AD SENSE

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Olimpíadas Escolares de Gramado valorizam integração estudantil

Olimpíadas Escolares de Gramado valorizam integração estudantil


Delegações de atletas mirins desfilaram durante abertura dos jogos
Integrar os colégios de Gramado, valorizar os atletas e estimular a cidadania por meio do esporte. Não são poucos os objetivos das Olimpíadas Escolares que iniciaram na última quarta-feira (3), mas os resultados já apareceram: 17 escolas – entre estaduais, municipais e particulares - estão inscritas para participarem das modalidades que ocorrem até o final do ano. No ano passado, quando as atividades levavam o nome de Torneios Escolares, 11 colégios participaram das competições.
O formato de olimpíadas foi escolhido para fomentar a integração entre os alunos, valorizar a formação de base e a formação cidadã entre crianças e jovens”, afirma o Secretário de Esporte a Lazer, Jacó Schaumloeffel.
Durante a abertura, no Ginásio Perinão, delegações de atletas mirins de futsal desfilaram com as bandeiras de suas escolas. Durante o pronunciamento, o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) cumprimentou os professores e, aos alunos, citou valores como lealdade e solidariedade. “Eu diria em poucas palavras: sejam leais aos seus adversários, pratiquem a solidariedade em relação aos companheiros. Trata-se de esporte coletivo, precisamos todos estar engajados”, encerrou. Estavam presentes na solenidade a Secretária de Educação, Gilça Silva, o Secretário de Administração, Julio Dorneles, o Secretário Adjunto de Educação, Gelson Oliveira, e os vereadores Professor Daniel (PT), Renan Sartori (PMDB) e Dr. Ubiratã Oliveira (PP).

Após a solenidade, iniciaram os jogos de futsal, que seguem até sexta-feira (5), nas categorias mirim, infantil e juvenil – masculino e feminino. Na categoria juvenil do futsal, que foi retomada este ano, 14 escolas confirmaram participação.
As demais modalidades – futebol de campo, handebol, vôlei e atletismo – ocorrem até o final do ano. Ao final de todas as competições, a escola que somar a maior pontuação será eleita a Campeã das Olimpíadas Escolares.

Alunos ansiosos, professores animados
A abertura das Olimpíadas Escolares deixou alunos e professores na expectativa dos jogos. A zagueira Kayle Soares Castro, 11 anos, e a volante Leticia de Freitas, 10, da Escola Maximiliano Hahn, esperavam ansiosas pelo início das competições. As meninas se arriscaram até a dar dicas de futsal: “A função da zagueira é proteger bem a bola e não deixar escapar da área”, afirmou Kayle.
As professoras Sonia Schein, da Escola Municipal Carlos Nelz - Caic, e a Karina Dandanell, da Escola Municipal Pedro Zucoloto, falaram da importância da participação estudantil. “Mesmo com as limitações de tempo para treino, os alunos sempre querem competir. É importante essa valorização”, disse Sonia.

Cronograma das modalidades
Futsal – maio
Futebol de campo – junho
Handebol – agosto
Mini Vôlei para Pré Mirim - outubro
Voleibol – novembro
Atletismo - outubro

Os campeões do Futsal – categoria Mirim

Feminino
1º lugar - Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
2º lugar - Escola Municipal Senador Salgado Filho
3º lugar - Escola Municipal Presidente Vargas

Masculino
Escola Estadual Santos Dumont
Escola Municipal Vicente Casagrande
Escola Municipal Carlos Nelz - Caic

Fotos
Crédito: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado
Legendas
42/50/56/69 – Desfile das delegações de futsal categoria mirim durante abertura das Olimpíadas Escolares
66 – Autoridades durante pronunciamento do prefeito Fedoca
97 – Primeiro jogo das Olimpídas Escolares foi entre os colégios Carlos Nelz -Caic e Presidente Vargas

Texto:
Manuela Teixeira
Assessoria de Imprensa de Gramado





Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...