AD SENSE

quinta-feira, 8 de junho de 2017

A Revolução está começando - Gramado pode ser modelo



Estive ausente de Gramado por muitos anos. Mesmo junto, estive ausente. Minha vida tomou rumos que me distanciaram das questões relevantes de minha cidade querida. Também isso aconteceu porque eu me senti desnecessário.

Eu explico: senti que tinha que construir uma família, correr atrás dos planos pessoais, enfrentar os obstáculos, mostrar ao mundo que eu existia, e tinha que fazer isso da maneira mais digna possivel, pelo meu trabalho, pelo meu nome e marca profissionais. Então, vendo Gramado modificar-se dia a dia, não entendi necessária minha intervenção no aspecto cidadão, pois Gramado parecia ter vida própria, e eu só poderia atrapalhar, caso quisesse mudar alguma coisa.

Eu mudei. Gramado mudou. O mundo girou muitas vezes. E hoje Gramado urge mudar novamente. Não são as ruas nem as casas que precisam mudar.  Somos nós, que caminhamos ao conforto da sombra espelhada em nosso orgulho de viver em Gramado. Só que há uma coisa muito importante aqui: Nosso orgulho está apontado para dentro da vaidade que sentimos por morarmos, ou termos feito parte da cidade mais charmosa do Brasil.E enquanto nos preenchemos desta vaidosa verdade, nos esvaziamos dos sentimentos que fazem a verdadeira diferença no sentimento de pertencermos a uma urgência, a urgência de renovarmos a alma de sermos gramadenses, por inteiro.

Gramado perdeu, há muito, alguma coisa desta essência, desta identidade. Perdeu a substância destes valores. Vou dar exemplo: Qual o sotaque do gramadense? Italiano, Alemão? Açoriano? Serrano?um pouco de cada, um nenhum destes, talvez sobrecarregado de maneirismos trazidos na constância dos dias pelo baiano, pelo nordestino, pelo paulista, ou pelo portoalegrense que nos visitam?

Gramado perdeu a essência de seus sabores, porque se multiplicou em sabores dos outros. Isso é muito bom. Tornou-se cosmopolita em pouco espaço. Excedeu em virtudes,mas perdeu em essência. Perdeu sua pureza cidadã.

Por favor, não me interprete errado. Não estou dizendo que você, meu querido leitor  e querida leitora tenham deixado de ser grandes e valorosos cidadãos. Longe disso. O que estou dizendo é que você está sentindo, assim como eu, falta daquela pureza cidadã que junta pessoas em qualquer tenpo e por qualquer causa, e não apenas em tempo de campanha política, para dar cargo a este ou aquele também cidadão, e depois cobrar dele que seja cidadão por todos, enquanto sua vida segue a "lo-largo", acreditanto que cidadania e engajamento só devam acontecer diante de calamidades.

Estou convocando você a retomar sua cidadania guardada, aquela que seus pais e avós lhe ensinaram, quando se juntavam em mutirão para pintar a casa de um parente, ou ajudar na colheita do feijão. Quero convocar você a que participe de movimentos e campanhas por sua cidade, fazendo a boa e saudável política extra campanha, para que quando chegar na campanha, posse medir-se o caráter e o engajamento daqueles que irão representá-los no comando das instituições a que pleitearem cargos.

Estou convocando os cidadãos de Gramado, para que construamos um modelo a ser admirado, não apenas pelas belas ruas e casas, praças e jardins, mas pela Educação, Saúde, Cidadania plena, e sobretudo pela busca da felicidade que sua cidade, isto é, os cidadãos da terra onde vive, incluindo você, possam oferecer.

Criamos um grupo pnde você pode participar de uma destas ações, onde estamos formando um Movimendo de observação e Ação, para mapear e dar solução prática aos desafios que o mundo exige, começando por sua casa, Começando por você.

Para participar do grupo, siga este link. Copie e cole em seu navegador de web.

                        https://chat.whatsapp.com/AfCOCqV1ygi3YUkQMzVEVc




Nenhum comentário:

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...