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quinta-feira, 13 de julho de 2017

Noticias semanais da Prefeitura de Gramado






Prefeitura de Gramado adquire trator para serviços no interior
Aquisição visa ampliar atendimento aos agricultores
Buscando ampliar o auxílio aos agricultores familiares, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Agricultura, adquiriu um novo trator agrícola com um motor de 80 cv de potência para o município. O trator foi adquirido por meio de recursos federais e municipais. Foram R$ 80.400,00 provenientes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e R$ 13.600,00 de contrapartida da administração municipal.

O trator foi recebido pelo prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT) e pelos secretários Alexandre Meneguzzo (Agricultura), Antônio Favero (adjunto de Agricultura), Julio Dorneles (Administração), e pelo vereador Professor Daniel (PT), na última sexta-feira (7).
Atualmente, a secretaria conta com equipamentos antigos, que acabam passando grande parte do tempo em manutenção. Com o novo trator, será possível ampliar o auxílio na agricultura familiar do município, contribuindo para a mecanização das lavouras e otimização de atividades rurais. “A nova aquisição é um esforço do município em apoiar a produção primária, proporcionando o serviço de máquinas a agricultores que não possuem o equipamento, viabilizando o cultivo das produções”, afirma o secretário de Agricultura, Alexandre Meneguzzo.
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Retomada a extração de saibro na saibreira municipal de Gramado
A Prefeitura de Gramado, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, obteve a liberação da licença de operação da saibreira municipal do Morro do Arame e a autorização para a retomada da extração de saibro para manutenção das estradas do interior. A saibreira estava desativada há 14 meses por falta de licenciamento ambiental, o que ocasionou a compra emergencial de saibro no início do ano pela Secretaria de Agricultura para que as estradas não ficassem sem manutenção.
Inicialmente, com orientação do geólogo responsável técnico, foi feita a adequação ambiental da saibreira, conforme a legislação vigente. A partir disso, foi concedida a Declaração de Registro de Extração pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), com prazo de validade de quatro anos. Dessa forma, o município passa a ter autonomia na retirada do saibro, o que qualificará e agilizará o serviço realizado nas estradas rurais e no apoio aos programas de agroindústrias.


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Assistência Social realiza reunião para avaliar primeiro semestre
Com o objetivo de avaliar o primeiro semestre de gestão e projetar os próximos, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou, na última quinta-feira (11), uma reunião geral com seus colaboradores. Dentre as questões destacadas como positivas pelos servidores estão o reconhecimento da competência técnica e do perfil de liderança democrático e inspirador da gestão.
A reunião objetivou, também, um momento para que os problemas de comunicação fossem abordados de forma franca e respeitosa. A proposta de abordagem foi amplamente elogiada pelos presentes. “Não buscávamos elogios, mas críticas construtivas. Propusemos um espaço para o diálogo, onde todos puderam falar abertamente. O retorno foi muito favorável, mostrando que temos uma equipe madura e disposta a fazer o melhor de si por Gramado, o que nos enche de orgulho e motivação”, destacou o secretário adjunto de Cidadania e Assistência Social, Ricardo Cazanova.


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Primeira Pré-Conferência Municipal de Cultura acontece sábado
A Prefeitura de Gramado, por meio da secretaria da Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, promoverá a 1ª Pré-Conferência Municipal de Cultura neste sábado (15), às 14h, no ExpoGramado. O evento contará com a palestra do técnico cultural superior e responsável pelo Sistema Nacional de Cultura, Alexandre Gouveia Martins, que explanará sobre as atribuições dos Delegados de Cultura e sobre o Plano Nacional de Cultura.
O evento antecede a 5º Conferência Municipal de Cultura de Gramado, que acontecerá dia 5 de agosto, também no ExpoGramado. A 5º Conferência elegerá os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Gramado e os Delegados de Cultura. Com o tema “Cultura e Sustentabilidade”, o evento contará com palestras do arquiteto Paulo Bicca e do ex-ministro adjunto da Cultura, Vitor Ortiz.
As inscrições para o público eleitor ocorrem até o dia 4 de agosto na Secretaria da Cultura e no dia 5 de agosto, diretamente no local. Já as inscrições para Delegados e Conselheiros de Cultura se encerram no dia 28 de julho. Mais informações pelo telefone (54) 3286-4323 e pelo e-mail cultura@gramado.rs.gov.br.

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Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol 2ª Divisão
A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), informa que as inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2ª Divisão estão abertas. As inscrições podem ser realizadas na SMEL ou solicitadas pelo e-mail gabriel.capeletti@gramado.rs.gov.br. O valor da taxa é de R$ 200 por equipe.
O início do campeonato será em agosto, mas haverá uma reunião com representantes das equipes interessadas no dia 25 de julho, às 19h, na secretaria.


Parque dos Pinheiros - Prefeitura de Gramado vai reparar infraestrutura e evita devolver R$ 2 milhões ao governo federal

Prestes a devolver pelo menos R$ 2 milhões ao governo federal por conta da deterioração da infraestrutura do Parque dos Pinheiros, a Prefeitura de Gramado conseguiu prorrogar o prazo contratual para recuperar o empreendimento até 30 de dezembro deste ano. O prazo foi concedido pelo Ministério do Turismo após a apresentação de um relatório técnico sobre o local e das tratativas, desde o início de 2017, entre a atual administração, a Caixa e o próprio Ministério.
Alçado como um complexo turístico para os visitantes e para a comunidade, após quase uma década de obras a população da cidade sequer conhece a infraestrutura existente no Parque dos Pinheiros, localizado no bairro Mato Queimado, junto à barragem. Ao assumir a prefeitura este ano, a atual gestão encontrou um empreendimento deteriorado, impossibilitado de ser utilizado pelo público, um contrato prestes a encerrar e ainda a perspectiva de devolver dinheiro dos cofres municipais ao governo federal.
O Parque dos Pinheiros foi uma prioridade desde o início. Em janeiro, iniciaram nossas reuniões e tratativas com a Caixa e com o Ministério do Turismo, pauta permanente durante as viagens a Brasília”, explica o prefeito Fedoca – João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT). Nesta quinta-feira (13), a prorrogação do contrato com a Caixa para a realização da manutenção foi tema de uma coletiva de imprensa no próprio parque. “Nossa intenção é dar transparência a este assunto, apresentando a situação atual do parque, e prestar contas à comunidade”, enfatizou Fedoca.
Em 2007, um contrato firmado entre o município, o Ministério do Turismo e a Caixa previa o repasse de R$ 1.950.000,00 para a implantação de um projeto de infraestrutura turística no parque dos Pinheiros, que contemplava pórtico de acesso, estacionamento, vias internas, recepção ao turista com lojas, sanitários, café, trapiche, rede de água e sistema de esgoto. A contrapartida do município era, na época, de R$ 484.093,23. O contrato previa ainda que era de responsabilidade do município licitar a obra e promover a manutenção da infraestrutura.
Porém, ao longo dos anos, as obras que eram entregues pelas empresas contratadas não receberam a devida conservação e, em agosto de 2016, a Caixa aponta por meio de ofício que o empreendimento no Parque dos Pinheiros apresenta sinais de deterioração em função da falta de manutenção permanente. Visitas técnicas da Caixa Federal haviam constatado problemas no café localizado na beira do lago e nas estruturas de madeira, lojas, esquadrias e deck de madeira.
No mesmo documento, a Caixa afirma que o município deve recuperar os equipamentos até a data final de vigência do contrato - 30 de dezembro de 2016 - sob pena de restituição dos valores à União e instauração de Tomada de Contas Especial.
Beneficiado pelo Decreto 8.915/2016, assinado pelo presidente Michel Temer, que prorrogou o término da vigência dos contratos de repasse celebrados entre entidades da administração pública federal e da administração pública municipal, o contrato foi prorrogado até 30 de junho de 2017, dando tempo hábil para a administração buscar alternativas para a situação.
Assim, ao assumir o Executivo Municipal, a atual administração tomou uma série de medidas na tentativa de estabelecer a história do parque ao longo de uma década. Uma comissão de técnicos das secretarias de Governança, Meio Ambiente, Planejamento e Fazenda foi oficializada em abril e analisou todos os documentos e processos que apontassem as responsabilidades e as possíveis soluções para recuperar a área. O grupo realizou vistorias para o levantamento das condições da infraestrutura.
No mesmo mês, a Caixa ratifica o município da obrigatoriedade da conclusão do contrato, e salienta a concessão de uma nova prorrogação, devendo o município pleitear novo prazo de vigência diretamente ao Ministério do Turismo. “O relatório da comissão técnica foi fundamental para conseguirmos a prorrogação deste contrato junto ao ministério, cuja notícia recebemos no final de junho, durante ida a Brasília”, continua o prefeito Fedoca.
O relatório aponta, por exemplo, que a parte elétrica terá de ser toda refeita, bem como o café construído na beira do lago. Também 60% das construções em madeira terão de ser substituídos. O empreendimento, atualmente, não tem licenciamento ambiental.
Com o contrato prorrogado, agora a Prefeitura de Gramado tem seis meses para recuperar a infraestrutura do parque. Os próximos passos são o levantamento de custos das reformas e o processo de licitação dos serviços que devem ser feitos por empresas contratadas. Alguns reparos devem ser feitos pela própria administração municipal.

Entenda o caso
Histórico do processo envolvendo o Parque dos Pinheiros

- Em 31 de dezembro de 2007, o Contrato de Repasse nº 0247785-05/2007, celebrado entre o Ministério do Turismo, a Caixa Econômica Federal e o município de Gramado previa a transferência de recursos para a implantação de projeto de infraestrutura turística no Parque dos Pinheiros. Por meio da Caixa, o Ministério do Turismo repassou inicialmente R$ 1.950.000,00 para a construção de pórtico, recepção, lojas, sanitários, café, trapiche, trilhas, estacionamento e rede elétrica externa. A contrapartida do município era de R$ 484.093,23. O contrato tinha vigência até 30 de março de 2009, podendo ser prorrogado.
- O contrato previa que era de responsabilidade do município zelar pelos equipamentos e bens e promover adequadamente sua manutenção.
- Em 19 de agosto de 2016, por meio do ofício nº629/2016, a Caixa aponta que o empreendimento no Parque dos Pinheiros apresenta sinais de deterioração em função da falta de conservação e manutenção permanentes, como no café localizado na beira do lago e nas estruturas de madeira, lojas, esquadrias, deck de madeira e trilhas, contatadas por meio de visitas técnicas.
- Por meio do ofício, a Caixa afirma que o município deve recuperar os equipamentos até a data final de vigência do contrato, ou seja, 30 de dezembro de 2016, sob pena de restituição os valores à União e instauração de Tomada de Contas Especial.
- Ainda assim, determinado pelo Decreto nº 8.915/2016, um termo aditivo ao contrato de repasse, assinado em 28 de dezembro de 2016, prorroga a vigência do contrato até 30 de junho de 2017.
- Em janeiro de 2017, iniciam as tratativas da Prefeitura de Gramado junto à Caixa Econômica Federal para buscar uma solução para o Parque dos Pinheiros.
- Em 7 de abril de 2017, o Prefeito Fedoca - João Alfredo de Castilhos Bertolucci (PDT), designa uma comissão técnica, composta na sua maioria por servidores concursados, para realizar a auditoria nos contratos e estrutura física do parque, a fim de subsidiar futuras ações.
- Em 26 de abril de 2017, por meio do Ofício nº 0460/2017, a Caixa retifica o município da obrigatoriedade da conclusão do objeto do contrato, e salienta que não possui mais alçada para autorizar uma nova prorrogação, devendo o município pleitear novo prazo de vigência diretamente ao Ministério do Turismo.
- Ainda pelo mesmo ofício, a Caixa volta a ressaltar os sinais de deterioração do empreendimento em função da falta de conservação e manutenção e da necessidade de restituição dos valores liberados pela União, devidamente corrigidos.
- Em 20 de junho de 2017, uma nova vistoria é realizada pela Caixa e volta a constatar que todas as obras previstas foram executadas, porém, a falta de manutenção por parte da prefeitura resultava em descumprimento do contrato.
- Após diversas idas do prefeito Fedoca ao Ministério do Turismo, em Brasília, bem como da apresentação de um relatório técnico, a prefeitura de Gramado conseguiu a prorrogação do contrato de repasse até 30 de dezembro de 2017, formalizada por termo aditivo assinado em 28 de junho de 2017, para a recuperação do empreendimento do Parque dos Pinheiros.

A comissão técnica

Comissão de auditoria do Parque dos Pinheiros, instituída pela Portaria nº 1241/2017, de 7 de abril de 2017, com a finalidade de realizar a auditoria nos contratos e estrutura física do parque, a fim de subsidiar futuras ações.
Marcela Scarpetti Rodrigues – Arquiteta, lotada na Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado
Henrique Brighenti – Engenheiro Civil, lotado na Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado
Paulo Borges da Costa – Engenheiro Elétrico, lotado na Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado
Ubiratam Elias de Moura – Fiscal de Posturas e Obras, lotado na Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado
Andre Gustavo Perotoni – Coordenador da Captação de Recursos Estaduais e Federais, lotado na Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado
Marroara Camargo Boeira – Coordenadora de Elaboração de Projetos Públicos, lotada na Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado
Arthur Fernandes Domingos – Fiscal de Engenharia e Licença, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil
Vagner Drese Gonçalves – Auditor Tributário, lotado na Secretaria Municipal da Fazenda
João Luiz Annes Ghisleni – Engenheiro Sanitarista, lotado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Cristiane Bandeira da Silva – Secretária Adjunta, lotada na Secretaria Municipal do Meio Ambiente

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Campeonato de Canastra de Gramado elege campeões
A competição final do Campeonato Municipal de Canastra aconteceu na última sexta-feira (7), na Sociedade Marcondes, e elegeu a equipe Igreja Marcondes Evangélica A como campeã. Os colocados em 1°, 2°, 3° e 4° lugar receberam medalhas e troféus. Ao todo, participaram 26 equipes.
O Campeonato é uma realização da Prefeitura de Gramado, por meio da secretaria de Esporte e Lazer.
Confira os resultados:
1º lugar: Igreja Marcondes Evangélica B
2º lugar: Igreja Marcondes Evangélica A
3º lugar: Linha Ávila Alta B
4º lugar: Linha Carazal


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Prefeitura de Gramado altera e padroniza formulários para entrada de projetos
A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil, informa que foram alterados e padronizados os formulários de entrada de projetos de aprovação. No site da prefeitura (gramado.rs.gov.br), encontram-se os novos formulários, bem como orientações para dar entrada nos projetos não passíveis de licenciamento ambiental. Aqueles que forem passíveis de licenciamento necessitam de aprovação da secretaria de Meio Ambiente e liberação da Licença Prévia para darem entrada.
No site, também estão disponibilizados os documentos referente à publicidade e propaganda, fiscalização de obras, leis e decretos vigentes, plano diretor e procedimentos para detonação. Os formulários antigos terão validade até o final de julho. A partir do dia 1° de agosto, serão aceitos somente os novos formulários. Mais informações diretamente na secretaria de Planejamento ou pelo telefone (54) 3286-0200


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O “Epicentro”: Gramado recebe evento voltado a empreendedorismo e inovação
Palestras com duração de cerca de 20 minutos são gratuitas e abertas à comunidade
Palestras voltadas a empreendedorismo social, ecossistema empreendedor e empreendedorismo dentro de casa farão parte do evento “O Epicentro”, que acontecerá no próximo sábado (15), em Gramado. O Palácio dos Festivais de Gramado será palco de diferentes palestrantes, profissionais de diversas áreas e empresários que compartilharão suas experiências de trabalho e de vida, com uma visão exponencial dos negócios que estão surgindo pelo mundo.
O evento é aberto a toda comunidade, com inscrições gratuitas pelo site www.oepicentro.com.br/gramado.html. Os debates acontecem de maneira dinâmica, com duração de cerca de 20 minutos. No total, são 20 palestrantes. O “Epicentro” conta com a participação da Prefeitura de Gramado, por meio da secretaria de Indústria e Comércio.
O “Epicentro” nasceu na cidade serrana de Campos do Jordão (SP) e é organizado de forma colaborativa, reunindo voluntários, empresas de vários portes, associações, grupos de artistas, entre outros. O evento em Gramado é o primeiro realizado no Rio Grande do Sul.

Confira os palestrantes:
  • Ricardo Jordão (São Paulo) – Idealizador do Epicentro
  • Thiago Ribeiro (Porto Alegre) – Criador do Poa Digital e Head de Comunicação 4all
  • Shana Lima (Porto Alegre) – Relações Públicas e proprietária da Galerie Comunicação
  • Maria Eduarda Santos (Porto Alegre) – Publicitária e colunista da Revista Donna ZH
  • Alexandre Akira (São Paulo) – Especialista em novas tecnologias e Bussiness Manager 4all
  • Patrícia Wallau (Porto Alegre) – Coach com Foco em Produtividade
  • Eduardo Ayub (Porto Alegre) – Piloto de Linha Aérea
  • Fausto Vanin (Porto Alegre) – Criador da Molho Secreto e especialista em Blockchain
  • César Paz (Porto Alegre) – Engenheiro e ex Ceo da AG2 Nurun
  • Tito Gusmão (Porto Alegre) – CEO da Warren
  • Bruno Bittencourt (Porto Alegre) – Co-Fundador da Escola Convexo
  • Thomas Capiotti (Porto Alegre) – Presidente da Associação Gaúcha de Startups
  • Luciano Mallman (Porto Alegre) – Ator e publicitário
  • Daniel Wildt (Porto Alegre) – Especialista em Tecnologia
  • Arthur Silveira (Gramado) – CEO da Bela Viagem
  • Daniel Sperb (Porto Alegre) – Coordenador de Inovação Universidade La Salle
  • Simara Souza (Porto Alegre) – Coordenadora do Projeto Tampinha Legal

EPICENTRO GRAMADO
Quando: 15 de julho (sábado)
Horário: das 9h às 18h
Onde: Palácio dos Festivais de Gramado
*utilize o código promocional GRAMADO2017 ou presencialmente na Sec. Indústria e Comércio
Informações: facebook.com/epicentrogramado2017 ou (54) 3295-1858 – Secretaria de Indústria e Comércio de Gramado


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Tempo de Palestra
Palestrante
Tema da Palestra
09:00 - 09:30
Ricardo Jordão Magalhães
Abertura do Epicentro Gramado 2017
09:35 - 10:15
Alexandre Akira
Felipe Menezes
Eduardo Zilles Borba
Organizações Exponenciais
10:20 - 10:40
Simara Souza
Empreendedorismo Social - Tampinha legal
10:45 - 11:05
Bruno Bittencourt
Empreendedorismo na Escola
11:10 - 11:30
Fausto Vanin e Filha
Empreendedorismo dentro de casa.
11:35 - 11:55
Luciano Mallmann
Ícaro
12:00 - 13:00
Intervalo Almoço

13:05 - 13:25
Eduardo Coelho Ayub
Experiência, Resiliência e muito mais
13:30 - 13:50
Daniel Quintana Sperb
Design para todos
13:55 - 14:15
Daniel Wildt
A arte de ser inútil, inútil???
14:20 - 14:40
Arthur Silveira
Empreendedor Local - Bela Viagem
14:45 - 15:05
Shana Lima
O que aprendi ao empreender
15:10 - 15:30
Tito Gusmão
Papo de grana e Empreendedorismo
15:35 - 15:55
Patrícia Wallau
Empreendedorismo e Produtividade
16:00 - 16:20
César Paz
O Ato revolucionário de empreender
16:25 - 16:45
Thomas Capiotti
O Ecossistema Empreendedor
16:50 - 17:10
Thiago Ribeiro
A Rede global de empreendedorismo
17:15 - 17:35
Ricardo Jordão Magalhães
Encerramento Epicentro Gramado 2017


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Fotos: Carlos Borges

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