AD SENSE

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Você realmente quer um cargo público?




Toda honraria tem um preço, e às vezes, muitas vezes, o preço é alto. Somo humanos, frágeis no caráter e sensíveis nas necessidades. Somos "casca-grossa" no sofrimento, mas muitas vezes fracos como papel de arroz na tentação. 

O que nos derruba do pedestal da glória não é a dor, mas o detalhe. Para estarmos lá, carregamos pedras nas costas, mas deixamos de costurar os bolsos por onde levamos a fina areia. Desejamos a fama e o poder, mas esquecemos que junto dela vem a cobrança desmesurada dos que desejariam estar em nosso lugar.

Não tenho nenhuma base para dizer o que vou dizer. É apenas palpite meu. Sem fontes. Uma ilação, vou admitir. Mas penso no porquê do silêncio de Fedoca e Evandro para formarem sua equipe. Não acredito, sinceramente, que estejam preparando uma surpresa bombástica em relação à nomes, deste ou daquele possível Secretário, ou alto escalão. Não estão. Simplesmente porque não existem tais nomes. Não existem "Pop Stars" disponíveis para as circunstâncias e para ocuparem tais funções. Todos os bons nomes são conhecidos em Gramado. E faço a leitura que, pelas circunstâncias da longeva administração, e pelos altos salários, alguns dos nomes desta envergadura já tenham sido aproveitados pela atual administração e seus antecessores. Então, repito: Não haverá nenhuma surpresa, porque também possíveis nomes com competência, já estão muito bem colocados em suas carreiras profissionais, e a política não lhes desperta muito interesse. Conheço muitos profissionais de primeira envergadura em Gramado que certamente cumpririam com êxito qualquer função dentro de suas competências que lhes fosse outorgada. Mas não querem se promiscuir com a vida pública, na velha crença que o poder corrompe, ou proporciona oportunidade para que fale o corrupto dentro de cada um. Não estão errados. Trocar o certo pelo inconsistente é um erro de cálculo. E as universidades não preparam pessoas para a vida pública, exceto também funções específicas. Mas estamos falando de cargos, chefias, secretarias, benesses que a caneta do Prefeito pode gerar.

Então, Fedoca não tem gente para preencher a tabelinha de funções. Não tem. Assim como Nelson Dinnebier, em determinado tempo também Não tinha. E Pedro Bala também não os teve. E Nestor, a mesma coisa. Então, estão  faltando pessoas que combinem capacidade com confiança do Prefeito eleito, e anuência dos aliados. Tem mais isso. O Prefeito manda, o partido desmanda, e os aliados fazem barulho. E Fedoca não vai começar o mandato dando canetaço. Mas não vai mesmo. Vai cozinhar em fogo lento e observar o comportamento dos aliados (os adversários que se lasquem), para devagarinho instituir seu modo de governo, se é que tenha algum até o momento, ou está ainda lambendo a gengiva do banquete da vitória.
Faço então a pergunta do título à você, que está coçando para ganhar um carguinho ao lado do novo comando de Gramado: Quer mesmo este cargo? Está preparado (a) para assumir o posto de saco de pancadas da imprensa, da oposição, dos partidos (que não são  o seu, e por isso estarão de olho nas suas rateadas, pois não se esqueça que a oposição sabe que não vai ganhar o seu cargo, e vai se concentrar na coisa pública de forma mais abrangente, mas seus aliados serão os seus piores pesadelos, pode imprimir isso, guardar num papelzinho e ler todos os dias para não esquecer desta observação)?

A população pegou um gostinho todo especial pela Justiça (alheia). O Poder Judiciário vem dando claras demonstrações que quer depurar a política, e ao assumir um cargo político, o político alvo será você, porque derrubar um prefeito é muito difícil, mas derrubar um cargo comissionado, é um estalar de dedos, uma faísca solta, e o barril no qual você quer se assentar vai explodir. E você vai voar alto, mas sem asas para voltar. Então, vou perguntar de novo:
Você quer mesmo um cargo público? Acha-se indispensável para transformar Gramado naquilo que você prometeu ao seu vizinho, enquanto era cabo eleitoral? Tem certeza que vai suportar as críticas que virão no exercício da função? Seu emprego estará garantido quando for demitido em circunstâncias que terá que se explicar, e provar sua inocência por muito tempo após esta eventual demissão? Saberá suportar a ideia de perder o emprego, mas também as amizades dentro do próprio Partido, que irão tratá-lo como "persona non grata", uma vez que "se foi  demitido, alguma coisa fez"?


Se responder "sim" à tudo, parabéns. Você está preparado para servir de saco de pancadas e será um ótimo administrador público. E terá um salário condizente com seu cargo (independente da sua produtividade), por quatro anos.

Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...