AD SENSE

quinta-feira, 30 de março de 2017

Gramado chegou no limite? PARTE 2



Gramado possui uma rede moderna de ensino público, com escolas condizentes com o padrão do município. As escolas oferecem, além da Educação Fundamental, também opções alternativas de enriquecimento cultural e profissional aos alunos, com oficinas paralelas de diversas áreas, com suporte de secretarias municipais e associações de cultura e profissionais.

Quase todas as localidades do interior do município de Gramado, são asfaltadas. O acesso a qualquer uma delas não excede a de acesso à qualquer outra cidade com a mesma distância, pela facilidade de acesso e fluidez de tráfego. Isso favorece a oportunidade de morar no campo e trabalhar na cidade, sem prejuízo de deslocamento e tempo.

O) PIB de Gramado é estimado em R$ 1.341.090 bilhões (PIB Per Capita (2013) 39,316,64)

Embora existam algumas corporações de maior dimensão, de modo geral, esta riqueza está bem distribuída, considerando-se o estado geral e o modo de vida da população. Não existe favelização e a pobreza, de modo geral, é bem assistida. Não há pedintes pelas ruas, à exceção de uns poucos indígenas vindo de outras regiões, mas que pedem mais por costume do que por necessidade, uma vez que possuem espaço público edificado destinado ao seu comércio de artesanato num dos mais frequentados pontos turísticos da cidade.

Esta riqueza está distribuída quase em equivalência entre indústria e serviços. Aqui pesam algumas corporações de alto faturamento e arrecadação de impostos, que eleva este percentual, mais então por volume arrecadado e não por participação humana. Desconsiderando isso, teríamos talvez, cerca de 70% de participação em serviços.
(Continua, após o anúncio)

As projeções para expectativa de vida ao nascer é de 76,5 anos, em Gramado. Embora tenha crescido timidamente em proporção a outros lugares, a baixa criminalidade é um dos fatores que produz certa tranquilidade social. Naturalmente fatores como alimentação em fartura, sistema de saúde eficiente e alguns dos mais importantes fatores para a tranquilidade social: ocupação, trabalho, objetivos, educação e bem-estar, favorecem padrões de comportamento que asseguram longevidade, além de outros fatores envolvidos neste processo, que também podem estar considerados dentro da esfera de convivência social da cidade.

Há, no entanto, muito campo a crescer nesta área, pois, se de um lado temos alimentação em fartura, de outro temos as consequências pelos excessos. Sendo Gramado uma cidade essencialmente do frio, os carboidratos e gorduras, principalmente de gordura de origem animal, preenchem a dieta da população de modo geral. As consequências já conhecidas são a obesidade, as doenças cardiovasculares e hormonais. Para o empreendedor voltado à área da saúde, é um campo fértil para investir em projetos de vida saudável e reeducação alimentar. Não é sem causa que prosperam as clínicas de emagrecimento e reeducação alimentar, sofisticadas e superlotadas, na cidade. Estas, porém, estão voltadas para o público consumidor de poder aquisitivo elevado. Faltam projetos e serviços que alcancem o consumidor de padrão médio, e certamente estes obterão resultados em acelerado tempo, em comparação a outros lugares com a mesma população.

O analfabetismo acima de 15 anos em Gramado atinge o percentual quase insignificante de 2,82%. Observa-se mesmo assim uma carência de escolas particulares de ensino Fundamental e Médio. Apenas duas neste padrão dividem o mercado, em espaços apertados e com ofertas limitadas ao seu público. Embora esteja em franco crescimento o mercado de Ensino Superior, especialmente através das EADs, Gramado terá espaço para bos redes de Ensino a partir da pré-escola nos próximos dez anos.

Sua rede hospedeira oferece cerca de 25 mil leitos, distribuídos entre hotéis, pousadas, hospedarias (hostels) e residências familiares em sistema de locação temporária. E continua a crescer. Novos empreendimentos encontram-se em construção e implantação ou projeto.

Cerca de dois mil estabelecimentos comerciais oferecem uma interminável cesta de opções para o conforto de seus clientes, abrindo suas portas por oito a dez horas diárias. E não há ainda o bastante. Embora afetado por crise nacional momentânea, um pequeno percentual de lojas encontram-se disponíveis para novos locatários. Uma breve análise aqui permite traçar algo que as placas não mostram, e poderia o observados interpretar como consequência de crise. Mas não é bem assim que acontece. 

Ocorre que um investidor não pode passear alguns dias por Gramado e, ao calor do entusiasmo, por ver as ruas apinhadas de turistas maravilhados pelas belíssimas vitrines, entender que foi pensando em Gramado que Pero Vaz de Caminha tenha escrito a carta onde diz que “se plantando, tudo dá”. Devemos analisar, não apenas a disponibilidade das lojas e o intenso fluxo de turistas, mas as condições do empreendedor que fica empolgado, contrai um financiamento, ou então se desfaz de bens de reserva em sua cidade de origem, investe o quanto tem numa boa loja, esperando pelo retorno nos meses seguintes. E o retorno não vem. 

Pelo menos não no tempo que ele espera, e após meses de vazio no caixa, tendo completamente frustradas as suas expectativas, fecha as portas e volta de cabeça baixa para o vazio da desilusão bem longe daqui. Este não era empreendedor, e sim aventureiro. Empreender não é aventura. É planejamento, investimento, tempo e paciência, além de muito trabalho e horas insones. 

Estabelecer prazo para retorno de um investimento é uma tarefa incerta, se comparar com outros empreendimentos bem sucedidos, mesmo que ao lado, e com a mesma natureza. Deve ser levado em conta também a faca de dois gumes da inovação e da originalidade, pois apregoa-se que ser inovador e original é o remédio certo para o sucesso, mas nem sempre é assim. Em Gramado, evidentemente há muita inovação, mas há sobretudo muita observação. Os pioneiros em cada atividade não inventaram seus produtos, mas buscaram ideias em viagens e outras fontes. 

A grande maioria não apostou todas as fichas num único negócio, isto é, não dependiam exclusivamente daquilo que estavam inovando. Tinham outras fontes de renda que asseguravam sua manutenção, até que ao longo do tempo seu empreendimento pudesse gerar lucros e restituir os gastos até então.
(Continua, após o anúncio)
Gramado possui vários Parques Temáticos originais, e a expectativa é que cada vez mais parques venham instalar-se na cidade dadas as condições favoráveis que encontram: Terrenos com topografia favorável aos projetos, ampla rede (já mencionada) de hospedagem e acesso logístico, mão de obra receptiva qualificada e bilíngue.

O primeiro Parque Temático surgiu a partir de uma necessidade familiar, onde o avô construíu algo para entretenimento do neto. Seguiu-se a este outro similar, e um terceiro no município vizinho, e em sequência, em outros municípios da região, diversos parques temáticos foram implantados para receber turistas de todo o país e exterior.


Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...