AD SENSE

quarta-feira, 22 de março de 2023

De louco a tirano - A minoria esmagadora


Imagem: internet*

Me considero um rapaz (essa foi pândega, pois nem mais rapaz eu sou, porquanto sou um "senhorzinho aposentado" metido a escrevedor de coisas que alguns gostam, outros, nem tanto) afortunado, pelo fato de que os doidos que tentam travar meu ir e vir, são tão alucinados no vórtex do giro sobre seus próprios umbigos, que não tem alcance mental para sociabilizarem com outros celerados, e formarem um comitê de oposição à mim, e pela natureza de seus egos que os cega pela luz de sua estupidez, o alcance de visão é restrito aos seus próprios delírios.
Digo com isso que se os doidos que me odeiam fosse organizados e se comunicassem, tornar-se-íam poderosos, mais que já são, uma vez que um doido sozinho em uma reunião onde um grupo heterogêneo busca soluções para o bem comum, e quando estão quase chegando a um acordo, entra um maluco e estraga tudo, mija na jarra de refresco, porque não gosta deste sabor, e se não gosta do sabor, então ninguém tem o direito de beber.

Salomão dizia que uma única mosca que entre no barril de perfume, pode aprodrecer todo o conteúdo. Assim, como diz a reflexão do sábio, um barril inteiro de perfume é incapaz de perfumar uma mosca morta. Somos assim também. Somos dominados pelas moscas mortas, pela intransigência dos loucos, que não tendo ética alguma, não seguem regras de civilidade e decência, e põem-se nos espaços sociais, nas reuniões, nos ambientes coletivos, e envenenam de modo absurdo e inusitado (louco é sempre uma caixa de pandora), o ânimo dos que buscam dar equilíbrio ao bom andamento da vida em comum.

É fácil localizar tais indivíduos nas reuniões, pois embora não carreguem um crachá com sua condição, serão facilmente percebidos por seu sarcasmo, suas ironias fora de tempo, suas contradições à inovações, o modo com que se dirigem aos colegas, ao modo com que tentam diminuir a importância de novas iniciativas. São aqueles que certamente irão boicotar projetos, trabalhos, e acreditem: É certo como a Primavera, que "acidentes ou incidentes" poderão acontecer, e os dedos indicadores de tais criaturas, estarão apontados para você.

Dois doidos nunca formarão uma coligação, porque o ego de cada um brilha tanto, que ofusca o olhar, de um e de outro, assim, um louco não poderá nunca ser atraído pela luz alheia, como mariposa, porque a sua prórpia buscará desesperadamente por mariposas imaginárias, e é muito comum encontrar doidos falando sozinhos, e pinçando mariposinhas com os dedos pelo ar. Ainda bem que as mariposinhas imaginárias não são contagiosas, a não ser que seus doidos sejam  encapsulados com outra legião de perturbados, e lhes deem poder. Mas aí já é assunto para outra área do conhecimento: Ciências Políticas!

Fujo dos loucos, e fujo principalmente da possibilidade de que o louco seja eu, e que não atravanque o ir e vir dos que se julgam equilibrados. Se isso for verdadeiro, ao menos que minha loucura me preserve de mim mesmo, e me isole de abrir a boca no conselho dos sábios. Gosto de ser o ignorante do grupo, porque assim, só tenho o compromisso de aprender, e continuar calado para continuar ouvindo, e cumprir o adágio que diz: "O idiota, calado, é um sábio!"

Acho que seria muito legal saber um pouquinho mais sobre isso. Recomendo que leia esse livro (Ah, sou eu o autor, mas fazer o quê?) É só clicar na imagem, que será redirecionado à página de compra do exemplar.





Nenhum comentário:

Laodicéia é aqui - A hipocrisia que rasteja pelas igrejas

  "A igreja de Laodicéia é mencionada no livro bíblico do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia Menor. Ela recebe críticas sever...