AD SENSE

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Notas Políticas de Gramado - Câmara e Prefeitura

Destaque da semana: Vereadora Manu Caliari 




Manu pede parada de ônibus à EGR

A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou pedido à EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias onde requer estudo de viabilidade para a construção de uma parada de ônibus na ERS – 115, na rótula do bairro Três Pinheiros, saída do Serra Park. A proposta foi votada na noite de segunda-feira, dia 07, de forma unânime.
“Justifica-se o pedido uma vez que é essencial para o sistema de transporte coletivo que existam abrigos para as paradas de ônibus e da mesma forma  para proporcionar o mínimo de conforto para os usuários. Uma vez que o transporte coletivo tem importância social decisiva, porque permite que as pessoas acessem os locais de trabalho, equipamentos sociais, lazer e oportunidades de consumo e trabalho, contribuindo para a mobilidade urbana”, disse.

.........

Rafael e Manu pedem melhoria na Dutra e revisão salarial dos Conselheiros Tutelares



Os vereadores Rafael (PP) e Manu Caliari apresentaram pedido à Prefeitura Municipal nessa semana, onde solicitam estudo para o aumento salarial dos conselheiros tutelares no município de Gramado.

“Esse pedido se faz necessário, pois se sabe da importância destes conselheiros para a nossa cidade. São eles que diariamente arriscam suas vidas para garantirem os direitos das crianças e adolescentes contra violências física, psicológicas, sexual e também negligência e abandono dos pais. Diante disso, entende-se justo o aumento salarial destes conselheiros”, explicaram. 

.............

Luia apresenta indicação à Corsan

O vereador Luia Barbacovi (PP) encaminha indicação à Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan onde solicita a instalação de uma EBE (Estação de bombeamento do esgoto), nas proximidades do paradouro do Lago Negro, para bombear o material ali recolhido, até a rede pública de esgoto junto a Rua Bruno Ernesto Riegel. A proposta foi votada e aprovada na sessão ordinária do dia 07 de agosto, de forma unânime.
“O intuito desse pedido é evitar a poluição ainda maior do Lago Negro e das proximidades”, explicou Luia.


Luia pede ações ao Executivo Municipal

O vereador Luia Barbacovi (PP) solicita à Prefeitura que tome medidas junto ao Lago Joaquina Rita Bier, bem como no que se refere aos termômetros distribuídos pela cidade. As solicitações seguem para análise do Executivo.
Quanto ao Lago, Luia requer uma avaliação das condições de segurança do deck localizado na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao mesmo. “Em função da proximidade do próximo Natal Luz, as condições do local devem ser as mais seguras possíveis, já que ali se concentram milhares de pessoas para assistirem aos espetáculos, por isso peço essa atenção especial”, explicou.
Ainda, Luia requer que sejam verificadas as condições de funcionamento dos termômetros localizados na Zona Urbana da Cidade. “Existem muitas reclamações em função da precariedade dos mesmos, a do termômetro localizado junto a Praça do Moinho”, disse o Vereador, que aproveitou para anexar foto do mesmo ao pedido.

...........

Livros produzidos por crianças do Sapeca estão expostos na Prefeitura de Gramado

Buscando incentivar a leitura e a escrita, o projeto Sapeca do bairro Piratini desenvolveu cinco livros coloridos de madeira, com histórias criadas pelas próprias crianças. Nove alunos apresentaram as obras ao prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), que os recepcionou e os levou para conhecerem o Gabinete. O encontro ocorreu na última sexta-feira (4). Desde então, os livros estão expostos na recepção do prédio administrativo da Prefeitura de Gramado.

“Como projeto de cunho social, o Sapeca oferta uma série de atividades e apresentá-las ao público é uma forma de valorizar as crianças e os profissionais que integram o programa. Fiz questão de receber os alunos e parabenizá-los pelas obras literárias, pois desde pequenos eles devem saber que são cidadãos, com direitos que precisam ser respeitados, e que as portas da prefeitura estarão sempre abertas”, garantiu o prefeito Fedoca.

As histórias foram escritas pelas cinco turmas do projeto, e foram impressas e anexadas em estruturas de madeira. Os alunos também coloriram e tornaram os livros interativos. O projeto literário foi apresentado pela primeira vez na 21ª Feira do Livro de Gramado. Após sair do prédio da prefeitura, a exposição será exibida na Secretaria de Cidadania e Assistência Social.

“Inicialmente, a ideia era incentivar a leitura e a escrita, mas acabamos despertando muito mais do que isso. As crianças desenvolveram a criatividade e participaram de todo processo de construção dos trabalhos. Pretendemos seguir com projetos como esse, afinal, é gratificante a realização dos alunos ao verem seus trabalhos prontos e exibidos para todos”, afirma a monitora socioeducativa, Cássia de Oliveira Souza.

O Projeto Sapeca é promovido pela Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, e atende cerca de 120 crianças entre 5 e 12 anos, com sedes nos bairros Piratini e Várzea Grande.



.........
Renan pede portarias e declarações de inexistência de parentesco de 2015/2016

O vereador Renan Sartori (PMDB) apresentou pedido de informação à Prefeitura onde requer que seja enviado à Câmara Municipal cópia das portarias de nomeação e das declarações de inexistência de parentesco que deve ser assinada pelos Cargos de Confiança, quando tomam posse, referente a todos os CCs nomeados no ano de 2015 e 2016. A proposta foi aprovada por unanimidade no dia 07 de agosto.
“Justifica-se tal solicitação, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador, também para maior transparência à comunidade”, explicou.

........
Renan pede portarias e declarações de inexistência de parentesco de 2015/2016

O vereador Renan Sartori (PMDB) apresentou pedido de informação à Prefeitura onde requer que seja enviado à Câmara Municipal cópia das portarias de nomeação e das declarações de inexistência de parentesco que deve ser assinada pelos Cargos de Confiança, quando tomam posse, referente a todos os CCs nomeados no ano de 2015 e 2016. A proposta foi aprovada por unanimidade no dia 07 de agosto.
“Justifica-se tal solicitação, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador, também para maior transparência à comunidade”, explicou.

...
Trecho da Avenida Borges de Medeiros segue em obras, com pista liberada

O trecho da Praça Major Nicoletti que se estende até o Palácio dos Festivais, no Centro, segue em obras para reparos no calçamento da pista. A avenida Borges de Medeiros está parcialmente interditada neste ponto, sem interrupção no trânsito, que funciona em uma pista em cada sentido da avenida. A previsão é de que os serviços se estendam até sexta-feira.
No início da semana, o mesmo local esteve em obras para a passagem de envelope elétrico do cabeamento de fiação elétrica. Devido à paralisação e protesto dos caminhoneiros em diversos Estados do país, haverá atraso do fornecedor na entrega do material adquirido para o asfalto do trecho que recebeu as melhorias. Provisoriamente, o local recebeu base com pó de brita para viabilizar o trânsito.
O serviço é a uma solicitação da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, e da Gramadotur, que busca atender as necessidades para a realização do 45º Festival de Cinema, bem como outros eventos realizados no Palácio dos Festivais. A medida visa tornar mais seguro o local para todos os usuários. A obra é necessária, pois nos anos anteriores o cabeamento elétrico passava sobre o leito da via, apenas com a proteção provisória.
A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, conta com a compreensão da comunidade e do público visitante em relação a possíveis transtornos que poderão ocorrer em função dos serviços, executados pela Secretaria de Obras.

Fotos: Manuela Teixeira/Prefeitura de Gramado

.......
Manu apresenta pedidos à Prefeitura

A vereadora Manu Caliari (PRB) apresentou dois pedidos à Prefeitura. Ambos seguem para protocolo junto ao Executivo Municipal.
No primeiro Manu requer a identificação nos carros que estão a serviço da Prefeitura Municipal. Destaca-se que o pedido refere-se aos carros pertencentes ao Município e ou autarquias e terceirizados. “Justifica-se o pedido uma vez que esta é uma forma de organizar a prestação de serviço e ampliar a transparência dos atos do Poder Público”, disse.
No outro Manu solicita a revitalização da rótula da rua Acácia Negra, bairro Avenida Central. “Faço o pedido uma vez que as flores e vegetação existentes neste local foram retiradas no início do ano e até ao momento não foram replantadas. Por outro lado, os moradores do bairro solicitam urgência, pois o local e muito utilizado pelos mesmos e encontra-se em total descaso”, explicou. 

...........
Professor Daniel pede recapeamento asfáltico

O Professor Daniel (PT) apresentou pedido à Prefeitura onde requer que sejam feitos recapeamentos asfálticos nas ruas Padre Nóbrega, bairro Piratini e rua do Refúgio (em frente ao Sul Serra Hotel) no bairro Centro.                                                                                         
“Faço esse pedido em nome das comunidades dos dois bairros, bem como dos usuários das vias, pois as duas vias encontram-se em difíceis condições de trafegabilidade devido a qualidade de seus asfaltos”, disse.

........
Rafael pede rede de água na Linha Ávila Alta

O vereador Rafael Ronsoni (PP) protocolou indicação, votada na última segunda-feira, de forma unânime, onde requer que a Corsan - Companhia Riograndense de Saneamento faça a instalação de rede de água tratada na região da Linha Ávila Alta, em função do grande número de moradores e de Agronegócios existentes da região.
“Justifica-se tal solicitação, pois grande parte da rede já esta instalada faltando somente uma parte para contemplar todos os moradores. Atualmente os mesmos utilizam poços, cuja a água não é trata, para abastecer suas famílias e também na produção de diversos alimentos em função das agroindústrias”, explicou. 

......
Agendamento eletrônico é mais um serviço da Agência FGTS/SINE de Gramado 

A agência da FGTAS/SINE (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social / Sistema Nacional de Emprego) de Gramado está atendendo a comunidade a partir de agendamento eletrônico, para os serviços de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e encaminhamento de seguro-desemprego. A novidade é fruto de um Termo de Cooperação Técnica entre a fundação e a Prefeitura Municipal. O agendamento pode ser feito no site da FGTAS (www.fgtas.rs.gov.br). O atendimento presencial para a solicitação destes serviços permanece mantido.

A agência também atua na intermediação de mão de obra, captando vagas no mercado de trabalho e encaminhando trabalhadores para as empresas. Os serviços são totalmente gratuitos e a relação de documentos necessários estão no site da FGTAS, no link ‘serviços’.



Agência FGTAS/SINE de Gramado

Av. das Hortênsias, 2040 sala 16


Horário: 8 às 12h e das 13 às 17h

........
Vereador Dr. Ubiratã apresenta pedidos à Prefeitura



O vereador Dr. Ubiratã (PP) apresentou dois pedidos de informações à Prefeitura. No primeiro solicita descritivo do valor mensal utilizado por cada servidor em seus telefones funcionais e no segundo listagem de estagiários contratados pela Prefeitura Municipal de Gramado. As solicitações foram aprovadas na sessão ordinária de segunda-feira, dia 07, por unanimidade.

No que se refere à questão dos telefones funcionais Dr. Ubiratã solicita que seja repassada listagem detalhada, os valores mensais que cada servidor, tanto de cargo efetivo como de cargo comissionado, utiliza mensalmente neste benefício. Bem como o custo total gerado por este benefício, nas contas públicas. Ainda busca saber se o Vice-Prefeito utiliza este benefício e em caso positivo, solicita a informação do valor utilizado mensalmente.

“O pedido justifica-se, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador, bem como para esclarecer o Pedido de Informações nº 95/2017, que teve como resposta o Ofício nº 383/2017, oriundo da Secretaria da Administração, onde por fim, não deixou claro quantos funcionários recebem o benefício de telefone funcional e qual o custo mensal de cada servidor aos cofres públicos. Apenas como resposta, foi estipulado um valor médio utilizado mensalmente por cada um dos servidores, não especificando com exatidão o que foi anteriormente solicitado”, salientou.

Dr. Ubiratã também pede uma listagem atualizada com os nomes dos estagiários contratados, suas respectivas funções e a qual Secretaria ou órgão onde os mesmos estão lotados.

“O pedido justifica-se, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador. Também para dar maior transparência à comunidade”, disse. 

.....
Iniciam atividades para instalação de reservatório de água em Gramado
Nesta quinta-feira (10), iniciam as atividades para instalação do reservatório apoiado de 3.000m³ de abastecimento de água em Gramado, em conformidade com as medidas emergenciais impostas para a CORSAN pela Prefeitura de Gramado, a fim de diminuir a problemática do abastecimento de água no município.

O reservatório será instalado pela CORSAN em área pública, localizada na Rua Bela Vista, nº 200 (rua de acesso à Aldeia do Papai Noel). A área teve sua viabilidade avaliada pelas secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente, considerando os aspectos técnicos necessários para a interligação na adutora que localiza-se na Avenida das Hortênsias, o enchimento (mesma cota que o reservatório do Serrano), distribuição (conexão na rede) e emergencialidade temporal para sua execução, bem como o atendimento das diretrizes urbanísticas do Plano Diretor e da legislação ambiental vigente.
Inicialmente, será realizada o transplante e supressão de vegetação (nativa e exótica) de parte da área, onde será efetivada a construção do reservatório. A comunidade observará o transplante dentro da própria área de bromélias, xaxins, entre outras, e a retirada de grandes eucaliptos que, além de espécies exóticas, trazem risco aos empreendimentos residenciais lindeiros.
“Como trata-se de atividade de utilidade pública, o abastecimento de água, espécies nativas serão retiradas para viabilizar a construção. A vegetação a ser suprimida será compensada com a reposição florestal obrigatória de 1.650 mudas de espécies nativas”, explica a Secretária do Meio Ambiente, Rosaura Heurich.
A execução das obras para implantação do reservatório fica a cargo da CORSAN, sendo que o acompanhamento e fiscalização será realizado pela Prefeitura de Gramado, por meio das secretarias de Planejamento, de Trânsito e do Meio Ambiente.



...
Assistência Social de Gramado adquire veículo novo para serviços da pasta e dos centros de referência

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, adquiriu um Chevrolet Spin 2018, com capacidade de comportar até sete pessoas. O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), e a secretária da Cidadania e Assistência Social, Ana Maria Lovatto Sartori, acompanhados de colaboradores da pasta, receberam as chaves do carro na última quarta-feira (9).

O valor investido foi de R$ 69 mil, provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social. O veículo será utilizado primordialmente para o deslocamento municipal e intermunicipal de servidores lotados na secretaria e, eventualmente, usuários referenciados a algum dos equipamentos de proteção social do município.

Além de atender à gestão da secretaria, à Coordenação de Habitação de Interesse Social e ao Abrigo Municipal, o carro será disponibilizado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Piratini e Várzea Grande e ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

“A equipe da secretaria agradece ao prefeito Fedoca pelo apoio e incentivo em investimentos essenciais, como a aquisição deste veículo. O novo carro auxilia no andamento do nosso trabalho, que é fundamental para o desenvolvimento humano e social de toda população. Agradecemos também aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) pelo decisivo apoio na deliberação dos recursos para esta importante conquista”, ressaltou a secretária Ana.



.....
Prefeitura divulga Gramado em feira de turismo de São Paulo

 Papai Noel foi atração para promover o Natal Luz

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, esteve presente na 21ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região – AVIRRP para divulgar os atrativos e eventos turísticos. A feira aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, em Ribeirão Preto/SP. A cidade esteve representada pela secretária de Turismo, Rubia Frizzo, e pelo coordenador da promoção turística, Luiz Kraieski.

Um diferencial da promoção turística realizada por Gramado foi a presença do Papai Noel, símbolo do Natal Luz. A divulgação teve ênfase no evento natalino, que ocorre de 26 de outubro de 2017 a 14 de janeiro de 2018, com um total de 250 espetáculos em 81 dias de programação.

A AVIRRP é destinada para profissionais de turismo, como agentes, operadores, prestadores de serviço, companhias aéreas, o que proporciona inúmeras oportunidades de negócios entre expositores do turismo nacional e internacional. A feira abrange todo o interior de São Paulo, atingindo um público de interesse para Gramado.

A secretária de Turismo, Rubia Frizzo, explica que a decisão de fazer uma divulgação pontual do Natal Luz, além da divulgação institucional de Gramado, objetivou sensibilizar o grande número de agentes presentes na Feira. “Estiveram presentes muitas caravanas do interior de São Paulo, o segundo maior mercado consumidor do Brasil, além de Minas, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, dentre outras. Todos apostando em grandes oportunidades de negócios ainda em 2017”, enfatiza Rubia.

A participação de Gramado na 21ª Feira de Turismo AVIRRP contou com a presença do trade turístico, por meio das empresas Brocker Turismo, Turistur, Renovi Turismo, Vento Sul, Chocolate Florybal, Hotel Alpestre, Hotel Laghetto, Supercarros e GramadoTur.



......
Reforma do telhado do pavilhão da Escola Senador Salgado Filho é concluída

Foi concluída a reforma no telhado do pavilhão de esportes da Escola Municipal Senador Salgado Filho, em Gramado, e os alunos puderam voltar a utilizar a quadra. As obras foram realizadas durante uma semana, por empresa contratada via licitação. O investimento foi de R$ 19.953,90.

A reforma do telhado contemplou toda a troca de estrutura danificada, substituição de telhas metálicas e reforço em todas as terças metálicas (barras) externas ao pavilhão. O telhado havia sido danificado durante o temporal que atingiu as cidades da Serra, no dia 8 de junho deste ano.

O temporal também havia deixado estragos no piso do pavilhão. Segundo a direção da escola, pequenos reparos foram feitos no assoalho com recursos do CPM para que a quadra pudesse ser utilizada pelos alunos. A Secretaria da Educação vem trabalhando no processo licitatório para a obra definitiva do piso. 



.......
Atualização: Trecho da Avenida Borges de Medeiros segue em obras até segunda-feira

O trecho da Avenida Borges de Medeiros, localizado entre a Praça Major Nicoletti até o Palácio dos Festivais, no Centro, segue em obras para reparos no calçamento da pista. Os serviços contemplam a troca das pedras da ornamentação, cuja secagem da base necessita de cerca de cinco dias. A avenida permanece parcialmente interditada neste ponto até segunda-feira (14), sem interrupção do trânsito, que funciona em uma pista em cada sentido da via. Em alguns momentos, porém, como ocorreu durante esta semana, pode haver o bloqueio total do trânsito por algumas horas para execução de determinado serviço.

No início da semana, o mesmo trecho esteve em obras para a passagem de envelope elétrico do cabeamento de fiação elétrica. Devido à paralisação e protesto dos caminhoneiros em diversos Estados do país, haverá atraso do fornecedor na entrega do material adquirido para o asfalto do local que recebeu as melhorias. Provisoriamente, o trecho recebeu base com pó de brita para viabilizar o trânsito.

O serviço é a uma solicitação da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo, e da Gramadotur, que busca atender as necessidades para a realização do 45º Festival de Cinema, bem como outros eventos realizados no Palácio dos Festivais. A medida visa tornar mais seguro o local para todos os usuários. A obra é necessária pois nos anos anteriores o cabeamento elétrico passava sobre o leito da via, apenas com a proteção provisória.

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, conta com a compreensão da comunidade e do público visitante em relação a possíveis transtornos que poderão ocorrer em função dos serviços, executados pela Secretaria de Obras.


Bombeiros recebem Moção de Aplausos

Na sessão de segunda-feira (07) o Corpo de Bombeiros de Gramado foi homenageado com Moção de Aplausos ao pela passagem dos 29 anos de instalação. A proposta da honraria foi do vereador Professor Daniel (PT) e contou com o respaldo dos demais Legisladores.
Quem recebeu a honraria em nome da Corporação foi o Coronel, Maurício Ferro Correa. “Para nós é uma honra muito grande estarmos aqui neste momento. Essa Moção representa o reconhecimento de um trabalho feito já há 29 anos nesta cidade quando em 25/05/1988 o então Sargento Paulo aqui chegou e nada tinha além de uma Fiorino. Uma Fiorino e vontade de vencer. Hoje eu vejo que a ideia e o empenho naquela época, do governador do Estado e do Tenente Paulo, coordenador municipal da defesa Civil, deram certo. Hoje Gramado é referência na área de atendimento de prevenção de incêndio, na área de salvamento veicular e acidentes veiculares e estudamos bastante e temos hoje, felizmente o apoio muito grande da comunidade, o apoio do Poder Público Municipal. Temos uma corporação em plena ascensão. O Corpo de Bombeiros é lembrado nos piores momentos, dificilmente nós somos lembrados nos bons momentos e nessa noite a gente tem uma noite de felicidade, vir aqui e receber essa Moção de aplauso porque é um momento de tranquilidade muito embora a guarnição de serviço esteja aqui esperando que o telefone não toque. Sempre que nós somos demandados, dificilmente é uma situação boa e só lembram de nós numa situação ruim, pós atendimento, enfim, a nossa imagem embora tenhamos 93% de aprovação na comunidade gaúcha, 93%, ela ainda é atrelada a questões de dor, sofrimento, desespero e desamparo, então talvez por isso o corpo de bombeiros seja ainda não tão bem lembrado porque surge neste momento para dar um apoio . Hoje a corporação gramadense conta com 18 homens que trabalham fazendo mais do que o possível, muito mais do que o possível. Por fim, quero agradecer mais uma vez a Câmara de Vereadores pelo acolhimento na proposta do vereador Professor Daniel e como sempre é nosso lema, nos colocamos a disposição da comunidade”, disse.
O Professor falou em nome dos Vereadores. “Eu gostaria de falar para vocês que o Corpo de Bombeiros é também além do corpo, é a alma da cidade, significa muito do que é uma cidade do que é uma sociedade. Ela esta pronta como se fosse uma mãe. No momento da dor, no momento da alegria, no momento que as pessoas mais precisam procuram a mãe, procuram o pai, procuram um familiar e o corpo de bombeiros é isso. A gente lembra do Corpo de Bombeiros só no momento da dor e é importante que a gente como sociedade, como Casa Legislativa tenha a grandeza de reconhecer quem realmente trabalha pela cidade. Eu tenho um cuidado muito grande quando eu presto alguma homenagem junto aos colegas, proponho alguma Moção só se eu realmente acredito nela e o Corpo de Bombeiros, eu acredito no Corpo de Bombeiros. Só para finalizar, é muito importante lembrar isso, deixar essa mensagem, o Corpo de Bombeiros de Gramado é referência sim no Estado. Quem conhece a estrutura, a organização deste corpo, que tem nele o trabalho de diferentes pessoas que por ele passaram por Gramado, algumas que continuam,  quem conhece aquela estrutura, as pessoas que trabalham ali, ate com numero reduzido, sabe do que eu estou falando. Tem estrutura para treinamento,  as pessoas estão prontas, isso aqui também é um caso de sucesso, é um caso, o Corpo de Bombeiros de Gramado revela que quando a sociedade participa, quando a sociedade civil se importa e olha, o poder publico através  do FUNREBOM , dessa forma de financiar a estrutura que o Corpo de Bombeiros usa, as coisas dão certo. Nos precisamos nos espelhar para este tipo de experiência, para este tipo de instituição que é uma instituição do estado, é uma instituição formada por servido público, o servidor público é tão achincalhado ali na rua mas as pessoas não sabem  que o servidor público faz uma cidade se movimentar, faz uma cidade ficar protegida como fica com vocês, eu tenho total confiança no Corpo de Bombeiros e viva os trabalhadores do corpo de Bombeiros”, destacou.
Corpo de Bombeiros de Gramado
O Corpo de Bombeiros Militar instalou-se em Gramado no dia 28 de Maio de 1988, tendo sua primeira sede nos fundos da Sociedade Gramadense na Rua Madre Verônica. Seu primeiro comandante foi o então 3° Sargento Euri Paulo Boeira. No início das atividades em Gramado a Corporação contava com poucos recursos materiais e humanos, dependendo da iniciativa privada e do poder público municipal para manter seus atendimentos à população. Com o advento da legislação estadual de prevenção a incêndios e a criação do Fundo para Reaparelhamento dos Bombeiros (Funrebom) no ano de 1997, houve a possibilidade de grandes investimentos em equipamentos especiais, viaturas modernas e qualificação técnica do profissional efetivo. O Corpo de Bombeiros mudou-se para sua nova sede situada na Avenida Borges de Medeiros no ano de 2008. Atualmente conta com dois caminhões de combate a incêndios, uma viatura de resgate e atendimento pré hospitalar e três viaturas para atividades de prevenção.  Nestes 29 anos de funcionamento em Gramado, o Corpo de bombeiros evoluiu junto com a cidade, atendendo em média 120 ocorrências por mês, especialmente do combate a incêndios, no salvamento de pessoas e animais, nas buscas de pessoas desaparecidas, nos resgates em acidentes e na remoção de fonte de perigos. Atualmente Gramado é referência no Estado pela atuação do Corpo de bombeiros na fiscalização de prevenção aos incêndios e nas análises de projetos, pois possui um sistema ágil informatizado, possibilitando que 95% das edificações da cidade estejam regularizadas de acordo com as normas técnicas estaduais. Esta situação é garantida pela atuação eficaz dos Bombeiros atuantes em Gramado, uma vez que exercem suas atividades trabalhando tanto no atendimento de ocorrências operacionais, como também nas atividades de prevenção.    


.........
Everton solicita placa e encanamento à Prefeitura

O vereador do PMDB, Everton Michaelsen propõe ao Executivo Municipal a realização de benfeitoras nos bairros Três Pinheiros e Piratini. As sugestões seguem para protocolo na Prefeitura.
No Três Pinheiros Everton requer a instalação de placa indicativa na rua Antigo Leito da Viação Férrea, informando: ‘Rua estreita e sem saída‘. “Justifica-se este pedido, pelo fato de vários motoristas de ônibus de turismo entrar nesta via sem a condição de manobra para retorno”, explicou.
No bairro Piratini o Vereador pede o encanamento de rede pluvial, na rua Getúlio Vargas, da sede da Assistência Social até a rua Ribeiro, na divisa com o complexo do Campo Ernesto Volk. “Faço este pedido, para atender a solicitação dos moradores daquela localidade”, disse. 
......
Rosi pede informações sobre novas diretoras municipais

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou pedido de informação à Prefeitura onde busca saber da Secretaria de educação quando ocorrerá a escolha dos cargos de Diretor e Vice-Diretor nas Escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação especial do município, bem como de que forma ocorrerá o preenchimentos destes cargos. A proposta foi votada, de forma unânime, na última segunda-feira, dia 07.
“Justifica-se o pedido, pois surge o interesse em saber que estará à frente das Escolas Municipais tomando o cargo de Diretor e Vice Diretor. Tendo em vista que, os cargos referidos são de extrema importância para o bom andamento das escolas e exercem grande papel na vida acadêmica de nossa comunidade estudantil”, explicou.

....
Comissão Lei Orgânica revisa alterações

Na manhã de hoje (08) os vereadores, Dr. Ubiratã (PP), Manu Caliari (PRB), Professor Daniel (PT) e Rosi Ecker Schmitt (PP), integrantes da Comissão de Alteração a Lei Orgânica de Gramado estiveram reunidos para revisar em conjunto alguns pontos da nova redação da Legislação.
No encontro eles pontuaram um a um os artigos alterados debatendo se os mesmos obedeciam a regramentos de Leis Federais, Estaduais e da Constituição, bem como se possuem a devida identificação com Gramado. “Esse trabalho agora é de checagem. Estamos analisando todo o estudo feito nesses meses para verificarmos se temos algo a mais a acrescentar nessa nova Legislação que será a Constituição de Gramado”, explicou Dr.Ubiratã, que preside a Comissão.
Após o recesso parlamentar, os trabalhos voltaram normalmente e o próximo encontro para dar andamento ao processo de revisão das alterações propostas será na terça-feira, dia 15. A Comissão também aguarda posicionamento do IGAM – órgão que faculta assessoramento jurídico da Casa e dos demais Vereadores.


...
Prefeito protocola na Câmara projeto de Polo Universitário

O prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca (PDT) esteve na Câmara no final da tarde de hoje (07) protocolando projeto que objetiva autorizar à Prefeitura, para que a mesma possa criar o Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil – Polo Gramado Véra Grin, unidade educacional acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância – EAD, de responsabilidade das Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES, com a finalidade de atender demandas de qualificação no âmbito municipal.
A proposta objetiva oferecer prioritariamente cursos de licenciatura e de formação inicial e continuada, a professores de educação básica; cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica; cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento; ampliar o acesso à educação superior pública; fomentar o desenvolvimento institucional para a modalidade de educação à distância, bem como, a pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior apoiados em tecnologia de informação e comunicação e oferecer experiência profissional e formação a egressos e estudantes do Ensino Médio.
A proposta segue para análise do departamento jurídico da Câmara Municipal e posteriormente para as comissões de Constituição, Justiça e Redação e Educação, Saúde e Meio Ambiente, para emissão de pareceres.
Participaram do encontro a secretária de Educação, Gilça Silva, o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Volk, a coordenadora do polo UAB/Gramado, Maria Gorete Rodrigues da Silva e os vereadores Everton Michaelsen, Professor Daniel e Renan Sartori, bem como o presidente do Legislativo, vereador Luia Barbacovi. 
 (Nota da Câmara)
....
Prefeito Fedoca protocola projeto de lei para criação de polo da UAB

O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 32/2017, que dispõe sobre a criação do Polo Universitário de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Gramado Véra Grin. O projeto foi protocolado nesta segunda-feira (7), às 16h30min.
O polo caracteriza-se como unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas, relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de nível superior. A sua instalação e manutenção ficará a cargo da Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Educação. O polo ofertará seus primeiros cursos no segundo semestre deste ano.
Na semana passada, Fedoca havia assinado o termo de compromisso entre a Prefeitura de Gramado e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/Ministério da Educação (MEC), que selou de vez o comprometimento da administração municipal com a instalação da unidade na cidade. “São processos essenciais para a institucionalização do polo. Desde o início do ano, quando conseguimos a confirmação da vinda da UAB para Gramado, todos os procedimentos necessários têm sido feitos, como a reforma do colégio CAIC e a escolha de uma coordenadora (a professora Maria Gorete Rodrigues da Silva)para o polo”, avalia o prefeito.

Adequações no CAIC - A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Carlos Nelz – CAIC passou por adequações para atender as necessidades de espaços administrativos, acadêmicos, pedagógicos e de acessibilidade do polo da universidade. As reformas foram vistoriadas pelo coordenador de apoio a polos da Capes, Alexandre Marques Póvoa, na última segunda-feira (31).As obras contemplam a reforma de um banheiro nos padrões de acessibilidade e instalação de piso podotátil no pátio e estruturas internas da escola. Também foi montado o laboratório de informática, com 25 computadores novos, adquiridos pela prefeitura, e instalada rede de internet Wifi.

Polo Universitário Véra Grin - A escolha do nome da professora Véra Grin para a denominação do polo universitário da UAB em Gramado tem por objetivo homenagear esta gramadense que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao ensino das crianças, jovens e adultos como docente no Colégio Estadual Santos Dumont, na Escola Estadual Boaventura Ramos Pacheco e na Escola Municipal Dr. Carlos Nelz – CAIC, além de desenvolver suas atividades profissionais como coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Gramado.
Véra Grin faleceu em 12 de fevereiro de 2008. De acordo com o projeto de lei, honrá-la com a denominação do Polo de Gramado da UAB é uma homenagem que os poderes Executivo e Legislativo devem prestar a sua memória e a sua família.
(Nota da Prefeitura)


...
Várzea Grande recebe obras de recuperação asfáltica
Prefeito Fedoca acompanhou os serviços no bairro
Diversas ruas do bairro Várzea Grande, em Gramado, estão recebendo obras de recuperação asfáltica. O prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), juntamente com os secretários Flavio Souza (Obras) e Luiz Quevedo (Trânsito e Mobilidade Urbana), acompanhou os serviços realizados na Avenida 1º de Maio e no trevo que dá acesso à Vila do Sol.
“Na cidade, mais de 30 ruas dos bairros Floresta, Piratini, Planalto, Moura, Prinstrop, Centro, Dutra e Várzea Grande já receberam os serviços de recuperação do asfalto. O cronograma de trabalho prioriza os locais com maior fluxo de veículos e onde as situações eram mais críticas. É importante que a comunidade saiba que os serviços chegarão até o seu bairro”, informa o prefeito Fedoca.
Na Avenida 1º de Maio, houve fresamento e recapeamento asfáltico em 200 metros, no trecho entre a Escola Estadual Caramuru e o Posto de Saúde. O restante da avenida recebeu troca de base e colocação de novo asfalto em alguns pontos. Já o trevo em frente ao pórtico de entrada de Gramado, que dá acesso à Vila do Sol, passou por obras de recuo que alargaram a rua, buscando atender demandas antigas da comunidade e melhorar a fluidez no trânsito.
Nesses locais, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana realizará melhorias na sinalização viária, que contemplam pinturas de faixa de segurança, de linha divisória de fluxos de trânsito e de meio-fio. Além disso, será readequada a altura dos redutores de velocidade que, atualmente, estão com altura irregular. A construção de outro redutor de velocidade também será providenciada.
A Secretaria de Obras dará continuidade à recuperação asfáltica em outras ruas da Várzea Grande e, em seguida, na Vila do Sol.

Fotos: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado
Legenda:
img 363 e 377 - Avenida 1º de Maio recebeu fresamento e recapeamento asfáltico em 200 metros, e troca de base e colocação de novo asfalto em alguns outros pontos
img 426 - Prefeito Fedoca, acompanhado dos secretários Flavio Souza (Obras) e Luiz Quevedo (Trânsito e Mobilidade Urbana), acompanhou os serviços realizados no trevo de acesso à Vila do Sol, que recebeu obras de recuo que alargaram a rua

.....
 


Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...