AD SENSE

domingo, 9 de julho de 2017

Fedoca alfineta Nestor mais uma vez - Asfalto mal feito, diz o Executivo




Prefeitura restaura asfalto em diversos bairros de Gramado
A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Obras, iniciou o processo de restauração do asfalto em diversos pontos do município. Até agora, os bairros Moura, Floresta, Piratini, Dutra e a estrada do Mato Queimado já receberam restauração asfáltica, totalizando cerca de 1.600m² de recuperação. O investimento da restauração é em torno de R$ 100 mil.

A primeira etapa iniciou há duas semanas e consistiu na retirada do material contaminado, preparação, remoção e colocação de nova base. Em seguida, uma empresa contratada pela secretaria iniciou a colocação de asfalto no final do mês de junho. As ruas dos bairros Planalto e Várzea Grande ainda serão contempladas. Estima-se que, em quinze dias, toda a revitalização seja finalizada.

A prefeitura realizou um mapeamento da cidade, priorizando locais de maior fluxo de veículos e onde os problemas eram mais críticos. Atualmente, o município sofre com a carência na drenagem do asfalto, escoamento de água e problemas de base. Devido à precipitação de chuvas, a situação se agravou. 

Até então, a secretaria vinha fazendo os consertos com o asfalto a frio, com o estoque de pedriscos da pedreira do município.
“Por não ser o tipo mais indicado de asfalto, a solução encontrada foi contratar uma empresa para fazer a recolocação do asfalto a quente (CBUQ). As equipes da Obras realizaram o conserto de base e a preparação dos locais para poder apresentar uma resposta mais rápida à comunidade”, afirmou o secretário de Obras, Flavio Souza.

Chuva intensa demonstra a fragilidade do asfaltamento das ruas em Gramado

Os estragos nas vias urbanas e rurais ocasionados pelas intensas chuvas demonstram a fragilidade do revestimento asfáltico das ruas de Gramado. A maioria dos pavimentos que foram executados em anos anteriores não possuem boa drenagem, inclinação (caimento) e a camada de resistência (sub-leito, sub-base e base), causando diversos problemas para a comunidade. 


A drenagem no município é um problema sério. As tubulações existentes não dão conta da vazão gerada pelas chuvas, o que gera o retorno das águas para as pistas, intensificando o acúmulo de água e resultando nos inúmeros buracos nas vias. 

Quando foram realizadas as obras de asfaltamento nas ruas do município não foram executados dois requisitos fundamentais para o devido revestimento, que são a definição da estrutura do pavimento e a escolha adequada do tipo de revestimento asfáltico.
Outro fator que agravou a situação atualmente enfrentada pela comunidade foram os remendos na época executados. Esses foram somente colocados sobre o pavimento inexistente, não substituindo a camada do reforço e pintura, diminuindo a altura entre o pavimento e o meio-fio, ocasionando a entrada de água em residências e vários pontos comerciais da cidade. 

O que se observa é que a maioria das pavimentações em Gramado foram feitas em desconformidade com os padrões normativos referentes ao tipo e espessura de cada camada e revestimento. No Brasil, conforme reforça a Secretária Adjunta de Obras, Simone Cazu, “utiliza-se como base o BGS (brita graduada) e como sub-base o rachão (brita com uma granulometria maior que também acaba servindo como um dreno). Aos espalhar as camadas, todas devem ser bem compactadas para evitar acúmulos de água entre elas e recalque na pista. Além disso, o caimento deve ser feito muito bem executado e direcionado para sarjetas e caixas de passagem”.


Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...