AD SENSE

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A imponência do Gotico em Canela





Já escrevi, um dia a respeito do Gótico que  seduziu Gramado. Mas foi em outro tempo, outro lugar, que não é demais lembrar algumas coisas do que eu disse nesta ocasião, a respeito do estilo que vendeu Gramado e Canela por muitos anos, o Gótico. Aquele estilo que nada tem a ver com os Godos, uma das dez tribos chamadas de "Bárbaros", pela boca suja dos romanos, a "cultura" dominante de então. 

Gótico surgiu na França, no Século XII, de características políticas, sociais e religiosas, predomina até o Renascimento. Era assim chamado, porque, segundo  os romanos, tudo que não viesse de Roma, era brega.  De menor importância e sem graça. A graça estava em ser romano, falar latim, e bajular o clero. Havia uma grande disputa a respeito de quem melhor bajulava os religiosos de então, e foi aí que a França resolve esticar a mão para dar uma alisadinha no baixo ventre escrotal do Pontífice, e presenteia-o com o imponente e majestoso estilo de uma arte pontiaguda, que simboliza a infinitude de Deus diante da pequenez do Homem. A ideia era bem bacana mesmo, religiosa e pomposa. 

O Pontífice gostou do lance, e permitiu que fossem construídas as obras naquele estilo. Em terras de França. Isso porque os italianos, mestres de trejeitos manuais ao muito tagarelarem, enciumados que só, deram um apelido muito, mas muito do bagaceiro pro novo estilo dos franceses, que eram considerados os manés da época. O chulos. A rafoagem. Aí disseram que aquele estilo parecia coisa de bárbaros, de "Godos", gótico. Pois foi assim que aconteceu, sem tirar e nem por.

Sabe o que os franceses fizeram para se vingarem do Bulling? Construíram a belíssima Catedral de Milão no mais puro estilo...Gótico!

A Catedral de Lourdes, na França, deu origem ao modelo, em escala reduzida, da Igreja denominada "Nossa Senhora de Lourdes", em Canela, RS, com linhas arquitetônicas que remetem à lembrança da imponente catedral francesa.

Sob o olhar magistral do Fotógrafo Misterioso do Blog do Pacard, encerro a semana com estas belíssimas imagens das imponentes Cascata do Caracol, que divide Canela com Gramado, e de sua conhecidíssima "Catedral de Pedra".

Da mesma forma, a imponente Cascata do Caracol, a oito quilômetros do Centro da cidade, foi feita muito tempo antes, por Aquele que criou no Tempo Sua grande Catedral, pois como dizia Abraham Herschel:
" Quando o Homem quis encontrar-se com Deus, construiu no espaço (em um terreno) um Templo. Quando Deus quis encontrar-se com o Homem, construiu no tempo um Templo, que mãos humanas não podem derrubar, e o chamou de Shabat".


Shabat Shalom à todos. Agora entro em recesso sabático, até o por do sol de amanhã.



Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...