AD SENSE

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Notícias da Semana, da Câmara de Vereadores de Gramado - 12 de julho





Câmara aprova criação de 13 vagas para Educadores Infantis

Os vereadores aprovaram na noite de ontem (10), projeto do Executivo que solicita a criação de 13 novas vagas para educadores infantis Licenciatura Plena. O intuito é suprir demanda da Secretaria de Educação nas áreas de atuação desses profissionais. A votação foi unânime.
A redação final da proposta será votada na próxima segunda-feira, dia 17, seguindo após para sanção e promulgação do Prefeito Municipal. 




...........
Everton propõe projeto de vigilantes nas agências bancárias

O vereador Everton Michaelsen (PMDB) apresentou projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de as agências bancárias públicas e privadas e as cooperativas de crédito com sede no Município de Gramado contratarem vigilância armada durante o funcionamento integral da sala de autoatendimento, inclusive nos finais de semana e feriados, e dá outras providências. A proposta foi aprovada, de forma unânime, na sessão de ontem (10).
Conforme o projeto os vigilantes deverão permanecer no interior do estabelecimento, em local seguro, para que possam se proteger em caso de sinistro, durante o período de funcionamento da sala de autoatendimento. Para exercer a função a pessoa necessita estar adequadamente preparada, com curso de formação para o ofício devidamente regulamentado por legislação pertinente.
As agências bancárias e as cooperativas de crédito que descumprirem os dispositivos contidos nesta Lei ficarão sujeitas às seguintes penalidades:
- advertência: na primeira autuação, as agências bancárias e as cooperativas de crédito serão notificadas para que efetuem a contratação de vigilância armada em até 30 (trinta) dias;
- multa: persistindo a infração, será aplicada multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), não havendo a regularização, no prazo de até 30 (trinta) dias, será aplicada uma segunda multa, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais);
- interdição: persistindo a infração após 30 (trinta) dias decorridos da aplicação da segunda multa, será aplicada a penalidade de interdição do estabelecimento, até que se efetuem as adequações exigidas nesta Lei.
O prazo para a adequação a Lei, pelas agências bancárias e cooperativas de crédito, após sanção e promulgação pelo Prefeito Municipal é de 180 dias. 


,...............
CRERH recebe Moção na segunda-feira

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou Moção de Aplausos pela passagem dos 18 anos de fundação do Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias – CRERH. A proposta foi aprovada de forma unânime na sessão ordinária do dia 03 de julho e será entregue a entidade na próxima segunda-feira, dia 17 de julho, durante a sessão da Câmara que tem início às 19h30min. 



.................
Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente faz pedidos ao Executivo

A Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente formada pelos vereadores Professor Daniel (PT), Rosi Ecker Schmitt (PP) e Volnei da Saúde (PP) apresentou três pedidos de informações ao Executivo, votados na sessão de segunda-feira, (10), por unanimidade.
No primeiro pedem cópia de todas as notas que foram pagas, referente ao contrato firmado entre o município e a empresa Malharias Lucirene LTDA. “Justifica-se tal solicitação, diante da prerrogativa dos vereadores de fiscalizadores, também para maior transparência à comunidade”, explicaram.
No outro solicitam cópia do Alvará, do Plano de Prevenção de Incêndio e do Plano de Coleta de Resíduos de todas as indústrias e comércios existentes no bairro Casagrande. “O intuito é verificar se tais empresas e comércios estão atendendo aos requisitos legais e assim cumprir a função de Vereador”, explicaram.
Por fim, a Comissão requer que seja informado pela Secretaria de Educação quando será o Fórum Municipal de Educação de Gramado, bem como busca saber quem são os atuais membros deste Fórum. “Tais solicitações se fazem necessárias, pois para a execução do Plano Municipal de Educação de Gramado e o cumprimento de suas metas, é necessário o monitoramento contínuo e avaliações periódicas, que podem ser feitas através do Fórum Municipal de Educação, conforme preconiza o art. 5º, da Lei 3406 de 2015. Importa ressaltar, que a Constituição Federal, em seu artigo 205, consagra a Educação como direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Ela objetiva o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme os princípios estabelecidos em seu artigo 206. Assim sendo, através da Lei 3406 de 2015 foram estabelecidas estratégias para as 20 (vinte) metas no decênio 2014-2024, a serem alcançadas pela comunidade escolar da Rede de Ensino de Gramado, com o intuito de constituir uma melhor qualidade na educação que a população espera e merece. Nesse sentido buscamos tais informações”, ponderaram.




..........
Volnei apresenta sugestão de projeto de IPTU solidário

O vereador Volnei da Saúde (PP) apresentou pedido de providências onde solicita que o Executivo Municipal implante o IPTU Solidário em Gramado. Para tanto envia anexo ao pedido uma sugestão de Projeto de Lei que versa sobre a matéria.
“Justifica-se o pedido, analisando que esta sugestão de Projeto de Lei institui o denominado IPTU SOLIDÁRIO, o qual possibilitará que o contribuinte ou responsável tributário do Imposto Predial e Territorial Urbano do Município – IPTU; destine até 5% (cinco por cento) do imposto devido, a entidades assistenciais, sociais e culturais sem fins lucrativos do Município. Sendo que a escolha da entidade ficará a cargo do contribuinte”, explicou.
Volnei ainda destacou que Gramado tem várias entidades assistenciais, sociais e culturais sem fins lucrativos que sobrevivem de doações e ajuda do Poder Público, através das subvenções para alcançarem seus objetivos estatutários. “Desta forma, oportunizando o contribuinte a destinar parte de seu imposto para estas entidades, se estará fomentando, ainda, a solidariedade da sociedade Gramadense nas causas em que se identificam”, disse.

Abaixo a sugestão de projeto enviada ao Executivo Municipal

Institui o “IPTU SOLIDÁRIO”, que destina porcentagem do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, às entidades assistenciais sociais e culturais sem fins lucrativos, situadas no município de Gramado; à escolha do contribuinte, e dá outras providências.

Art. 1.º Institui-se no Município de Gramado o “IPTU SOLIDÁRIO”, para que ao contribuinte ou responsável tributário do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU permita-se a opção de destinar até 5 % (cinco por cento) do imposto devido, às entidades assistenciais, sociais e culturais sem fins lucrativos localizadas no Município de Gramado.
§ 1°. A opção de destinar porcentagem do imposto deve ser feita pelo contribuinte ou responsável tributário mediante indicação em página ou requerimento específico, assinado e entregue ao setor de finanças do Município com data estipulada pelo poder executivo e veiculada em edital público para a devida finalidade.
§ 2°. As entidades beneficiárias deverão estar obrigatoriamente instaladas no Município de Gramado, devendo ser cadastradas no setor competente, para fins de captação dos recursos oriundos deste projeto de lei.

 § 3º As entidades deverão indicar, já na inscrição e cadastramento, a finalidade que dará aos recursos obtidos por meio deste projeto de lei, assim como orçamentos e demais documentos exigidos pela banca técnica.

Art. 2°. Para ter direito aos recursos, as entidades assistenciais, sociais e culturais sem fins lucrativos deverão apresentar, no ato de cadastramento junto ao órgão competente do Município, as cópias dos seguintes documentos:
I – documento hábil comprobatório de funcionamento da entidade, cartão do CNPJ;
II – Estatuto Social ou outros documentos que comprovem a constituição/fundação da entidade;
III – documentos de identificação dos gestores/responsáveis pela entidade: Cédula de Registro de Identidade (RG) e/ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovantes de residência.
IV – Certidões negativas de tributos municipais, estaduais e Federais;
VI – Histórico ou currículo da entidade e outros documentos que comprovem sua atuação.
VII – Dados bancários de conta específica para o recebimento de benefícios provindos deste Projeto de lei, sendo que: A instituição bancária para repasses dos recursos será designada previamente pelo poder executivo municipal e deverá constar na minuta de convênio assinada entre o poder administrativo e as entidades beneficiárias.
VIII – Após o cadastro aprovado e a entidade estiver apta e licenciada pelo poder executivo municipal através da banca técnica, a entidade deverá assinar convênio, amparado por este projeto de lei, que permitirá a destinação destes recursos.

Art. 3º. As entidades beneficiárias com a presente Lei deverão protocolar a prestação de  contas dos recursos obtidos até o final de cada ano fiscal, com data limite estipulada e informada pelo poder executivo municipal.
 Parágrafo único. O não fornecimento da prestação de contas sujeitará a entidade faltante na exclusão do cadastro, impedindo a captação dos recursos desta Lei, além de outras penalidades cabíveis.

Art. 4°. O Município repassará, até o último dia do mês de junho, os recursos destinados pelos contribuintes/responsáveis tributários mediante conta bancária aberta pela entidade conforme Art. 2º, parágrafo Vll deste projeto de lei.
 Parágrafo único. O presente projeto de lei, assim como o julgamento de aptidão e a minuta de convênio para captação dos recursos, serão regulamentados pela procuradoria geral do município com base nos critérios da lei federal 8.666 de 1993 que rege os processos de licitação e a modalidade de concursos.

Art. 5°. O Poder Executivo regulamentará no que couber, a presente Lei.

Art. 6º. As despesas decorrentes desta Lei serão suportadas por dotações orçamentárias próprias.

Art. 7º. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.





..............
Ronsoni pede informações à Prefeitura

O vereador Rafael Ronsoni (PP) apresentou três pedidos onde requer informações ao Executivo Municipal nas mais diversas áreas.
No primeiro pede a lista de todos os projetos pendentes de análise, aprovados ou reprovados nas Secretarias de Meio Ambiente e de Planejamento este ano, em tabela constando as seguintes informações: data do protocolo; nome do requerente; data da aprovação e número do protocolo. “Justifica-se tal solicitação, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador, também para maior transparência à comunidade”, disse.
Rafael também pede para que este através da Secretaria competente informe, considerando as notícias veiculadas na mídia a respeito dos repasses públicos para o hospital, o detalhamento de cada verba que compõe o repasse, explicitando qual é a verba proveniente do orçamento do Município, bem como quais tem origem no Estado e na União. Além disso, seja detalhado quanto do aumento de tal verba é referente ao reajuste já estabelecido em contrato. Ainda que seja esclarecido quanto da verba é repassada a título de empréstimo. “O intuito é dar transparência a esse repasse e elucidar algumas questões que não ficaram claras, bem como cumprir a função de Vereador”, explicou.
Ronsoni também pede cópia das portarias de nomeação e das declarações de inexistência de parentesco que deve ser assinada pelos CCs quando tomam posse, referente a todos os CCs nomeados no ano de 2017. “Não havendo a possibilidade do envio de documentos físicos, pelo principio da economicidade, sugerimos o envio de documentos em mídia digital”, frisou.




................
Professor Daniel pede normalização do estoque da Defesa Civil de Gramado

O vereador Professor Daniel (PT) apresenta pedido à Prefeitura onde requer que seja providenciada a normalização do estoque de lona plástica, telhas, kits de material de higiene e limpeza e kits de dormitórios (colchões, travesseiros, cobertores, etc), para as ações de emergência da Defesa civil do Município.
“Justifica-se tal pedido, uma vez que, é necessário esse estoque para ser entregue de maneira imediata para os atingidos em eventos climáticos de grande proporção”, explicou.




..................
Dr. Ubiratã pede parada de ônibus coberta

O vereador Dr. Ubiratã solicita à Prefeitura estudo de viabilidade para implantação de paradas de ônibus cobertas nos dois sentidos da Avenida Borges de Medeiros, próximo ao Supermercado Rissul, ExpoGramado e Corpo de Bombeiros.
“O pedido justifica-se, diante da importância da implantação de paradas de ônibus neste local, pois atualmente existem os pontos de paradas, mas os mesmos não possuem nenhum abrigo para seus usuários em dias de chuva, frio e demais agentes externos. Nesta região há grande circulação de pessoas diariamente, dando acesso a muitas localidades, como os bairros Dutra, Moura e Avenida Central, Centro de Eventos ExpoGramado, Corpo de Bombeiros, Centro Municipal de Esportes, bem como, ao Centro de Gramado”, explicou.




..........
Volnei pede melhorias na Várzea, Casagrande e Avenida Central

Através de três pedidos à Prefeitura Municipal o vereador Volnei da Saúde (PP) requer melhorias nos bairros Avenida Central, Casagrande e Várzea Grande. As propostas seguem para análise do Executivo.
Para o bairro Casagrande Volnei pede a pintura e limpeza das ruas. “Solicito tais pinturas para que possam ser identificadas vagas de estacionamento, bem como carga e descarga, além disso peço a limpeza das ruas pelas condições em que se encontram”, disse.
Na Várzea Grande, Volnei pede um redutor de velocidade na rua José Bergamo Filho. “Justifica-se o pedido, para que exista mais segurança na mesma, pois o fluxo de automóveis é intenso ocasionando acidentes na curva, inclusive atropelamentos, pois os automóveis passam em alta velocidade”, explicou.
Na Avenida Central, o Vereador requer limpeza do passeio público e recolhimento do lixo na Emílio Leobet. “Faço a solicitação, pois a Rua encontra-se em estado de abandono, com lixo espalhado no local”, destacou. 




.......
Manu pede ação e melhoria ao Executivo

A vereadora Manu Caliari pede melhoria no bairro Planalto e ação do Executivo. As solicitações seguem para protocolo nessa semana.
No bairro Planalto Manu requer o reforço na sinalização de trânsito na ERS – 115, no entorno do Posto de Combustíveis Alfa. “Justifica-se o pedido uma vez que este trecho encontra-se sem sinalização adequada, confundindo os motoristas e pedestres, ocasionando, inclusive, diversos acidentes. Para evitar o aumento dos mesmos, esta vereadora solicita providências urgentes”, disse.
Manu também pede estudo de viabilidade para que os carros de locação de empresas com sede no Município sejam emplacados em Gramado. “Faço a solicitação uma vez que os carros destas empresas são emplacados em cidades e estados em que os impostos são menores, caracterizando, claramente, evasão fiscal. A evasão fiscal, também conhecida como sonegação fiscal, é o uso de meios ilícitos para evitar o pagamento de taxas, impostos e outros tributos”, explicou. 



...............
Dr. Ubiratã pede informações à Prefeitura

O vereador Dr. Ubiratã solicita informações as Secretarias de Educação, Esportes e Administração sobre assuntos atinentes a suas pastas. Os pedidos foram aprovados, na sessão ordinária de ontem (10), por unanimidade.
À Secretaria de Educação, foi solicitada a listagem atualizada com o nome dos profissionais do magistério que ocupam as funções de Diretor e Vice-Diretor de Escolas de Ensino Fundamental, de Educação Infantil e de Educação Especial, bem como,  foi solicitado o envio da relação dos valores de Função Gratificada (FG’s) recebidos pelos mesmos. 
“O pedido justifica-se, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador. Também para dar maior transparência à comunidade”, disse.
À Secretaria de Administração, foi solicitada a listagem de servidores públicos cedidos ou colocados à disposição, que recebem o GF (Gratificação de Função), bem como, a discriminação dos valores pagos para cada servidor.
“O pedido justifica-se, diante da prerrogativa do vereador de fiscalizador, pois ao fazer a consulta ao Portal de Transparência, o mesmo não diferencia servidores que recebem Funções Gratificadas (FG) dos que recebem a Gratificação de Função (GF), segundo o Regimento Jurídico dos Servidores Lei 2912/2011, artigo 43-A”, explicou.
Para a Secretaria de Esportes, solicita que esclareça sobre a existência de lei que dá nome à Praça Municipal, popularmente chamada de “Praça da Criança”, localizada junto à Rua Garibaldi, bairro Centro.
“Tal pedido se justifica em razão de sanar a dúvida existente acerca da nomenclatura desta importante Praça Municipal, visto que não há registros da denominação da mesma”, ressaltou.




............
Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente solicita verificação de denúncia de esgoto

A Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente, formada pelos vereadores Professor Daniel (PT), Rosi Ecker Schmitt (PP) e Volnei da Saúde (PP) apresentaram pedido de providências a ser enviado ao Executivo nessa semana onde solicitam que a Secretaria competente verifique denúncia anônima recebida pelos Vereadores da Comissão, de esgoto a céu aberto na rua Júlio Carniel, nº 439, bairro Carniel.
“Justifica-se tal solicitação, tendo em vista que o esgoto a céu aberto, além de causar mau cheiro e ratos, pode gerar diversos problemas de saúde, assim como afetar o meio ambiente”, explicaram. 




.............
Rosi pede informações as Secretarias de Turismo e Cidadania e Assistência Social

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) apresentou dois pedidos de informações, aprovados na sessão de segunda-feira, dia 10, por unanimidade, onde pede esclarecimentos as Secretarias de Turismo e de Cidadania e Assistência Social.
A Secretaria de Turismo Rosi pede quais são as ações que a Secretaria esta promovendo no momento e quais são os projetos da Pasta para o ano de 2017. “Sabemos que, as competências desta pasta são principalmente atrair investimentos para o desenvolvimento do turismo no município, impulsionar ações que visem à integração das atividades do setor de turismo com a região, fomentar a captação e a geração de eventos, nacionais e internacionais, no sentido de minimizar os efeitos da sazonalidade da atividade turística, dentre outras. Portanto, justifica-se o pedido a fim de sanar dúvidas da comunidade em relação ao turismo do município, tendo em vista que, o mesmo é muito importante para todos em diversos aspectos”, explicou.
Quanto à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Rosi solicita esclarecimentos acerca da resposta enviada através do Ofício que deveria elucidar solicitação feita em outro pedido, o que acabou por não ocorrer. “Peço que esclareça se o valor apontado pela empresa CPFL é de R$ 317,00 (Trezentos e dezessete reais) ou R$ 317.000,00 (Trezentos e dezessete mil reais). Uma vez que, o número expresso não apresenta o valor extenso e é composto por uma vírgula após o numeral, o que confunde o entendimento. Sobre a empresa CPFL, que empresa é esta, qual sua razão social e CNPJ. Quando refere que o recurso recebido pela referida empresa será investido no contrato de “universidade”, no singular, está se referindo a uma universidade específica? Em caso positivo, informe qual é a universidade. Ainda sobre esta questão, solicito esclarecimentos e detalhamentos de quais os investimentos futuros acertados presentes na referida resposta. Também busco saber qual o total de recursos depositados no fundo municipal dos direitos dos idosos e se este valor será utilizado diretamente pelo município ou será admitido o atendimento a eventuais projetos apresentados por associações ou entidades da sociedade civil organizada que atuem no interesse dos idosos, e por fim, peço explicações sobre a viabilidade da oferta do centro dia para idosos”, disse. Rosi completou “tal pedido tem por justificativa esclarecer a reposta recebida através do Ofício já referido, tendo em vista que a mesma não traz informações de forma precisa”. 




..........
Luia apresenta seis pedidos à Prefeitura

O vereador Luia Barbacovi (PP) apresentou à Prefeitura seis pedidos de providências a serem protocolados no Executivo nessa semana.
No primeiro requer que seja realocada a placa de sinalização localizada em frente ao nº 303 da rua João Alfredo Schneider, no bairro Planalto, uma vez que a mesma está totalmente sobre o passeio público, tornando-se um risco para os pedestres, além de estar muito distante da esquina causando confusão aos turistas. “Faço esse pedido em prol dos usuários do passeio público, bem como dos turistas que acabam confundindo-se com a localização da placa”, disse.
No outro Luia pede a verificação da origem do material que tem poluído o arroio na Linha Bonita, visivelmente na região próximo ao Moinho e Igreja. “Essa solicitação é feita, pois tal questão prejudica a saúde dos moradores, além de exalar mau cheiro o que compromete a imagem do local. Importa ressaltar que este é um pedido vindo da comunidade local”, explicou.
Luia também pede o conserto da boca de lobo localizada no trecho final da rua Linha Nova Parobé no bairro Av. Central. “O pedido veio da comunidade e deve-se ao fato dos inúmeros transtornos causados e do perigo gerado a quem transita pelo local”, ressaltou.
O Vereador também solicita análise das águas no Lago Joaquina Ritta Bier. “Justifica-se o pedido uma vez que o Lago Joaquina é um cartão postal de Gramado, e um local de lazer para moradores locais, atualmente suas águas encontram-se sujas, exalando um odor fétido e apresentando uma mortandade de peixes naquele local”, destacou.
Também foi pedido pelo Vereador a recuperação do telhado do Ginásio de Esportes do bairro Piratini, em frente à Escola Municipal Senador Salgado Filho. “As medidas solicitadas são necessárias em função dos danos causados no telhado no último temporal em Gramado o que dificulta o uso do ginásio pela comunidade”, frisou.
Por fim, Luia requer que seja feita a recuperação do asfalto da perimetral entre ao bairros Casagrande e Três Pinheiros, que se encontra em mal estado de conservação em função das intensas chuvas de junho. “Este conserto é importante, para gerar segurança a todos que transitam naquela rodovia”, completou.



.........
OAB recebe Moção pelos 30 anos da Subseção Canela/Gramado

Mariana Melara Reis, presidente da OAB Subseção Canela/Gramado recebeu na última segunda-feira, dia 10, Moção de Reconhecimento pela passagem dos 30 anos da Subseção da OAB Canela/Gramado. A honraria foi proposta pelo vereador Dr. Ubiratã (PP).

“É com imensa alegria que a OAB Subseção Canela/Gramado recebe essa Moção sobretudo por termos nascido na Câmara de Vereadores. Há exatos 30 anos e 1 dia nós nascíamos no altos do Cine Embaixador, hoje Palácio dos Festivais, onde o Legislativo estava instalado. Na época a Subseção era composta por 18 corajosos e valorosos advogados que entenderam que Canela e Gramado poderiam a partir daquele momento ser uma longa manus, da Seccional e consequentemente do Conselho Federal. A nossa instituição tem participação direta no processo da redemocratização do nosso País e a gente já vem fazendo história desde 1843 com o instituto dos advogados que depois acabou criando a Ordem dos Advogados do Brasil em 1933. Então a nossa história se confunde com a democracia do país e é gratificante receber esse reconhecimento dos entes Federados. Aproveito o ensejo, com tranquilidade, para dizer que o Brasil vive uma oportunidade impar de passar a limpo as relações entre o público e o privado e seguir para um futuro em que a ética e a moral não sejam considerados valores supérfluos como tem ocorrido, infelizmente, nas últimas  décadas. A OAB seus dirigentes e conselheiros tem dado sua contribuição para ver superada a crise ética nacional, sobretudo a atuação da OAB tem sido de protagonismo e comprometida com os valores do estado democrático de direito. Somos contra o caixa dois, o foro privilegiado, lutamos contra as reformas trabalhistas, reforma da previdência, opinamos no impeachment da ex-presidente e do atual, e também travamos uma luta para que não sejam extintas as zonas eleitorais. É preciso superar esse momento difícil, por isso a OAB não se abstém de cumprir com sua tarefa constitucional de zelar pelo correto cumprimento da Constituição. Somos a maior entidade organizada da sociedade civil brasileira. Temos mais de 1 milhão de inscritos em nível nacional, então todas as decisões da OAB são amplamente debatidas com os representantes eleitos pelos advogados e advogadas e os ex-presidentes, na nossa instituição, que ajudaram a tornar a OAB essa instituição sólida, na democracia brasileira, tem direito a voz. Em todas as reuniões para isso basta que exerçam o seu direito comparecendo e contribuindo. Dessa forma a intenção de dar cunha partidário, ideológico ou corporativo ao processo de saneamento moral do país não faz sentido, venha de onde vier. Moral não tem lado, ideologia, tem princípios. Justiça não é de direito, e não é de esquerda, justiça simplesmente é nos termos da lei. E a nossa instituição tem uma dupla função a de trabalhar para a advocacia e da de cumprir o seu papel institucional defendendo o sistema dos direitos e garantias constitucionais, que isto é cidadania. Portanto, o mais importante papel da OAB na sociedade é dar voz a cidadania. E é nesse contexto que a OAB continuará sendo uma das instituições mais sólidas do país, com a atuação marcante e decisiva nos momentos mais críticos da história nacional defendendo a ruptura com os privilégios, e com a impunidade, e também defendendo o fim dos abusos e do desrespeito ao devido processo legal. Senhoras  e Senhores que fique claro o partido da OAB é o Brasil e a nossa ideologia é a Constituição Federal. Feito esse necessário esclarecimento quanto a situação política atual voltemos ao objeto dessa noite que é o aniversário de 30 anos dessa instituição, Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Canela/Gramado. Como eu disse, nós sempre estivemos ao lado da democracia, cidadania e das boas práticas da política, o que essa Casa faz muito bem. A Subseção ao longo desses 30 anos obteve a respeitabilidade dos mais diversos entes públicos regionais, numa política de encontro ao invés do confronto. Isso ocorreu a várias mãos por isso esta homenagem não é minha, ou de minha gestão, mas de todos advogados, advogadas, estagiários e colaboradores que já passaram e que permanecem OAB e que se registrem todos se doam a OAB de forma voluntária. Nós não recebemos nenhuma remuneração para representar a nossa entidade e desenvolver esse papel tão importante, a nós incumbido. Por isso senhores Vereadores que ainda na Legislatura passada entenderam a importância da OAB para a região e aprovaram por unanimidade a doação de um terreno do Executivo a nossa instituição. Quero dizer-lhes que a doação ainda não ocorreu, mas eu tenho certeza que com o já demonstrado apoio dos Senhores, e com a sensibilidade que o Executivo vem demonstrando em breve nosso sonho será realizado e nós poderemos prestar ainda mais serviços a cidadania. Por fim informo que nossa Subseção conta, além dos integrantes da diretoria e do conselho, com doze comissões integradas por advogados especialistas nessas áreas, eu cito aqui as comissões de controles sociais de gastos públicos, direito ambiental, direito eleitoral, direito a previdência sócia e segurança pública, essas comissões estão a disposição de Vossas Excelências para trabalharem em conjunto, assim como estão a disposição da comunidade em geral no que estiver ao nosso alcance como instituição. Senhores e Senhoras, sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia e sem democracia não cidadania. Reafirmo o compromisso da OAB com a cidadania e com essa Casa e agradeço em nome dos 400 advogados inscritos da Subseção por essa homenagem. Gratidão é a memória do coração e a divida que não prescreve”, disse Mariana Melara Reis.
“Essa Moção busca marcar a trajetória da Subseção da OAB nesses 30 anos, de forma singela, mas representativa para essa Casa Legislativa, e com certeza para a Subseção haja visto que a entidade iniciou no primeiro prédio da Câmara, e hoje temos a honra de prestarmos tal homenagem. Sabemos que a OAB se baseia em algumas regras básica, entre elas: defender a constituição, manter a ordem jurídica do estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, promover com exclusividade a representação, a defesa, a seleção, a disciplina dos advogados em toda a república federativa do Brasil.  Eu gostaria de saudar e parabenizar a todos os ex-presidentes da Subseção nomeando-os, portanto para nós é uma honra como Legisladores. Sabemos da importância que a Subseção tem para os Poderes Constituídos em Gramado e Canela, Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, e é uma simples e singela homenagem a todos vocês. Agradeço a todos pela votação unânime dessa Moção  e parabenizo por fim a todos que fizeram e fazem parte da OAB Canela/Gramado”, disse Dr. Ubiratã.

Histórico
A OAB, autarquia federal, com fim social, é a porta-voz da sociedade civil brasileira. A ela cabe promover a defesa, representação e disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil. A entidade, e também os advogados que a compõem, tem a missão de agir como defensores da Lei, da Justiça, dos Direitos Humanos, da Ética, da Constituição Brasileira e do Estado Democrático de Direito.
A entidade é subdividida em Conselho Federal da OAB (Nacional), Seccionais (Estados) e Subseções (Municípios). Hoje, o Rio Grande do Sul conta com 106 Subseções, entre elas a Subseção Canela Gramado, que possui mais de 400 inscritos, entre estagiários e advogados. As Subseções têm por objetivo regulamentar a profissão advocatícia, fiscalizar e fomentar o segmento, além de promover ações que venham a agregar conhecimento à classe e posicionar-se nas questões relativas à cidadania.
No dia 1° de outubro de 1986, foi realizada a primeira reunião-jantar pró-instalação da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Canela/Gramado, no restaurante do Hotel Vila Verde, em Canela/RS. Após o jantar foi conferida a presidência dos trabalhos ao bacharel Paulo Roberto Gonçalves da Matta que solicitou ao colega Gilberto Luiz de Azevedo Souza que secretariasse a sessão, que teve dois objetivos: a confraternização profissional e a escolha da Comissão pró-instalação da Subseção Canela Gramado da Ordem dos Advogados do Brasil.
Dirceu Hugo Da Ros explanou sobre a importância da Subseção, a qual passaria a oferecer abrigo e tutela às prerrogativas aos advogados das duas cidades e eco aos anseios e interesses profissionais. Até então, os profissionais de Gramado e Canela recorriam à Subseção de Taquara/RS.
Nesta data foram eleitos quatro membros da Comissão que viriam a postular, junto ao Conselho Seccional, a instalação da Subseção local, tendo como base o § 4° do artigo 4° do Estatuto da OAB “A Subseção terá 15 advogados pelo menos”. Foram escolhidos: João Dante dos Santos e Paulo Roberto Gonçalves da Matta (pela Comarca de Canela/RS) e Dirceu Hugo Da Ros e João Carlos Barbacovi (pela Comarca de Gramado/RS). Decidiram que a sede provisória da futura Subseção ficaria junto ao escritório do colega João Dante dos Santos, em virtude de o número de bacharéis canelenses inscritos na Ordem ser superior ao de gramadenses.
Todos os advogados que participaram desta reunião-jantar do dia 1° de outubro foram considerados membros fundadores da Subseção. No dia 7 de outubro de 1986 todos ficaram de se reunir novamente para preparar a ida da Comissão à Seccional.
No dia 7 de maio de 1987, as 19h30min, no restaurante Via Pallastro, em Canela, aconteceu assembleia de escolha da diretoria provisória da entidade. Estiveram presentes nesta assembleia os advogados militantes nas comarcas de Gramado e Canela: Dirceu Hugo Da Ros, Paulo Roberto Gonçalves da Motta, João Carlos Barbacovi, João Dante dos Santos, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, Pedro Carlos Boeira dos Santos, Dalcira Alves  de Oliveira, Paraguassu Alves Bertolucci, Iolanda Camargo Negro, Gastão Machado, Rosmari Oppitz Orlandi Sauer, Gilberto Luiz de Azevedo e Souza, Raquel da Silva Reis, Henry Herbert Mühlbach, Olívia Port, Pedro da Silva Reis e Denise Tomazelli.
A assembleia foi iniciada pelo então colega Dirceu Hugo Da Ros, que leu o edital de convocação, o acordão proferido do processo n° 27.364/86, em data de 7 de abril de 1987, no qual, por unanimidade, foi deferido o pedido de criação da Subseção da OAB para Canela e Gramado. Da Ros leu ainda a portaria n° 151, de 1987, exarada em 10 de abril de 1987, pela qual o presidente da OAB Seccional RS, Dr. Fernando Krieg da Fonseca, nomeava Dirceu Hugo Da Ros para organizar e presidir a comissão de assembleia para escolha da diretoria provisória e de instalação da Subseção. O Secretário Gilberto Luiz de Azevedo e Souza leu a Ordem do Dia da Assembleia.
Dirceu Hugo Da Ros convocou os presentes a elegerem a diretoria provisória, tendo sido eleitos, por aclamação, Dirceu Hugo Da Ros (presidente), João Dante dos Santos (vice-presidente), João Carlos Barbacovi (secretário) e Iolanda Camargo Negro (tesoureira).
Dando continuidade à Assembleia iniciou o processo de escolha da Comissão pro-instalação da Subseção, que foi integrada por Dirceu Hugo Da Ros, Paulo Roberto Gonçalves da Motta e João Alfredo de Castilhos Bertolucci. Logo após foram eleitos e nomeados os Delegados de cada circunscrição os colegas Francisco Artur Ferreira Motta (Delegado em Canela) e Dalcira Alves de Oliveira (Delegada em Gramado).
A sede da Subseção permaneceu provisoriamente em Canela (no escritório do colega João Dante dos Santos) até a posse da diretoria eleita em Assembleia. Após a posse, a sede passou à Comarca de Gramado, onde residia o presidente Dirceu Hugo Da Ros.
A diretoria provisória eleita na assembleia em 7 de maio de 1987, exerceu o seu mandato de 9 de julho de 1987 até a posse da nova diretoria, que fora eleita em novembro de 1988.
                A Subseção Canela Gramado foi instalada em 9 de julho de 1987, às 19h30min, na Câmara de Vereadores de Gramado (altos do Cine Embaixador), reunindo convidados para jantar de confraternização na Galeteria Lá em Casa, anexa as dependências da Sociedade Recreio Gramadense.
                Teve em seu histórico como Presidentes da Subseção: Dr. Dirceu Hugo Da Ros (OAB 6.055) - 1987/1990; Dr. Francisco Arthur Ferreira Motta (OAB 5.649) - 1991/1992; Dr. João Alfredo de Castilhos Bertoluci (OAB 11.235) - 1993/1994; Dr. Paulo Ricardo Pinós da Silva (OAB 25.052) - 1995/1997; Dra. Janete Dambros (OAB 27.041) - 1998/2000; Dr. Ari Stopassola (OAB 18.164) - 2001/2003; Dr. Paulo Roberto Voges (OAB 24.389) - 2004/2006; Dra. Mariana Krause Correa (OAB 49.734) - 2007/2009; Dr. Luiz Guilherme Steffens (OAB 47.072) - 2010/2012 e Dr. Ariel Stopassola (OAB 65.982) - 2013/2015.
                Atualmente a Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Canela/Gramado, completando seus 30 anos de instalação e tem à frente de sua presidência, a Dra. Mariana Melara Reis (OAB 53.375), com mandato de 2016 a 2018.




.............
Rosi pede ação no Tirol e Lago Negro

A vereadora Rosi Ecker Schmitt (PP) solicita melhorias da Prefeitura no bairro Tirol e Lago Negro. As solicitações seguem para análise do Executivo.
Para o bairro Tirol Rosi pede o  recapeamento asfáltico nas ruas Alexandre Rama e João Leopoldo Lied. “Tal solicitação se faz necessária, pois o atual estado destas vias pode acabar ocasionando acidente a gerando prejuízo aos moradores e condutores que transitam pela localidade. Importa lembrar ainda que, estas são rotas bastante visitadas por nossos turistas devido a sua proximidade com um dos principais pontos turísticos do município, o Lago Negro”, explicou.
Rosi solicita também a disponibilização de lixeiras para lixo orgânico e seco na entrada principal do Lago Negro. “Justifica-se o pedido, pois, no local não há lixeiras para o acondicionamento correto dos resíduos ali gerados, tendo como consequência lixo no chão e canteiros, o que tira o embelezamento do local, que é um dos pontos turísticos mais famosos de nosso município. Importa ressaltar que o acondicionamento realizado de modo correto evita acidentes, bem como a proliferação de vetores além de minimizar o impacto visual e olfativo”, disse. 



............
Renan solicita ações à Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana

O vereador Renan Sartori (PMDB) apresentou três pedidos ao Executivo onde requer ações de melhorias na questão do trânsito e mobilidade urbana. As propostas seguem para análise da Secretaria.
No primeiro Renan pede uma analise a viabilidade de realocar as faixas de segurança localizadas no centro de Gramado. “Justifica-se este pedido, com a finalidade de auxiliar na mobilidade urbana, visto que as faixas de segurança encontram-se muito próximas das esquinas. Solicito ao executivo que estude a viabilidade de recuar as faixas de segurança, a fim de melhorar o trânsito no centro da cidade”, disse.
No outro Renan requer que seja feito estudo de possibilidade para que a rua Santos Dumont, localizada no bairro Piratini, passe a tornar-se uma via de mão única. “Faço esse pedido em nome da comunidade que reside no local. Ademais, já tivemos uma série de problemas na travessa entre a rua Santos Dumont e a rua Getúlio Vargas, inclusive acidentes fatais. Solicito ao Poder Executivo para que estude a viabilidade de impedir quem quer ingressar na rua Getúlio Vargas, pela rua Santos Dumont, sendo o condutor, orientado a fazer um desvio pela rua R. Ribeiro”, explicou.
O Vereador também pede analise de viabilidade para colocação de sinaleiras para pedestres nas principais esquinas localizadas no centro de Gramado. “O intuito desse pedido é auxiliar na mobilidade urbana, uma vez que, hoje o fluxo de pedestres atravessando às ruas no centro da cidade ocorre de forma desorganizada, o que acaba deixando o trânsito mais lento”, destacou. 





















Nenhum comentário:

Laodicéia é aqui - A hipocrisia que rasteja pelas igrejas

  "A igreja de Laodicéia é mencionada no livro bíblico do Apocalipse como uma das sete igrejas da Ásia Menor. Ela recebe críticas sever...