AD SENSE

sábado, 19 de novembro de 2016

Lula, Hitchcok, e Moro



Alfred Hitchcock contou, em uma entrevista, o segredo de seus filmes:  A expectativa. De fato, nos filmes de Hitchcock, sabemos já nos primeiros minutos, quem será o assassino, a vítima, e o modo do crime. O sucesso da bilheteria está então na expectativa que é criada porque não sabemos em qual momento ocorrerá a tragédia.
Conta ele, o cineasta, que descobriu o poder da expectativa, quando era ainda menino, e aprontou uma travessura em casa. Seu pai o chamou, escreveu um bilhete, dobrou, e mandou que ele descesse a rua e entregasse aquele bilhete ao Delegado de Polícia, seu amigo, e que aguardasse pela resposta. O menino obedeceu prontamente, desceu a rua correndo e entregou o bilhete ao delegado, que lendo o conteúdo da carta, tomou o meno pelo braço e o colocou no xadrez até o fim do dia. O conteúdo do bilhete era este pedido do pai.
Conta Hitchcock que foi o dia mais angustiante de sua vida, pois não sabia o que havia na carta, e muito menos o que aconteceria depois.

Acho que o Juiz Moro é fã de Hitchcock. Lula sabe bem disso. Todos sabem, querem, anseiam pela prisão do petista. Moro já tem muito mais elementos para prender Lula do que tinha para prender a corriola de menor monta. E o fez. Desarticulou todos os tentáculos possíveis para que o molusco ficasse encurralado em seu próprio ódio misturado com pavor.

Moro, pacientemente está cozinhando petistas,e peemedebistas, e outros "ístas" em fogo lento. Saboreando o momento. Degustando o pavor dos enjaulados, para que esvaziem suas culpas e confessem tudo o que fizeram, sabem quem fez, ouviram falar do que foi feito, ou imaginaram que alguém pudesse fazer.

Depois que terminar a catarse, o expurgo de pecados, aí então Moro chama o japonês, pois sabe  nele pode confiar, porque sabe onde está em tempo real  (é pra isso que serve uma tornozeleira eletrônica), e determina que traga o convidado de honra: Lula!


Ah, não mencionei Dilma, não foi?  Mas, depois de Lula enjaulado, quem é Dilma?





Nenhum comentário:

O que é Cultura no Município?

  O que é Cultura no Município? Paulo Cardoso (Escritor, Designe, Ex-Conselheiro Nacional de Cultura - Ministério da Cultura)* Ano novo, nov...