AD SENSE

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Politicagem NÃO é Cultura - A unha encravada de Gramado




Hoje vou ser curto e direto. Objetivo. Sem rodeios, sem linguajar requintado. Assunto é Cultura, e Cultura deve ser uma fonte que todos possam beber. É assim que se ligam os elos do DNA da civilização.

Cultura tem sido relegada ao sótão ou ao porão das administrações. Na política, os departamentos culturais acabam sendo um imenso guarda-roupa para acomodarem cabides inócuos de correligionários inaptos, mas que somaram forças durante as campanhas, e deste modo, por não ser exigida nenhuma qualificação para os cargos em comissão, CCs, 

Assim sendo, vão despejando na Cultura estes cabides eleitoreiros.

Mas, como sou crédulo na inteligência política e cidadã dos governantes, ainda penso que o Prefeito Fedoca, em sua visão populista favorável à Educação, e também à Cultura, tenha uma carta na manga para permitir à Secretaria de Cultura que diga à que veio, aqui neste particular, explico, na direção do trato com o Artesanato, que não é apenas um mercado de pulgas concorrente dos lojistas, segundo alguns,mas a estampa da identidade Gramado, que foi abandonada á própria sorte cada vez mais.

Recebo denúncias graves, que artesãos que se manifestam preocupados com este descaso, tenham ainda a desdita de serem intimidados pelos governantes, ou em nome destes, e deixo aqui claro que NÃO se trata do secretário Alan Lino, um cavalheiro, de espírito nobre e elegante proceder, mas que tem as mãos amarradas pela visão trotskista dos estrategistas políticos que enfiam seus agentes no staff (equipe), alijando o Secretário de fazer valer sua autoridade. 

Quem faz isso? Ora! Quem foi colocado como olheiro, um entre tantos que o Prefeito tem em todas as Secretarias, para que mantenha as rédeas curtas e não permita que aqueles que não estejam alinhados com o PDT, não prosperem nem se proliferem longe das vistas do Prefeito. 

Estrategicamente perfeito. Se eu fosse seu estrategista, faria a mesma coisa. Politicamente está certo e tem esse direito. É ele quem julga a competência de um assessor, mesmo que fazendo de um semi analfabeto, um erudito, para justificar sua nomeação, é mesmo o Prefeito.

Só que a Cultura desaba. O Artesanato, a alma gramadense a ser resgatada, mantida, preservada, está servindo de cabide para morada de lembranças inócuas e vazias. É um alerta. É uma chamada à reflexão. Se sua cultura não vale nada, deixe tudo como está e aos brados diga que estou errado.



Nenhum comentário:

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...