AD SENSE

quarta-feira, 1 de março de 2017

Coisas que sua geração não viu em Gramado




Deu pra ver que estou puxando assunto com quem tem menos de quarenta anos, certo? Menos de quarenta, e o pai ou mãe por perto pra explicar algumas coisas que vai ficar boiando. E vou além: com quem tem menos de quarenta, nasceu e cresceu em vila pobre, e se divertiu às pencas atirando bosta nas casas. Pronto. Se identificou, né? Então posso prosseguir, pois é com você mesmo que estou falando. Com o cara que teve que catar jasmim de cachorro para que sua mãe fizesse chá, e o obrigasse a tomar, com objetivo de "sair o sarampo".Parece nojento? Na época também parecia. Felizmente, não passei por isso, mas você passou, que eu sei que quem tem mais de quarenta, passou. 

Sua geração também não viu a série "Perdidos no espaço", e nunca soube o que era ficar com pescoço esticado espiando o céu para ver se a fabulosa "Dama Verde" iria aparecer, direto de uma galáxia, para pular na sua cama, que era afofada com colchão de palha. Nunca fez isso né? Nem eu.

E por falar em colchão de palha, fala sério, você não faz a menor ideia do que seja mijar na cama, e cama com colchão de palha, não é mesmo?  Não. Não faz. Tá certo. Deixa assim.

E chamichunga, heim? Por acaso você já foi chupado por uma lesma preta que só saía com fósforo aceso? e o lugar preferido, sendo a virilha, já pensou como era sentir uma chama bem pertinho da zona de recreação, pra espantar chamichunga?

E homens usando chapéu, mulheres usando eslaque, garotos usando calças curtas, e meninas usando saia plissada. Serio mesmo que você viu? Isso em que filme? Sério. fala a verdade. Nunca viu.

Sua geração não viu Gramado como apenas uma cidadezinha qualquer, pacata e divertida. Nunca viu uma gincana, onde apenas membros da comunidade participam, ou no máximo algum primo que mora fora e os visita. Sua geração nunca viu um concurso de beleza de mocinhas do interior, ou dos estudantes. Não deve ter visto isso, porque sua geração abominou a valorização da mulher enquanto bela, e passou ao politicamente correto, onde mulher não é objeto de apreciação, e se quiser pode ter até cabelo no saco.

Sua geração nunca participou de uma festinha de garagem. Nunca chamou professor de "senhor", nem professora de "senhora". Sua geração transformou a cerimônia do senhor  e senhora, em "tio e tia". 

Sua geração não sabe o que é um velório dentro de casa, na sala de visitas. Você, ali, os parentes, os amigos, o defunto, como centro das atenções na salinha, mascando discretamente um toco de vela, onde à sua volta reina a dor, o silêncio, mas que saindo dali, na cozinha, lá pela madrugada, não podem faltar cucas, café, bolinho frito e mais uma sopa bem boa. Mas "oh! onde já se viu, um morto dentro de casa" Mas ué? até poucas horas antes era a casa dele, pombas! Então porque assim que esticou as canelinhas, já tem que ser corrido a vassouradas pra capela mortuária, e correndo o risco de ser confundido com outro, e chorado por estranhos? Até vejo a cena:
Capelinha vazia, uma pessoa de longo vestido preto ao lado do caixão, abraçando outra pessoa de vestido preto que choraminga com elegância, aí chega um bêbado, que entra por engano e por não estar enxergando direito, vê aquele objeto comprido enfeitado, ali no meio da salinha, pensa que é uma festinha de aniversario, porque confunde o ataúde com um bolo, vai lá e tenta tirar uma das pessoas de vestidão preto pra dançar, toma um fora, porque era um padre, enfim. Fica muito impessoal esse negócio de velório fora de casa. Mas isso, a sua geração não viu.

(Continua após o comercial)

Sabe o que mais sua geração passou batido?  Serenatas ao luar.A geração abaixo dos quarenta anos só vê aglomeração em batida policial, carnaval, e panelaço. Bem, tá certo. A geração anterior era proibida de fazer panelaço. Dava cana e pau de arara. Tá. Pula o panelaço então. Vamos passar pra TV em preto e branco. Isso sua geração nunca viu. Mas aí você perdeu o melhor, pois em Gramado, havia apenas dois aparelhos receptores coloridos, e um deles foi colocado na praça para que todo o povo pudesse assistir ao vivo a transmissão da Festa da Uva de Caxias do Sul, isso porque o Ministro das Comunicações, Higino Corsetti, era caxiense. 

Ah, lembrei que também sua geração não é capaz de dizer de pronto quem é o Ministro das Comunicações? Não né? Ahh, mas o nome de todos os Ministros do STJ você sabe, não sabe? E por que isso? Porque dá-se importância ao que não se pode ter. Entendeu a sutileza? Heim? Hum?




Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...