AD SENSE

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A hipocrisia da simplicidade - Primo rico e primo pobre



Se eu tivesse ainda paciência, leria todas as postagens que vejo, mas especialmente aquelas vindas de certos "gurus" que prospectam seus absurdos sob a forma de belas palavras, doces e mansas, que dizem para esquecermos os bens materiais, e nos apegarmos apenas aos bens espirituais.

Pior que isso, citam a Bíblia, logo a Bíblia, para materializarem suas estapafúrdias elucubrações sobre as vantagens de ser miserável. "Valorize o Ser em lugar do Ter". Valorize a simplicidade em lugar da fartura. Haja paciência para tanto conselho. Ah, mas não pensem que sou contra o que dizem. Não, sou a favor mesmo. Acho que  dar mais valor para coisas do que para pessoas, é a chave da infelicidade sim.  O que me perturba o espírito é a hipocrisia de quem diz isso.

Você liga a televisão, e logo aparece um pastor com fala mansa e trejeitos caipiras dizendo que Deus não precisa do seu dinheiro, e de um modo sutil, vão dizendo que eles não estão ali para pedirem dinheiro, mas em dado momento, mexem com sua consciência, que já não define mais muita coisa, e seu dinheiro vai pagando os impostos dos iates deles. Se mudar de canal fica pior, pois vai cair na segunda ladainha e mais dinheiro se vai. Você empobrece achando que deve alguma coisa à Deus, e eles enriquecem, provando à você que você não deve nada, enquanto deve tudo, e que a miséria que você dá é apenas um chamariz para fisgar as bênçãos do Criador.

Até aqui não falei novidade. O sutil disso está naqueles que já ganharam dinheiro, porque tem talento pra isso, e depois de se entupirem de coisas brilhantes e carros importados, resolvem se tornar intelectuais. Ais, meus sais! Por misericórdia! Aparece cada um, que mete medo. E qual sua estratégia para obter quorum para suas sandices: oferecem trabalho. Então, a vítima se enche de esperança, e vai negociar com as criaturas. Lá chegando, mil pompas e circunstâncias, luxo por todo lado, mas as indecências começam dizendo: 

- Resolvi esquecer os bens materiais e dedicar-me à causas humanitárias! Aprimorar o espírito (só se for de porco), e encontrei a iluminação com um guru do Timbuquistão que viveu por quarenta anos se alimentando das próprias fezes e urina, até que se tornasse ele próprio um monte de estrume mental. 

Já conheceu alguém que enriqueceu muito rápido, e não teve tempo de adquirir cultura, e que depois se posta como culto, o culto à ostentação? Já conheceu alguém que fala alto no grupo, para que seja percebida a sua voz, seu carro, seus óculos importados? já conheceu alguém que depois de ganhar fortunas, resolveu se tornar guia espiritual de alguém, e o elegeu pra isso? Eu não conheci ninguém assim. Tudo o que escrevi aqui foi apenas um ensaio. Esse tipo de gente não existe.

Não me interpretem errado. Enriquecer é bom. Cultivar coisas espirituais, melhor ainda. Juntar as duas coisas, é o máximo. Mas assumir que está feliz porque enriqueceu, e desejar que também outros consigam a mesma coisa, isso já é algo divino. O que tem de diabólico, é esnobar brilho de ouro para quem conta moedas para o leite. Primo Rico e Primo Pobre, lembram disso? Não mudou nadinha

Pelo sim, pelo não, quando for chamado para um trabalho com alguém assim, caso essa pessoa exista, leve uns amendoins no bolso para se distrair enquanto empresta os ouvidos.



Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...