AD SENSE

quinta-feira, 5 de março de 2020

Festival do Japão em Gramado - Resgatando as culturas das etnias


Quando eu falo que Gramado não cansa de reinventar-se, que tornou-se muito mais que o quinto destino do mundo na preferência turística, surge um novo projeto que tem o tempero pronto para transformar-se em um mega evento, e atrair outros eventos desta natureza, redimensionando Gramado também neste quesito.

Parece um pouco de hedonismo meu dizer que eu acredito nesse tipo de evento desde 1991, quando criamos a Semana Alemã de Gravatal, e em sequência foi também realizada a Semana Italiana, no pequenino município de Gravatal, em SC, e a partir deste, seguindo a linha etno-cultural da imigração em Santa Catarina, seguiu-se um crescimento nesta direção neste Estado.

Não é, no entanto, novidade, que cada município, de uma forma ou de outra, resgata sua cultura ancestral, como forma de perpetuar as raízes de sua gente. Assim são os Kerbs, na região alemã do Rio Grande do Sul, as festas típicas italianas na região dos vinhedos, e em cada região, segundo suas raízes, segue o festejo destas culturas.

Gramado, há muito tempo, abriu mão de sua identidade ítalo-germânica, para pulverizar-se em um conjunto universal de culturas, criando com isso, uma nova cultura autóctone, que mescla não apenas um modo de agir, de falar, de comer, festejar e trabalhar. Soma-se a esse conjunto cultural adventício, um novo evento, que se de um lado, não traduz um tipo de comportamento e grupo específico no município, de outro, oferece-se como sede de um evento que poderá tornar-se um novo divisor de fronteiras entre Gramado e o mundo: O Festival do Japão!

Pouco posso falar sobre a ligação de Gramado com esta cultura, pois não nenhum grupo nipônico estabelecido que justifique um evento regional em Gramado, mas reconhecidamente Gramado recebe a tradicional Festa do japão, que já realizou nove edições em Porto Alegre, reunindo, na condição de Capital do estado, os representantes japoneses do Rio Grande do Sul. Hoje, porém, tal como nasceu o Natal Luz, pelas ruas de Porto Alegre, e sendo levado pelo maestro Eleazar de Carvalho à Gramado, segue os mesmos possíveis passos, o Festival do Japão.
Vou transcrever aqui a proposta do programa do evento.

Segundo Andre Kabutomori, responsável pela organização do evento, o Festival do Japão RS já recebeu 500 mil visitantes desde a sua primeira edição, sendo 95% do público não descendentes de japoneses. O evento promove uma exposição e experiência da cultura japonesa ao público gaúcho, cujo objetivo é aproximar a cultura japonesa dos gaúchos, além de manter as tradições dos nossos antepassados para as futuras gerações.

Imigrantes Japoneses no Rio Grande do Sul

Em dados recentes, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, somando mais de 1,9 milhão de japoneses e descendentes até da quinta geração. Apesar dos grandes desafios enfrentados, os imigrantes japoneses superaram e prosperaram contribuindo para o desenvolvimento econômico-social em diversos estados brasileiros; destaque o sudeste brasileiro São Paulo e Paraná onde há maior concentração de japoneses. No estado do Rio Grande do Sul a comunidade japonesa é modesta com estimativa de 5 mil habitantes nas principais regiões como Porto Alegre, Gravataí, Ivoti, Itati, Santa Maria e Pelotas.

Atrações previstas

O palco principal exibe performances artísticas exclusivas no RS! - Cantores internacionais e locais apresentando composições próprias, músicas folclóricas, pop, além de performaces únicas; - Taikô e instrumentos típicos japoneses; - Danças tradicionais japonesas; - Cerimônia de abertura; - Esportes como artes marciais (aikidô, judô, karatê-do, kenjutsu), sumô e beisebol.



Esportes e Lazer

Por toda a história do povo e da cultura japonesa, história, os esportes sempre se apresentaram como fortes ferramentas de integração dos povos, além de serem importantes elementos culturais. No Japão, se desenvolveram muitas artes marciais, além dos tradicionais sumô e gateball, que transmitem, em sua prática e filosofia, as diversas características do povo japonês. Hoje, as artes marciais já estão difundidas em vários países, marcando forte presença no Brasil. Da mesma forma, no Japão se popularizaram esportes ocidentais como baseball, softball, futebol, tênis e tênis de mesa. Não há mais fronteiras quando tratamos de esportes, que já se tornaram atividades de lazer comuns a diversos povos.

Cultura e Bazar

Oficinas e exposições para que o público entenda melhor sobre a cultura e experiencie das artes: - Exposição temática; - Oficina de origami e jogos japoneses; - Experiência de vestir kimono e cerimônia do chá; - Exposição de bonsai, ikebana e outras artes japonesas. Lojas e bazar para que o  público leve para casa um pedaço do Japão: - Produtos da colônia japonesa; - Produtos importados japoneses; - Artesanato japonês.



Gastronomia

Diversos restaurantes compõem na praça de alimentação, com cardápio variado e restrito da culinária japonesa: - Sushi e temakis; - Bentô tradicional (marmita japonesa); - Yakisoba, ramen, udon; - Harumaki e tempurás; - Takoyaki; - Doces japoneses; - Salgados japoneses.



Anime Buzz

O Festival do Japão RS divide o espaço e a organização do evento com o Anime Buzz. Dessa forma, há um encontro entre a cultura tradicional e a cultura pop japonesa em um único local! As principais atrações do Anime Buzz são: convidados especiais, concurso cosplay (fantasia), concurso animekê (karaokê com músicas de desenhos e séries), arena de games, card-games, RPG, oficinas/palestras, exposições, feira, gincanas, show de bandas, grupos de k-pop e fã clubes em espaços temáticos.


A estimativa é de cerca de 10 mil pessoas circulando no dia do evento. O Festival é realizado em espaço aberto e durante o dia, com diversas atividades e apresentações, o que atrai muitas famílias. O público jovem é atraído, principalmente, pelo Anime Buzz.
Local do evento: Rua Coberta e Sociedade Recreio Gramadense

O festival será realizado em dois espaços, as atrações serão alocadas na Rua Coberta pois é um espaço aberto que permite a circulação de um intenso fluxo de pessoas, já o Anime Buzz acontecerá no Recreio Gramadense, pois o mesmo conta com amplo espaço para sediar o evento. Fazemos parcerias com órgãos públicos. A segurança com a Polícia Militar, a limpeza e o controle do trânsito com órgãos responsáveis e o recolhimento de alimentos com o Banco de Alimentos.

Retorno filantrópico aos gaúchos

O evento é aberto a toda população, tendo entrada franca. São realizadas campanhas de arrecadação 1kg de alimentos não perecíveis em parceria com o Banco de Alimentos, sendo solicitada apenas a doação de 1kg de alimento por pessoa. Já foram doadas 49 toneladas de alimentos a diversas entidades beneficentes.




Os organizadores então em busca de patrocínios, com retorno em diversos níveis. Quem desejar estampar sua marca no evento, deverá contatar com:

ASSOCIAÇÃO DO FESTIVAL DO JAPÃO RS
 www.festivaldojapaors.com.br
contato@festivaldojapaors.com
festivaldojapaogramado
ANDRÉ KABUTOMORI
andrekabutomori@gmail.com
+55 11 95610-7971


Apoio deste Blog*






Nenhum comentário:

Laodicéia é aqui - A hipocrisia que rasteja pelas igrejas

  "A igreja de Laodicéia é mencionada no livro bíblico do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia Menor. Ela recebe críticas sever...