AD SENSE

quarta-feira, 5 de abril de 2017

A Águia e os Leões - Estratégias diferentes para um mesmo resultado



Imagens:
www.brasil247.com - listonas.com.br
Você já percebeu como os animais fazem para alimentarem-se? 

Deve ter percebido que cada um tem seu jeito de fazer as coisas, de conseguir comida, ou também de se proteger. Vamos analisar dois deles aqui. A  águia e também os leões.

As águias não são animais muito sociáveis. Em geral permanecem sozinhas, e segundo reza a lenda, são fiéis ao companheiro enquanto viverem., isto é, são animais monogâmicos. Mas fazem praticamente tudo sozinhas, exceto cuidar dos filhotes.
Quando uma águia caça,por estar sozinha, ela precisa voar muito alto. Precisa enxergar muito bem, mas também é importante que não seja notada.
Durante a caça, ela anda em círculos. Examina o território. Mapeia as possíveis rotas de fuga da presa, e planeja a emboscada em lugar onde ela própria possa ter agilidade no bote, e também na fuga.
Toda a sua estratégia é feita no alto, e em dia claro. 
Sua força física e sua agilidade no ataque são precedidas por suas táticas precisas e estratégias bem planejadas.
Por precisar caçar sozinha, mira uma única presa por vez, e analisa o comportamento daquela presa especificamente. Não se perde na multidão.

Os leões até podem caçar sozinhos, mas quando fazem, são um desastre. Seu senso de estratégia individual é baseada no gogó. Rugem para impor terror, mas embrenham-se numa manada de bisões sem nenhum plano tático, e não raras vezes saem despedaçados eles próprios. 

Sua força está no grupo. Cercam as presas, e em grupo se lançam ao ataque, sempre certeiro. Seguem o líder e retribuem os sobejos a quem os guiou à vitória.

Assim poderia contar sobre muitos outros predadores, que agem de um ou de outro modo. Uns são sutis. Outros são espalhafatosos. Mas cada um, dentro de sua natureza, age para sobreviver.

Não somos assim. Afinal, não não temos o olhar aguçado da águia, nem a capacidade do leão de gastar cinquenta compromissos  por dia de atividade com a patroa.

Mas vale lembrar que nos desafios da vida, um olhar de águia, e a força do leão, ajudam a atravessar perigos. E o maior perigo pode ser pensar que águia e leão sejam os outros.




Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...