AD SENSE

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Mensagem de MÉDICOS SEM FRONTEIRAS - Compartilhe por motivo humanitário




Médicos Sem Fronteiras
NÃO HÁ ROTA SEGURA PARA OS QUE FOGEM DA VIOLÊNCIA NO NORTE DA AMÉRICA CENTRAL
Forçados a fugir
Prezado Paulo
Muito obrigada por seu apoio ao nosso trabalho.
Envio-lhe este e-mail para pedir a sua atenção para a grave situação que as populações da América Central têm vivido. Em Honduras, Guatemala e El Salvador, localizados em uma das regiões mais perigosas do planeta, com níveis extremos de violência, as pessoas sofrem extorsões, têm seus familiares assassinados e forçados a integrar gangues. Buscando proteção, percorrem a rota migratória até o México e Estados Unidos, porém, veem mais uma vez seus direitos serem violados, sendo vítimas da brutalidade de gangues e organizações criminosas, assim como de membros das forças de segurança mexicanas, que deveriam ser responsáveis pela sua proteção.
Essas estratégias têm consequências devastadoras na saúde e na vida das pessoas em deslocamento. Pedimos que ajude MSF a dar visibilidade para essa crise humanitária esquecida.
Aproximadamente 500 mil pessoas cruzam a fronteira rumo ao México todos os anos*. “A violência implacável e o sofrimento emocional suportados por essas pessoas não são diferentes daquilo que experimentam as populações em zonas de conflito nas quais estamos trabalhando há décadas”, disse Bertrand Rossier, coordenador-geral de Médicos Sem Fronteiras (MSF) no México.
Essas pessoas, que carecem de acesso a cuidados médicos durante sua jornada, são forçadas a enfrentar mais violência no caminho migratório e políticas agressivas de detenção e deportação, que ignoram suas necessidades de assistência e proteção.
MSF faz um apelo aos governos da região – El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Estados Unidos e Canadá – para que garantam alternativas à prisão e respeitem o direito dessas pessoas de não serem devolvidas a seus países de origem.
Desde 2012 conduzindo consultas médicas e psicológicas na região, MSF apresenta as constatações resultantes de uma pesquisa realizada com pacientes e dos depoimentos colhidos por equipes da organização que atendem diretamente migrantes e refugiados no México.
Saiba mais sobre a situação dos refugiados na América Central. Contamos também com a sua ajuda para divulgar o relatório entre seus contatos. Assim, você nos ajuda a dar visibilidade a essa crise esquecida.
SAIBA MAIS

Atenciosamente,
Susana de Deus
Diretora-geral
Médicos Sem Fronteiras Brasil

PS.: Desde 2012, MSF presta cuidados médicos e de saúde mental no México a migrantes e refugiados de El Salvador, Guatemala e Honduras. MSF vem adaptando sua estratégia de operação à medida que a crise avança: as equipes realizam atendimento em albergues que recebem migrantes e refugiados, operam clínicas móveis ao longo da rota migratória e, em 2016, foi inaugurado um centro para receber vítimas de violência extrema na Cidade do México.
*Fonte: Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou em algum dos canais de Médicos Sem Fronteiras Brasil e concordou com os termos de uso e política de privacidade da organização.

Muito obrigada por sua solidariedade.

Para garantir o recebimento de nossos comunicados em sua caixa de entrada, adicione o endereço no-reply@msf.org.br como confiável.
Rua do Catete, 84. Catete. Rio de Janeiro. RJ. CEP 22220-000

Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...