AD SENSE

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Com dois anos de Vale Alimentação, Fedoca compra e paga o Hospital São Miguel, de Gramado



Eu sou péssimo em aritmética. Não que não goste. Até gosto. Gosto muito de matemática. Assim como gosto de pilotar um Boeing 747. Mas eu não sei pilotar um Boeing 747, assim como também sou ruim, mas muito ruim na matemática.

A culpa não é minha. É dos meus primeiros professores em tempo de ginásio, que odiavam os alunos que eram burros em matemática. Eu era burro em matemática. Então os professores me odiavam. Se não fosse o ódio deles por mim, eu teria recebido o Nobel da Matemática. Tenho conviccão disso. Só que não.

Mas aqui o assunto é aritmética, e leio as bem redigidas notícias do  Caíque Marquez acerca do Vale Refeição a ser pago aos servidores (que merecem e precisam ser bem alimentados), e com particular atenção, aos Secretários, para com seus modestos salários, que são bem convidativos. 

Eu mesmo, quando crescer, vou estudar pra ser Secretário de Governo em Gramado, porque além do salário, como mencionei, ganha também, segundo o projeto do Prefeito Fedoca, também, e merecidamente, Vale Refeição, para estar bem nutrido e apto a prestar seus serviços à municipalidade.

Daí, por não entender nada de aritmética, e também de Vale refeição, que no meu tempo era chamado de "Marmita da mamãe", fui conversar com pessoas que entendem do assunto, e como é bom conversar com pessoas que entendem do assunto, poque fiquei sabendo, por exemplo, que com dois anos de economia deste tal projeto legal, a Prefeitura pode comprar um hospital. E com mais dois anos (que segundo meus cálculos, é o tempo de administração do Prefeito), o hospital pode ser equipado igual a instituições como o Sirio Libanês, ou o Albert Einstein, pra não dizer que não falei dos da casa. Bem, talvez um pouco menos, mas da´para ter um hospital modelo, assim como Gramado, a cidade com o quinto metro quadrado mais caro do país, também é modelo para o Brasil.

Mas, como sou desconfiado demais, talvez pelo trauma que passei na infância, pelos professores de matemática que maltratavam alunos burros e preguiçosos, obrigando-os a repetir a lição, e baixarias desse tipo,fui perguntar a um Médico, aqueles que andam com estetoscópio pendurado no pescoço, dando "Bom dia" para as pessoas nos corredores de hospitais, e ouvi dele o seguinte:
-"Comprar Hospital não é ruim , ainda mais num município  com Saúde financeira ! Ruim é não ter gestão competente para administra lo ! Quem quebra os hospitais são as próprias gestões hospitalares e a colocação de pessoas sem capacidade gerencial , tipo politicagem de empreguismo !"

Olhe, que fiquei pasmo, admirado mesmo. Pensei: Dois anos! Seriam dois longos e custosos anos, que as pessoas seriam obrigadas a voltar ao tempo das charretes (ih, já li isso antes), e levar batata doce assada com café, pão e banana, de casa, para o lanchinho intermediário, e uma marmitinha com a singela comida feita em suas próprias casas (caso seja intragável, pode filar a marmita do colega, que sempre é melhor).


Mas claro, que isso é apenas uma elucubração,  um jeito de imaginar como seriam as coisas se não fossem o que fossem do jeito que são. Mesmo porque, os vereadores podem ser insensíveis ao paladar dos Secretários, e votarem contra a proposta, mas para isso teriam um problema com os beneficiários do projeto.

Evidente que não quero que tirem a alimentação de ninguém. Muito menos de quem já ganha um salário com cinco dígitos. Não sou doido. O que quero é apenas que a população tome ciência que às vezes são necessários alguns sacrifícios por curto tempo, por alguns, em favor de um benefício por longo tempo, para todos (Nossa! Que lindo isso que eu escrevi. Eu mesmo que tive a ideia, sozinho! Tou ficando muito bom nestes trocadilhos. Vou me tornar um escritor se continuar assim).

Pois então, seria assim, tipo, super legal, se Fedoca, o Prefeito simpático dos bons tempos de juventude, possa olhar para o lado esquerdo, no trajeto de sua casa até a Prefeitura, e visse,lá no alto do morro, iluminado pelo sol da tarde, o Hospital Municipal, moderno, bem equipado, engolindo gravidas e vomitando mamães (esta foi minha última percepção da instituição, porque foi lá que nasceu meu rapinha-de-tacho.

Sim senhor. Uma bela aquisição. uma obra pra levar uma placa de bronze com o nome pomposo do Prefeito audacioso, que trocou a mordomia de alguns Secretários, pelo bem estar de uma população inteira.



Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...