AD SENSE

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Câmara de Gramado presta homenagem ao Clube de Desbravadores Águias da Serra





Câmara presta homenagem ao Clube de Desbravadores Águias da Serra



Na noite de segunda-feira, dia 03, foi entregue ofício de parabenização ao Clube de Desbravadores Águias da Serra, pela passagem dos 6 anos de fundação. A homenagem foi proposta pela vereadora Manu Caliari (PRB)


Juliano Nato e Eduardo dos Reis receberam a honraria dos Vereadores junto com os demais membros do Clube. Após falaram aos presentes.

 “Em nome do Clube queremos falar um pouco do trabalho feito por nós nesses seis anos para que as pessoas possam conhecer um pouco do que é o Clube. Nosso objetivo é não só instruir nossos pequenos, juvenis e adolescentes, mas salvá-los e guia-los. Nós como entidade filantrópica somos ligados a uma igreja, mas todos aqueles que se reúnem em nosso meio tem diversas religiões. Nosso objetivo maior é conduzi-los para serem melhores pessoas, lideres em suas comunidades e sociedades. E nós queremos guia-los para que esse objetivo se torne mais fácil. Nós somos um ministério que é presente em todo o mundo. Essa obra não é feita só na cidade de Gramado, aqui é somente em seis anos, mas em todos os lugares do Rio Grande, do Brasil, em todo esse vasto mundo nós temos alguém que também usa o lenço amarelo e que tá também disposto a dedicar seu tempo, mesmo que sem nenhum valor agregado, financeiro, mas de estima e de moral. Somos gratos por sermos homenageados e acredito que não só nós mas todos aqueles que levantam cedo no domingo de manhã e preparam atividades, que dedicam o seu tempo orando por cada um desses pequenos, a aquelas pessoas que mesmo sem precisar e sem receber nada por isso dedicam pouco da sua vida para fazer a vida do próximo melhor. Então mais uma vez ressaltamos muito obrigado e vocês serão sempre bem vindos a nos visitar e a conhecer como é ser e o que é ser um Desbravador”, completaram Juliano e Eduardo. 


A autora da homenagem Manu Caliari falou sobre os Desbravadores. “Falar dos Desbravadores para mim é muito especial, pois como já foi dito aqui eu já fui Desbravadora. E para quem não sabe os Desbravadores fazem o trabalho com as mesmas bases do escotismo, então eu tive a oportunidade de além de ser muito bem recebida, pude aprender muito, na área espiritual, a conviver e executar tarefas em grupo, a ter disciplina, a ter respeito, nos acampamentos a sobreviver sem termos em mãos o que é costumeiro, enfim aprendi a me virar melhor. Vocês fizeram parte da minha vida, esse trabalho é um trabalho muito bonito, só na maneira como vocês se apresentam vemos o cuidado, e essa é uma simples homenagem para que possamos reconhece-los através deste pequeno gesto, mas vocês podem ter a certeza que são os gramadenses agradecendo por cada criança, embora não seja um grupo tão grande, mas uma pessoa transformada tem o poder de transformar a sua comunidade, a sua família. Então eu deixo aqui o carinho de todos os Vereadores que juntos prestam essa homenagem e contem conosco. Peço a comunidade que levem seus filhos, conversem com o pessoal que seu filho vai estar em boas mãos, aprendendo coisas boas e formando o seu caráter, personalidade para uma vida boa para a transformação desse mundo. Contem com o Poder Legislativo Gramadense que honra e respeita vocês”, concluiu.







Clube de Desbravadores Águias da Serra

O Clube de Desbravadores Águias da Serra, da cidade de Gramado, foi fundado em 2011, e ministrava suas reuniões semanais, aos domingos, na Escola Municipal Gentil Bonato. A partir de 2014, visando melhor atender seus membros e melhor logística, o Clube passou a exercer suas atividades no Colégio Estadual Santos Dumont.


A equipe é formada por 10 voluntários, formado por pessoas responsáveis que além de cuidar da parte organizacional, também ministram as mais variadas palestras e instruções que serão aproveitadas não só no momento, mas em todas as fases da vida do adolescente. Trabalham com aproximadamente 30.


Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor ou religião, reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. Vibram com atividades ao ar livre, gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas, primeiros socorros. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstram habilidade com a disciplina através de ordem unida e tem a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.


Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!


O Clube de Desbravadores, ou simplesmente Desbravadores, é um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos. Semelhante em diversos aspectos ao escotismo, diferencia-se deste pela ênfase religiosa dada as atividades desenvolvidas.

O clube de desbravadores é um programa religioso centrado no tripé físico-mental-espiritual, que desenvolve atividades para atender às necessidades e interesses de crianças e adolescentes (juvenis) entre 10 e 15 anos de idade, com foco específico nesta faixa etária. 
Continua após o anúncio



Grande parte do programa do Clube de Desbravadores é construído em torno de atividades físicas. Segundo o manual do Clube de Desbravadores, o foco nisto explica-se porque “os jovens entre 10 e 15 anos de idade estão num estágio de crescimento e desenvolvimento físico muito rápido”. Segundo a filosofia do clube, atividades que envolvam ação, aventura, desafio e atividades em grupo, “oferecem oportunidades para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que produzem o crescimento pessoal, de equipe e espírito de comunidade”, que ainda de acordo com a filosofia do programa, fazem parte do tripé da “cidadania e lealdade” que prega o respeito para com “Deus, Sua criação, e Sua igreja”.

Enquanto o Clube de Desbravadores existe principalmente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também reunir pais e membros da igreja através de um envolvimento ativo com o clube. O objetivo deste envolvimento é corrigir (ou fazer desaparecer) a lacuna entre gerações aproximando juvenis e adultos, para que trabalhem e se divirtam juntos em um vínculo de experiência comum. 


Toda a filosofia dos desbravadores é construída sobre a premissa de que "os juvenis e as crianças aprendem melhor pelo exemplo, ao invés dos preceitos". A forma como veem os líderes e os valores dos pais é utilizada como um modelo espiritual e social a ser seguido. Com isto espera-se desenvolver altos princípios morais, atitudes de amor, carinho e determinação, sobressaltando estes em todas as atividades desenvolvidas.

A filosofia educacional do clube destaca ainda que os juvenis aprendem mais efetivamente numa atmosfera positiva, feliz e segura.


O clube é dividido em unidades separadas, classificadas por sexo e por idade. Cada unidade tem em média seis ou oito desbravadores, acompanhados de um conselheiro, que é o seu líder. A unidade funciona como uma célula do clube, ou um “micro-clube”, pois também desenvolve um organograma administrativo com um capitão e um secretário, além de desenvolver atividades práticas e teóricas através da interação entre seus membros.
Texto e Foto: lucinéia Menezes


Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...