AD SENSE

domingo, 1 de março de 2020

As "Marionetes" das campanhas eleitorais - A "compra de votos", e Como fugir das armadilhas nas eleições

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Imagem: internet
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Parece que irei me repetir, ao falar sobre as alfinetadas, marretadas e luvas de pelica na política, e aqui detenho-me à política gramadense, que é a que melhor conheço, embora talvez não seja a melhor, reconheço. Mas procurarei ser original, o tanto quanto seja possível, apesar de estar tratando do Ser Humano, esse monte de barro, que pensa que pensa, completamente previsível, dia e noite, no seco ou no molhado. Sim, falarei disso, mas falarei exatamente de quem querem que se comporte dessa maneira e desfiar barbáries em nome da Democracia, eleitor: Você!

Como funciona uma campanha eleitoral?
Bem, há dois modos de responder isso: Do modo certo, ou do modo que funciona. E qual é o modo que funciona? Isso eu já ensinava em desenho de perspectiva. Eu era aquele professor que rasgava os protocolos e ia direto ao ponto. No caso, ao ponto de fuga, e aqui, ao ponto de encontro, o quiasmo de um módulo de convicção de prosélitos através da argumentação, ou, como muitos preferem, um atalho mais curto e perigoso, o da masturbação ególatra. O método é alisar um prosélito até que ele ejacule a própria estupidez, e não apenas vote em tais candidatos, como ainda saia feito louco,  espumando pelo canto da boca, berrando aos quatro cantos da terra, em busca de mais estúpidos, que votem em seu novo deus. E porque, pra que fazem isso? cargos! Emprego, nem tão bem remunerado que valha a pena das amizades que perdeu, das pauladas que tomou, das chacotas que suportou pelo seu candidato. Achou exagero, caro leitor, cheirosa leitora? Não é exatamente assim que acontece até mesmo com pessoas próximas de você? (Não vou citá-los, porque meus leitores não são estúpidos. Meus leitores não são massa de manobra, bonecos dançantes de borracharia, vaquinhas de presépio. Meus leitores raciocinam, mesmo porque eu escrevo difícil, para que raciocinem mesmo. Coloco palavras difíceis, rebuscadas ou refinadas, extra vernaculares, para que interrompam a linha de leitura corrida e retomem a pensar no sentido do que eu escrevo, pensarem no que eu quis realmente dizer.

Primeiro, constroem-se bases de manipulação. Você, eleitor, é instado a filiar-se aos partidos ainda antes da campanha começar. E por que fazem isso? Fazem nitidamente para expô-los publicamente ao compromisso de não terem a opção de refletirem sobre todas as opções que poder]ao surgir durante a campanha. Você agora filiou-se, e terá que, por compromisso partidário, venerar seus candidatos, criar vínculos com estranhos a quem nunca viu antes, abraçar quem te sacaneou nos negócios, isso porque agora você perde a sua identidade e torna-se o zumbi dos Partidos. Você deve obedecer ao comando dos estatutos e quem interpreta estes comandos, e os direciona á você, são os que o abraçam, dão tapinhas nas costas, inflam seu ego, elogiam seus talentos, e imediatamente viram as costas parque há outros na fila para receberem os cafunés, porque a fila da estupidez dá a volta na esquina.

Você é cooptado a participar de comitês. Chamam você para rodas de conversa, para "ouvirem suas opiniões", quando na verdade querem apenas sua presença e comprometimento antecipado, para fortalecerem suas estatísticas e planejamento dos passos seguintes. A honestidade do eleitor é sua ruína também. Mas, nos últimos anos isso tem mudado. Os estrategistas descobriram um modo de enganar as pesquisas, e todos os institutos falharam, um após o outro. Então, quando uma pesquisa é publicada, acreditem em mim, há uma forte possibilidade de que seja distorcida, para motivar os indecisos. Estes, porém, ainda são a parte mais sensível e confiável de uma campanha. É com estes que eu falo.

Os indecisos não participam de reuniões e comícios, que aliás, com o advento das comunicações e redes sociais, comício é a parte mais inútil de uma campanha, pois só frequentam comícios os simpatizantes dos candidatos e partidos que os organizam, e alguns infiltrados dos oponentes. Ninguém mais. Comício é para fazer barulho, igual ao rufar dos tambores anunciando os ataques. Comícios, passeatas, caminhadas, carreatas, foguetórios (que felizmente o bom senso proibiu o uso de fogos barulhentos em Gramado), mas nada disso traz votos. O que traz voto mesmo é a convicção do eleitor, e o que decide uma eleição tão igualitária como tem em Gramado, é a falta de perspectiva ou opções para os indiferentes, que ou votam ao acaso, ou anulam seus votos, ou votam em branco.

Então, já que é tão complicado conseguir votos, como fazem para conseguirem o seu voto?
Estamos atravessando a fronteira da ética, da informação, do voto consciente.  Certo, então vamos pensar que todos os políticos são indecentes? De modo algum! Só os imprestáveis! Mas como descobrí-los? Aqui está uma coisa que vai incomodar o meu leitor, quando eu revelar. Vai incomodar, e também confortar aos que primam pela seriedade: A compra de votos!

Eis o título deste ensaio:
"As "Marionetes" das campanhas eleitorais - A "compra de votos", e Como fugir das armadilhas nas eleições".

Você realmente acha que eu vou enumerar políticos que compram votos? Errou feito. Não vou, simplesmente porque, embora tenha ouvido falar que existam, e não duvido disso, vou falar dos eleitores que tentam comprar votos dos candidatos. Isso mesmo!

Vou revelar o que vi em campanhas ao longo de minha participação nas mesmas: Enorme quantidade de eleitores que descaradamente, enviavam mensagens, bilhetes, recados, oferecendo votos por valores específicos, em troca de azulejos de banheiro, tratamento dentário, tijolos, cobertura de puxadinhos, e até alguns mais ousados. E se testemunho que vi isso ser pedido, testemunho da mesma forma que jamais vi decisão que favorecesse esse tipo de procedimento. Então, por que conto isso? Para demonstrar que se há políticos que não nos representam, é porque talvez representes tais eleitores. Vai saber?  Aí então, quem tem moral para cobrar seriedade de alguém, quando já chega rindo naquilo que deveria chorar ao desnudar a verdade?

Você, eleitor, leitor, leitora e eleitora, representa os olhos, os braços, os ouvidos e os ágeis pés da verdade, e a quando a verdade abraça o povo, acontece o milagre da Democracia. Daqui por diante, suas crianças serão beijadas, ganharão colo, suas costas criarão calo de tantos tapinhas, você saberá que não tem tempo feio para ortodontistas, que capricharam nas porcelanas para que você receba mais sorrisos, e os aviários já começam a estocar frangos para as galinhadas diárias da campanha.

Talvez eu nem deva mencionar que a campanha tem espasmos, altos e baixos, onde notícias implantadas levantas fofocas, ilações, e desviam a atenção quando determinado candidato se encontra na dianteira. Amantes, orgias, fraudes, podem ser criadas neste tempo, não porque isso vá machucar a moral de candidatos, mas para que você fique completamente confuso, e entre um e outro, escolha o que faz doer menos.

Se tenho um conselho? Lógico que tenho! Escolha propostas, veja quem são as companhias destes candidatos, veja com quem se aliarão e como se alinharão durante a campanha. Avalie quem gastará seus ouvidos com sujeiras do adversário, e quem irá otimizar o tempo e a campanha em oferecer propostas vencedoras para Gramado, e não dê atenção às hienas periféricas com golpes baixos. Não cobre dos políticos a verdade, cobre de você mesmo. Promova a verdade. Corra atrás da verdade. Vivencie a verdade, e vote em paz.

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