AD SENSE

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Primeiro e Sinistro Semestre de Fedoca em Gramado


Caos, do grego Kaos - Confusão, desordem, perturbação. 

Palavras que começam a descrever a situação em que se encontra o nível de credibilidade política e administrativa do governo do PDT, liderado pelo Prefeito Fedoca, na cordial e hospitaleira cidade de Gramado.

Um inteligente e bem intencionado Prefeito.
Mas com uma equipe que ainda não descobriu o que deve fazer por Gramado. Sincera, gente seria, esforçada, mas indefinida entre o medíocre e o inaceitável.

Explico e ilustro a percepção, recolhida pelas redes sociais, que despejam em grandes quantidades, o descontentamento da população de Gramado, e pasme o leitor, não estou falando da oposição (desta eu falo outra hora), mas dos próprios eleitores que, açodada e apaixonadamente, destronaram a UPG, de Nestor Tissot, e entronizaram o PDT, quase extinto, de Fedoca Bertolucci, para que promovesse transformações no modo de governar Gramado.
Continua após o anúncio

É natural da sociedade que deseje mudanças. É saudável mesmo.

Toda mesmice incomoda, e muitas vezes as mudanças prometidas nem são tão relevantes assim, e até feitas sobre promessas abrangentes demais, superficiais, mas que em falar palavras como: Mudança, Governo do povo, Honestidade, Seriedade, etc, dão uma conotação respeitosa aos que gritam nos palanques tais promessas, transformando-as em votos, e os votos, em degraus de poder.

Só que o poder cobra, e cobra caro das palavras soltas ao vento. Cobra por exemplo, que foram os CCs (Cargos Comissionados), destilados ao sabor das redes sociais, com invólucro de denúncias graves, posto que acompanhadas de meros olerites dos pobres funcionários, que foram massacrados pela opinião pública, como se fossem bandidos,porque ali estavam prestando serviços sob esta sigla.

Pois então. O Prefeito silenciosamente não apenas faz a troca dos comissionados, como sorrateiramente apresenta pequenos projetos, que poderiam passar imperceptíveis, não fosse o olhar de águia da oposição que despertou voraz, e vasculha com pente fino cada deslize ético que possa vir do Executivo. 

Pois aqui temos um pisoteio sobre a ética, uma vez que a militância, primeiro, denuncia e atira aos leões, os comissionados do governo vencido, e que ato seguinte, pleiteia para si própria,imediatamente, tais e tais cargos, e que ao sentir-se preterida por forasteiros escolhidos pela caneta esquerdizadora do PDT e seus aliados (PC do B, por exemplo, o mesmo que hasteia bandeira do terrorista e assassino Chê Guevara, na Casa do Povo), e não em todos os aliados, ainda dá-se ao luxo de escolher a quem trair, e escolhe trair o mais poderoso, o PMDB,e diante disso, deixa de fora quem os apoiou e cede louros e glória a quem nem perto estava nas madrugadas de vigília durante a campanha.

O PDT de Brizola pisoteia seus ideais e dá poderes à confusão política escancarada ao povo que não merece o governo que apoiou, simplesmente porque o povo deixou de ser o motivo principal desta proposta vencedora.

Pasmo em ver um PMDB acovardado diante de tantas trapalhadas. O que acontece com o Partido que teve oportunidade de dar vitória ao candidato de um partido medíocre numericamente, e que vê-se esbugalhado pelos títeres manipulados por um diminuto grupo de politiqueiros?

O que aconteceu com o PMDB de Gramado, que tanto orgulho tinha da seriedade oferecida por homens como Nelson Dinnebier e um exercito imenso de bandeiras que anunciavam que a luta deveria continuar?

Já falei aqui do PP. O PP despertou. Com fúria. Com voracidade. Altivo e guerreiro.  Mas o PMDB está amoitado. Acabrunhado. Abichornado, como se  diz no Rio Grande de homens e mulheres valorosas. 

O PMDB parece um cordeirinho diante de um lobo, que não reage, não se manifesta, engole o choro e espera para ver o que vai acontecer. 

Pois eu digo o que vai acontecer: As esquerdas bem mais esquerdas que o temperado equilíbrio do PMDB tem, começam hasteando bandeiras comunistas na Câmara de Vereadores.

Hoje, pois Amanhã, uma enorme pedra com a "Carta Testamento de Getúlio Vargas" será colocada na Praça Major Nicoletti, e cada dia mais, Gramado tornar-se-á um reduto de pedetistas ávidos por aquartelarem-se na Cidade Jardim das Hortênsias, para a partir dali coordenar seu projeto de entregar a chave da cidade, aos dignatários da Rosa Vermelha Internacional. A América tem muitos representantes dela em curso.

A Prefeitura de Gramado começa a dar mostras de que lidera um movimento que ainda não se definiu o que seja, mas até que isso aconteça, tem que governar. 

Mesmo sem gente. Mesmo sem experiência, mesmo sem competência. Tem que aprender tudo. Começar do zero. Mas quem paga esta escola é o cidadão dos impostos. E quem dá esta esmola é o padrinho dos derrotados de outras querências.

Leio nos noticiários que a Saúde de Gramado está um caos. Leio que os vereadores estão a um passo de pedirem uma CPI para investigarem as trapalhadas da Saúde e do Hospital Arcanjo São Miguel. 

Leio que a Educação está desmoronando. Leio que o troca-troca entre funcionários concursados como castigo velado, está de vento em popa, o que faz lembrar os métodos Stalinistas da extinta União Soviética, que enviava para a Sibéria os opositores, isto é, os que desejava manter vivos. 

Leio que as ruas estão desleixadas. Leio que Esteja havendo um deslize ético do primeiro mandatário por conta de obras irregulares em terreno de sua propriedade, e leio que o Prefeito não sabe, não sabia, não sabe se alguém sabia, e direciona o vetor de culpa para  inquilinos. Juridicamente talvez justificável, mas eticamente e politicamente desastroso.

Mas como eu sempre digo, isso tudo é o que eu leio daquilo que os outros dizem. Eu mesmo não faço juízo de nada. Apenas ponho-me a pensar. E convido ao leitor para que pense também. Se eu estiver errado, me diga, que corrigirei minhas percepções. Mas se eu estiver certo, sempre é tempo de chamar as autoridades ao bom senso. 

E o que seria o bom senso nesta reflexão? Que Prefeito e Vereadores, lideranças políticas que o apoiaram e junto com a oposição, com a sociedade, com empresariado, e com representantes dos demais cidadãos, reúnam-se numa grande jornada de resgate da dignidade de Gramado, de chamada ao gramadense para que sinta orgulho de ter orgulho de ser um gramadense. Se até quem não é, se disfarça sendo, imagine só que o seja.

"Eu sou gramadense. De coração e alma". Não estou falando de mim. É você, meu leitor e minha leitora, quem devem dizer isso.Digam isso todos os dias. Um dia estas palavras serão  um uníssono. E Gramado voltará a sentir orgulho de si mesma. Você é responsável por isso. Você deve isso à Gramado. Fedoca deve isso à você.



Nenhum comentário:

AHAVÁ - Ser amado é ordem Bíblica? Não!

Acredito, por ouvir falar, pois não sou psicanalista ou assemelhado, que a frase mais ouvida nestes consultórios seja essa: "Eu não sou...