Olimpíadas Escolares de Gramado valorizam integração estudantil
Delegações de atletas mirins desfilaram durante abertura dos jogos
Integrar os colégios de Gramado, valorizar os atletas e estimular a cidadania por meio do esporte. Não são poucos os objetivos das Olimpíadas Escolares que iniciaram na última quarta-feira (3), mas os resultados já apareceram: 17 escolas – entre estaduais, municipais e particulares - estão inscritas para participarem das modalidades que ocorrem até o final do ano. No ano passado, quando as atividades levavam o nome de Torneios Escolares, 11 colégios participaram das competições.
“O formato de olimpíadas foi escolhido para fomentar a integração entre os alunos, valorizar a formação de base e a formação cidadã entre crianças e jovens”, afirma o Secretário de Esporte a Lazer, Jacó Schaumloeffel.
Durante a abertura, no Ginásio Perinão, delegações de atletas mirins de futsal desfilaram com as bandeiras de suas escolas. Durante o pronunciamento, o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) cumprimentou os professores e, aos alunos, citou valores como lealdade e solidariedade. “Eu diria em poucas palavras: sejam leais aos seus adversários, pratiquem a solidariedade em relação aos companheiros. Trata-se de esporte coletivo, precisamos todos estar engajados”, encerrou. Estavam presentes na solenidade a Secretária de Educação, Gilça Silva, o Secretário de Administração, Julio Dorneles, o Secretário Adjunto de Educação, Gelson Oliveira, e os vereadores Professor Daniel (PT), Renan Sartori (PMDB) e Dr. Ubiratã Oliveira (PP).
Após a solenidade, iniciaram os jogos de futsal, que seguem até sexta-feira (5), nas categorias mirim, infantil e juvenil – masculino e feminino. Na categoria juvenil do futsal, que foi retomada este ano, 14 escolas confirmaram participação.
As demais modalidades – futebol de campo, handebol, vôlei e atletismo – ocorrem até o final do ano. Ao final de todas as competições, a escola que somar a maior pontuação será eleita a Campeã das Olimpíadas Escolares.
Alunos ansiosos, professores animados
A abertura das Olimpíadas Escolares deixou alunos e professores na expectativa dos jogos. A zagueira Kayle Soares Castro, 11 anos, e a volante Leticia de Freitas, 10, da Escola Maximiliano Hahn, esperavam ansiosas pelo início das competições. As meninas se arriscaram até a dar dicas de futsal: “A função da zagueira é proteger bem a bola e não deixar escapar da área”, afirmou Kayle.
As professoras Sonia Schein, da Escola Municipal Carlos Nelz - Caic, e a Karina Dandanell, da Escola Municipal Pedro Zucoloto, falaram da importância da participação estudantil. “Mesmo com as limitações de tempo para treino, os alunos sempre querem competir. É importante essa valorização”, disse Sonia.
Cronograma das modalidades
Futsal – maio
Futebol de campo – junho
Handebol – agosto
Mini Vôlei para Pré Mirim - outubro
Voleibol – novembro
Atletismo - outubro
Os campeões do Futsal – categoria Mirim
Feminino
1º lugar - Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
2º lugar - Escola Municipal Senador Salgado Filho
3º lugar - Escola Municipal Presidente Vargas
Masculino
Escola Estadual Santos Dumont
Escola Municipal Vicente Casagrande
Escola Municipal Carlos Nelz - Caic
Fotos
Crédito: Carlos Borges/Prefeitura de Gramado
Legendas
42/50/56/69 – Desfile das delegações de futsal categoria mirim durante abertura das Olimpíadas Escolares
66 – Autoridades durante pronunciamento do prefeito Fedoca
97 – Primeiro jogo das Olimpídas Escolares foi entre os colégios Carlos Nelz -Caic e Presidente Vargas
Texto:
Manuela Teixeira
Assessoria de Imprensa de Gramado
Assessoria de Imprensa de Gramado
Nenhum comentário:
Postar um comentário