AD SENSE

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O Vazio criativo, e os aventureiros da movelaria brasileira



Criar e inovar não é pra gente ruim da cabeça. Não é pra fraco. É pra louco. É pra gente infeliz, gente descontente, gente com formiga na cueca, com bicho no corpo inteiro (uns dizem "bicho carpinteiro"). Carpinteiro, não: Marceneiro. E dos bons!

Entender inovação não é pra gente medíocre. Não é pra gente com neurônios acomodados. Não é pra gente incapaz de diferenciar beige de amarelo, nem roxo de lilás. Não é pra gente de horizonte pequeno e alma finita.

Inovar é pra quem percebe que o limite já está criando limo e a mesmice já se encheu de mofo. Inovar é pra quem sabe que o mundo gira, mesmo que não se perceba. Quem olha pro chão, só vê os pés afundando na terra, mas o inovador olha pro alto, em todas as direções, e vê que o sol não fica no mesmo ponto durante as horas do dia. São os inovadores quem percebem que o mundo gira, e não fazem como as flores e folhas, que miram sempre a luz do sol. O inovador não espera pelo sol para virar o rosto. Ele acende uma lâmpada e direciona a luz para onde quer que olhe.

A movelaria brasileira não inova sua cara desde a construção de Brasília, e antes disso, desde a chegada de Cabral. A movelaria brasileira só é brasileira quando tem cara de Brasil, e cara de Brasil não é só cara de índio, cara de pau roliço, cara de taquara. A movelaria brasileira pede emprestadas as cores do mundo, as formas das gentes, e a função dos acomodados.

A movelaria brasileira tem vergonha de si própria. Tem vergonha de bater em portar e mostrar o corpo que tem. Tem vergonha de ser linda, sensual, feliz, e necessária. A movelaria brasileira é uma meretriz que sustenta gigolôs do design do velho mundo. É seletiva e burra, porque suga cultura que desconhece. A movelaria brasileira e seus mentores, agem como macaquinhos que imitam os outros, e nesse caso, os outros, são os que repetem traços, curvas, cores, e formas e abarrotam, de vazios, espaços cheios de nada. E os brasileiros dizem: "Top!"

A movelaria brasileira é pobre, ainda que seus produtos sejam feitos para os ricos, e os móveis dos pobres, são a rapa do que restou no reuso do design de uma década atrás, pois os grandes fabricantes não correm riscos de errar. Portanto, não são inovadores, são digitadores de planilhas e apertadores de botões de máquinas robotizadas, aquelas que riscam, cortam e furam, chapas de goma enrijecida, para fabricarem caixas coloridas, ao que chamam de móveis, e pensam que isso é design, e pensam que isso é brasileiro.

Os aventureiros da movelaria não são os que produzem as caixas utilitárias para os consumidores, mas os que se beneficiam de determinada onda, determinado movimento econômico e de certa tendência, e mergulham com tudo na produção daquilo, até que venha outra onda e mude tudo, mas eles não mudam, porque só sabe mudar quem soube começar. Eles simplesmente naufragam, e os restos aparecem boiando nos pavilhões abandonados cercados de mato (antes mato fosse, pois é capoeira vazia), eivados de títulos vencidos e pendências judiciais por salários fraudados ou impostos desviados, e ficam, feito macacos novamente, pulando de galho em galho, comendo bananas de "chepa" (frutas do fim da feira), e reclamando do governo, dos empregados, dos sindicatos, da vacina que não aceitam, das ruas esburacadas, e voltam pra casa, para tropeçarem nos cantos vivos dos armários, e assenta O Vazio criativo, e os aventureiros da movelaria brasileira rem nas cadeiras capengas, porque não souberam sequer copiá-las.

O Design brasileiro está em seu momento de vazio criativo, e os fabricantes tem medo de ousar, pois há uma crise lá fora, sem perceberem que há uma crise ainda pior, lá dentro, de suas mentes vazias e esperanças enterradas no passado que pensavam serem empresários e inovadores. Não foram, e jamais serão.

Há um vazio criativo, apesar de ouvirem constantemente que a criatividade é a grande urgência para que sobrevivam.

Há vazios dentro de vazios. Um vazio repletos de outros vazios, como disse alguém. (Tá, eu disse isso, no livrinho aí abaixo. Clique para comprar).



Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...