AD SENSE

quarta-feira, 1 de março de 2023

O Pensamento Sustentável como freio à Sociedade Líquida

Odeio ser delator, mas o desavergonhado designer continua usando IA para suas imagens aleatórias. Não sei mais o que fazer*
by Pacard - Designer, Escritor, Palestrante

O Pensamento Sustentável como freio à Sociedade Líquida

Nos últimos anos, o mundo tem experimentado uma rápida transformação em sua estrutura social, com a ascensão da chamada "sociedade líquida". Esse termo, cunhado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, descreve uma sociedade caracterizada pela fluidez e pela falta de valores sólidos e duradouros. Talvez eu tenha uma teoria, extremamente absurda a respeito, que veio à mente enquanto eu preparava minha vitamina de abacate com banada, hoje cedo: As frutas são jogadas quase íntegras na caneca, e à elas, acrescemos leite, e ligamos a máquina. Como uma milagrosa demonstração das forças centrífugas do Universo, revolucionando constelações e buracos negros, minhas frutas tornam-se uma homogêna pasta liquefeita, e desaparece com a individualidade ancestral de cada componente da vitamina. Isso me faz entender, pelo menos, o processo de liquefação humana, movida pelas afiadas hélices da acelerada ânsia pelas transformações, pelo novo, pelo inusitado, e olha que eu sou criador de inovação, é meu trabalho, então como poderia ficar tão estupefato com isso? Pois é, eu fico.

Nessa sociedade, as pessoas são cada vez mais individualistas e voltadas para o consumo imediato, sem levar em conta as consequências a longo prazo. O resultado é uma cultura de desperdício e destruição ambiental, que ameaça a sobrevivência das gerações futuras. Na verdade, o Ser Humano sempre foi individualistas, mas os meios de coimunicação e recursos que aceleram as transformações, eram bastante escassos, então cada transformação poderia levar anos, décadas, séculos até, e por que não avançar em milênios? Assim, não havia ambiente para ideias e atitudes liquefeitas, porque o tempo, no seu vagar, calcificava os movimentos, e solidificava as tradições, aprofundava as raízes, e sabemos que quanto mais profundas as raízes de uma árvore, mais resistente ela será diante das intempéries, que movimentam apenas o que é visível, mas o que está entranhado com a terra, permanecerá.

Por outro lado, a bíblia ensina um princípio fundamental que pode ser visto como um antídoto para esse comportamento irresponsável: "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Esse mandamento, que aparece várias vezes nas escrituras sagradas, enfatiza a importância de se preocupar com os outros e com o bem-estar da comunidade como um todo. Aqui temos o contraponto entre o que se liquefaz pelo vazio de propósitos, o que se torna amálgama com outros vazios e se deixa liquefazer pelo turbilhonamento das circunstâncias, e aquele que se torna aguerrido marinheiro por enfrentar os mares bravios.

Em nenhum lugar a bíblia promete facilidades, mas diz que D'us estará ao lado, á frente, na retaguarda, dos que ousam por o pé nas águas antes que o Mar de Juncos (erroneamente traduzido por Mar Vermelho) e o Rio Jordão se abram, para que se chegue à Terra prometida, que estará sempre após um rio, mar e um deserto por serem atravessados, e pensem comigo, que tiver uma natureza volátil, ou líquida, pode entrar na água, mas dela não vai sair; pode entrar num deserto sendo arenoso, mas na primeira tempestade de areia, deixará de ser indivíduo para tornar-se parte desta amálgama. 

O Pensamento Sustentável

Essa visão é fundamentalmente oposta à sociedade líquida, que valoriza a individualidade e a gratificação imediata em detrimento do bem comum. O pensamento sustentável, por sua vez, é uma abordagem que busca equilibrar essas duas perspectivas, considerando as necessidades das gerações presentes e futuras e o impacto das nossas ações no meio ambiente.

O pensamento sustentável implica em tomar decisões que levem em conta a interdependência dos sistemas naturais e sociais, e que visem a um equilíbrio entre as necessidades das pessoas e a saúde do planeta. Isso requer uma mudança de paradigma em relação ao consumo e à produção, e uma abordagem mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.

Ao contrário da sociedade líquida, que vê o meio ambiente como um recurso a ser explorado sem limites, o pensamento sustentável reconhece a importância da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos para a nossa sobrevivência e bem-estar. Isso implica em adotar práticas de conservação e restauração ambiental, bem como em reduzir o desperdício e a poluição.

Além disso, o pensamento sustentável também implica em promover a justiça social e a equidade, reconhecendo que as desigualdades econômicas e sociais são uma das principais causas da degradação ambiental. Isso implica em criar políticas públicas que promovam a inclusão e o acesso aos recursos naturais e serviços públicos, bem como em valorizar as comunidades locais e os conhecimentos tradicionais.

Em suma, o pensamento sustentável é uma abordagem que busca equilibrar as necessidades humanas e a proteção do meio ambiente, promovendo a justiça social e a equidade. Em contraponto à sociedade líquida, que valoriza o individualismo e o consumo imediato, o pensamento sustentável reconhece a importância da interdependência dos sistemas naturais e sociais, e busca uma abordagem mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.

Como remodelar a SAociedade pelo Pensamento Sustentável?

Existem várias ações práticas que cada indivíduo pode começar a realizar no seu dia a dia para promover a sustentabilidade e transformar o seu entorno. Algumas sugestões são:

Reduzir o consumo de energia: Desligue as luzes e os aparelhos eletrônicos quando não estiver usando, substitua as lâmpadas incandescentes por LED, utilize ventiladores em vez de ar-condicionado e abra janelas para aproveitar a luz e ventilação natural.

Economizar água: Feche a torneira enquanto escova os dentes, tome banhos mais curtos, conserte vazamentos de água e reutilize a água da lavagem de roupas para regar plantas.

Reduzir o consumo de plástico: Evite sacolas plásticas, utilize sacolas reutilizáveis para fazer compras, leve uma garrafa de água reutilizável ao invés de comprar garrafas plásticas descartáveis e recicle todo o plástico que não puder ser evitado.

Cultivar alimentos: Plante uma horta em casa, ou participe de um projeto comunitário de agricultura urbana.

Transporte Sustentável: Utilize bicicleta ou caminhe em percursos curtos, escolha o transporte público em vez do carro particular e dê preferência a caronas solidárias.

Reduzir o consumo de carne: Reduza o consumo de carne vermelha, substitua por proteína vegetal ou por carnes brancas.

Reduzir o desperdício de alimentos: Compre apenas o necessário, planeje refeições com antecedência e aproveite sobras para fazer novos pratos, além disso, composte os restos de comida em uma composteira caseira.

Reciclar: Separe materiais recicláveis e destine-os corretamente aos locais apropriados.

Essas são apenas algumas sugestões práticas que cada indivíduo pode começar a implementar no seu dia a dia, contribuindo para a transformação do seu entorno e a construção de um futuro mais sustentável e justo. É importante lembrar que a mudança de comportamento é um processo gradual e que cada pequena ação faz a diferença.

Humanismo Sustentável

Para envolver-se com o ser humano e neutralizar a liquidez social de nossos dias, é necessário buscar conexões significativas e construir relacionamentos sólidos com as pessoas ao nosso redor. Eu começaria por algumas ideias práticas:

Participar de atividades em grupo: Envolva-se em grupos de interesse comum, participe de atividades em clubes, associações ou organizações voluntárias. Isso permite conhecer pessoas com interesses semelhantes e estabelecer conexões duradouras.

Conhecer a vizinhança: Conheça as pessoas da sua vizinhança, saia para conversar com os vizinhos, participe de eventos locais e faça amizades com as pessoas que moram próximas a você. Não espere ficar velho para puxar assunto com alguém. Envolva-se com as pessoas. Brinque com as crianças. Elogie, conte uma anedota aceitável e que não menospreze as pessoas, seja o interometido (a) que ajuda a carregar pacotes (tomando cuidado para não parecer que vai sair correndo com os pacotes da pessoa. Certa ocasião, vi uma mulher saindo do mercado, carregada de pacotes, e deixou cair uma moedinha no chão. Com o coração soltando estrelinhas de pureza, instintivamente, abaixei-me para juntar a moeda e devolvê-la, sempre com o olhar fixo na mulher, e sorrido (eu), qual não foi a minha surpresa e estupefação quando o pé pesado dela acertou meus dedos, espremendo-os contra o chão, para que eu não apanhasse a moeda. A culpa não foi dela, e nem minha. A culpa foi de alguém que, certamente já tomou muitas moedinhas desta infeliz senhora, tornando-a desconfiada e agressiva. Minha mão doeu, mas dou mais ainda o coração, pela tristeza de saber que naquele dia eu não pude ser útil, isto é, não pude parecer ser útil. Ela não era minha vizinha, mas por conta disso, antes que eu faça qualquer favor a um vizinho, antes pergunto se ele precisa (às vezes está óbvio), e quer a minha ajuda.

Lamentavelmente vivemos em uma cidade grande, e confesso que eu não sei identificar expressões dos vizinhos, caso estejam sofrendo, porque o olhar de PH equilibrados deles e meu, é irretocável, e a dor que dói, só escondida, e assim seguimos, um e outro, nossos caminhos.

Praticar a empatia: Desenvolva a empatia e a compaixão pelos outros, ouvindo suas histórias, tentando entender suas perspectivas e mostrando interesse genuíno por suas vidas.

Investir em relacionamentos familiares: Dedique tempo para se conectar com seus familiares, fortalecendo laços de amor, confiança e respeito mútuo. Claro que isso é uma retórica, quebrada pela frase: "Parentes são meus dentes e ainda assim, mkordem minha língua", mas como somos movidos a desafios, me digam se há desafio maior do que amar um chato? Então, não se suporta uma pessoa desagradável por cortesia, mas por teimosia. Ainda assim, vale a pena.

Ser um voluntário: Dedique parte do seu tempo livre para se voluntariar em ações sociais, participando de projetos sociais e ajudando pessoas em necessidade. O voluntariado pode ajudar a construir laços significativos e a fazer a diferença na vida das pessoas.

Ao se envolver com o ser humano, construindo relacionamentos significativos e buscando conexões mais profundas, é possível neutralizar a liquidez social e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Lembre-se sempre que cada indivíduo tem o poder de fazer a diferença na vida das pessoas ao seu redor, e que cada ação positiva conta para a construção de um mundo melhor.

Sei que são conselhos mecânicos, ams se apenas um deles se torne prático para um único leitor, já terá compensado cada palavra aqui escrita.

Publicidade


Gostou dos meus desenhos? Tem muitos mais. Clique na imagem, e será redirecionado ao meu portfólio. E eu gostaria muito de desenhar um projeto para você, sua empresa, sua cidade. 48 999 61 1546

Ah, e eu sou palestrante, viu? Que tal levar uma palestra ou seminário para sua empresa?










Nenhum comentário:

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...