AD SENSE

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O mundo é dos doidos


O mundo é de todos: doidos, loucos, loucos varridos,  loucos de atar em poste, imbecis, fortes, fracos, ricos, miseráveis, feios, muito feios, bonitos, e todos os qualificativos que possam ser descritos no glossário. A cada Ser Humano podemos encontrar muitos adjetivos, e cada um deles cabe aqui. Então nestes primeiros,  faço representar todos os demais, não por falta de espaço, mas de tempo, paciência e necessidade mesmo. Fique portanto registrado que o mundo é mesmo de todos. Só que nem todos o governam. Alguns governam um tanto. Outros, outro  tanto. Alguns não governam nem a si próprios, e já outros sentem-se plurais e majestáticos quando definem seus territórios de poder.

Tenho muitas certezas, embora nenhuma delas em definitivo, pois certeza definitiva ninguém tem. Nem mesmo da morte, pois ninguém voltou ao cartório para provar que não morreu. Ninguém que eu conheça pessoalmente, pelo menos. Aqui não  falo de fé, pois minha fé me leva a crer que alguns já voltaram sim. Mas não cabe neste contexto contemporâneo. Portanto, nem mesmo a morte é certeza de nada, porque quem morreu não sabe que morreu, daí não pode estar aqui para defender sua certeza, ou reivindicar suas incertezas. Portanto, volto à única certeza que tenho: são os doidos quem governam o mundo.

~Mas não são apenas os doidos não. Há demarcação de territórios entre doidos, mal educados, arrogantes, prepotentes,e mentirosos, brutamontes, descompensados, e toda espécie de gente que ocupa espaço à guisa de empurrões, de colocar o pé na porta, de gritar e falar alto, disputando no grito posição de comando, de mentir, dissimular, fraudar, ameaçar, usar, enfim, toda sorte de expedientes para ocupar espaços, que de outra forma, pela elegância, pela civilidade, jamais ocupariam.

São os doidos também que abrem espaço para os ambiciosos, que dissimulam sua própria loucura para salvarem o mundo de uma loucura maior, estampada pelo doido varrido que ameaça a sanidade dos doidos mais tímidos.

Todos somos doidos. Todos somos gananciosos. todos somos loucos varridos, e todos ansiamos pelo poder, pelo ocupar, pelo conquistar, pelo varrer do mapa, pelo determinar a vida e a morte dos outros a quem consideramos ainda mais doidos que nós. Então, apenas não dominamos o mundo, não é porque nos  falte loucura para tal façanha, mas é porque somos tímidos demais para expor nossa loucura, e aquiescemos aos corajosos. Corajosos e doidos.

Eu tenho medo dos doidos, portanto tenho medo de mim mesmo. O que nos faz frear nossa loucura é esse medo. Felizmente. Porque misturar loucura e coragem, pode causar danos ao meio ambiente, à sociedade e à própria integridade. Então, minha consciência de loucura eme permite identificar outros doidos, porque os iguais se conhecem, e evitar contato com eles. Talvez isso nos preserve, mas talvez isso os preserve também, pois quando diagnosticamos loucura alheia, espelhamos nos outros doidos nossa própria loucura.

Os piores doidos não são os que berram e espumam quando falam. estes são apenas doentes mentais. os piores doidos são os que se disfarçam de sóbrios, e se alçam à vida pública como se fossem "messias" libertadores, e arrastam consigo todos os doidos que a letargia da vida os relega à condição de seguidores. Nesse caso, a fidelidade é o combustível aos doidos. Roma incendiou mártires, porque muitos eram seus prisioneiros, frágeis doidos de então. Hoje há mais prisioneiros com alta capacidade de combustão.

Os doidos usam muitas armas, mas a língua, o olhar e as próprias mãos são as piores.  Só falta o doido que vista uma toga romana e risque o primeiro fósforo. E acho que já há candidatos ao cargo. Quem viver verá.

Nenhum comentário:

Laodicéia é aqui - A hipocrisia que rasteja pelas igrejas

  "A igreja de Laodicéia é mencionada no livro bíblico do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia Menor. Ela recebe críticas sever...