AD SENSE

terça-feira, 13 de junho de 2017

Blogueiro desconhecido de Santa Catarina responde ao Vereador Professor Daniel, de Gramado



Meu querido Professor Daniel!

Recebi um áudio, de sua autoria, que esclarece sua posição diante da votação a que,com absoluto e total direito, recusou-se a aprovar, e onde justifica tal atitude de voltar atrás, por entender que aquilo que discordou na apresentação pública não tenha sido aquilo que havia sido acordado consigo em outro momento, segundo sua versão dos fatos, que também, segundo diz, eu desconheço os pormenores e, na sua ótica, isso me torna "mal informado".

Recebo sem nenhuma surpresa sua manifestação, e mais que isso, ofereço o espaço que desejar em meu blog, que possui uma credibilidade numérica bastante mais expressiva que os mil e tantos votos que o amigo tenha recebido no pleito, talvez porque o senhor tenha defendido um Partido de atitudes espúrias, cujos representantes modelares estejam, em sua grande maioria, preocupados em fugir das garras da Lei, e mediante esse pavor, pululam de um lado a outro em desespero procurando salvar a própria pele. O mesmo  Partido que postulou ser o único digno e honesto durante tantos anos, e que agora mostra a verdadeira cara ao Brasil e ao mundo, com intolerância, péssima gestão, e a merecida fama de ter arquitetado a destruição da economia do Brasil.

Felizmente, caro Professor, por ser um digno e respeitado Educador, o senhor se encontra em uma bolha protegida disso tudo, e numa cidade onde o PT é apenas um sopro sem votos, e por isso, visto como excentricidade, até porque alguns poucos  petistas que conheço daí são pessoas de excelente reputação. Então, caro Vereador, meu relato não afeta este particular, mas quando falo em PT, falo do PT que eu conheço. E para que saiba o quanto conheço, permita que me apresente, pois ainda não tivemos o prazer de dividir uma cuia de mate em Gramado.

Como você é um dedicado e até  onde sei, muito querido, professor de história, recomendo ler a escritora Marília Daros, em cuja literatura encontra-se a raiz de Gramado, e caso queira me procurar por  lá, estarei também, com fotografia e tudo.

Vamos além. Vou te falar de lugares muito queridos em Gramado e das pessoas notáveis destes lugares (vá anotando, como historiador, que um dia será):

- Bairro Carniel: Carniel é um importante bairro desta cidade, onde é forte a presença do PMDB, e também do PP, além de outros partidos, com votos distribuídos. E alguns pingadinhos do PT também. O nome Carniel deriva-se do antigo  proprietário daquelas terras, Julio Carniel, cujas filhas são queridas professoras em Gramado.
- Várzea Grande: Hoje uma Sub-Prefeitura, e só não está emancipada, porque a Lei não permite. Berço de notáveis famílias, como Tissot, Zucolotto, Wiltgen e outras. É dividida entre Vázea Grande Alta e Baixa. A Alta, agregou há alguns anos, o fabuloso Bairro Altos da Viação Férrea, que deu vitória a uma das eleições do Pedro Bala. Na Várzea Grand Baixa, se continuar em sequência, irá conhecer a maravilhosa Serra Grande,  e dali seguindo, irá até Santa Maria do Herval.
- Bairro Floresta, era chamado pela alcunha de "Cantão", mas isso você deve perguntar aos seus pais e avós. Você nem existia neste tempo.
- Bairro Piratini, seu território de relacionamento, uma maravilha de lugar. Talvez você já tenha ouvido falar de uma maravilhosa escola municipal que existe lá, chamado " Escola Municipal Senador Salgado Filho". Que professores maravilhosos. Que crianças tão queridas. Aluninhos meus,  alguns deles.  Talvez você não saiba quem eu sou, mas pergunte aos seus aluninhos, e eles lembrarão do Professor Pacard. Você não  poderia ter me encontrado lá, porque ao que parece, estava em seu périplo em busca de votos.
- Bairro Moura: Chamava-se "Vila Moura". Ali, residem as famílias que descendem do saudoso Olídio Elias de Moura. Encontramos nomes como os queridos e também saudosos: Izaías Elias de Moura; Geremias Elias de Moura; Elias Francisco de Moura; Zacarias Elias de Moura; Ananísio Elias de Moura, Saulo Elias de Moura; Malaquias Elias de Moura, Cândida Corrêa, Raquel Pulz, todos filhos, sabe de quem? Da saudosíssima Maria José de Moura, cujo nome de solteira, era Maria José Dias, filha de Vitor Pereira Dias e Maria Francisca De Oliveira.

Ah, esqueci de falar: Meus primos, tios, bisavós. E Vila Moura, foi onde cresci, colhendo goiaba e jogando bulita. Muito pobre, filho de Professora (ah, como sou velho e esquecido: Minha querida mamãe mora aí pertinho, e foi a primeira diretora da escola que eu mencionei. Talvez seus pais tenham sido aluninhos dela). Esqueci de dizer que minha mãe  e avós nasceram aí, pertinho de você, e que o terreno onde você mora, foi de meus bisavós um dia.

1979. Um bom ano para nascer. E também para casar. Você nascia e eu casava. Veja as coincidências da vida. Casei por interesse. E continuo interessado.Lá vão trinta e oito anos. 

E os filhos que nasceram aí em Gramado, sendo o último, no querido Hospital Arcanjo São Miguel (nunca esquecerei deste lugar abençoado). E os amigos tantos que todos os dias me contam tudo.Gente que amo muito. Mesmo aos que critico. 

Rapaz! Que interessante falar destes lugares e destas pessoas. Sim senhor. Ah, você é  um líder e conquistou este número de votos por conta de seu carisma com os alunos. Fantástico. Os estudantes de Gramado são absolutamente maravilhosos. Conheço-os bem. Até fui líder deles nos anos 70. Ah, esqueci que nos anos 70, os fabulosos anos 70, você ainda dançava entre milhões de espermatozoides. Está bem. Vou te contar umas coisas muito legais sobre a política de Gramado, da qual você diz que eu não sei nada.

Vamos então falar sobre o querido Prefeito Fedoca. Um político de carreira, que por varias campanhas, travou embates com a atual oposição. Um dia, rompeu a barreira e chegou a vez dele. Claro, foi Vice do saudoso Nelson Dinnebier, de quem fui assessor, na primeira gestão de Nelson. O Vice na época era o também saudoso Mário Tissot. Bons tempos aqueles, sim senhor. Festivais de Cinema, coquetéis dos festivais na Piscina do Serra Azul (pergunte a alguém mais idoso onde é que ficava aquela piscina. Um luxo!).

Bem, isso tudo é historia, a sua especialidade, por graduação, e a minha, por vivência.

Vamos voltar ao presente ou ao passado recente. Você deve imaginar:Mas por que será que este barbudo feio tem tanto nojo do PT? Preste atenção: Tenho nojo do PT e não de todos os petistas. Tenho grandes amigos neste Partido, que não sujaram as mãos. Conheci grandes pessoas, colegas de Colegiado em Brasília (Brasília é aquela bela cidade, construída durante o governo de Juscelino, e que transformou-se em palco de coisas boas e ruins de nossa historia, mas que continua sendo uma bela cidade); Gente decente, honrada, que sofreu nas mãos do governo de seu próprio partido, quando aquela senhora de inteligência a ser estudada pela ciência, pensava que governava. Vi coisas de gente de seu partido, meu amigo, que dão arrepio só de lembrar. Esqueci de contar, que fui Conselheiro de um colegiado representando a Sociedade Civil junto a um Ministério, que seria tão bom, se o PT não tivesse aquartelado nele sua corriola inútil para desmantelar a cultura brasileira, trocando a velha imoral pela nova moral. 

Meu jovem Vereador! Vamos combinar que quando você mencionar alguma coisa a respeito de minha pessoa, lembre-se em primeiro lugar que eu, o tal "Blogueiro de Santa Catarina", jamais ataquei sua moral, nem a moral de quem quer que seja. O que eu defendo é minha opinião e o meu direito de informar aos meus leitores (são bastante gente, viu?), que são ao mesmo tempo meus colaboradores. São os meus olhos e ouvidos em Gramado. Você não os conhece, como eu os conheço. É pena mesmo, pois iria pensar diferente e duas vezes antes de diminuir a importância de alguém que ama tanto a sua terra (minha, no caso), que dedica grande parte de seu (meu) tempo em tergiversar sobre a boa e a má política que acontece em Gramado.

Sim senhor, caro Educador. Penso que pensar diferente do PT não seja um pecado mortal, até porque o PT que eu conheço, aquele que fechou portas para pessoas na Lei Rouanet, simplesmente porque não eram colaboradores do partido (eu,por exemplo). Este PT, deste PT, eu sinto nojo profundo, e tecerei todas e tantas quais sejam as críticas que julgar necessário para trazer á luz do povo o desmazelo pela moral e pela ética que este partido arrasta atrás de si.

Mas você é jovem e uma pessoa decente, de bom caráter. E sabe quem me diz isso? São os seus amigos de outros partidos.Do PP, por exemplo. Falando nisso, você insinua, assim me parece, que eu tenha ligações  com o PP. Sim, tenho: Ligações de respeito, mas não de filiação. Não sou filiado a partido algum. Sou filiado aos meus princípios, da mesma forma que sei que você é aos seus. Finalizo então dizendo uma citação bíblica, em relação a você e o PT: "Sai dele,  povo meu!".

Mas, quero deixar claro,que se estou me apresentando, é porque você, também leitor, tem o direito de saber que não está lendo obra fantasma, mas de uma pessoa real, que tem coragem de opinar, mesmo que seja contrário aos interesses deste ou daquele. Deixo claro que não quero com isso atingir sua honra, sua integridade moral, e muito menos ideológica, pois tenho grande respeito por quem continua firme no barco que o levou a atravessar o rio, mesmo que seja um "Êxodus" em vias de afundar. Nada do que falei é de cunho pessoal, e é verdadeira a intenção de tomar umas chaleiras de mate com o amigo. Com o Professor Daniel.
Um abraço
Paulo Cardoso (Pacard)


Nenhum comentário:

Bella Ciao e Modelo Econômico de Crescimento - Táticas e Estratégias que modelam o Pensamento Político

Imagem: Bing IA Pacard - Designer, Escritor, e Artista, que tem nojinho de políticos vaidosos* "E sucedeu que, estando Josué perto de J...