AD SENSE

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Benício e Gabriela (Ficção) Capítulo 1 - A Promoção


Capítulo 1 - A promoção

Benício e Gabriela haviam se casado no último verão, no fim do verão, quando os ventos já cantam cantilenas mais solenes, quando chegam abraçados com o gélido vento sul de outono. Casaram depois de três anos de namoro, se aí for contado o tempo de noivado, seis meses apenas. Foi suficiente para entenderem que um pertencia ao outro desde que nasceram, e o tempo decorrido entre os nascimentos e o casamento, era apenas uma amostra do que pode ser uma eternidade, em termos comparativos.

Gabriela e Benício sonharam morar em uma casinha linda, com cerquinha branca, uma horta, pomar e jardim. Sonharam ter quatro ou talvez, cinco filhos, e colocá-los na escolinha da vila, para que crescessem livres e bem cuidados pela comunidade.

Benício sonhava em ter um bom emprego, ou uma pequena sapataria, onde além de consertar, também produziria belos sapatos sob medida, nas horas livres. Gabriela gostava de costurar, e sonhava em ter uma máquina e um quartinho de costura, para confeccionar belos vestidos às senhoras do lugar, e talvez umas camisas de festa aos cavalheiros. Assim Gabriela ocuparia seu tempo livre, do cuidado da casa e da família.

Benício e Gabriela tinham sonhos simples e lindos. Mas eram ainda sonhos. Apenas sonhos, isso porque Gabriela e Benício estavam empregados em uma fábrica de chapéus,e não estavam preparados para viverem seus sonhos ainda, embora, Benício repetia, de seu avô, que "nós nascemos sem nenhum preparo. Só o que fazemos sem ajuda é cagar, mijar, chorar, e respirar. O resto tem que ser pelas mãos alheias". Assim, dizia Benício á Gabriela, quando a confortava, ao sonharem seus sonhos debruçados na varanda do pequeno quitinete alugado.

A fábrica de chapéus ficava a menos de duas quadras de onde moravam. O pequenino apartamento pertencia à empresa, que os alugava por valor irrisório, para manter as pessoas comprometidas em seus empregos. Era também da Companhia Internacional de Chapéus - CIC, o armazém, o hospital, o ginásio de esportes, onde eram realizados todos os eventos comunitários, a farmácia, a loja de armarinhos, o açougue, e a pista de pouso de naves alienígenas, em um altiplano descampado um
pouco mais retirado da vila. O leitor mais crítico, perguntaria a razão de uma pista de pouso de naves de extraterrestres ser incluída neste relato, e com razão, o que me faz responder que o filho do dono da CIC era adepto de um grupo de caçadores de ovnis, e foi uma forma da família mantê-lo por perto, para que pudessem vigiar suas excentricidades. Afinal, a pista nada mais era que um descampado com marcações circulares e umas espirais no centro, caiadas e mantidas visíveis à noite pela luz das naves que iriam pousar. nada mais. Durante o tempo que não pousavam naves, as crianças brincavam no lugar, enquanto os pais faziam piqueniques junto delas.
É bom que saibam, que a fábrica de chapéus era apenas uma das dezenas de grandes indústrias do grupo que controla suas ações. Mas sobre o grupo, falarei em outra propícia ocasião. Por ora, detenho-me em relatar como foi que tudo começou.

Benício era encarregado da seção de corte dos tecidos, para fabricação dos chapéus, e Gabriela cuidava da costura dos componentes, e também fazia acabamento dos produtos. Não havia muito que pensar, pois tudo estava preparado com precisão, as peças eram classificadas por ordem de montagem, e vinham em caixas com lotes específicos, cores, padrões, e tamanhos. Tudo muito bem organizado. O chefe do setor de planejamento, Sr. Justino, fazia mérito ao nome que tinha, pois era minucioso e crítico com a qualidade do serviço e do planejamento, mas também sabia muito bem conduzir a equipe para obter melhor desempenho e produtividade, qualidade, esmero. Benício e Gabriela eram empregados exemplares, não tenho porque dizer nada em contrário

Dia após dia, às quatro horas da manhã, o despertador de corda tocava, e Gabriela levantava por primeiro, para preparar o café e também a marmita do almoço de ambos. Benício,ressonava uma ou duas vezes mais, e logo pulava da cama, para auxiliar a jovem esposa nos afazeres de cozinha. Eram felizes, acho que posso dizer algo assim sobre o par de sonhadores. Acho que sim.

Ganhavam pouco na fábrica, mas do pouco que restava, economizavam para a casinha na vila, para o berço do primeiro filho, para a roupa de festa, e para a velhice. A velhice, no entanto, estava muito longe, era muito vaga essa ideia de envelhecer, embora nas juras de amor entre um e outro, dedicavam palavras elogiosas ao entardecer da vida, um ao lado do outro. às sete horas da manhã, iniciavam o trabalho na fábrica, e ao meio dia, assentavam-se no cantinho da sala, juntinhos, saboreando a comida fria das marmitas que foram temperadas pelo cantar de Gabriela, enquanto a água borbulhava na chaleira, esperando ser juntada ao café cheiroso que Benício passava no coador de pano.

Tinham poucos pertences, quase nada possuíam. Uns poucos pratos, panelas e xícaras, dois copos, um pequeno fogão à lenha, reformado, além de uma mesinha quadrada com duas cadeiras. Tudo era cuidadosamente organizado, limpo, areado. As panelinhas e a chaleiras brilhavam como se fossem novas. Eram quase novas. Presentes de um e outro membro da família que tinha coisas sobrando, jogadas nos armários. Tudo, era muito bem cuidado, consertado e tornava-se novo, de pouco preço e muito valor.

Eram felizes, Benício e Gabriela. Sonhavam apenas os seus próprios sonhos, viviam sua própria vida, e pelas contas, pelas economias, pelos trabalhinhos extras que faziam, em uns dez anos, comprariam a casinha lá na sonha vila, para plantarem seu pomar, criarem suas galinhas e cercarem seu pedacinho de chão com sua cerquinha branca.

Mas, como o diabo não sabe fazer outra coisa, senão ser diabo, eis que começa a mostrar os chifres (ok, diabo não tem chifre, mas tem olhar meigo e traiçoeiro), chega um dia em que, reconhecido pelo seu bom desempenho na fábrica, Benício é chamado à sala do encarregado de pessoal, e é recebido com um cordial aperto de mão. Para ser mais preciso, um aperto de mão e um convite para que se assentasse à frente da imensa escrivaninha de trabalho do homem.

- Água? café? um refrigerante? Gostaria de comer algo? talvez um sanduíche?
Benício olha á volta, desconfiado, sorri com timidez, ergue num impulso consentido os dois ombros ao mesmo tempo, consentido, demonstrando que não sabe o que vai dizer, mas que está bem assim.
O homem chama a secretária, e pede que traga água, café e sanduíche para os dois: ele e Benício.

- Você trabalha aqui há quanto tempo, meu jovem?
- Desde menino, senhor! Antes mesmo de ser efetivado na carteira, eu já fazia pequenos serviços, limpeza de jardim, varrer a calçada. Uma vez até ajudei a descarregar um caminhão de chapéus, vindos da outra unidade, no norte.
- E o que acha de trabalhar nesta empresa, meu jovem "Fabrício"!
- É Benício, senhor! Eu gosto muito. Minha esposa também trabalha aqui, na seção de costura e acabamento.
- Ah, sim! (Diz o encarregado, lendo uma ficha em uma planilha) Humm.. Aqui não fala em esposa, rapaz. Diz que você é solteiro.
- A ficha não deve ter sido atualizada, senhor. Eu sou casado. O chefe da minha seção, Sr. Adílio foi meu padrinho de casamento.
- Muito bem. Tudo em casa então! - Disse, sorrindo o chefe. Mas vamos ao que interessa, "Fabrício".
- Benício, senhor..
O homem dá um sorriso amarelo e continua.
- Precisamos de um novo gerente de vendas. O velho Andrade já estava aposentado, mas continuava a trabalhar, porém não rendia mais, você me entende? Enxergava mal, e estávamos recebendo muitas devoluções. Imagine o prejuízo de uma devolução. Atendia mal os clientes. Havia muito, muito retrabalho. Além disso, ele era um contumaz jogador. Pôquer,  roleta, entende? E sabe como é um viciado diante de uma roleta, não sabe? Lugar onde um põe com a mão e outro puxa co um rodo, não pode terminar bem. Fique longe disso, filho!
- Eu não jogo, senhor. Só às vezes, um pouco de futebol com meus amigos, lá no campinho dos ETs.
- Dos políticos também, "Maurício"!  Eles dão com dois dedinhos, apertam sua mão com cindo dedões, e cobram de volta com as duas mãos espalmadas, de dez dedos.
- É Benício, senhor!
- Benício, claro! Analisamos seu histórico na empresa, nunca faltou, não tira atestado, é pontual, seu trabalho tem bons resultados, e então decidimos convidá-lo a assumir este cargo na empresa. Naturalmente terá uma sala própria, com telefone, água mineral gelada no bebedouro, dentro da sua sala, e café na garrafa térmica oferecido pela empresa. Também vai precisar de uma secretária que lhe dê assistência para organizar sua agenda e seus compromissos. E passará a ser chamado de "Senhor Alício!"
- Benício, senhor!
- Do nome que quiser, pois estará na porta da sua sala uma plaquinha com seu nome, gravado em bronze polido. Sua secretária terá uma mesa menor na mesma sala, também com o nome dela. Doravante, o senhor precisará andar muito bem vestido, asseado, e para isso, enviaremos uma autorização à nossa loja, e ao alfaiate, que irá confeccionar alguns ternos dentro da moda, para que o senhor bem represente a empresa. E, naturalmente, usará os nossos melhores chapéus, "Aparício". (Deu uma bela gargalhada, e abraçou Benício).
- É Benício, senhor, mas estou muito contente. Posso convidar minha esposa, Gabriela. para que seja minha secretária?
O Encarregado seu uma sonora gargalhada, e abraço Benício.
- Você vai à uma churrascada e quer levar pastel, rapaz?
Benício deu uma risada amarela, envergonhado.
- Não entendi, senhor.
- Você não pode promover sua esposa, rapaz! Isso é nepotismo. E não é política da empresa que funcionários trabalhem no mesmo setor. Os problemas de casa são trazidos para a empresa, e o rendimento cai, isso quando não metem a mão juntos nos bens da empresa, e depois, até que prove, até que apareça, o prejuízo já aconteceu. Já vi isso acontecer em muitos lugares. Então, dê-se por contente com a sua promoção, e sua mulher saberá esperar que a vez dela também chegue.
- Entendo, senhor, mas pode confiar, que jamais seríamos desonestos com a empresa, senhor. Se puder dar à Gabriela uma oportunidade, podemos oferecer um ótimo desempenho, juntos. É que fazemos tudo juntos, senhor.
- Não falei do melhor, rapaz! Terá um aumento que o fará rir à toa. Cerca de três vezes o que ganha hoje, acrescido de benefícios, e passará a morar em um de nossos apartamentos executivos. E seu horário também será diferenciado: Hoje você trabalha das sete ao meio dia, com uma hora de intervalo, e sai às seis da tarde, para compensar as horas de sábado. A partir de agora, você poderá chegar às oito horas, com duas horas de intervalo, e sairá às cinco da tarde. Poderá usar nossa academia para executivos. Vai gostar muito da sauna, do bar e da piscina.
O que me diz então? Temos um negócio?
- Estou um pouco nervoso, pela surpresa, senhor. Será que me permite que eu converse com minha esposa antes de decidir?
- Eu ouvi direito, rapaz? Você recebe a melhor oportunidade da sua vida, e ainda tem que ouvir a sua mulherzinha? Afinal de contas, que é que manda na sua casa? Será que queremos aqui na empresa um homem que não tem domínio próprio? E quando tiver que tomar uma decisão importante, é sua mulherzinha quem vai decidir por você?
- Desculpe, senhor. É força do hábito. Sim, estamos acertados. Posso começar amanhã mesmo, senhor.
- Claro que não, rapaz. Primeiro vamos convocar uma reunião com a diretoria e gerências, para apresentá-lo.  Enquanto isso, vamos redecorar sua sala, e providenciar a burocracia da mudança. E você não vai escrever uma linha sem receber um treinamento adequado, você precisa estar muito preparado, pois vamos "beber o seu sangue" quando estiver no cargo. Agora, passe na tesouraria e pegue o dinheiro necessário para comprar algumas coisas para sua esposa, compre alguns vestidos novos, e providencie as roupas de que falei. Já está tudo acertado. Já falei isso antes. Tire o resto da semana de folga, e venha na segunda feira preparado para começar o treinamento.
- Mas minha esposa, senhor. Ela pode me acompanhar nestes dias?
- Rapaz! Rapaz! Você mal foi promovido e já pensa em influenciar os funcionários a caírem na vadiagem?  Agora você é o gerente de Vendas da corporação. Pensou nisso?
E deu mais uma sonora gargalhada, e um tapinha nas costas de Benício. Nisso, o telefone tocou e ele foi atender, dispensando Benício, com um gesto de mão.

Continua...










Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...