plano pessoal.

Ah, ele também já está apto a trocar sua esposa, que não conseguiu acompanhá-lo em tudo, por uma cerca de vinte a trinta anos mais jovem, mas que verdadeiramente o ama, com muita paixão e $entimento. É convidado como paraninfo em formaturas, porque a essa altura, já tem como dar um Iphone ou uma caneta MontBlanc aos formandos, não importando que seu discurso floreado seja completado por canhões de laser e efeitos estroboscópicos. Já o povo, bem o povo o ama, porque ele nunca o traiu. Nunca faltou ás sessões, porque sua presença era necessária ao brilho da casa a qual servia.

O Corrupto
Este é o mais conhecido, e ao mesmo tempo, o mais misterioso, pois ainda não foi sancionada a Lei que fornece "Carteira de Corrupto". Ela até existe, mas sob certos codinomes.  Não que este tipo de político  tenha entrado na vida pública pensando em roubar. Longe disso. Mas o povo que o elegeu, principalmente o que financiou sua campanha, tem umas continhas a acertar com o eleito, e nada cobra dele senão fidelidade aos amigos, que ao visitá-lo, nunca vão de mãos vazias. Há sempre um mimo, uma lembrancinha, que vai de uma caixa de chocolatinhos, a um sitio, um belo apartamento, um programa ilimitado de milhagem nos aviões da companhia que o apoiou, enfim, eu nem saberia descrever tantas as formas de gratidão, porque estes benefícios não são anunciados em rótulos de leite em pó ou cartazes em delegacias de polícia, que alías, ocorrem-e que além da delegacia de polícia, também deveri ter uma "Delegacia de Política", onde seriam tratados os crimes cometidos pelos investidos nesta fatióta, evidentemente.

Enfim, o corrupto é como água da nata, que quando muito batida, sobre para a superfície, e dali pode ser separada a manteiga. Então, se der certo o método, ao bater muito num corrupto, a água da sacanagem sobre e resta a gordura localizada pronta pra passar no pão. Ou pela porta do xadrez. Pelo sim, pelo não, político corrupto, sempre deixa rastros. Encontrando um, e identificando o espécime, não vote nele, pois se o fizer, estará chancelando, corroborando (ou co-roubando) suas atitudes nefastas, e será vossa senhoria (ops, agora não pode mais), digo, você, tão ou mais corrupto do que aquele que corrompe, porque vai continuar corrompendo e corrompido com a sua (tua mesmo) assinatura embaixo. Aí, nada de jogar culpa no corrupto, porque nesse caso, o corrupto é você.

O Messias
Oh glória! Ele chegou, vindo do alto (mora em uma cobertura, com piscina e seguranças na portaria), cercado de anjos (as messietes, uniformizadas e sorridentes, distribuindo santinhos impressos em lâminas de plástico aluminizado cintilante, e que brilham no escuro), sorridente, de braços abertos, expondo seu relógio Patek Phillipe 24k, e cordão dourado com um pingente de cristal gravado em 3D a sua foto que pisca conforme gira a pedrinha, trazendo seu abraço, um amplo sorriso, palavras de otimismo, invocando as "energias do universo" para que conspirem a seu favor (dele), e que olham no seu (agora é no teu) olho, enquanto o segura pelos ombros, imobilizando-os, e diz palavras de esperança em dias melhores, e que ele veio para servi-lo (agora não sei se é ele ou você a quem se refere), ainda que com o sacrifício da sua (agora tenho certeza que fala de você) própria vida e recursos.

Ele anda só com roupas sóbrias, e quando recebe convidados em casa, veste um camisolão  cor de pérola do Mar da Índia, , com gola alta, e segura no colo uma cãozinho que não para de lamber-lhe a cara e o saquinho (do cão), em alternância. Sorri com toda a brancura da porcelana da dentadura matematicamente retilínea e reluzente, e o ambiente exala perfume de sândalo, enquanto ouve-se suave música de cítara e pífaro, enquanto você caminha ao seu (dele, né) encontro sobre uma alcatifa de pétalas de rosas almiscaradas do Tibete.

Abraça duas joviais messietes e a uma terceira, entrega o seu (dele, já disse) cãozinho, não sem que antes o peludinho dê-lhe (nem vou falar em quem)uma última lambidinha na orelha. Isto feito,, o tamborete onde se encontra é elevado vagarosamente, enquanto luzes feéricas e canhões de laser flutuam imagens dele próprio sobre uma nuvens de gelo seco, e em sua infinita bondade, ele faz uma live para todas as redes possíveis, falando em justiça social e paz infinita. E é até perdoável aquela lágrima que escorre de seu (é com você, sua besta) rosto, porque, de fato, a cena é comovente e você esteve lá, ao vivo, sorvendo a graça infinita de seu político messiânico, ao vivo, ao vivo!

                                                                            O político ativista
Este vem dos movimentos sociais, dos sindicatos, das associações, ou da classe artística, embora, dificilmente consiga esquivar-se de uma das opções anteriores, por conta da facilidade de acesso á todas elas. Mas ele representa a plebe, o proletariado, a turba, os movimentos ativistas, os Direitos Humanos, animais, vegetais (daqueles que odeiam veganos), e do movimentos de todos os movimentos. É desinibido nos debates, e sabe como movimentar as massas. O fato de ter sido padeiro e pizzaiolo, antes de militar nos movimentos, foi de grande serventia, de utilidade mesmo. Mas este, além de honesto e de princípios, não curte isso de festas tântricas regadas a néctar de calda do universo, pois acha tudo uma tremenda viadagem, embora acha que viado também é gente, e só por respeito à eles, vai na tal recepção do mesotriático (aqui eu queria usar o neologismo "Messiático", que criei, mas o Google sugeriu este outro nome, que nem sei pra que serve, mas já que o Google sugeriu, quem sou eu pra contrariar a pessoa, ou a nuvem), onde cumprimenta um e outro, enche os bolsos de guloseimas e canapés, e sai de fininho, na primeira oportunidade que tem. E ele é raiz,come em marmita, come a marmita, descartável e biodegradável, e se é biodegradável, se vai ser comida por minhoca, então por que não pode ser devorada pela pessoa? E taca o dente valendo no pratinho e no copo de bagaço de centeio.  Usa a mesma roupa a semana inteira, claro, de que precisa gastar água e sabão para lavar o que amanhã vai sujar de novo? E assim segue a festa, isto é, a luta. Festa não. Festa é burguesa.


Importante: nenhum político foi suficientemente maltratado para compor esse texto*











O que faz a tua mão direita....

Evitem fazer alarde quando ajudarem alguém, não fiquem contando vantagem diante das pessoas, para  que sejam admirados e elogiados; aliás, s...