AD SENSE

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Elegia à Mediocridade



Nobre Edil, que em sutil ardil
leva ao seu covil
as virtudes que tens.
Pobre de mente,
mas mente o demente
engana a si
e aos outros também.

Pacard


Minha avó era uma velhinha de grande sabedoria. Ensinou-me a respeitar, acatar e temer as autoridades, porque lá estão por permissão divina. Não são divinos. Alguns até diabólicos o são. Mas mesmo assim, são autoridades e merecem respeito. E eu as respeito também. Mesmo que não concorde com seus métodos, seu caráter e seus malfeitos, quando for o caso. Louvo aos bons, e critico os mais afoitos. Critico, no entanto as ideias, e as atitudes. jamais a pessoa. Isso também aprendi de minha velha e sábia avó. Viveu em paz até quase cem anos. Mas jamais dobrou a espinha nem baixou a cabeça para prepotência. Eu faço o mesmo.

Minha reflexão de hoje está endereçada aos edís. Às "éminences grises" que se esvaem em abraços em busca de sufrágios, para que num quadriênio eternal possam regurgitar verborrágicos impropérios e elegias à própria mediocridade, elevando-se à crença que isso os torna loquazes e, como tais, ainda mais viris ou sensuais. 

Evidente que não são todos. Assim o fosse, voltaríamos às cavernas e nossa comunicação seria por grunhidos e lambidas (evidente que é uma ironia, pois não acredito que tal civilização tenha sido a origem de tudo, embora certas sessões ordinárias de legisladores me levem a pensar que eu deva reconsiderar meus conceitos a respeito da historia.

Há edis eruditos, respeitosos e respeitáveis, a quem me curvo em reverência à sua índole e brilhantismo. Eu os conheço bem. Assim como conheço também os ogros que se fantasiam com imponência, mas o bafo que deixam nos microfones é inconfundível, pútrido, não pelas pobres bactérias salivares, mas pelos absurdos e vazios que conseguem enfiar nos mesmos discursos. Felizmente isso está mudando. Nem tudo está perdido.

Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...