AD SENSE

quinta-feira, 23 de março de 2017

Steampunk, Vintage, e a saudade da casa da vovó

Chintz fabric: Boho chairs                                                                                                                                                                                 More:
Desde o início dos anos oitenta, já era corrente a percepção que a forte tendência a partir daquela década, seria na direção da volta ao passado romântico e acolhedor, através da máquina do tempo que todos temos, chamada saudosismo.
Cool Steampunk Clocks for Home Decor:
Fonte: Pinterest

A desenfreada violência urbana, a corrupção descontrolada que tem nos políticos o seu expoente visível, é a mais sensível. Assim como uma lâmpada que é acesa e mostra a sua luminosidade, mas depende da energia invisível que vem pela fiação que a conduz, proveniente de uma fonte de energia, também as consequências de ações distantes no tempo e no espaço, podem influir no modo de vida contemporâneo, ou mesmo futuro.
Ca.1890, FRENCH ''VERTICAL STEAM BOILER CLOCK'': From the Industrial Series of clocks. The boiler has pipes and gauges, and the 8-day platform clock and aneroid barometer are set in the side of the round boiler. The fly-ball governor at top is driven by a separate movement. Clock not working. Height 14''.:
Fonte: Pinterest

Um destes agentes que desencadeiam mudanças no comportamento do mundo, é a política e seus políticos, mas mais que a política, enquanto arte e ciência de debater ideias, são as políticas de governo e de Estado, quem tratam de ações imediatistas e casuísticas, sem preocupação com o que possa acontecer lá adiante.
A French Industrial Steam-Engine Form Weather Station  France  circa 1870  A good French industrial series gilt and silvered brass miniature steam-engine form weather station with a large flywheel and piston, the brickwork furnaces housing the timepiece and barometer in drums flanking a central thermometer, raised on rouge marble plinth.        The series of French Industrial clocks were made at the end of the 19th century in response to the ongoing Industrial Revolution and the public fascinati:
Fonte: Pinterest

Nesta linha de raciocínio, volto aos anos oitenta, quando as tendências apontavam para um retorno ao natural, ao antigo, ao saudosismo e ao aconchego da infância, seja ela vivida ou imaginada. Eu posso lembrar da casa decorada e com cheiro de camomila daquela vovozinha caprichosa, construindo lembranças, embora tenha vivido num casebre pobre de uma avó que pouco se preocupava com o cheiro da camomila. O fato aqui é o que menos importa, mas as consequências e os efeitos que a violência urbana, o acelerado do tempo, possam provocar em meus sentimentos, e por conta deste vazio de lembranças que sirva de lenitivo para minhas ansiedades pelo incerto futuro, aquele salto no desconhecido, que levo a cabo todos os dias.
The Steampunk Home: Maggi Massimo is Magnifico!:
Fonte: Pinterest
É assim que se redesenha o mundo. É assim que são aplanadas as ruínas daquilo que foi tombado, para dar lugar ao novo mais confortável.
How to Organize Your Kitchen Instantly with an Old Footboard:
Fonte: Pinterest

Porém, se tecnologia e arquitetura podem mudar, existe uma coisa que não muda nunca, desde que o Homem foi criado: as necessidades intrínsecas, os sentimentos. Estes são únicos e inexoráveis. Saudade, solidão, tristeza, insegurança, prazer, alegria, vaidade, medo, coragem, e por aí adiante, são valores ou curto-circuítos da alma que passam de pai pra filho de geração em geração.
30 Fabulous DIY Decorating Ideas With Repurposed Old Suitcases:
Fonte: Pinterest

Desta forma, as tendências apontadas para uma busca ao antigo, ao natural, ao saudável e ao romântico, tomam forma e força com o advento de estilos, antes vistos apenas no cinema ou nos livros antigos. Dois destes estilos, são o Vintage, que dá aquele ar da casa da vovó dos anos 40 e 50, e o outro, o Steampunk, que lembra a oficina do vovô,e não concorrem, mas se complementam na composição de ambientes e estilo de vida, que não precisa perder o conforto da tecnologia, mas podem aliar isso à beleza e curiosidades das coisas e traquitanas que tornam adultos em crianças, buscando o colo da vovó.
Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época. (Fonte: Babylon).
Décor do dia: cozinha leve e retrô. Tons pastel clareiam e dão ar antigo ao ambiente:
Fonte: Pinterest

Com o advento  destas tendências, de produção bastante artesanais, tanto o vintage quanto o steampunk, aquele cantinho com um relógio antigo mostrando as engrenagens, transformado num abajur, ou aquela geladeira de 1952, pintada em Vermelho-Ferrari perolizado, com um pinguim em cima, classificada ainda como Retrô, podem dar o clima para o chá da tarde, em companhia agradável, talvez a própria vovó ou o vovô, deixando que eles contem suas historias e ofereçam um cafuné na cabeça do cãozinho, que se chama totó.


Nenhum comentário:

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...