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quarta-feira, 29 de março de 2017

Gramado chegou no limite? Tendências e Empreendedorismo Parte I





"Se os homens fossem honestos, não precisaríeis da força, nem da fraude".
Maquiavel



Vamos dar uma pausa nas análises críticas do comportamento político dos governantes, e direcionar, nesta reflexão com você que me lê, as ideias para um cenário que favoreça o otimismo da esperança dentro de um cenário caótico que vive o país, por culpa exatamente da amálgama nojenta de maus políticos com empresários incompetentes, porque se tivessem competência, não fariam uso da fraude para fazer crescer suas empresas, pois como já dizia Maquiavel: "Se os homens fossem honestos, não precisaríeis da força, nem da fraude".


Deixando os maus de lado, falemos dos bons. Dos que atravessaram outras crises e transformaram Gramado num modelo criativo e empreendedor para o Brasil e o Mundo. Falemos dos passos dados pelos pioneiros desta terra, e buscaremos seguir suas pegadas. E por que temos que falar disso? Porque o objetivo da boa política é enriquecer a sociedade e enobrecer a alma humana para formar a civilização. Assim sendo, pretendo publicar em capítulos um ensaio que fiz sobre a concepção empreendedora que edificou Gramado, e deixo à apreciação do leitor, que tem fidelizado sua análise de minhas reflexões ao longo dos meses que compartilhamos ideias.
Boa leitura.
Paulo Cardoso

Gramado
Tendências e Empreendedorismo
Gramado como modelo






Turismo

Design

Artesanato

Empreendedorismo

Ideias
















Uma visão holística
do sucesso de uma
cidade pequena,
que aponta na
direção de um
crescimento
contínuo



  1. Pacard



Primeira parte
Empreendimento contínuo

Não há discordância quando o assunto é Gramado, belíssima cidade com reconhecidas características europeias, não apenas na sua peculiar arquitetura, quanto nas origens de seus povoadores e empreendedores, que souberam diversificar sua economia, sem dispersar da linha mestra. Apresenta um dos melhores cases de sucesso, em empreendedorismo, do Brasil, e um dos melhores do mundo. É uma cidade essencialmente empreendedora por definição plena da palavra e do conceito. Cada janela é uma vitrine. Cada vitrine é um atrativo criativo de negócios e lazer, mas sobretudo de admiração. Turistas perambulam estasiados pela riqueza de pormenores que são mostrados pelo comércio da cidade. Seja nas ruas principais, ou nas vielas sem saída, tudo é negócio. Tudo é bem planejado, e minuciosamente elaborado para prender a atenção dos visitantes.

Hotéis condizentes com o padrão de visitantes em todos aspectos (conforto, qualidade, atendimento, confiabilidade, etc) são encontrados de esquina em esquina, de rua em rua, de bairro em bairro. Não há distinção de qualidade entre bairros e centro, algo comum em outros centros urbanos, Gramado é um convite ao passeio descompromissado para reconhecimento de território. E por estar situada em uma região com numerosos declives e aclives, vales e depressões, elevadas altitudes ou planícies, até mesmo isso é uma oportunidade de negócios, pois não é uma tarefa simples percorrer sua extensão sem auxílio de um experimentado guia de turismo.
Restaurantes para todos os paladares se enfileiram por todas as ruas, lado a lado, ou dentro dos hotéis, pousadas, “hostels” ou hospedarias. Mas isso não é tudo, pois tão significativa é a demanda, que o excedente dos hotéis, que acabou se tornando uma alternativa de hospedagem, são as casas de família, cedidas por temporada, à semelhança de regiões costeiras do Brasil, e outros centros no mundo.

Estas hospedarias, hotéis e restaurantes, oferecem uma gastronomia comparável à italiana, francesa e entre as melhores do mundo, com o adendo de possuir sabores próprios, criados, ora nas tradições familiares, ora trazidas pelos “chêfs” das melhores “cuisins” do mundo para temperar o paladar exigente cada vez mais de seus comensais.

Gramado possui representatividade turística nas maiores operadoras do mundo, o que permite ao seu “cluster” turístico competitividade com outros centros turísticos de qualquer parte do mundo. Torna-se efervescente sua fluência comercial, e sua influência mercadológica. Torna-se interessante lançar produtos em Gramado, porque atinge público seleto e formador de opinião em tempo abreviado.

Gramado ainda detém o status de estilo próprio, de culturas adventícias que moldaram a arquitetura, o design e as artes, ainda incipientes, mas vivas. Quem nunca ouviu falar do “Móvel estilo Gramado”, ou do Chocolate de Gramado, ou ainda, em outros tempos, de seu artesanato, suas malhas, sua arquitetura, que mesmo evoluindo e permitindo ensaios e licenciosidades arquitetônicas, mantém-se fiel às características que afloraram suas edificações ao longo das últimas décadas.
É um lugar onde, apesar desta complexidade, ainda tem muito por crescer, não apenas geograficamente, como em sua oferta de lazer e entretenimento.

Assentada sobre a região serrana do Nordeste gaúcho, Gramado tem sua topografia acidentada, escarpada e sinuosa. Este fator limita, de certa forma sua expansão territorial, embora seja cercada de densa área verde, entrecortada por rios e arroios, e por uma colcha de retalhos de pequenas propriedades rurais ainda povoadas por descendentes de imigrantes italianos e alemães. Tende então a expandir-se através destas povoações, o que já vem acontecendo há alguns anos. Com a urbanização, asfaltamento das ruas que cortam o município e ligam as colônias à sede do município, Gramado descaracteriza a ideia do colono como um indivíduo rude e isolado, e o aproxima das atividades turísticas e socioeconômicas do município promovendo a circulação de produtos hortifrutigranjeiros de qualidade exigida pelo paladar do visitante e do próprio gramadense.

Há aqui dois aspectos de crescimento, nesta leitura: o primeiro, comentado aqui pela possibilidade de expansão territorial das atividades urbanas. O outro aspecto diz respeito à otimização de espaços e oferta turística, como por exemplo, a extensão de lazer e serviços por mais horas ao longo do dia.

Com o crescimento e chegada de grandes grupos estrangeiros e nacionais, Gramado tende a oferecer ainda mais, no mesmo espaço geográfico e edificado. Exemplo disso são farmácias, bares, restaurantes, casas noturnas, papelarias, oficinas culturais, consultórios e clínicas, bibliotecas, e inimagináveis atividades que pode utilizar os mesmos espaços em horários alternativos.

Os jogos de azar estão caminhando a passos largos, por interesse do Governo Federal e do Congresso, para sua legalização e regulamentação. Gramado tem o cenário adequado para receber os cassinos que se proliferarão pela região, sempre liderada por Gramado.

Sem fazer apologia contra ou a favor, mas em uma análise técnica, podemos arriscar o neologismo de “Las Vegas brasileira” para um período de menos de uma década a seguir. Serão milhares de novos empregos e oportunidades de negócios, não apenas dentro da cidade, o que será cada vez mais inviável o acesso, como na região periférica, pela oferta de produtos e serviços.

Serviços cada vez mais especializados serão demandados, desde a construção civil, movelaria, alta decoração, confecções (Gramado ainda não despertou como potencial criadora de inteligência da Moda e Design), gastronomia acessível (a oferta atual visa o consumidor de maior poder aquisitivo, e embora o morador local obtenha privilégios e descontos, ainda é carente de serviços para o público interno).

Gramado tem uma população jovem, mas recebe público de todas as idades. Enquanto hoje oferece lazer gastronômico e de compras, demanda serviços que possam ser vendidos como pacotes alternativos aos hotéis e operadoras de turismo.

Enquanto em décadas passadas atingir sessenta anos era uma vitória, a idade média ultrapassa os setenta e cinco anos. Além da demanda de lazer, também deverá crescer a oferta de serviços prestados por pessoas entre sessenta e setenta anos, ou mais. Num cenário onde a Previdência Social tende a ser sucateada, elitizada ou totalmente transformada. Necessitarão, os idosos, buscar alternativas para complemento de sua renda. Sua experiência será absorvida por empresas prestadoras de serviços ao público, o que prevalece em Gramado hoje.

O jovem com formação acadêmica, e especializações formará uma cadeia de inteligência empreendedora a serviço destas demandas, ou de outras que surgirão neste mercado em franco crescimento. A tecnologia ainda deixa a desejar em Gramado. Internet de péssima qualidade, falta de infraestrutura de inteligência cibernética, ainda engessa setores públicos ou privados. Existe portanto ambiente largo e acessível para inovação tecnológica junto ao turismo formal.

Aliada à tecnologia (ou falta desta), ainda a mobilidade urbana é deficitária. Ônibus superlotados ligando cidades vizinhas ou bairros, ainda operam no antigo sistema de bilhetes e roletas. A moeda-papel ainda oferece riscos à equipe de bordo, e mesmo os passes utilizados como vale-transporte são antiquados e ineficazes. Soma-se a isso o formato de paradas, onde mal percebe-se o lugar onde se encontra o veículo, deixando o passageiro atônito e ansioso pela possibilidade de perder o ponto de descida. Neste quesito, a tecnologia pode auxiliaR com moeda eletrônica, e identificação da parada já na aquisição do passe, alimentando o sistema de bordo a comunicar a parada e emitir sinal sonoro para atenção do passageiro. Esta é apenas uma das facilidades que a tecnologia pode oferecer ao turismo e mobilidade urbana de Gramado. E é também mais uma das possibilidades empreendedoras de Gramado.

Com população fixa de cerca de 35 mil habitantes, e flutuante de cerca de três vezes isso, Gramado tem carência habitacional. Isso provocará o crescimento geográfico, como uma bola de neve. E este crescimento demandará novas políticas públicas para saneamento, segurança pessoal, pública e patrimonial. Mais profissionais ocuparão espaços em tempo cada vez mais acelerado. Mais imóveis geram vácuo que é preenchido pelas demais necessidades de uma moradia, tais como eletrodomésticos, móveis, vestuário, artigos de higiene, complementos, etc. Novos bairros oferecerão oportunidades para pequenos mercados, clínicas médicas e dentárias, pets, lojas, serviços.

Visitada por cerca de dois a três milhões de turistas ao ano, Gramado gera riqueza contínua, mesmo com varantes de temporada, suas ruas raramente ficam vazias. Flutuações cambiais desfavoráveis às importações, também favorecem Gramado, que se capacitou para receber todos os padrões de turismo. Não é necessário um motivo especial para visitar Gramado. Visitar Gramado É o motivo especial para viajar. Simplesmente isso.

Promotora e receptora de eventos que garantem a alta rotatividade da economia, em especial hospedeira e gastronômica, Gramado não vive apenas do acaso. Desde há muito tempo optou pelo Turismo de eventos, seja no receptivo, ou mesmo criando seus próprios eventos. Uns com ação do poder público (Festival de Cinema, Natal Luz, Festa da Colônia, etc), outros de iniciativa privada (Festuris, Chocofest e outros) asseguram não apenas rotatividade e lotação hoteleira, como marketing associado à cidade. Uma coisa puxa outra.

Gramado encontra-se (na edição deste estudo) estável politicamente (há uma alternância entre duas facções há mais de quatro décadas). Embora com as mesmas características que identifica a busca pelo poder, acusações, fiscalizações tendenciosas, acirramento em campanha, Gramado tende a permanecer neste ciclo por mais algum tempo, dado ao desinteresse político da população recém-chegada, e a falta de formação de novas lideranças. O velho padrão “tapinha nas costas” e abraços em quermesse caracterizam a identidade do político local. Não muda nada em relação ao resto do mundo político. No entanto, esta estabilidade assegura ao investidor a confiança necessária para elaboração de projetos de longo prazo em seus investimentos.




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