AD SENSE

quinta-feira, 5 de março de 2020

Você desapega do que é inútil?


Conhecido meu se desfez de um patrimônio considerável, doando a maior parte do que tinha em um lugar, para mudar radicalmente de vida. Para resgatar o relacionamento familiar. E neste esvaziamento patrimonial, desapegou-se de objetos que faziam parte de sua história, de suas vivências, de um testemunho de tudo quanto fizera ao longo de décadas, ou quase uma vida inteira. Desfez-se de um dia para outro, de coisas que antes considerava-as intocáveis, relíquias de memórias em três dimensões, que custaram uma pequena fortuna, mas mais que dinheiro, demandaram milhares de horas de envolvimento e fadiga.

De um dia para outro, esvaziou um passado de mais de meio século, para reconstruir um futuro absolutamente incerto e cheio de poréns, vírgulas, e "portantos". Ele fez isso, me acreditem. E não caiu uma única gota de lágrima. Não houve nenhum tipo de arrependimento. Não chorou o luto dos bens que se desfez e da solidão que lhe concedia liberdade. Nada disso trouxe qualquer tipo de arrependimento. Concedeu-lhe uma nova leitura, esta é a conclusão que chegou. Porque teve a ousadia de desapegar-se do que era inútil, e ocupando o vazio guardado para a releitura de sua vida. Desapegou-se, e ainda dormiu o sono dos justos, em paz. Fez, literalmente aquilo que Jesus disse que devia ser feito: deu mais da metade dos bens aos pobres. E não acha que tenha feito favor algum, pois se deu é porque tinha demais, guardou demais, comprou demais, gastou demais, e viveu menos do que deveria poder ter vivido.

Digo sempre que D-s  criou o Ser humano (e até a grande maioria dos animais) com os sentidos principais, direcionados ao futuro. Os olhos, a boca, o nariz, os ouvidos, os pés, os órgãos reprodutores, o sorriso, as lágrimas, tudo voltado para frente, para o amanhã, para a eternidade. O pouco que restou, voltado ao passado, é o excretor, o que esvazia a sujeira, o que é execrável, ainda que necessário, e muito necessário, porque promove o expurgo daquilo que deixou de ser útil. Somos, portanto, desenhados para o amanhã, com estrutura e massa para hoje ainda, mas nada que compense deve estar direcionado para o dia de ontem, por mais prazeroso que tenha sido. Somos o futuro que caminha sobre o presente, abandonando o passado.

O passado são as linhas tortas que foram endireitadas para que não perdêssemos o eixo da vida. As coisas inúteis e fúteis devem ficar no passado. A história é a única herança que nos deve restar, como ensinamento e identidade, mas jamais como depósito de entulhos que nos acorrenta no tempo. O passado é a dor, o presente, o lenitivo, e o amanhã o perfume. Sei que amanhã não me pertence, que ontem se foi, então é hoje que devo jogar no escuro as amarras do tempo. Desapegar do que é inútil. Reconstruir o que me torna vivo. Na terra é também assim. Rasga-se a terra com as plantas mortas e ervas daninhas, e semeia

Meu conhecido compreendeu isso, e caminha com uma tela em branco e um pincel sem tinta, redesenhando a vida em pinceladas que não serão guardadas, para que delas não sinta saudade. Saudade é, disse alguém, aquilo que fica daquilo que não ficou. Esperança é aquilo que precede, aquilo que virá, digo eu. Vida é isso. Vida são os passos dados com os pés voltados para frente, na direção do olhar, do perfume, da beleza das cores. Vida é o que acontece daqui por diante. No trato cm a terra acontece algo parecido. Rasga-se o chão, aterram-se as ervas daninhas, aduba-se o novo solo, e deitam-se as sementes para a nova safra, e o que nasce dali nada tem a ver com o que dali foi tirado. É assim que se renovam as coisas, é assim que se renova a vida.

Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...